14 de novembro de 2010

Diário de um Ídolo - 3ª Gala

Boa noite. Na gala deste domingo do Ídolos, o cinema foi o instrumento de fundo para as actuações dos nove finalistas do talent-show da SIC.
Fique agora com o comentário às perfomances individuais de cada concorrente:

Neemias Silva


Mais uma vez, não me surpreendeu. Concordei com Manuel Moura dos Santos quando afirmou que faltou a Neemias mais intensidade para dar mais valor à sua actuação. Nota-se que o concorrente de Oliveira do Hospital tem desenvolvido as suas perfomances ao nível do à vontade em palco, e a prestação deste domingo foi uma prova disso mesmo.

Carolina Deslandes


Angel, foi este o tema que Carolina Deslandes interpretou. Do filme Cidade dos Anjos, a concorrente de 19 anos provou que também consegue sair-se bem em baladas. Esteve afinada, deu vida à música e cantou com o coração. Laurent Filipe considerou que a actuação de Carolina Deslandes foi o melhor momento musical que presenciou desde que acompanha o Ídolos. "És música dos pés à cabeça", afirmou Manuel Moura dos Santos.

Joceline

Tal como nas galas anteriores, Joceline deu vida ao palco do Ídolos. Numa tentativa de sobreviver no concurso da SIC, a jovem da Vidigueira não esteve mal. Notei uma pequena desafinação que acabou por passar despercebida pela energia que deu à sua performance. A opinião do júri foi positiva e unânime.

Gonçalo Dias


Foi com uma balada que Gonçalo Dias presenteou os telespectadores da SIC. Numa actuação sentida, o concorrente de 20 anos esteve afinado. Gosto imenso do seu timbre, e notei intensidade na sua performance. Os comentários do júri não foram unânimes. Enquanto Roberta Medina ficou agradada com o She de Gonçalo Dias, Laurent Filipe e Manuel Moura dos Santos consideraram que o concorrente ficou à quem das expectativas. A opinião de Pedro Boucherie Mendes acabou por ficar no meio da dos restantes três elementos do júri.

Maria Bradshaw


Depois de na semana passado ter dado vida a uma balada, neste domingo Maria Bradshaw optou por interpretar o tema It's Raining Men. Sem dúvida que, para mim, superou a prestação de Joceline. Com um forte poder vocal, a concorrente de 20 colocou o estúdio de Ídolos em delírio. Gostei da atitude de Pedro Boucherie Mendes em esclarecer a peça de Maria Bradshaw na semana passada, na qual a finalista estava a fazer compras com as suas amigas. A produção optou por esta ideia devido ao seu nome coincidir com o de uma das personagens do filme O Sexo e a Cidade.

Martim Vicente

Mais uma vez o estudante de sociologia cantou em português. Num estilo bastante próprio, Martim Vicente conseguiu, a meu ver, superar o risco a que se propôs. Neste domingo, o concorrente voltou a provar ao júri o seu talento e a criar a unanimidade entre o quarteto. Laurent Filipe considerou que o concorrente da Amadora cantou com alma e Manuel Moura dos Santos confessou que Martim tinha maturidade artística.

Maria Manuel

Na semana passada a perfomance da concorrente de Ovar não agradou ao quarteto dos jurados. Esta semana, a situação não foi muito diferente. Na minha opinião, mais uma vez gostei da sua actuação. Conseguiu dar vitalidade e energia ao tema que interpretou. A sua juventude passou para a sua prestação.

Sandra Pereira


Foi num registo mais calmo que Sandra Pereira procurou surpreender os portugueses esta noite. Não sendo especialista em música, não apreciei na totalidade a sua performance. Talvez pela música que escolheu, talvez por em comparação preferir outros concorrentes a Sandra. Ainda assim, considerei que a partir do meio da música a finalista começou a ganhar postura e presença em palco (provavelmente pelo ritmo). O júri esteve em unanimidade.

Adriano Diouf


Kiss from a Rose, foi este o tema que Adriano Diouf interpretou. Gostei da sua actuação. Forte, com atitude e sentida. No entanto, no que toca a afinação, o concorrente da Moita deixou um pouco a desejar. O facto de ter estado doente na semana que passou foi a sua justificação para esse aspecto.
"Você sabe estar em palco", comentou Roberta Medina.


