26 de dezembro de 2009

Última Hora - ainda falta um finalista de "Dança Comigo no Gelo"

Terminou à pouco tempo a última semi-final de "Dança Comigo no Gelo". A vencedora foi Sónia Araújo que garante assim um lugar na grande final do programa (próxima quita-feira à noite). Todavia, ainda falta um concorrente para o lote de finalistas ficar composto. Carla Andrino, Patrícia Candoso ou Alexandre Silva, um deles será o eleito. As votações decorrem até às 13 horas da próxima segunda-feira.

O Protagonista do Ano


Boa noite. São 21:00, e está em linha o Protagonista do Ano (mês de Agosto).

Foi em 1998 que José Eduardo Moniz começou a revolucionar a televisão portuguesa.
Tendo iniciado a sua carreira na RTP1, o actual vice-presidente da Ongoing Media, surpreendeu tudo e todos quando, a 5 de Agosto de 2009, e após dez anos, abandonou a estação de Queluz de Baixo.

Sem dúvida alguma que foi uma das personalidades que mais se destacou este ano.

José Eduardo Moniz recuperou uma TVI miserável, que tinha shares bastante baixos para uma televisão privada. Impulsionou a ficção em Portugal, lançou reality-shows bomba, reformulou a informação, e criou talk-shows de sucesso.
Parece fácil é verdade, mas não foi. A verdade é que todos estes formatos conjugados, acabaram por deitar uma SIC que denominava o mercado para o terceiro lugar.
Este foi talvez o principal feito de José Eduardo Moniz. Digo feito, pois parecia impossível atacar uma estação com mais de 40% de share. Assim, como hoje, parece díficil acabar com a liderança da TVI, há alguns anos, os responsáveis de Queluz pensavam isso em relação á SIC.
Mas a verdade é que conseguiram, e muito graças ao engenho e à inteligência de José Eduardo Moniz.

Muitos são os que devem a sua carreira ao ex-director de programas da estação de Queluz. Foi ele que neles apostou. Foi ele que criou a série "Morangos com Açúcar", e apesar de existir um lado negativo desta aposta, permitiu lançar vários jovens com talento (alguns também ascenderam, mas cuja arte de representar não é tão apurada).

Sem esta série, acredito verdadeiramente que Benedita Pereira, Joana Duarte, Joana Solnado, Diogo Amaral, Liliana Santos, Cláudia Vieira, Diana Chaves, Rita Pereira, Mariana Monteiro, João Catarré, Pedro Teixeira ou Isaac Alfaite, não teriam a projecção mediática que hoje têm.

Por outro lado, permitiu a consagração de outros profissionais: actores e apresentadores. Júlia Pinheiro, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Rogério Samora, Julie Sargent, Fernando Luís, Alexandra Lencastre, Margarido Marinho, Sofia Alves, e muitos outros.

Independentemente de se gostar ou não de José Eduardo Moniz, a verdade é que ele foi um grande senhor da televisão, e pelo que espero, continuará a ser!
A família TVI foi construída graças a ele! E isso é de louvar!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:
Shakira Moura dos Santos
Nem Manuel Moura dos Santos é Shakira, nem O Formigueiro é a solução para os problemas da SIC. Mas os dois programas que a estação de Carnaxide exibiu terça e quarta-feira registaram um milhão de espectadores e 29% de share, o dobro de Cenas do Casamento.

O problema da SIC, porém, é só um: não tem dinheiro. E por isso foi gravar dois programas a Espanha, recuperando o bem sucedido Marco Horário para o prime time. A ideia inicial, anunciada à imprensa, era exibir o primeiro na última terça-feira e o segundo, com Diana Chaves, na próxima. Mas dadas as circunstâncias, Nuno Santos preferiu exibi-los em dias consecutivos.

A SIC gravou apenas dois porque não tinha dinheiro para mais, ou Santos preferiu uma táctica antiga de Moniz, que é fazer uma espécie de episódio-piloto para perceber se o povinho gosta? É que, pelos vistos, gostou.

O Formigueiro é a adaptação portuguesa de El Hormiguero, que a Cuatro espanhola (grupo Prisa, ou seja, dona da TVI) apresenta diariamente de segunda a quinta-feira. Nada mudou, já que o formato é estrangeiro. A Trancas e Barrancas estão lá, o ritmo frenético está lá, as perguntas non sense estão lá, o cientista doido, os barulhos e sons estridentes. Portugal fica a ganhar com Marco Horário, que é mais engraçado do que Pablo Motos. Mas fica a perder numa comparação óbvia: Manuel Moura dos Santos (que por várias vezes pareceu perguntar "onde é que eu vim parar?") nunca pode ganhar a Shakira, a convidada de El Hormiguero no mês passado. Não é possível trocar?

Às 21:00..


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. "Deixa que te Leve" rebentou com a escala, e no dia 15 de Dezembro, pelas 22 horas e 32 minutos, chegou aos 19,3% de rating e 51,5% de share. Em números, mais de um milhão e oitocentos mil espectadores estavam sintonizados na TVI aquela hora.
Em segundo lugar ficou a RTP1, com a "Confissão do Padre Rui", que às 21:27, do dia 16 de Dezembro, chegou aos 16,6% de audiência média.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 25/12/2009 (Actualizado)


O dia de ontem foi ganho pela SIC.,Depois do último lugar do dia 24, a estação de Carnaxide venceu o 25 de Dezembro com 30,4% de share. Para trás ficou a TVI, com 25,6%, e a RTP1, que desceu mais de 6 pontos, com 22,9%.

O programa mais visto do dia foi a novela "Deixa que te Leve", com 10,8% de rating e 32,4% de share. Seguiu-se "Meu Amor", com 10,2% de audiência média.
"Homem Aranha 3", transmitido pela SIC, esteve muito bem. 10,1% de rating e 32,9% de share, foi o seu resultado.
Quanto a noticiários, o mais visto foi o "Jornal da Noite", tal como podemos ver no quadro, seguido do "Telejornal".

"Rei da Pop" é o Ídolo desta semana


O "Rei da Pop" é lembrado esta semana pelos concorrentes de "Ídolos". Assim, este domingo cada um dos 8 finalistas interpretará um êxito de Michal Jackson. E as músicas são:

. Carlos Costa: "You Are Not Alone"

. Carolina Torres: "Earth Song"

. Catarina Boto: "Beat It"

. Diana Piedade: "Blame It On The Boogie"

. Filipe Pinto: "Billie Jean"

. Inês Laranjeira: "Black or White"

. Salvador Sobral: "Heal The World"

. Solange Hilário: "Bad"

Audiências do dia 24 de Dezembro


A grande vencedora do dia de Natal foi a RTP1! A estação pública chegou aos 29,1% de share. A TVI ficou em segundo lugar com 24,6%, e a SIC, em último, com 24%. De referir ainda a prestação da RTP2, que chegou aos 6 pontos, e do Cabo, que ultrapassou os 16.

No horário nobre, a RTP1 continuou a ser a mais vista, tendo aumentado o seu share para os 34,1%. A SIC passou para segundo lugar (27,7%), e conseguiu que o "Shrek 3" fosse o melhor minuto do dia - 983 mil espectadores.
A TVI ficou-se pelos 26,4%.

"Perfeito Coração" diariamente


Já passa a promoção na SIC: a novela "Perfeito Coração" vai passar a ser diária, e a provavelmente ocupar o lugar de "Cenas do Casamento".
Esta alteração está programada para Janeiro de 2010.