7 de março de 2011

“Laços de Sangue” pode durar até Outubro!


Foi há bem pouco tempo que surgiu a notícia de que a actual trama de horário nobre da televisão de Carnaxide teria um aumento do número de episódios, para cerca de 200. Todavia, face a algumas complicações, tudo indica que Laços de Sangue venha a ter ainda mais 100 capítulos.


Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, a situação de impasse que se vive com o facto de Rogério Samora não poder trabalhar ainda para a SIC devido ao seu contrato com a TVI fez com que a direcção de programas “esticasse” a história de Inês e Diana.

Tudo porque os responsáveis pela televisão de Carnaxide querem o Miguel de Mar de Paixão a protagonizar a próxima telenovela do canal e, como a situação actual está, de facto, complicada, ainda falta algum tempo para que esta história avance. Assim, e face ao sucesso que Laços de Sangue tem feito junto do público, a solução passou por aumentar o número de capítulos.


Segundo as contas que podem ser feitas e uma vez que a telenovela está perto do episódio 120, mais coisa menos coisa, o seu fim poderá ser conhecido apenas no mês de Outubro ou até mais para a frente, até porque as gravações terminarão apenas nos últimos dias de Maio. Está assim quase certo que à semelhança de outros sucessos da TVI, também Laços de Sangue durará mais do que um ano nos ecrãs.


Quiosque: TV 7 Dias


Falar Televisão



Começaram as galas no Portugal Tem Talento

Começaram ontem finalmente as galas em directo do Portugal Tem Talento, de forma a apurar os concorrentes para a grande final (que aguardo com entusiasmo).
Mantendo-se fiel aos moldes britânicos, o programa decorreu de forma bastante fluida. Dou os meus parabéns à produção pelo excelente trabalho de montagem e de encenação. Confesso, ainda nos aspectos técnicos, que o tamanho do palco não me surpreendeu. Esperava algo mais grandioso e que desse mais espaço às actuações para se movimentarem. Contudo, não acho que alguma tenha sofrido com esse problema. Mas debruçando-nos sobre o que realmente interessa, os concorrentes, tenho alguns comentários a fazer.

A abrir o programa, um Yoann claramente à vontade fez as delícias do público e do júri. Apesar de na minha opinião não ter acrescentado muito à sua primeira audição (o que se percebe, dado ser uma criança), os adereços adocicaram a performance. O seu à vontade deixou Conceição Lino “esmagada”.
Tiago Ribeiro provou mais uma vez que mereceu a passagem à semi-final, ao interpretar um tema de Andrea Bocelli. Apesar de um início pouco confiante, o soldador foi-se soltando e conseguiu emocionar Conceição.

Num registo diferente, apareceu André Martins, vestido de bailarina, o que imediatamente me fez lembrar o filme Cisne Negro. A sua ousadia e imprevisibilidade podem não ter sido suficientes para impressionar o júri, mas de certo surpreenderam tanto o público em casa como no estúdio.
Os Boneless eram, para mim, os que deviam ter passado, juntamente com o Tiago Ribeiro. O número mostrava uma proeza incrível, um brilhantismo de movimentos audazes e uma atmosfera artística única. O drama da música estava perfeitamente articulado com a coreografia. O talento, no seu melhor.

Uma Ana Rita sempre sorridente seguiu-se, embora não me tenha cativado. De alguma forma previa que fosse aquela a escolha da música (Chamar a Música). Foi tudo muito seguro, não arriscou. A sua atitude valeu-lhe o comentário/conselho de Ricardo Pais, que a alertou para o excesso de confiança.
Filipe Santos entrou e fez o que melhor sabe fazer: beatbox. Espero que ele entenda que tem que sobressair, precisa de uma grande dose de criatividade, dado que o seu número é bastante específico e à primeira vista, pouco moldável. Soube, na minha opinião, dar a volta por cima, conquistando o público e o júri. Não gostei de ver (não tem a ver com o Filipe) na sua actuação os mesmos adereços usados no Ídolos nas bailarinas. Foi um detalhe que não me escapou.
O pequeno transmontano David provou que os homens não se medem aos palmos e o seu ouvido apurado e a concertina valeram-lhe aplausos e elogios. Mais uma vez Ricardo, o mais experiente da área do espectáculo, sugeriu que David tivesse aulas e aprendesse de facto, a arte, em vez de ser auto-didacta.
As minhas expectativas para os Jukebox saíram um pouco goradas, talvez pela dificuldade em perceber o número. A dualidade de intervenientes, separados, não permitiu captar a essência da actuação. A execução técnica foi boa, embora também pudesse ter sido mais comedida em alguns aspectos.