Os melhores da noite:

Martim Vicente
Maria Bradshaw
Carolina Deslandes



Depois de contados os votos dos portugueses, os dois concorrentes menos votados foram: Adriano Diouf e Maria Manuel. Apesar da proximidade das votações entre ambos, os telespectadores foram soberanos: Maria Manuel foi expulsa do Ídolos.

Até para a semana!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
A TVI tem tido uma queda na média diária, e muita da culpa dessa queda é o horário entre as 18h e as 20h. Se Fátima Lopes e o "Agora é Que Conta" não lidera, também não envergonha e conseguiu esta semana uma média de cerca de 25% de share. O programa das contas entre as 17h e as 18h perde apenas para "Caras e Bocas". Mas o problema começa após as 18h. Com a entrada em cena de "Portugal em Directo" e "Escrito nas Estrelas" com cerca de 30% ambos, a repetição de "Morangos" consegue bater no fundo e alcançar, por exemplo, 19% de share num dia da semana. O episódio inédito da série juvenil também é problemático para Queluz, alcançou números constantes mas em último lugar no horário com uma média perto ds 25%. André Cerqueira a partir de amanhã, parece querer solucionar este horário com a entrada em cena de mais um diário de "Casa dos Segredos" no lugar da repetição de "Morangos".

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana SIC
A SIC depois de um início de tarde mau, consegue ao final da tarde talvez a sua melhor faixa horária no momento. A partir das 17h30 e até às 20h, a SIC apesar de não liderar em toda esta faixa horária, consegue ter a faixa mais forte do seu dia. "Caras e Bocas" depois de "Boa Tarde" consegue valores que lideram em espectadores e com uma média de share de 28% "Escrito nas Estrelas" é para já uma aposta ganha de Carnaxide, tendo mais espectadores que a novela da noite e lutando pela liderança com "Portugal em Directo" da RTP1. Depois vem mais "Caras e Bocas" que não lidera, nem fica lá perto, mas venceu ao longo da semana os "Morangos com Açúcar" da TVI e conseguiu ser mais vista em espectadores que por exemplo "Mar de Paixão" na TVI e que "Laços de Sangue" na SIC, ambas em pleno horário nobre.

Jade participou mesmo num assalto!


Tal como a imprensa já havia revelado, a mais recente concorrente expulsa de Secret Story participou mesmo num assalto.


Jade Carpinteiro revelou à instantes o seu segredo a Júlia Pinheiro e não deu muito importância ao que fez, há cerca de sete anos, dizendo apenas que “abri a porta de um dos balneários da sua escola, onde duas amigas iam fazer um assalto”. Ao que parece, Jade apenas ajudou a que abrissem a porta do balneário e não roubou nada, “apenas um chocolate”. Ainda assim, as amigas acabaram por colocar as culpas todas na concorrente e cinco queixas contra Jade foram feitas.


Este foi um dos motivos que levaram a luso-francesa a regressar ao país, até porque, caso contrário, teria que ir para uma escola de correcção.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Está em linha a edição nocturna do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 21h e as 23h.
Pior da Semana RTP1
As dificuldades da RTP1 prendem-se exclusivamente com o horário nobre. Tivesse a RTP1, um horário nobre minimamente competitivo e era, talvez, lider de audiências (apenas a minha opinião). Mas se entre as 21h e as 22h30, faz frente com as suas reportagens e o concurso de José Carlos Malato, a partir das 22h30 o problema está instalado. A média semanal pós-22h30 da RTP1 é bem inferior aos 15% de share, uma média que prejudica sem dúvida, todos os bons resultados alcançados no day-time. A RTP1 tem que fazer serviço público e por isso mesmo, "Corredor do Poder", "Prós e Contras", e "DOC TV", apesar de ser serviço público, parece não ser serviço para o público. Mesmo "Lado B" não consegue neste horário vingar com uns míseros 13% de share e cerca de 300 mil espectadores. Os diários da "Operação Triunfo" (grande aposta da estação), também não vingaram na primeira semana.

O Protagonista


Passaram apenas algumas semanas desde que o regresso de Fernanda Serrano à ficção de Queluz de Baixo marcou presença no Protagonista. Enquanto estrela de Sedução, considerei que a nova novela da TVI fosse prender os telespectadores ao ecrãs. No entanto, não é isso que se tem verificado. Os resultados da produção de Rui Vilhena em nada têm correspondido às expectativas de André Cerqueira, tal como já referi numa edição da rubrica Falar Televisão, tendo eles conduzido à mudança do seu horário.


