18 de fevereiro de 2010

A Vida de Filipe Pinto em Londres

Situada na cave da rua Mare Street, perto do famoso bairro nocturno de Shoreditch, a Londo Music Shool será a "casa" de Filipe Pinto durante seis meses da sua vida.

Lá, as aulas iniciam-se, geralmente, por volta das 10 horas, prolongando-se até perto das 18 horas. Mesmo quando não estão em período lectivo, os alunos têm à sua disposição todo o equipamento da academia, tal como adiantou ao 24 Horas Martin Keating, director da escola. "Basta quererem praticar e podem vir aqui buscar as chaves das salas que querem usar. Funcionamos de forma descontraída. Mesmo depois das aulas vamos, por vezes, beber uns copos com os alunos, só não vamos a festas com eles, para não se sentirem inibidos." Uma vez por mês, qualquer um dos alunos da escola terá que actuar num bar que pode ser "o Murphes Bar, o River Bar, um estabelecimento numa cave, ou outros." Esta prova faz parte da avaliação dos formandos. Martin Keating referiu ainda que já estão seleccionados três professores que darão aulas ao Ídolo português. "O professor responsável por ele vai ser o Anton Browne. Um grande artista neste país, que já lançou imensos CD, e que vem da Brit School, de onde saem grandes nomes como Amy Whinehouse. Depois terá outros professores, como a italiana Irene Serra, que se dedica à parte mais académica , e Bob Hadrell, muito famoso na área do jazz, que faz todo o tipo de improvisações.

Na London Music School Filipe terá duas colegas portuguesas: Nanci Correia, de vinte anos, e Sara Rodrigues, de dezanove anos. Ambas estão felizes por terem um novo colega conterrâneo no mesmo estabelecimento de ensino.

De referir ainda que este curso está avaliado em cerca de 4600 euros e que após a consagração de Filipe, muitos têm sido os portugueses interessados em inscrever-se nesta escola.

Para terminar, o director da conceituada academia deixou uma mensagem ao vencedor de "Ídolos": "Estamos todos ansiosos por conhecê-lo. Esperamos que venha preparado para trabalhar muito".

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Noticias.
Às 00:05, passe pelo Televisão-Opinião para ler mais um Para lá das 24.

Crespo fez o seu dever

Mário Crespo, já aqui o disse, era o pivot português que mais confortável me fazia sentir enquanto espectador de telejornais. Ao contrário dos seus tempos na RTP, em que pôs em prática um jornalismo algo "espectacular" (mesmo conspícuo), na SIC usou sempre a antena de um modo "suave", fazendo-se valer da idade, da experiência e até de um saudável "cinismo" para ajudar- -nos a formar uma visão sábia e até "existencialista" do mundo. Cada uma destas aspas precisava de uma decifração que não cabe aqui. Mas o essencial é isso: Mário Crespo era o melhor. O affaire em que se envolveu após o primeiro-ministro supostamente tê-lo considerado "um caso a resolver" (e o JN lhe ter negado a publicação de uma crónica em que o relatava) mudou a sua imagem. Ora, se há uma coisa de que a relação entre o espectador e os seus pivots depende é da imagem destes. Atente-se nesta expressão: era "confortável" que Mário Crespo me (nos) deixava. Ninguém alguma vez pensou que estava na presença de Bob Woodward, de Seymour Hersh ou de Ryszard Kapuscinski. Era de um descodificador de notícias que se tratava, não de um produtor delas - e muito menos de um protagonista das mesmas.

Dirá Mário Crespo que, ao levar tão longe os seus protestos, em entrevistas sucessivas e intervenções avulsas, fez apenas o seu dever. Talvez. Mas, inevitavelmente, não é o mesmo jornalista que era há um mês. E, mesmo que tenha mudado para melhor, o facto é: a mim já não me serve enquanto pivot de vocação late night, horário em que é suposto respirarmos fundo e olharmos para a marcha das gentes com alguma serenidade, alguma perspectiva, até alguma bonomia. Serei o único?

Hoje às 21 horas...

... Saiba o que espera Filipe Pinto em Londres!

Esta semana em "Alta Definição"

... estará Manuel Moura dos Santos! A não perder, sábado, após o "Primeiro Jornal"

Audimetria - 17/02/2010

O dia de ontem foi bastante equilibrado, tal como os anteriores têm sido. Apesar do futebol na RTP1, tanto a SIC como a TVI, saíram-se melhor.

O jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Arsenal é o vencedor do dia, uma vez que chegou aos 16,4% de rating e 41,5% de share. Um bom resultado para uma partida de futebol.
As novelas da TVi não estiveram mal, mas destaco principalmente Deixa que te Leve, que trepou os 42 pontos.
Por falar em share, é necessário referir a prestação do Telejornal, que mesmo sendo exibido mais cedo, não deixou de vencer à concorrência. Alcançou 40%.
Com futebol, é normal que Perfeito Coração suba. Foi o que se verificou ontem, com a novela a ocupar o lugar cinco do top dos cinco programas mais vistos do dia.
Fonte do quadro: Mediamonitor

Sabia que..


..Rui Pego pensou em seguir a veia de esoterismo? Segundo a TV 7 Dias desta semana, e tendo por base afirmações do próprio, o apresentador da SIC Radical confessou que foi um mundo que sempre o fascinou: "Quando tinha 14 ou 15 anos achava muito graça descobrir essas coisas do esoterismo. Tentava prever muitas coisas através destas cartas, mas a verdade é que não cheguei a prever nada que batesse certo. Previ, por exemplo, que haveria um atentado em Portugal, em 2004, mas tal não aconteceu".
Segundo Rui Pego, foi uma "fase estranha" da sua vida, que marcou a sua adolescência, à qual já "não liga nada".

Fonte da informação: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 18/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

"Denise" e "Maria Delfina" invadem "Companhia das Manhãs"
Ana Bola e Maria Rueff estão de volta aos ecrãs de Carnaxide. Na pele de "Denise" e "Maria Delfina", as duas actrizes passarão a marcar presença no programa "Companhia das Manhãs", já a partir de Março. As mais famosas manicures de Portugal não vão fazer as unhas de Rita Ferro Rodrigues, Francisco Menezes ou dos seus convidados. As duas amigas vão dar a cara pela rubrica "Calúnia Social", onde farão muita crítica social.

Este domingo há homenagem a Filipe Pinto
Ao contrário do previsto, este domingo não haverá uma gala especial de "Ídolos". Assim, no dia 21 a SIC emitirá, entre as 22 horas e a meia noite, um conjunto de imagens e reportagens feitas por Andreia Rodrigues sobre a primeira semana do novo Ídolo de Portugal e os seus melhores momentos no talent-show, de acordo com o que Nuno Santos disse ao jornal 24 Horas.


CITAÇÃO DO DIA

"Acho que quem faz novela, teatro ou cinema ao mesmo tempo acaba por não fazer nem uma coisa nem outra bem"

A frase de hoje é de Diogo Amaral.



Fala-se de: Ana Lourenço.
A pivô de "Edição da Noite", na SIC Notícias, regressou recentemente aos ecrãs. A ausência de um mês deveu-se a um problema de saúde, nomeadamente uma hérnia discal. Sem se alongar muito, Ana Lourenço confirmou a notícia ao 24 Horas: "Tive um problema nas costas, uma crise na coluna, mas já voltei ao trabalho."

Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

A 12 de Fevereiro de 2010 foi para as bancas, apesar das providências cautelares, o jornal Sol, que revelava um alegado plano do Governo para controlar a comunicação social, que passaria pela aquisição de um grande grupo de comunicação nacional.
No entanto, no dia anterior, nos telejornais da noite dos diversos canais, já podíamos tomar conhecimento da tiragem do jornal, apesar das ordens judiciais, e ver até a capa que o mesmo iria ter. Ao mesmo tempo, especulava-se com diferentes comentadores se estaríamos a viver, de novo, um período de censura, e até que ponto este acontecimento teria um impacto negativo na sociedade portuguesa em geral e no ramo da comunicação em particular.
É de aplaudir, sem dúvida, a prontidão e rapidez dos jornalistas de cada estação, assim como os meios por estes utilizados na difusão com tanta prontidão e antecedência, o que revela que um acontecimento que seja do interesse público é rapidamente tornado notícia, chegando às nossas casas. Só resta saber se a importância dada a este tipo de acontecimentos se equipara àquela que eles realmente têm. Afinal denuncia-se corrupção, mas fica tudo na mesma.

Vanessa Dias