Como era de esperar, dos oito números participantes nesta semi-final, destacaram-se os mais pequenos (Ana Rita, Yoann e David) e os mais ‘alternativos’, como os Boneless, Tiago Ribeiro e Filipe Santos.
Os meus favoritos foram o Tiago e os Boneless, como já referi, por isso não posso dizer que estou insatisfeito com as duas actuações que passaram. O Filipe tem um talento natural que, com a dose certa de criatividade, pode chegar a brilhar na final.

Que venha o próximo programa e que mostre que Portugal Tem Talento!

Remake português de telenovela da Globo adiado!


Depois de muito se ter falado sobre esta segunda produção resultante da parceria entre a SIC e a emissora brasileira, eis que surge a notícia de que o remake de uma telenovela da TV Globo foi adiado.

“Não existem actores disponíveis para fazer a novela e como o elenco é muito grande, terá de ficar para mais tarde”, começa por dizer Nuno Santos (antigo director de programas) à TV 7 Dias desta semana.


Ainda segundo o antigo responsável máximo pela programação da SIC, os colegas brasileiros entenderam a decisão: “No Brasil foi entendido que as coisas, e o mercado televisivo em geral, tinham mudado e é importante fazer produção local”.

Resta agora esperar para ver quando é que a versão portuguesa e dos novos tempos de um sucesso da TV Globo, muito provavelmente A Rainha da Sucata chegará aos ecrãs de Carnaxide.


Quiosque: TV 7 Dias

Nuno Santos confirma RTP e despede-se da SIC!


Depois de o Diário de Notícias confirmar os rumores, a própria RTP já emitiu um comunicado onde anuncia o até aqui director de programas da SIC como seu novo director de Informação.

E é o próprio Nuno Santos quem, na sua página no Facebook deixa uma palavra aos antigos colegas de Carnaxide:


Tomei hoje a decisão de aceitar um novo desafio profissional e resignar às minhas funções de Director de Programas da SIC.

Agradeço à minha equipa o extraordinário apoio que me deu ao longo de três anos de intensa e desgastante actividade. A SIC está hoje, após um complexo processo de reestruturação, mais bem preparada para os desafios que se colocam num mercado televisivo em galopante transformação. Deixo uma palavra especial de agradecimento ao Director-geral, Luís Marques, com quem trabalhei diariamente nos últimos nove anos da minha vida profissional. Tenho a mais absoluta convicção que ele manterá a SIC no caminho trilhado e que começa a dar frutos.

Aceitei esta tarde o convite para o cargo de Director de Informação da RTP. É um convite que me honra e uma grande responsabilidade. Espero estar à altura dessa responsabilidade. É com entusiasmo que regresso à RTP onde trabalhei vários anos e onde vou reencontrar quadros de excepcional qualidade profissional e pessoal. Conto com todos para tornar ainda melhor a Informação produzida pelo Serviço Público de Televisão.


Com esta saída, a SIC fica sem director de programas. Mas certamente que não tardará a anunciar o novo responsável máximo pela programação. Será alguém da casa ou vindo de fora?

Televisão portuguesa nasceu há 54 anos!