Se, no primeiro episódio, a novela foi para o ar por volta das 21:30, antecedida por dez minutos do diário de Secret Story com apresentação de Leonor Poeiras e Pedro Granger, na sua segunda semana de exibição não foi isso que se verificou. Por outras palavras, Sedução passou a ser exibida a partir das 23:00, o que acabou por causar o descontentamento de alguns actores. São José Correira confirmou à TV Guia desta semana que o director de programas da estação de Queluz de Baixo tinha prometido não alterar o horário de Sedução durante os cinco meses seguintes. No entanto, André Cerqueira acabou por colocar a sua seriedade em causa quando, ao fim de cinco dias, Sedução passou a ser exibida após Espírito Indomável. São José Correia não se demonstrou espantanda: "Não podemos negar que é injusto. Ao fim de cinco dias despromoveram-nos… Mas já estou habituada. Nunca entrei num projecto que depois não fosse passado para outro horário. Só que desta vez nem esperaram".


Rui Vilhena, autor da novela, também demonstrou o seu descontentamento com a decisão de André Cerqueira. Segundo fontes próximas do Diário de Notícias, o profissional da TVI não está feliz com a alteração de horário de Sedução. No entanto, para Brigitte Loureiro, do canal da Media Capital, o horário das 23:00 sempre foi o estipulado para a referida produção. "É uma novela forte e com cenas que mais parecem de uma série. É uma linguagem diferente. Por isso, esta mudança de horário para as 23:00" confessou ao referido jornal. Contradizendo o que André Cerqueira afirmara a São José Correira, questiona-se agora qual a razão de o director de programas da estação de Queluz de Baixo estar a brincar com os profissionais que dão a cara pelas audiências da TVI. Será justo para eles notarem que a confiança do "homem-forte" de Queluz de Baixo não é semelhante aquela que é depositada noutros produtos de televisão?

É verdade que as novelas de Rui Vilhena não são destinadas ao público geral da TVI. Tanto Sedução como Olhos nos Olhos demonstraram ser uma alternativa à produção de histórias "baratas" por outros autores do canal da Media Capital. Ao contrário de Feitiço de Amor ou Doce Fugitiva, autênticos fenómenos de audiências, as novelas de Rui Vilhena tendem a direccionar-se para elencos mais fortes, com personagens diferentes de todas as outras que já passaram pelos ecrãs da estação de Queluz de Baixo. Não sou espectador de Sedução, nem tencionar sê-lo. No entanto, no que toca a horários, desde a saída de José Eduardo Moniz, André Cerqueira já demonstrou que não olha a meios para atingir os fins. Nem que para isso tenho de dar um "bailinho" a todos aqueles que lhe enchem os bolsos mensalmente.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

"Ídolos" cantam clássicos do cinema!

idolosfinalistas

Depois de terem interpretado clássicos dos anos 80, os nove concorrentes ainda em competição preparam-se para esta noite dar voz a temas que fazem parte de bandas sonoras de filmes bem conhecidos do público português.

O Diário de Notícias revela quais são:


Maria Manuel: Accidentally in Love, dos Counting Crows, da banda sonora de Shrek 2.


Maria Bradshaw: It's Raining Men, de Geri Halliwell do filme O Diário de Bridget Jones.


Martim Vicente: Se eu Fosse Um Dia o Teu Olhar, de Pedro Abrunhosa, que integra a banda sonora de Adão e Eva.


Sandra Pereira: Wicked Game, de Chris Isaac, no filme Coração Selvagem.


Carolina Deslandes: Angel, de Sara McLachlan em Cidade dos Anjos.


Joceline Medina: Will Survive, de Gloria Gaynor, do filme Priscilla - A Rainha do Deserto.


Adriano Diouf: Kiss From a Rose, de Seal, da banda sonora de Batman para Sempre


Neemias Silva: Hero, de Chad Kroeger , em Homem Aranha.


Gonçalo Dias: She, de Elvis Costello em Notting Hill.


Quiosque: Diário de Notícias

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Apesar de não estar tão forte no horário nobre, a verdade é que a estação de Queluz continua a liderar a partir das 21h30 até perto da 1h30 da madrugada. O bloco de novelas mais o reality-show são ainda a arma de arremeso para a concorrência. Esta semana a TVI, liderou neste horário bem acima dos 30% de share (mas com uma quebra de espectadores), tendo apenas uma brecha na terça-feira passada quando "Laços de Sangue" ultrapassou "Sedução". Aliás esta nova novela da autoria de Rui Vilhena é o ponto mais fraco desta faixa horária, uma vez que os Diários da "Casa dos Segredos" são dos programas mais vistos da semana e a edição Extra, já de madrugada, alcança uma média de bem mais 35% de share. "Espírito Indomável" é a novela favorita de Portugal com uma média semanal de cerca de 1 milhão e 200 mil espectadores e "Mar de Paixão", depois da queda de espectadores consegue naquele horário valores de share que esta semana estiveram perto dos 40%.

