25 de janeiro de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “Mágoas de Grandeza”, em exibição no canal Sony Entertainment Television.

Dr. Hank Lawson (Mark Feuerstein) é um jovem médico com uma carreira promissora, uma bela namorada e um requintado apartamento em Nova Iorque. Contudo, tudo isso desvanecesse quando, após uma decisão fatídica no serviço de urgência, uma paciente morre. Com a carreira arruinada, tudo começa a ruir na vida do médico. Meses mais tarde, solteiro e desempregado, Hank vai passar o fim-de-semana à elegante estância balnear de Hamptons com o seu irmão. Inesperadamente, um dos convidados da festa da bela mansão na praia necessita dos serviços médicos de Hank. Desta forma, a carreira do jovem médico volta a ganhar novo rumo, contudo apenas como “médico de aluguer” para os ricos e famosos.

Um dia, a atraente administradora do hospital local desafia o médico para a missão de tratar as pessoas menos afortunadas da cidade, o que leva a que o Dr. Lawson se sinta divido entre fazer bem aos outros ou fazer bem a si mesmo.

Uma série extremamente interessante que tem vindo a ganhar destaque na televisão norte-americana, encontrando-se neste momento a ser exibida a sua segunda temporada, pelo canal SET, em horário nobre. Bem concebida e inteligente, a série consegue misturar com sucesso humor e drama. Com toda a certeza uma série a não perder!

Até para a semana!

Falar Televisão


Problema informativo


Mais umas eleições, mais uma derrota na informação da estação de Carnaxide. Por mais comentadores que se contratem, por mais projecções que sejam realizadas, por mais profissionais que sejam seleccionados para informar os portugueses, o certo é que a SIC não se tem conseguido impor nas audiências. A imagem de que a informação do terceiro canal é o seu forte parece não fazer sentido junto dos quadros das audiências que diariamente a Markest lança. Tal como referido no Televisão-Opinião, as Presidenciais 2011 na estação de Carnaxide ficaram abaixo dos 20% de share, mesmo tendo um lead-in bastante elevado (Ponto de Mira foi o segundo programa mais visto do dia com 11,1% de rating e 29,5% de share).

É por isso motivo para nos questionarmos o que correu mal. De facto, a oferta do primeiro canal era muito mais atraente, com um estúdio bastante espaçoso e com profissionais de renome. Por outro lado, os comentadores não eram de menosprezar, nem os directos que foram realizados ao longo da emissão do último domingo. No caso da TVI, não tendo acompanhado as Presidenciais no canal, não posso ter uma grande opinião sobre a qualidade daquilo que foi transmitido. Uma coisa é certa, pareceu-me que na SIC não existiu uma grande vontade ou tentativa de lançar uma emissão inovadora, diferente, apelativa. Os comentadores não mudaram (Ricardo Costa continua a ser um dos convidados centrais da estação de Carnaxide) e o estúdio não foi sequer alterado pelo pouco que vi. Tal realidade fez-me pensar num aspecto: será que a SIC não arriscou mais por saber que à partida não iria liderar? Se assim foi, tenho de congratular a TVI, pois com uma imagem de informação mais sensacionalista, conseguiu um óptimo segundo lugar, perspectivando que as próximas eleições sejam ainda mais renhidas entre ela e a RTP1.

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 25/01/2011



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta terça-feira!

Rita Andrade


Mãe à pouco mais de um ano, a apresentadora não consegue disfarçar a alegria que o pequeno Gustavo lhe dá diariamente.

É em entrevista à Correio TV desta semana que Rita Andrade falou sobre o filho: “O Gustavo é um bebé sempre muito bem disposto e muito reguila. E a grande novidade é que, finalmente, começou a andar!”

Catarina Morazzo


Depois de Cláudia Borges, Bárbara Guimarães ou Andreia Diniz, a repórter de E-Especial pode juntar-se ao grupo de recém-mamãs de Carnaxide.


Quem lançou o boato é a edição desta semana da Nova Gente que publica umas imagens comprometedoras de Catarina Morazzo. Ainda assim, a apresentadora negou, peremptoriamente o estado de graça: “Não estou grávida, apesar de algumas colegas minhas na SIC estarem, não quer dizer que eu também tenha de estar”.


Quiosque: Correio TV, Nova Gente

"Doctor White" começa em Fevereiro


As gravações do novo programa da estação de Carnaxide estão prestes a começar. Será no mês de Fevereiro que Doctor White começará a ganhar vida, estando a sua estreia prevista para Setembro deste ano. Tal como outros formatos do género, esta distância de alguns meses acaba por ser importante, no sentido de acompanhar a evolução e o bem-estar dos participantes. Com um misto de Extreme Makeover, CSI e Dr. House, Miguel Stanley afirma que o seu programa "Acaba por juntar vários géneros no seu processo".
Depois de Doutor Preciso de Ajuda na TVI, o canal de Pinto Balsemão lança agora uma aposta que irá no fundo de encontro à vertente dos programas que prevalece nos canais por cabo. Por outras palavras, Doctor White irá oferecer aos telespectadores um antes e depois dos concorrentes que irá fidelizar certamente muitos portugueses.

