24 de setembro de 2010

Like & Dislike


Noite de sexta-feira, 21:00, é tempo de Like and Dislike. Seja bem-vindo!


LIKE
Jornal da Noite

Da informação das três generalistas, os blocos de notícias de SIC são, na minha opinião, os mais consistentes e mais ricos em conteúdo. E a edição da última quinta-feira do Jornal da Noite foi um exemplo dessa supremacia.
Actualmente, é quase um luxo assistirmos a um debate de actualidade com mais de vinte minutos num bloco informativo generalista. Mas foi isso o que aconteceu ontem à noite na SIC, com a excelente colaboração de Ricardo Costa, Miguel Sousa Tavares e José Gomes Ferreira e a óptima condução de Clara de Sousa. Uma análise profunda e esclarecedora em pleno horário nobre de uma estação comercial. Nota positiva para a informação de Carnaxide!




DISLIKE
Morangos Com Açúcar VIII

Depois do enorme passo dado há um ano atrás, aquando da estreia de sétima temporada de Morangos Com Açúcar, a versão Agarra o Teu Futuro estreada na última segunda-feira foi um pesado retrocesso.
Se a primeira edição do Fame à portuguesa tinha sido um êxito e uma inovação na própria ficção nacional, através de uma óptima escolha de actores e uma nova abordagem para aquele género televisivo,  a repetição da fórmula foi um tremendo erro. O enredo deste ano lectivo não trás consigo nada de novo, os protagonistas são talvez os mais fracos desde a estreia dos Morangos, enfim, um tremendo recuo em comparação com a série de Lourenço Ortigão e Sara Matos.

Falar Televisão


"Aqui já sou feliz!"

E o grande destaque televisivo da semana que passou foi claramente a estreia de Fátima Lopes nos ecrãs da TVI. Desde terça-feira no ar, Agora É Que Conta veio dar um abanão às tardes da estação e, porque não, às tardes da televisão portuguesa.


O formato é simples, mas eficaz. O ambiente electrizante, as histórias leves e divertidas, os jogos tontos e atractivos. Uma hora e meia de uma enorme injecção de energia positiva com uma Fátima Lopes, que tal como se prometia, se transfigurou. E como boa profissional que é, rompeu com o semblante carregado da era SIC para dar lugar a uma faceta muito mais galhofeira. Agora, Fátima lança umas larachas para o ar, dança, ri, salta e, por vezes, chega mesmo a cair em pleno plateau.

Uma nova filosofia nas tardes da estação líder em Portugal com uma máxima de ‘simplesmente entreter’ e com uma Fátima Lopes que mudou por completo o seu registo na adaptação a este novo desafio.

Até agora, o Agora É Que Conta tem obtido resultados magníficos no seu horário. Nas primeiras três emissões, Fátima Lopes tem arrecadado quase o triplo do que o extinto Quem Quer Ganha obtinha às 5 da tarde. Um caso de sucesso, esta lufada de ar fresco no marasmo das tardes da televisão. Parabéns TVI, parabéns Fátima Lopes!

Diogo Morgado: "Tenho tido muita sorte com os papéis"


Diogo Morgado deu, esta semana, uma entrevista à Telenovelas. Nela confessou que Laços de Sangue tem sido uma experiência fantástica. Sabendo que estava escalado para o elenco de um filme norte-americano (Mary, Mother of Christ), o actor acabou por concluir que o adiamento deste projecto acabou por lhe dar outras oportunidades ao nível pessoal e profissional. "Há males que vêm por bem. O facto de o filme ter sido adiado, permitiu-me ficar mais tempo com o meu filho e fazer esta novela", confessou.

Sobre a sua personagem na nova novela de Carnaxide, definiu-a com satisfação: "O João é um médico altruísta, que participa em causas humanitárias. Está sempre pronto a ajudar. É apaixonado pela Inês, mas há certas questões pessoais que não consegue resolver".

Em relação às suas colegas de trabalho, Diogo Morgado considera que ambas estão a fazer um excelente trabalho, contribuindo assim para uma novela mais rica. "Tanto a Diana como a Joana estão muito empenhadas. Para já, com a Diana tem sido mais intenso e confesso que tem sido uma surpresa. Para mim era importante que houvesse uma relação boa e intensa, pois assim passamos melhor a história das personagens e isso está a acontecer. A Diana tem-me surpreendido imenso, tem estado a 200%", explicou à referida publicação.

Se se sente uma estrela do terceiro canal? O actor nega tal rótulo! "Não me sinto o menino bonito da SIC. Para ser sincero, muitas vezes as personagens mais pequenas são muito mais ricas. Neste caso é o protagonista a e estou contente por o fazer. Tenho tido muita sorte com os papéis. Vejo as coisas assim", finalizou.

Quiosque: Telenovelas

Ana Rita Clara em directo na SIC Mulher?