Celebra-se hoje o quinquagésimo quarto aniversário da primeira estação de televisão no nosso país. Emitida, inicialmente, a preto e branco, a RTP foi sempre o único canal a constar da oferta aos telespectadores, até há cerca de dezoito anos, altura em que surgiu a primeira televisão privada.

Numa altura em que atravessa a saída de duas das suas principais caras, mas em que anuncia o seu novo director de programas, para os lados da avenida Marechal Gomes da Costa entra-se no quinquagésimo quarto ano de existência.

Há mais de meio século a chegar a milhares de lares portuguesas, Parabéns, RTP!

É certo: Nuno Santos novo director de Informação da RTP!


Está escolhido o sucessor de José Alberto Carvalho na estação pública. Tal como o Publico anunciou no passado sábado, o ex-director de programas da SIC foi o escolhido pelos administradores da RTP para assumir a direcção de informação da RTP.


Segundo a edição on-line do Diário de Notícias, Nuno Santos já aceitou o convite e a oficialização será a qualquer momento. Depois de várias reuniões, o jornalista está de saída da televisão de Carnaxide e de regresso à avenida Marechal Gomes da Costa.


Há cerca de uma semana, já este jornal dava conta de que o marido de Andreia Vale era o homem desejado pela administração da RTP, sendo que o convite foi feito na passada sexta-feira e Nuno Santos demorou dois dias a decidir aceitá-lo. A mesma fonte explicou ainda ao DN que a decisão foi comunicada à SIC e à RTP há pouco mais de uma hora.

Resta agora saber quem será o seu substituto na direcção de programas da estação de Francisco Pinto Balsemão.


Quiosque: Diário de Notícias

Protagonismo de Fernanda Serrano em “Sedução” causa polémica


Depois de terem vindo a público notícias que dão conta de que a intérprete de Júlia e Maria João Bastos estão de costas voltadas, eis que a edição desta semana da revista TV Mais noticia que há mais actrizes insatisfeitas com o protagonismo em torno de Fernanda Serrano.


Segundo a referida revista, aquando da apresentação da trama à imprensa, não foi apenas a intérprete de Ester quem não se levantou para aplaudir a esposa de Pedro Miguel Ramos. Ao que parece, também Margarida Vila-Nova, amiga íntima de Maria João Bastos, também permaneceu sentada. Já São José Correia também não gostou da situação. Em causa está o genérico de Sedução, que é totalmente protagonizado por Fernanda Serrano. “saíram aborrecidas”, confessou fonte próxima do elenco à publicação acima referida, acrescentando ainda: “Houve gente que ficou melindrada. No dia a seguir, já não se conseguia gravar. Estava um ambiente de cortar à faca”.


Apesar de tudo, confrontada com estas notícias, Maria João Bastos desmente o mal-estar: “Não tenho nenhum problema com a Fernanda. Isso não tem fundo de verdade. Admiro imenso o trabalho dela e mantemos uma boa amizade profissional”.

Quem também terá ficado, alegadamente, insatisfeita com o destaque dado à intérprete de Júlia foi Maria João Luís. De acordo com a mesma fonte, “Disseram-lhe que teria o papel principal, mas, depois, percebeu que estava tudo feito em redor da Fernanda e ficou de pé atrás, mas não levantou problemas. Achou normal o destaque dado”.


Todavia, a responsável por dar vida a Alice desmente tudo: “Não fiquei nada aborrecida. São opções de marketing. Felizmente, na minha carreira não preciso de ser mais do que sou. Dou-me lindamente com a Fernanda. Ela vinha de um processo complicadíssimo”.

A menos de três meses do final das gravações, tudo indica que Fernanda Serrano continua a ser vítima de algumas “conversas” por parte de alguns colegas: “Há pessoas que têm sido mazinhas com a Fernanda e, quando podem, dão umas facadinhas”, assegurou a mesma fonte.