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana SIC
As dificuldades da SIC, começam logo pela manhã com "Companhia das Manhãs" bem longe da concorrência. O "Primeiro Jornal" consegue fazer frente e tem uma luta diária taco a taco com o "Jornal da Uma" da TVI, uma vez que o "Jornal da Tarde" está distante. Mas a faixa horária problemtática da SIC nesta semana foi entre as 14h30 e as 17h30. "Negócio da China", foi um fiasco no Brasil, é uma má novela, e depois de bons resultados conseguidos "à custa" dos últimos episódios de "A Armadilha", a "muralha da China" desmoronou-se e esta semana para além de último no horário (perde claramente para "Poder Paralelo" e "As Tardes da Júlia"), conseguiu na terça-feira bater nos 17% de share. Depois segue-se o talk show vespertino da SIC, "Boa Tarde" conduzido por Conceição Lino, que não apareceu nunca, nesta semana, no top10 da estação, e com a concorrência, nomeadamente "Portugal no Coração" a fazer óptimos valores que não eram possíveis por exemplo quando Fátima Lopes lá estava.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição do "Melhor & Pior da Semana. Hoje não será destacado um programa específico de cada canal, mas sim a melhor e pior faixa horária de cada estação. Consigo entre as 10h e as 12h.

Melhor da Semana RTP1
A faixa horária que vai desde as 18h até as 21h é uma das mais fortes da RTP1, e uma das que ajuda a RTP1 a chegar-se bem perto da TVI e a afastar-se da SIC. "Portugal em Directo", após um Verão com resultados fracos, recuperou espectadores, e se nesta semana ainda perdeu em número de espectadores para a novela da SIC, ganhou em share, ficando com uma média de cerca de 30% ao longo da semana. "Preço Certo" também recuperou, e é neste momento com uns "Morangos com Açúcar" fracos, o líder incontestável a partir das 19h, com uma média superior aos 30% de share e chegando a alcançar mais de 1 milhão de espectadores. E depois, o bloco noticioso da noite favorito dos portugueses tem um nome: "Telejornal". Quase sempre o programa mais visto da estação, é também o bloco de informação mais visto de Portugal, sempre acima do milhão de espectadores e longe da concorrência.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Malucos somos nós

1. Se me perguntarem se eu gosto de Malucos do Riso, a resposta sai indignada: "Eu, credo, claro que não!" Mas se me questionarem se compreendo a insistência da SIC no programa, aí o caso muda de figura. Malucos do Riso tem 15 anos. Não são 15 meses, são 15 anos. A ideia de Jorge Marecos comprada por Emídio Rangel assente num conceito simples: dar vida a anedotas populares e levá--las para a TV. Há 15 anos foi um sucesso, uma pedrada no charco na televisão portuguesa, ainda cinzenta e sem graça. O êxito durou dez anos e foi a jóia da coroa da SP (antes Filmes, hoje Televisão). Nos últimos cinco, seis anos, sempre que há dificuldades no prime time, o director de programas (tenha sido ele Manuel Fonseca, Francisco Penim ou agora Nuno Santos) tira os Malucos da gaveta. Já não surpreende, já não encanta ninguém, já não reúne multidões, mas segura ali 22 ou 23% de quota de mercado. Não é brilhante, mas pelo preço que custa à SIC, é o melhor que se consegue arranjar, à falta de produto mais novo e competitivo.

2. Escrever uma novela para as 21.00 não é o mesmo do que escrever uma ficção para ser exibida à meia-noite. Qualquer guionista sabe isso, mas toda a gente se conforma com as vontades dos programadores, que mudam os horários consoante as necessidades, porque o País é pequenito e todos precisamos de trabalhar. Uma novela das nove pressupõe a abordagem de temas leves, com um forte núcleo humorístico e a presença de crianças e animais. Uma novela de late night pede assuntos polémicos, de risco, mais erotismo, mais realidade. E é por isso que ver Paulo Lobo Antunes a falar com um golfinho (Mar de Paixão) à meia-noite... não faz qualquer sentido.