Em directo na SIC Mulher há cerca de dois anos, Adelaide Sousa vai despedir-se do Mundo das Mulheres. O talk-show do canal temático de Carnaxide está a terminar e dará lugar a um novo programa, que provavelmente será apresentado por Ana Rita Clara de segunda a quinta-feira, no mesmo horário.

No entanto, e apesar destas mudanças na grelha da SIC Mulher, Adelaide Sousa continua a ter lugar garantido na vida das mulheres. Segundo a Notícias TV, Entre Nós, um programa de entrevistas, já está a ser preparado para a apresentadora. "É um programa semanal de uma hora, gravado e emitido às sextas-feiras. Consiste numa entrevista central a personalidades que se tenham destacado em áreas diferentes. É um programa muito intimista, é mais uma conversa do que uma entrevista", confessou Adelaide de Sousa à referida publicação.

Os convidados das duas primeiras emissões desta nova aposta da SIC Mulher já estão definidios. Joana Vasconcelos e António Vitorino de Almeida foram os escolhidos!

Quiosque: Notícias TV

Júlia Pinheiro: "Porque me apeteceu. Porque é giro!"


Estão desfeitas as dúvidas sobre a apresentadora do novo reality-show do canal de Queluz de Baixo. Júlia Pinheiro confessou à edição de hoje do Diário de Notícias que será ela a condutora de A Casa dos Segredos. Questionada sobre o porquê de ter anunciado tal novidade tão tarde, a profissional da TVI não foi de meias palavras. "Porque me apeteceu. Porque é giro!", respondeu.

Em relação ao facto de a estação de Queluz de Baixo não lançar um reality-show há algum tempo, Júlia Pinheiro apontou como principal causa o dinheiro. "Há muito que tempo que queríamos fazer este programa. Andamos a namorá-lo há muito tempo. É um bom formato, talvez o mais extraordinário que está no mercado internacional, e demorou algum tempo a termos reunidas as condições todas para conseguirmos avançar com ele. É um segredo bem guardado".

Sobre as histórias de vida dos concorrentes de A Casa dos Segredos, a apresentadora de As Tardes da Júlia avançou que serão muito fortes. "É tudo real. Não há histórias inventadas. Acho que vamos ter um programa muito interessante. São pessoas muito competitivas. Algumas com segredos muito complicados. São complicados porque são segredos da vida e do passado destas pessoas e das suas circunstâncias", confessou ao referido jornal.

Por fim, Júlia Pinheiro falou ainda da concorrência. "O Ídolos é um grande formato, muito bem feito, mas as pessoas já viram. Temos a expectativa real de que a nossa aposta possa fazer a diferença", afirmou com total confiança!


Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se - 24/09/2010


Boa tarde. No último dia desta semana Fala-se de...

Júlia Pinheiro


Foi no dia 18 de Setembro que a apresentadora de As Tardes da Júlia viu a sua enteada casar-se. Na TV Guia desta semana, o filho de Júlia Pinheiro, Rui Pego confessou o seguinte: "Foi uma cerimónia muito simples, nada espalhafatosa e nem foram muitos convidados. Estavam as duas famílias e as pessoas que deviam de estar".
Sofia, de 33 anos, oficializou assim a sua relação de sete anos com Rui.
Ao que uma fonte da referida revista reparou, Júlia Pinheiro estava muito bonita. Com um vestido até aos joelhos, de cor rosa, a apresentadora não deixou ninguém indiferente com a sua boa forma.
O filho da estrela da TVI afirmou também que os sobrinhos podem vir, mas com calma. Afinal, para quê pressionar? "É sempre bom haver um bebé na família, mas nós não pressionamos", explicou.

David Carreira

Foi no Coliseu de Lisboa, na gala Somos Portugal, que Tony Carreira viu, pela primeira vez, o seu filho subir à ribalta da televisão. Um pouco nervoso, o pai de David Antunes demonstrou-se orgulhoso com a perfomance do seu filho.

Antes de cantar com o seu pai e irmão, o protagonista de Morangos com Açúcar confidenciou aos jornalistas que ambos lhe disseram o seguinte: "Não mostres que estás nervoso". Foi isso que não só procurou fazer, como foi isso que pensa que conseguiu.
David Antunes quis, acima de tudo, demonstrar-se superior às expectativas que colocaram em cima de si!

Quiosque: TV Guia

Diana Chaves em "Tás Aqui Tás Apanhado"


As gravações do programa de apanhados da SIC, apresentado por Nuno Graciano e Sofia Cerveira, já terminaram! No entanto, muitas surpresas ainda estão para ser transmitidas.
Uma delas irá para o ar já esta noite. Diana Chaves será a apanhada de serviço, protagonizando uma campanha de sensibilização a favor dos animais selvagens. No entanto, a também apresentadora do extinto Salve-se Quem Puder, não tem conhecimento de que terá de lidar com alguns bichos. Nuno Graciano confessou o seguinte: "Foi fabuloso e o cenário tem a ver com os apanhados e com a Diana".

