19 de dezembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Com o final do magazine social "Deluxe" a TVI tinha que preencher o horário da manhã de sábado. E então resolveu copiar o que se passa na SIC, e transmitir um documentário sobre o reino animal. A verdade é que este espaço tem feito bem melhor que o "Deluxe" mas fica bem atrás do talk show da RTP1 e do documentário da SIC. Esta semana teve pouco mais de 200 mil espectadores e cerca de 16%. Conseguiu fazer menos que a repetição de "Inspector Max" que é transmitido mais cedo e que talvez seja a segunda ou terceira vez que passa na antena da TVI.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Esta semana tiveram início os debates televisivos com os candidatos à Presidência da República. Foram transmitidos três debates, dois dos quais, na RTP1, com a condução de Judite de Sousa. Mas os valores alcançados não foram de todo positivos. Com uma herança do "Telejornal" bem acima do milhão de espectadores, os debates não foram muito longe dos 800 mil espectadores e um share de pouco mais de 20%. Penso que com estes valores, se demonstra o desinteresse dos portugueses pela política e pelo momento negativo que se está a passar, ou então, a escolha dos portugueses está já bem definida.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Entre as 21h e as 23h fique a conhecer as três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana"


Melhor da Semana SIC
Ao longo desta semana negra vivida em Carnaxide, este foi sem dúvida um dos melhores produtos audiométricos. A novela portuguesa da SIC esteve bem acima da média alcançada pelo canal. Apesar de não liderar, "Laços de Sangue" bate-se taco a taco em número de espectadores com "Sedução", com vantagem para a novela da TVI. Em share conseguiu uma média superior aos 25%. E estes valores são para mim bastante positivos e sinal que com os novos actores vindos da TVI, a ficção nacional da SIC começa a ter uma palavra no panorama televisivo português.

O Protagonista


Apesar de todas as atenções estarem centradas em Júlia Pinheiro e na concretização, ou não, da sua tão falada transferência para a SIC, há outras figuras (directa ou indirectamente) intervenientes neste processo que também ganham uma outra importância e destaque. E é aqui onde Fátima Lopes se evidencia, na forma como se equaciona o seu futuro profissional, agora em Queluz de Baixo.


 
Saiu oficialmente da SIC em Julho do ano passado. O desconforto e a saturação resultantes da pouca visibilidade que lhe era dada por Nuno Santos, afastando-a assim dos principais projectos da estação e tirando-lhe a hipótese de se aventurar noutros registos, falaram mais alto na hora em que Fátima tomou a decisão de abandonar a casa que a viu nascer, a SIC. Simultaneamente e por outro lado, o convite da administração da TVI, da qual fez parte André Cerqueira, também era bastante apetitoso: novos desafios e projectos na estação líder em Portugal. Uma lufada de ar fresco e uma visibilidade garantida na vida desta profissional que já leva mais de 16 anos de carreira.

Setembro trouxe-lhe a tão ambicionada mudança de registo. Começou a apresentar o concurso Agora É Que Conta, nas tardes de Queluz, e com uma atitude e presença no ecrã completamente diferentes, comparativamente à atitude que mantinha na condução dos vários talk-show’s que apresentou ao longo de mais de 10 anos.


Mas Janeiro do próximo ano promete trazer uma nova reviravolta à vida profissional de Fátima Lopes. Com a saída de Júlia Pinheiro, tudo indica que a ex-apresentadora das manhãs da SIC possa ficar encarregue do horário 14/17 da TVI. Ao verificar-se isso (e tal como escrevi na edição da passada sexta-feira do Like & Dislike) este seria um claro regresso às origens de Fátima Lopes e uma também clara ascensão desta profissional na estação que a recebeu de braços abertos no último Verão.

É cada vez mais certo que o ano de 2011 seja o ano de afirmação de Fátima na estação de Queluz de Baixo. Provavelmente, serão de esperar fortes apostas nesta profissional, muito para além das tardes. Prova disso, foi o que aconteceu na passada semana, onde Fátima Lopes apresentou juntamente com Manuel Luís Goucha a maratona Há Festa no Hospital, tomando  o lugar que anteriormente 'pertencia' a Cristina Ferreira ou a Marisa Cruz.

