7 de março de 2011

Nuno Santos confirma RTP e despede-se da SIC!


Depois de o Diário de Notícias confirmar os rumores, a própria RTP já emitiu um comunicado onde anuncia o até aqui director de programas da SIC como seu novo director de Informação.

E é o próprio Nuno Santos quem, na sua página no Facebook deixa uma palavra aos antigos colegas de Carnaxide:


Tomei hoje a decisão de aceitar um novo desafio profissional e resignar às minhas funções de Director de Programas da SIC.

Agradeço à minha equipa o extraordinário apoio que me deu ao longo de três anos de intensa e desgastante actividade. A SIC está hoje, após um complexo processo de reestruturação, mais bem preparada para os desafios que se colocam num mercado televisivo em galopante transformação. Deixo uma palavra especial de agradecimento ao Director-geral, Luís Marques, com quem trabalhei diariamente nos últimos nove anos da minha vida profissional. Tenho a mais absoluta convicção que ele manterá a SIC no caminho trilhado e que começa a dar frutos.

Aceitei esta tarde o convite para o cargo de Director de Informação da RTP. É um convite que me honra e uma grande responsabilidade. Espero estar à altura dessa responsabilidade. É com entusiasmo que regresso à RTP onde trabalhei vários anos e onde vou reencontrar quadros de excepcional qualidade profissional e pessoal. Conto com todos para tornar ainda melhor a Informação produzida pelo Serviço Público de Televisão.


Com esta saída, a SIC fica sem director de programas. Mas certamente que não tardará a anunciar o novo responsável máximo pela programação. Será alguém da casa ou vindo de fora?

2 comentários:

Maria A. disse...

O Nuno Santos teve dificuldade em decidir, porque, como ele fez saber publicamente( fonte I-Principal-2011-03-07), o crescimento da SIC a nível de audiências, ficaria apenas visível este ano, com o impacto das novas apostas do canal em programas lideres de audiências internacionalmente, como «Portugall Tem Talento» e «The Biggest Loser».

Também a contratação de peso da Júlia Pinheiro, que em Janeiro trocou a TvI pelo canal de Caranaxide, é apontada ser decisiva para a estação privada».

Na verdade a TVI já vai em 25,3% de média em Março, com a SIC a subir, já nos 24,2%, portanto apenas a 1 ponto da TVI..

Por isso a decisão deve ter sido difícil para o Nuno Santos... mas venceu a sua veia jornalística.

Pessoalmente acho que o Nuno Santos como director de Programas, não tinha as escolhas certas, indo buscar produtos fora do prazo, insistindo demasiadamente neles, como aconteeu com o «Salve-se Quem Puder»(esgotadíssimo), ou os «Malucos do Riso», não sabendo escolher os horários para os programas.

A SIC fica bem entregue sem o Nuno Santos, a figuras como o Luís Marques, a Gabriela Sobral e a Júlia Pinheiro, que conhecem bem os horários melhores para os programas...e o que o público quer, como mostra a subida da SIC.
Parece que a SIC teve sorte!

Será que vem o Moniz para director de Programas?

Maria A. disse...

Parece que o Nuno Santos tem razão: apesar de não ter feito sempre as melhores escolhas, apostando em produtos esgotados, que não foram nada competitivos... a SIC está agora a competir no sentido da liderança!
Basta ver como sobe em Março, enquanto que a TVI já afundou nos seus piores resultados: na fasquia dos 25%( a SIC atinge a fasquia dos 24%, a RTP nos 23%, próxima dos 24% e o cabo nos 22%).

De facto com uns «Morangos» nos 24% e 15,5%, a Fátima Lopes nos 19,8%, a Leonor Poeira nos 17,4%, uma «Sedução» que não seduziu, uma «Canção Para Ti» que é para esquecer, uma Liga Zon que a faz perder para a SIC... os resultados não podiam ser melhores do que são!

Será o fim de um ciclo, como dizia há dias Penim?