O profissional afirmou ainda que de todos os apanhados que foram feitos, o de Cláudia Vieira foi o seu preferido. "De todos os apanhados que fizemos nesta série de programas, o meu preferido foi o da Cláudia Vieira. Mas foram todos fantásticos", finalizou.

Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa - 24/09/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

Cerqueira fala sobre os novos "Morangos"


O director de programas da TVI, fez algumas declarações sobre a nova temporada de Morangos com Açúcar, no dia 16 de Setembro. André Cerqueira demonstrou-se bastante satisfeito com a geração "Agarra o Teu Futuro". "Sinto-me sempre feliz quando apresento Morangos, significa que estamos a investir no futuro. O público de hoje, de Morangos, será o nosso público das novelas", confessou.
Sobre o novo protagonista da série, André Cerqueira afirmou o seguinte: "O David foi uma grande descoberta e acho que se está a portar muito bem, mas é importante olhar para todos".
O director de programas da TVI aproveitou ainda a apresentação da oitava temporada de Morangos para lançar farpas à concorrência. Desta vez, André Cerqueira referiu-se ao facto de as restantes estações irem contratar os actores da TVI. "Quando vêm buscar actores da TVI eu falo para as pessoas: 'Fabriquem. É um investimento. É preciso investir como a TVI faz", afirmou.

Por fim, o homem forte de Queluz de Baixo acrescentou ainda que a série do canal é uma aposta constante da TVI: "Poderíamos já ter desistido de Morangos, mas nós recriámos. É investir no futuro".


O fim da terceira temporada de 5 Para a Meia-Noite


O talk-show da RTP2, que termina hoje, fez sucesso neste Verão. Por isso, a TV Guia desta semana foi falar com os cinco dos 5 Para a Meia-Noite.
Das várias perguntas que foram feitas, é necessário destacar algumas. A primeira, relacionada com o fenómeno do programa. Pedro Fernandes afirmou que no início existiam muitas dúvidas sobre o sucesso do projecto. "No princípio, todos temos dúvidas, mas com uma boa equipa e com o prazer e o empenho como fazemos o programa, tinha tudo para dar certo", confessou.
Sobre as audiências, Luís Filipe Borges é directo: "Não nos podemos queixar...".

O divertimento reina entre os cinco apresentadores do programa. Prova disso são as constantes provocações que ocorrem entre eles. Acima de tudo, uma boa amizade consegue suplantar os números do programa de cada um dos "5", ou o interesse dos convidados. Segundo o "Boinas", "O que importa é que este não é o meu programa, é o NOSSO. Ninguém se destaca pela negativa".

Por fim, e numa tentativa de questionar os apresentadores sobre os convidados de uma possível nova temporada de 5 Para a Meia-Noite, Filomena Cautela afirma que gostava de entrevistar a mãe de Cristiano Ronaldo. "A dona Dolores, por ser uma pessoa que consegue estar sempre à frente de todas as tendências de moda", brincou.

Citação do Dia


"Acho que estou tramado"

David Carreira, num dos seus pensamentos durante o workshop de representação para Morangos com Açúcar.

Número do dia


15

O Televisão-Opinião sabe que já foram escolhidos os quinze finalistas do talent-show da SIC, Ídolos. Em Outubro, os portugueses poderão escolher os dez melhores, tal como aconteceu no ano passado.

Quiosque: TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Faça-se e depressa

Deixar nas mãos de um estudo de viabilidade económica a decisão sobre a criação de um Canal Sporting, como José Eduardo Bettencourt parece determinado a fazer, é um erro que, por esta altura, o clube devia impedir-se a si próprio de cometer. Devidamente conduzido, esse estudo só poderá revelar uma coisa: que o mercado "leonino" está tristonho. Frustrados com quatro anos consecutivos de "quase quase" (e já em pleno segundo ano de "pior ainda"), os sportinguistas andam arredados do estádio, arredados das conversas de café e até arredados da televisão.

E, no entanto, é precisamente por isso que o lançamento de um canal Sporting se torna imperativo. Há investimentos que se fazem em alta e investimentos que se fazem em baixa - e estes, pela sua própria natureza, merecem ainda mais a palavra "investimento".

Para além de tudo, fazer um canal de televisão pode ser relativamente barato. Se não houver dois estúdios, há só um. E, se não houver muita programação inédita, há imagens de arquivo. Grosso modo, uma régie, um serviço de satélite, um coordenador de antena e umas quantas cassetes chegam, hoje em dia, para preencher um dia de emissão (quanto mais doze horas).

Nunca o escondi: sou sócio do Sporting. Sendo-o ou não, porém, sabê-lo-ia sempre: os sportinguistas precisam de uma injecção de entusiasmo - e precisam dela tanto para seu próprio bem como, principalmente, para bem do seu clube. Um Canal Sporting será um passo importantíssimo. Sobretudo se for enérgico e bem feito. Mas mesmo que seja apenas, e numa fase inicial, um pouco menos enérgico e um pouco menos bem feito. Há clubes a que já nos habituámos a não pedir a excelência.