Quiosque: Jornal de Notícias

Revista de Imprensa 25/01/2011


Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Jorge Roque feliz com triunfo na OT!





Foi no passado sábado que o alentejano de Portel se sagrou vencedor da quarta edição do talent-show da RTP.

Curiosamente esta foi também a quarta vez que Jorge foi posto a votações e, à semelhança das três anteriores, voltou a levar a melhor sobre os seus adversários. Com 55% dos votos, conseguiu fazer com que Diogo Leite ficasse apenas na segunda posição.


No final da gala, o designer de Portel falou com o Diário de Notícias sobre o momento que estava a viver: "Ainda não caí em mim", começou por dizer, acrescentando de seguida: "Sinto-me feliz, mas a viagem é longa. Espero que Portugal tenha mais oportunidades para me ouvir".

E será já no próximo dia 5 de Fevereiro que Jorge poderá ser ouvido pelos portugueses, no concerto de despedida do programa, que se realizará em plena arena de Évora.


Joana e Hugo M arrasam Endemol!






Depois de, em entrevista à revista Maria, terem mostrado vontade de participar numa telenovela de horário nobre da TVI, os dois ex-concorrentes de Secret Story voltam a dar que falar.


É em entrevista à Nova Gente desta semana que Hugo Marques e Joana Janeiro criticam a produção do programa em que participaram. Questionada se está curiosa em relação à segunda temporada de Casa dos Segredos, a rapariga foi peremptória: “Estou, mas acho que tem de ser feito com outra equipa de produção”. E foi o jovem de Massamá que explicou o porquê de tamanha revolta: “Estes deviam ir todos para a rua. Francamente, ao pé do programa francês, este foi uma vergonha e só teve sucesso porque era um formato novo e com concorrentes muito interessantes. E não digo isto só porque não ganhei. Mas apostaram tanto no triângulo Ana Isabel/ Vítor/ Hugo F. que se esqueceram dos outros concorrentes”.


E as criticas não ficaram por aqui. Confrontado com o facto de possivelmente ter sido prejudicado em termos de popularidade, Hugo M frisou: “Nós temos noção que as pessoas gostam de nós enquanto casal. Mas, ao contrário da Ana Isabel, do Vítor e do Hugo F, a nossa imagem não foi construída pela produção”.

A terminar, o casal ainda elogiou a TVI por continuar a acompanhá-los.


CITAÇÃO DO DIA:


“Enervam-me um bocado aquelas pessoas que fazem uma novela e dizem que são actores.”

Diogo Valsassina




Número do dia:

10%

Foi a audiência média da edição deste domingo do Fama-Show da SIC. Um resultado bastante positivo, tendo em conta a hora a que o programa foi emitido e o número de telespectadores que alcançou.


Quiosque: Vidas, Nova Gente, Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do
Jornal de Notícias.


As tardes da TVI

As tardes da TVI estão melhores. Percebe-se porquê. Com a saída de Júlia Pinheiro para a SIC, a estação de Queluz viu-se obrigada a reconfigurar a programação vespertina. "As tardes da Júlia" cederam o lugar a "A tarde é sua", apresentado por Fátima Lopes, enquanto o programa "Agora é que conta" foi entregue a Leonor Poeiras. As mudanças resultaram.



Fátima Lopes tem melhor desempenho no novo espaço. Mais sóbria, com boa presença. É certo que "A tarde é sua" é desinteressante. Não por se centrar num tema, opção que permite uma simplicidade útil em termos televisivos, mas porque se arrastam as entrevistas em estúdio por uma eternidade, sem que os entrevistados tenham algo a acrescentar ou sejam levados a isso pela apresentadora.



Falta ainda a Fátima Lopes a capacidade de ir para além do tema, à descoberta das pessoas que entrevista e da riqueza das suas histórias para lá do óbvio. Tempo para isso tem de sobra. E gente como a família Torralvo, por exemplo, dava pano para mangas...



Mas onde as melhoras são notáveis é em "Agora é que conta". O programa, sejamos sinceros, não tinha ponta por onde pegar. Uns quantos jogos em estúdio, mais um jogo de casa, com uns euros para distribuir; nada demais que a tarde não rende, porque o público visado tem fraco poder de compra. Porém, a presença de Leonor Poeiras faz agora toda a diferença. O programa fica mexido, fresco, divertido, jovem.



O paternalismo desastrado que Fátima Lopes usava deu lugar a uma leveza ritmada (o Serginho dá uma boa ajuda), sob a batuta da nova apresentadora, que gere o programa com inteligência e simpatia. Talvez Leonor Poeiras precise de controlar um bocadinho o "speed". Não foi ela própria que confessou "falar pelos cotovelos"? Tirando esse pormenor, está de parabéns pelo excelente trabalho.



Igualmente de parabéns estão a RTP2 e os telespectadores mais atentos. "Trovas antigas, saudade louca" (da autoria de Carlos do Carmo, Rui Vieira Nery, José Pracana e Sara Pereira, com realização de Fernando Ávila), é uma série de seis documentários sobre o Fado, as suas origens, a sua história, os seus vultos. Integrado na promoção da candidatura do Fado à condição de "Património Cultural Imaterial da Humanidade", esta é uma série de grande qualidade que bem merece um maior auditório.