Quiosque: TV Mais

Fala-se 07/03/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


Ana Sofia Vinhas

Afastada dos ecrãs há 3 anos, a ex-pivô do Jornal Nacional está grávida de seis meses. Segundo o marido de Ana Sofia, o jornalista António Prata, o bebé “vai ser um menino lindo como a mãe e lindo como o pai”, e o nome, esse, também já está escolhido: “Vai chamar-se Miguel”

Ana Sofia Vinhas abandonou a TVI em Janeiro de 2008 para vir a ingressar nos quadros da EDP.


Leonor Poeiras

Todos repararam na demasiada magreza da apresentadora de Agora É Que Conta. Depois de ter abandonado o Quem Quer Ganha, Leonor Poeiras não mais parou. Esteve à frente de Secret Story, em Outubro, e logo depois, em Janeiro, foi chamada para substituir Fátima Lopes nas tardes da TVI: “Até ao Verão perdi uns seis quilos. Depois intensificou-se o ritmo de trabalho e não tive férias”, justifica assim a apresentadora que, devido ao ritmo alucinante de trabalho, emagreceu e chegou a pesar apenas 50 quilos: “Assustei-me. Nem sequer gostava de me ver assim”

Agora Leonor Poeiras está já empenhada em recuperar algum peso. E segundo as palavras da apresentadora, tudo parece estar a correr bem: “Já estou nos 55 quilos e estou a recuperar, estou bem e com saúde”, remata.


Quiosque: Correio TV, Notícias TV

Revista de Imprensa 07/03/2011



 Segunda-feira, 7 de Março. A Revista de Imprensa desta manhã!


RTP Música com estreia adiada


Hoje, em dia de comemoração dos 54 anos da televisão pública, estava também agendado o início das emissões da RTP Música. Mas ao que parece, não é isso que irá acontecer.

Depois das mais recentes movimentações na direcção de informação da televisão pública, o projecto RTP Música foi posto em segundo plano. Fonte próxima da estação pública adiantou isso mesmo à edição online do jornal Sol: “Não fazia sentido estar a estrear um canal novo, num momento em que é preciso reestruturar a direcção de informação”, refere.

Até ao momento ainda não foi divulgada uma nova data de estreia do novo canal da RTP.


Sandra Barata Belo feliz com exclusividade


Depois de ter protagonizado a novela Perfeito Coração, Sandra Barata Belo está de regresso ao horário nobre da SIC. Em Laços de Sangue, a actriz interpreta Júlia, uma enfermeira que em plena missão humanitárias se apaixona por João. Personagem que enche as medidas de Sandra: “Para mim as enfermeiras têm uma profissão muito nobre. Acho até que era algo que eu poderia ser. Este contacto com as pessoas e a proximidade de querer curar e ajudar… A Júlia deixou-se ir um bocadinho mais longe ao apaixonar-se pelo João”

Depois de ter ganho notoriedade no filme Amália, Sandra Barata Belo rapidamente saltou para a televisão. Prestes a assinar exclusividade com a estação de Carnaxide, a actriz mostra-se feliz profissionalmente: “A SIC é uma casa onde me sinto bem”, afirma.

 
CITAÇÃO DO DIA
"Pensando no Festival da Canção 2012, alguém tem contactos de cantoras com ar de coitadinha e que não saibam cantar, para cantar baladas soporíferas?"
Carlos Coelho, compositor



DESTAQUE DO DIA
Em dia de aniversário, a RTP preparou algumas emissões especiais. No serão, haverá uma emissão especial de Quem Quer Ser Milionário, jogada pelas caras da estação e logo depois, Catarina Furtado encerra o dia de aniversário com a gala "Um Por Todos" em directo do Convento do Beato.


Quiosque: Sol, Notícias TV, Correio TV

André, Filipa e Miguel despedem-se de "Uma Canção para Ti"!

Doze novos talentos foram apresentados ao público português, mas somente nove continuam em jogo.


