8 de julho de 2010

"Lua Vermelha" depois do "Jornal da Noite"!


Já passam as promos do novo horário da série da estação de Carnaxide. Os fracos resultados que o horário nobre da SIC tem alcançado levaram a que a direcção de programas colocasse Lua Vermelha, de segunda a sexta-feira, depois do Jornal da Noite.

Esqueceram-se de... Lília e Mané!


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim!

Duplicado. É assim que se apresenta o Esqueceram-se de Mim desta semana.

Academia de Estrelas foi um talent-show exibido na TVI, cujo objectivo se centrou em encontrar a próxima estrela no panorama musical português. E foi em 2002 que, neste concurso, Mané viu, pela primeira vez, as luzes da ribalta. Foi ele o vencedor de Academia de Estrelas e foi lá que conheceu a sua companheira - Lília Matos.

O término do programa da estação de Queluz de Baixo trouxe frutos a estes concorrentes, assim como a tantos outros - Manuel Melo e Vanessa Silva. Mané teve mesmo a honra de abrir um noticiário da TVI devido à sua vitória. Os tempos eram outros e, como tal, o canal da Media Capital ainda não tinha a sua linha da informação bem definida.

Lília
passou para as novelas da estação, com um papel no elenco principal de
Coração Malandro. Mais tarde, participou ainda num episódio de Inspector Max, cuja repetição foi transmitida há pouco tempo nas manhãs de sábado da TVI.

Actualmente, ambos dão cartas na música portuguesa. Enquanto Lília Matos faz
parte do projecto Xaile, grupo que já teve a honra de actuar nas celebrações do feriado de 5 de Outubro perante o Presidente da República e dois mil convidados, Mané faz parte dos Mariária. Pessoalmente, aprecio bastante o trabalho das Xaile, que produzem um sonoridade tipicamente portuguesa. É bastante agradável a sua música.

O mais curioso destes dois ex-concorrentes está relacionado com o facto de, ainda hoje, e após oito anos de Academia de Estrelas, muitos portugueses se lembrarem deles. Por exemplo, a minha, que apesar de não saber o nome de todos os apresentadores, actores e figuras públicas, ainda não se esqueceu destes dois seres talentosos. Seria bastante interessante, por parte da TVI, entrevistá-los numa emissão especial de As Tardes da Júlia dedicado ao talent-show em que participaram. Fica aqui a ideia!

SÓ Séries - Extra

Agente Jennifer despede-se de Mentes Criminosas

Para pena dos fãs da série da CBS, que já elaboraram uma campanha para que A. J. Cook não abandonasse Mentes Criminosas, tal facto vai mesmo acontecer. A actriz prescindiu contrato com a produção, e deixa assim de interpretar a conhecida agente Jennifer Jareau na próxima temporada da série.

Glee cantam músicas de Coldplay

Após dois episódios especiais dedicados às divas da pop Madonna e Lady Gaga, chegou a vez da série da FOX homenagear os Coldplay. Após a recusa inicial para as suas canções serem interpretadas na série, a banda de Chris Martin rendeu-se aos Glee, disponibilizando todo o seu reportório.

Jason Biggs em Mad Love da CBS

O elenco de Mad Love, inicialmente intitulada True Love, já foi aprovado. Sabe-se assim que Jason Biggs, que ficou conhecido nos filmes American Pie, é dos primeiros actores confirmados!

Curtas

- A sexta temporada de Erva, que chega aos ecrãs em Agosto, irá contar com a participação da cantora Alanis Morissete e da actriz Jennifer Jason Leigh.

- Charice, cantora filipina que ficou conhecida no Youtube, irá participar na segunda temporada de Glee. O seu papel centrar-se-à numa rapariga proveniente do programa de Erasmus, que irá ter um romance com um dos rapazes do coro da série.

Esta noite..


..quem será!? Ou quem serão? Saiba tudo às 20:00, no Fecho!

Figueiras dança!

Num Vida Nova totalmente dedicado ao Achas Que Sabes Dançar, nem José Figueiras se livrou de dar uns passos no seu talk-show! Mais uma vez, o apresentador surpreendeu tudo e todos, e quase voou! Um verdadeiro ser multifacetado!

ZON prepara Canal da Liga


Foi durante o sorteio do calendário da próxima época da Primeira Liga de Futebol Profissional, transmitido em directo pela TVI, que se ficou a saber que a operadora de Televisão por Cabo é uma das novas patrocinadoras da competição, que passa agora a denominar-se Liga ZON Sagres.


