28 de agosto de 2009

Última hora - Único debate na TV entre Sócrates e Ferreira Leite é na SIC em Setembro


Este foi o resultado do sorteio que reuniu na tarde desta sexta-feira os responsáveis das três televisões. Para além do duelo Sócrates-Ferreira Leite, a SIC e a SIC Notícias vão transmitir mais dois debates: um entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa e outro entre Paulo Portas e Jerónimo de Sousa.

Os debates arrancam na próxima quarta-feira, na TVI, com o frente-a-frente entre José Sócrates e o líder do CDS-PP, Paulo Portas.

Fecho


O Fecho de hoje incluí uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:


O senhor que diz adeus às nuvens

De todas as personagens desconcertantes surgidas (ou ressurgidas) na TV nos últimos anos, a mais desconcertante é José Manuel da Costa Teso, o meteorologista da RTP. Tem um nome que já não é deste tempo, enunciado à maneira de um tempo que não é este. Usa um papillon, uma pose e uma mímica que já não são deste tempo também - e, sobretudo, fala de uma maneira já há duas ou três gerações estava fora de tempo.

"Boas notícias para os bragantinos", diz Teso. "Tempo menos bom para a Cidade dos Arcebispos", continua. "Animem-se, egitanienses!", "Em Aveiro, terra de Zeca Afonso…", "Muito calor para albicastrenses e escalabitanos", "Para Lisboa, cidade das sete colinas…", "Em Setúbal, de Luísa Todi…", "Para Beja, com o seu famoso pelourinho…"… Ouvi-lo é como voltar aos exames da quarta classe dos anos 50, onde se recapitulavam os monumentos, os rios e os ramais de comboio - e, aliás, não se perdia uma oportunidade para usar um gentílico mais engraçadinho.

Os cavaleiros da TV moderna talvez não gostem dele. José Manuel Teso enche as previsões de palha e desperdiça tempo que podia render publicidade. Mas, naquele seu estilo pomposo, meio Jorge Emiliano (o árbitro brasileiro a quem chamavam "Margarida", vão ver ao YouTube) e meio senhor-que-diz-adeus- -aos-carros-no-Saldanha, traz ao boletim meteorológico da RTP ao mesmo tempo uma comicidade, um interesse e (aliás) uma credibilidade científica que nenhuma manequim conseguiria trazer.

E depois de Susan Boyle..

Chama-se Danyl Johnson, é professor, e revelou-se um animal de palco no programa Factor X!


MMV - Minuto Mais Visto da Semana

A RTP1 vence o Minuto Mais Visto da Semana com o jogo entre o Sporting e a Fiorentina. No dia 18 de Agosto, pelas 21 horas e 29 minutos, a estação pública obteve 18,6% de rat e 52,8% de share.
A novela Deixa que te Leve ficou em segundo lugar no MMV. Às 22 horas e 14 minutos, no dia 21 de Agosto, a TVI conseguiu 40,2% de share.
Destaque para a RTP2. Com o atletismo o segundo canal conseguiu 35,3% de share às 16:53 de dia 23 de Agosto! Por outras palavras, durante esse período foi a estação mais vista do conjunto dos generalistas.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 27/08/2009

O dia de ontem foi novamente ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo está a subir. Ao invés, a SIC não consegue sair dos 20/21% de share. Esta quinta-feira ficou atrás do Cabo.
As novelas da noite foram os 3 programas mais vistos do dia. Deixa que te Leve levou a melhor obtendo 12,8% de rat e 35,4% de share. Seguiu-se Sentimentos e Flor do Mar.
O noticiário mais visto foi o Telejornal com 8,9% de rat e 28,2% de share.
Há algum tempo que isto já não acontecia, mas ontem Morangos com Açúcar foram o quinto programa mais visto do dia. Por 1,7% de share, não chegaram aos 40%.
O Jornal da Noite foi o programa com maior audiência na SIC com 8,3% de rat e 25,1% de share.
A série Sobrenatural voltou a ser a mais vista da RTP2 à quinta-feira, obtendo 2,5% de rat e 8,3% de share.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - "Casting" para "Ídolos" em Lisboa


Depois do Porto, Lisboa. As provas para poder participar no concurso "Ídolos", da SIC, começam esta sexta-feira na capital, mais propriamente nas Cavalariças do Pestana Palace, Centro de Congressos.

Estão inscritos para esta edição cerca de 15 mil candidatos, um recorde em Portugal, segundo revela a produção Fremantle.

O primeiro "casting" decorreu no Porto, faz esta sexta-feira uma semana.

Fonte: Jornal da Notícias

Para lá das 24


O Para lá das 24 de hoje tem como pano de fundo o tema de hoje das "Tardes da Júlia" - extraterrestres.
É verdade que existe uma certa curiosidade á volta deste assunto, mas não acho de todo o mais adequados para as 14:00 horas. Ouvir da boca dos convidados e de um telefonema para o estúdio as seguintes afirmações: "Não se deve ficar exaltado quando se vê ovnis"; "Não se aproxime do ovni"; "Júlia estão seres angelicais ao pé de si", deixa-nos a pensar sobre a credibilidade do tema. Por outro lado, inicialmente sabendo que o mesmo já é dúbio, em nada ajuda o facto de no final do programa a dupla de animadores Carlos Areia e Joana Figueira irem brincar com uma queda de uma nave espacial no estúdio.
Foi notório o cepticismo de Júlia Pinheiro relativamente aos convidados e ao assunto em debate. É verdade que é difícil falar em algo que muitos acham estranho ou não acreditem, mas neste sentido o pano de fundo de hoje das "Tardes da Júlia" deveria ser outro.
Infelizmente existem problemas na selecção dos temas nos talk-shows. E quando afirmo isto, não me refiro apenas às "Tardes da Júlia", mas a todos os programas do género. Também já vi na "Praça da Alegria" o Jorge Gabriel a entrevistar um bruxo no estúdio. Neste caso, onde está o serviço público?
Temas há muitos só é preciso pensar, reflectindo antes se eles resultarão ou não.