A mais votada foi Beatriz Felício, que obteve 14.1% dos votos. Seguiu-se com 11,8% dos votos Maria Maciel. Com menos 0,8% ficou Salomé Silveira, alcançando assim o terceiro lugar do pódio. 9,8% dos votos foi quanto obteve Tomás Rebelo, conquistando assim o quarto lugar. 8% dos votantes deram a continuação no programa a Bárbara Bandeira. Já com 7,7% dos votos Caroline Louro também ganhou o passaporte. Coladinho à jovem com ascendência belga, com 7,6% dos votos André Leitão voltará ao palco de Uma Canção para Ti. E o oitavo concorrente mais votado, 6,8% dos votos, foi Matheus Paraízo.


O júri teve então que escolher entre André, Daniel, Filipa e Miguel. E a decisão não foi concensual. Se Vítor Fonseca escolheu Daniel, Sofia Ribeiro e Rita Pereira votaram em Miguel. Já Luís Jardim também deu o seu voto a Daniel, o que ajudou a que o jovem se mantivesse na competição.

Filipa Nunes, Miguel Galamba e André Augusto são, assim, os três primeiros jovens a deixarem Uma Canção para Ti.





Filipe Santos e Tiago Ribeiro na final de "Portugal tem Talento"!


Terminou há instantes a primeira semifinal do talent-show da SIC. Oito concorrentes ou grupos de concorrentes deram asas aos seus diferentes talentos, todavia, somente dois deles ganharam o passaporte para a grande final de Portugal tem Talento.

Ainda antes de Bárbara Guimarães dar por encerradas as votações, os jurados disseram quem eram os seus finalistas preferidos, sendo que Ricardo Pais e José Diogo Quintela mostraram particular favoritismo por Filipe Santos. Já Conceição Lino preferiu não indicar o nome do seu.


E o mais votado da noite foi o preferido dos jurados, o beatbocker profissional. Em segundo e terceiro lugares ficaram David Costa e Tiago Ribeiro. Como ditam as regras do jogo, o grupo de jurados teve que escolher apenas um destes concorrentes para passarem à grande final. José Diogo Quintela escolheu o menino da concertina, enquanto que Conceição Lino deu o seu voto a Tiago. Ricardo Pais teve assim que escolher quem passava e decidiu-se pelo cantor de Samora Correia.

Tiago Ribeiro e Filipe Santos são, assim, os dois primeiros finalistas de Portugal tem Talento!

Fecho

Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A RTP é uma marca

Quem me acompanha nestas crónicas, sabe a opinião que tenho de José Alberto Carvalho e de Judite Sousa. Acho o primeiro o melhor pivô de telejornal da televisão portuguesa e acho a segunda talvez a mais completa profissional de TV: boa pivô, excelente entrevistadora, boa repórter no terreno. Assim sendo, é fácil perceber o que já aqui disse: para mim, este ataque da TVI à RTP é evidentemente um golpe duro para a televisão pública e uma enorme oportunidade para a estação da Prisa credibilizar mais a sua informação, abrindo-a a novas técnicas, novas potencialidades, maior diversidade de géneros.

Dito isto, convém relativizar e colocar alguma água na fogueira do caos que alguns vão querendo ver arder na Marechal Gomes da Costa. Zé Alberto e Judite são muito bons e importantes na estrutura, mas não são a RTP. É fundamental que os profissionais da casa percebam isso. Não há nenhuma razão para pensar que, depois disto, tudo vai mudar.

Poderá, aos poucos, haver mudanças e até, admito, algumas transferências de espectadores, mas a RTP, estação experiente, habituada a convulsões, mas que soube serenar-se na última década, tem profissionais suficientes para manter-se uma referência na Informação.

Ainda quinta-feira, por exemplo, o Telejornal registou o melhor resultado das últimas largas semanas, com mais de 1,3 milhões de espectadores e 34,6% de quota de mercado. Logo a seguir, no lugar da Grande Entrevista, a estação promoveu um especial sobre o preço dos combustíveis, que registou 938 mil espectadores e 23% de share, o mesmo que a média da entrevista de Judite. Ambos apresentados por João Adelino Faria, que tem sabido aproveitar bem a tempestade da última semana.