Para além dos valores pagos, a operadora vai ainda oferecer, no seu pacote original, o Canal da Liga, onde passarão resumos e comentários aos jogos, bem como notícias relacionadas com a competição.


Este novo canal deverá estar disponível já a partir do meio de Agosto, quando se iniciar a Liga ZON Sagres e é um exclusivo ZON TV Cabo.


Quiosque: Record

Playboy portuguesa prestes a fechar


É verdade, a revista que algumas famosas colocou na capa, vai fechar as portas. Depois de todas as polémicas sobre o cachet que a edição portuguesa da Playboy pagava, chega-nos agora à redacção que esta publicação vai fechar no nosso país. O motivo prende-se com a última capa da revista, que coloca um homem vestido de Jesus, junto de várias mulheres, a propósito da morte de José Saramago.
Segundo Theresa Hennessy, vice-presidente da Playboy Entertainmente, ""Não vimos nem aprovámos a capa e restantes fotografias do número de Julho da 'Playboy Portugal'. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação se tivéssemos conhecimento antecipado. Devido a esta e a outras questões com os editores portugueses, estamos prestes a rescindir o nosso acordo".

Fala-se

Boa tarde! Chegou a hora do Fala-se!

Sofia Ribeiro de férias e com exclusividade!

As gravações de Meu Amor já terminaram, e Sofia Ribeiro tem razões para sorrir. Para além de ir de férias para São Tomé e Príncipe, a actriz pode respirar de alívio até 2012. O motivo prende-se com o contrato de exclusividade que lhe foi proposto pela estação de Queluz de Baixo. Agora é tempo de descanso! Por outras palavras, a actriz irá passar a próxima semana com alguns dos seus colegas de trabalho: Nicolau Breyner, Mafalda Bessa, Silvia Rizzo, Marco Delgado, Ana Rocha e Rui Vilhena. No entanto, Sofia Ribeiro não se fez acompanhar pelo seu novo companheiro, Rúben Rua, mas sim por António Pedro Cerdeira. Ainda sobre a exclusividade, uma fonte da TVI confessou à TV Guia que "ela é hoje uma das melhores não só mais bonitas como mais desejadas. Tem feito trabalhos excelentes. É normal que a casa a quisesse prender para que a SIC não tivesse tentações".

Rodrigo Menezes e Andreia Sampaio continuam sem se falar
A estrela das novelas da TVI, continua de relações cortadas com a mãe do seu filho, Andreia Sampaio. Prova disso são as fotografias que a TV Guia desta semana publica. Apesar de frequentarem a mesma praia, Rodrigo Menezes não dirigiu uma palavra à sua ex. Na companhia de Oceano, o actor deu também nas vistas pela sua barriga. Ao que parece, Rodrigo Menezes não está em forma! De referir ainda que, uma amiga de Rodrigo Menezes confessou que o ex-casal "não ficou com uma boa relação. Só falam por causa do menino quando o Rodrigo o vai buscar".

Quiosque TV Guia

''Quem Quer Ganha'' sai do ar ainda no Verão


A revista TV Guia, na edição desta semana, revela algumas mudanças que vão ocorrer em breve na TVI. Uma delas é o fim do mais antigo programa do canal, logo depois do Jornal Nacional.
O concurso Quem Quer Ganha vai mesmo sair da grelha da TVI dentro de semanas, não constando na lista de programas para a reentré. Apesar desta confirmação, a revista não garante se o novo formato de Fátima Lopes no canal vá para o horário das 17h, até porque a apresentadora mantém o desejo de um talk show em prime time.
Tendo como imagem de marca o jogo interactivo, o Quem Quer Ganha estreou a 16 de Junho de 2003. Na sua condução já passaram Iva Domingues, Carlos Ribeiro, Teresa Peres e actualmente Leonor Poeiras. Apesar das fracas audiências o concurso manteve-se no ar durante mais de 7 anos, sofrendo durante este tempo inúmeras alterações no seu formato, grafismo e cenário.

Revista de Imprensa 08/07/2010

Quinta-feira, dia 8. Bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!

Boarding Pass, com Ana Rita Clara, estreia sexta-feira


Já estão gravadas as doze edições do novo programa da SIC Mulher, Boarding Pass. Durante algumas semanas, Ana Rita Clara visitou seis capitais europeias e descobriu muito mais do que os habituais locais turísticos.