Assim que a saída de Júlia Pinheiro se concretize, Fátima Lopes é uma forte candidata em se tornar na principal cara feminina da TVI, quando meio ano antes (e que ironia) era a principal cara feminina… da SIC!

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana, às 20:00!

A partir das 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica de domingo que avalia a semana televisiva -  O Melhor e Pior da Semana!

Teresa Guilherme receptiva a convite para “Secret Story II”

teresaguilherme3


Com a cada vez mais próxima mudança de Júlia Pinheiro para Carnaxide, a hipótese de a eterna “senhora televisão” apresentar a segunda edição de Casa dos Segredos ganha cada vez mais forma.


E é em entrevista à Notícias TV desta semana que Teresa Guilherme se mostra entusiasmada com a possibilidade de voltar a apresentar um reality-show.

“Imagino-me lá a divertir-me imenso! Aquele formato dá para ir para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo. É giro! Dá para puxar pelas pessoas e dizer aquelas coisas com segundo sentido que normalmente dizemos no nosso grupo de amigos”, começou por dizer a apresentadora à referida publicação, garantindo ainda que “tudo pode acontecer por acaso” na sua vida.


Apesar de tudo, Teresa Guilherme tem ainda em mãos o mais do que anunciado Sem Perdão, que continua sem saber o futuro. E, apesar de o programa estar em stand by, a comunicadora pondera até apresentar dois formatos em simultâneo, nomeadamente este e Secret Story II: “A minha vida não é ‘ou’ ‘ou’. A minha vida é ‘e’ e ‘e’. Tanto um como outro são bons. São dois programas giros e diferentes, mas eu só acredito nas coisas quando as vejo”, frisou.


A terminar, a eterna apresentadora do Big Brother fez ainda questão de esclarecer: “Não é porque a Júlia vai sair, quiçá ou talvez, que eu vou entrar. Isso não existe. A Fátima (Lopes) entrou e a Júlia não saiu. Não estou a torcer para a Júlia sair para eu poder entrar. A escolha do próximo director de programas da TVI é que vai determinar muita coisa e não tanto esta história”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

José Fragoso desmente mudança para a TVI



Poderia ser a grande arma escondida da estação de Queluz de Baixo para o ataque às audiências, no entanto, tudo parece não passar de apenas mais um rumor.

Depois de ontem o Público garantir que José Fragoso estaria quase a aceitar um convite da TVI para suceder a André Cerqueira, eis que hoje, em entrevista ao Correio da Manhã, o ainda director de programas da RTP vem negar peremptoriamente tal situação.


"É um disparate", disse José Fragoso, afastando qualquer hipótese de assumir a direcção de programas da TVI. Ainda assim, será que tudo não passará de bluff do responsável? Ou terá a estação de Queluz de Baixo outra “carta na manga”?

É que Bruno Santos, homem de confiança de José Fragoso e braço direito deste na RTP já está a caminho da TVI para ocupar um cargo muito semelhante ao que Júlia Pinheiro se prepara para abandonar…


Quiosque: Correio da Manhã, Público

Diana Piedade apoia Sandra Pereira!

sandra_pereira

Foi a segunda classificada na terceira edição de Ídolos, mas continua at er uma enorme legião de fãs. Como não podia deixar de ser, também Diana Piedade tem uma favorita nesta nova temporada do talent-show e não se coibiu de manifestar o apelo ao voto.

Como pode ser visto na página oficial no Facebook de Diana Piedade, a jovem algarvia faz apelo ao voto em Sandra Pereira, a concorrente de Albregaria-a-Velha que tem surpreendido muita gente.


“EU VOTO SANDRA PEREIRA! Porquê? Pelo talento… e porque chega de manipulações! Se alguns dos meus muitos fans concordarem comigo, peço vos que ajudem quem merece ir para Londres por tantos motivos!”, pode ler-se. O apoio da sobrinha de Manuel Moura dos Santos é de tal ordem que a jovem colocou, inclusivamente, uma imagem de Sandra Pereira como fotografia de perfil.


Apesar de tudo, há já quem discorde totalmente desta atitude de Diana Piedade. Na página de fãs de Carolina Deslandes, vários são aqueles que condenam totalmente o apelo ao voto da segunda classificada de Ídolos III. Será que Diana Piedade conseguirá ajudar Sandra Pereira a vencer o Ídolos?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
A emissão da TVI não foi tão bem sucedida como a da RTP1, mas a verdade é que liderou durante quase toda a tarde com um share de cerca de 37% e menos 100 mil espectadores do que a RTP1 conseguiu na quinta-feira. Para além disso, foi a primeira vez que Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha funcionaram enquanto dupla na televisão e o resultado não poderia ter sido mais positivo. Os dois apresentadores entenderam-se como se trabalhassem à anos. A TVI neste dia liderou confortavelmente. Curioso é que quer emissão da RTP1 quer da TVI foram bem sucedidas a nível audiométrico enquanto a da SIC na passada semana não correu muito bem.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Muito se escreveu na altura que "Negócio da China" estreou na SIC. Principalmente os "apoiantes" SIC que diziam que a novela era muito boa e que estava a ser um sucesso na grelha de Carnaxide. A verdade é que os valores eram bons, mas a novela estava colada aos últimos capítulos de "A Armadilha". E desde que ficou sozinha no horário da tarde da SIC, esta novela vem numa rota descendente. Na minha opinião esta novela é realmente má e o único atractivo são mesmo os actores portugueses que falam português de Portugal porque Ricardo Pereira como protagonista fala um português com um sotaque demasiado estranho. Esta semana, após ser empurrada para as 15h, depois das repetições de "Alta Definição" a novela bateu fundo, não chegando sequer aos 200 mil espectadores e um share inferior aos 20%.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a nova edição do "Melhor & Pior da Semana". Estaremos consigo entre as 10h e as 12h para as três primeiras escolhas.
Melhor da Semana RTP1
O "Natal dos Hospitais" é já uma instituição que todos os anos é transmitida na RTP1 no longo período da manhã e da tarde. Apesar das estações privadas também fazerem emissões parecidas com a da RTP1, e assim aproveitarem o Natal para ajudar aqueles que mais precisam, nenhuma das emissões quer da SIC ou da TVI é tão bem sucedida como o "Natal dos Hospitais". Este ano isso não é excepção. Pelo programa da RTP1 passaram os rostos mais carismáticos da música em Portugal e também os apresentadores da estação. A RTP1 na passada quinta-feira engoliu a concorrência na média diária do dia e as emissões da festa estiveram acima dos 40% de share.

Fecho


Boa noite. Fechamos este sábado, dia 18 de Dezembro, com mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
A partir das 10:00, O Melhor & Pior da Semana no seu blogue de televisão!

Prémios e exigências

1. Olha-se para as cinco nomeações de Glee (Fox Life) para os Globos de Ouro, quatro delas obtidas em categorias de representação, e só se pode lamentar que os galardões estejam a tomar este caminho. Em Glee, os guiões nem sempre são maus, mas os actores (a maior parte dos actores) são medíocres - e, sobretudo, a proposta é banalíssima. Acontece que a série é um êxito: arrasta multidões, vende centenas de milhares de DVD, e, por esta altura, tem já mais de 13 milhões de discos distribuídos pelas prateleiras de adolescentes no mundo inteiro. Se recebe o acolhimento institucional que recebe é porque representa uma experiência bem-sucedida nos domínios do merchandising e das restantes dimensões comerciais que cada vez mais se impõem à sobrevivência da TV. E o mínimo que se pode pedir é que, testada a fórmula, ela possa ser agora aplicada a séries verdadeiramente boas.

2. Sócio do Sporting, há muito tempo que critico a gestão do meu clube. E, porém, chamar "lagartos" aos sportinguistas, como fez esta semana António Cancela (SIC), é um lapsus linguae especialmente infeliz. Se um jornalista não consegue livrar-se das conversas de redacção no momento em que está em directo, então só tem uma coisa a fazer: mudar a forma como fala na redacção.

3. Não me inquieta por aí além o facto de, segundo o relatório dedicado pela ERC ao "pluralismo político- -partidário" (sic) na RTP, o PSD ser alvo de sub- -representação. Assim que o PSD for Governo, será ao contrário. O que me inquieta é o facto de precisarmos destes relatórios. Com a RTP reduzida à dimensão e à diversidade que deveria ter, nada disto seria relevante.