Entusiasmada com o novo desafio, a apresentadora admite que este programa foi um sonho tornado realidade: "Sempre quis fazer televisão e partilhar com o público uma experiência vivenciada por mim. Este programa possibilita-me isso"

Ana Rita Clara promete assim um itinerário alternativo e completamente surpreendente: "Fomos a sítios diferentes e trendy. As cidades vão-se reconstruindo. Descobrimos locais, culturas e formas de viver muito interessantes" "O roteiro vai surpreender o telespectador, tal como me aconteceu"

Boarding Pass estreia já na próxima sexta-feira à noite, às 00h15, na SIC Mulher!

Late-night's da RTP chegam ao fim


Bruno Nogueira e Herman José despedem-se este mês da televisão pública. Bruno termina no próximo domingo o seu Lado B, enquanto Herman também gravou a última edição do seu Herman 2010, que irá para o ar no sábado dia 24.

Herman José faz um balanço positivo deste regresso à RTP: "O programa superou todas as expectativas. Guardo as melhores recordações, o regresso a momentos de humor felizmente muito marcantes, como a Katyzinha, que vai a caminho das 80 mil visualizações no You Tube, e adorei entrevistar o Jerónimo de Sousa"
O génio do Tal Canal vê esta despedida com um até já, garantindo o seu interesse em regressar já em Setembro estando também disponível para qualquer outro projecto na RTP!

CITAÇÃO DO DIA
"Tenho pena, é uma opção que a Fátima quis fazer"
Francisco Pinto Balsemão


CURIOSIDADE DO DIA
Agora que Paula Neves vai fazer parte do elenco da novela Malmequer, vai ser Patrícia Tavares quem a irá substituir na direcção de actores de Espírito Indomável, cargo que a Mariana de Anjo Selvagem ocupava até então.





Quiosque: TV Guia, TV Mais

Um dado importante..


Desde Fevereiro de 2009 que estamos em linha. E desde esse período que já foram publicados quase três mil posts no Televisão-Opinião. A curiosidade aqui é que, desde Julho do ano passado, as publicações no blog não têm baixado. Aliás, durante os seis primeiros dias de Julho, já entraram em linha quase cem posts!

Tudo por si, e para si!

Televisão-Opinião - neste Verão, sempre consigo! Obrigado!

Para lá das 24

Mais uma noite, mais uma crónica Para lá das 24...!

Actualmente, SIC Notícias e RTPN são os únicos canais de informação portugueses com blocos de notícias a cada hora, durante as madrugadas. Embora a RTPN tenha começado mais tarde (aquando da sua reestruturação gráfica, em 2008) a SIC Notícias mantém este hábito já desde a sua fundação.

Mas infelizmente são de notar imensas falhas nesta parafernália noticiosa nacional. Se formos a ver, entre os vários blocos da madrugada o alinhamento é exactamente o mesmo. A primeira notícia do bloco das 3h é a primeira notícia do bloco das 6h, enquanto que a existência do separador antes da terceira notícia às 3h também acontece às 6h. E isto reflecte a posição de quem coordena estes espaços nos canais noticiosos: no fundo, estão ali com a simples função de preencher a madrugada com as notícias principais sem um mínimo esforço de actualização ao minuto, acabando por serem péssimas cópias do último jornal estruturado e pensado (que na maioria dos casos é o jornal da meia-noite).


Exemplo dessa inércia, foi o caso do termor de terra sentido em Portugal em Dezembro passado.

O terramoto ocorreu por volta da uma e meia da manhã. Às duas, apenas a SIC Notícias referiu o facto com o estagiário notoriamente ensonado, dizendo: "Foi sentido há minutos um sismo em Portugal Continental. Voltamos às 3, muito boa noite!". A RTP N, essa, apenas reagiu à hora marcada do colega da SIC, às 3 horas da madrugada. E uma hora e meia depois da possível catástrofe ter acontecido o canal de notícias do estado pouco mais acrescentou às palavras ditas já uma hora antes no estúdio de Carnaxide.

Claro que não é por isso que vamos deixar de nos gabar pelos excelentes canais noticiosos que temos em Portugal, mas é bom que nas madrugadas deixem apenas de marcar o ponto, exigido pela máxima "24 horas em directo..."