15 de setembro de 2010

Cine-Opinião

Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinão!

O aprendiz de feiticeiro é um filme produzido por Jerry Bruckheimer, e distribuído pela Walt Disney, que chegou às salas de cinema no dia 26 de Agosto, tendo se mantido desde então na segunda posição no ranking “Top 10” da Lusomundo. Partes da história são baseadas no segmento “Aprendiz de feiticeiro” do clássico da Disney “Fantasia”, também este inspirado no poema de Johann Wolfgang von Goethe, em 1797.

Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro dos dias modernos em Manhattan, que luta contra as forças demoníacas, em particular contra o seu inimigo Maxim Horvath (Alfred Molina), enquanto procura pelo indivíduo que irá herdar os poderes de Merlin. Esse jovem é Dave Stutler (Jay Baruchel), um estudante de psicologia na Universidade de Nova Iorque, aparentemente um jovem vulgar, mas que demonstra um talento escondido. O feiticeiro oferece ao seu cúmplice involuntário um curso intensivo na arte e ciência da magia e, juntos, estes parceiros improváveis lutam para travar as forças das trevas.

Apesar de algumas críticas que apontam para algumas falhas no filme, tais como erros de gravação e até mesmo a fraqueza do filme num contexto geral, “Aprendiz de Feiticeiro” pode tornar-se um filme agradável para toda a família. Vale a pena ir dar uma espreitadela!

Cine-Curiosidades

Hilary Duff pode participar no novo filme da saga “Homem-Aranha”. Segundo o site do jornal “The Globe and Mail”, a actriz está a estudar os diálogos de uma personagem simplesmente intitulada, no guião, de “rapariga”.

A adaptação da saga ”Crepúsculo” para o grande ecrã pode não terminar com a sequela «Amanhecer - Parte 2”. De acordo com o site “What`s Playing”, a produtora da história sobrenatural, a Summit Entertainment, quer adaptar o romance “A breve segunda vida de Bree Tanner”, cuja protagonista é Bree Tanner, uma das vampiras da série.

Já está em circulação o próximo filme de Clint Eastwood, intitulado “Hereafter”. Com esta história de sobrenatural, Eastwood aborda os temas da vida da morte e da vida para além da morte, através de três personagens. George (Matt Damon) é um operário norte-americano que já trabalhou como vidente. Marie (Cécile de France) é uma jornalista francesa que quase pereceu no tsunami no Índico. Por fim, Marcus (Frankie McLaren) é uma criança londrina cujo irmão gémeo morre num acidente.

Falar Televisão

Protagonistas de Verão

Moda, vida, realidade, cultura geral, talento e desporto, foram estes os principais conteúdos que nos foram oferecidos para o Verão deste ano.
Se na TVI, Iva Domingues brilhou em Depois da Vida com resultados bastante auspiciosos, José Carlos Malato conseguiu levantar as audiências do horário nobre da estação pública com uma nova versão de Quem Quer Ser Milionário.

No entanto, não foram apenas estes os que mais se destacaram nos meses mais quentes. Os vampiros da SIC saíram à rua,
e foram aposta de Carnaxide para o prime-time de segunda a sexta-feira. Os resultados foram razoáveis, com shares em média entre os 21 e os 25%. Em contrapartida, na estação de Queluz de Baixo, as cantorias foram o aperitivo das refeições dos portugueses de Junho a Setembro, pelas 19:00. Os talentos de Morangos com Açúcar - Vive o Teu Verão conseguiram a liderança nas tardes da televisão portuguesa com pouco esforço.
A par destas duas séries, destaco ainda Espírito Indomável, que estreou a 31 de Maio de
ste ano. Apesar de, nos meses quentes, as novelas descerem ao nível de rating, faz sentido destacar a produção protagonizada por Vera Kolodzig pelos bons resultados que obteve, e pelos sucessivos primeiros lugares nos top's de audiência que alcançou.

O futebol fe
z igualmente parte da vida dos portugueses e, mais concretamente, de todo o mundo. O Mundial de África do Sul, captou a atenção de todos os amantes deste desporto, unindo uma nação em prol da sua selecção. Quem ficou a ganhar com isso foi a RTP1, que obteve bons resultados com a aposta no campeonato do mundo.

A par da ficção, futebol, concursos e programas do além, a moda foi outro dos ingredientes deste Verão. Nayma, Vanessa Oliveira e Pedro Guedes deram asas a concursos sobre o vestuário, imagem, telegenia e postura. Os resultados ao nível audiométrico foram aceitáveis, prevendo provavelmente novas temporadas de Projecto Moda e À Procura do Sonho.
Quem não perdeu estes programas foram os vizinhos de Aqui Não Há Quem Viva. O senhor Costa e sua esposa protagonizaram momentos de humor que agradaram aos portugueses. De tal maneira que a série conseguiu, durante vários dia
s, ser o programa mais visto da SIC.

Saliento igua
lmente o "bombeiro" do terceiro canal que, com o seu profissionalismo, procurou estar à altura de Fátima Lopes em Vida Nova. José Figueiras esteve em antena mais de dois meses. Apesar de as audiências não terem sido as melhores, o apresentador acabou por ser uma das figuras centrais deste Verão por ter sido o substituto de um talk-show que viu a sua apresentadora, uma das caras mais emblemáticas de Carnaxide, sair para a TVI.
Por fim, os dançarinos de Achas Que Sabes Dançar não foram esquecidos. É difícil que os portugueses não tenham ficado espantados com o talento dos finalistas do concurso: Kelly Nakamura, João Lopes, Mariana Paraízo e Marco Ferreira. Eles foram os protagonistas de grandes momentos de dança!

Feitas as co
ntas, as apostas de Verão dos respectivos canais foram positivas. Umas saíram-se melhor, outras nem tanto. Diana Chaves e Marco Horácio foram um flop televisivo, ao contrário de Verão Total 2010, que continuou a vencer a concorrência no horário das 10:00.

A chave está em investir e inovar. Quando se tem estes dois os objectivos, como telespectador, só tenho de aplaudir e desejar por mais no próximo Verão.
E é esse o meu estado neste momento.

Mais uma série de "O Preço Certo"


Fernando Mendes e as suas assistentes já estão de volta ao estúdios, para gravar mais uma temporada de "O Preço Certo". Depois das férias de Verão, o apresentador regressa ao activo com Lenka da Silva e Lúcia Custódio.

As gravações iniciaram-se nesta segunda-feira, 13 de Setembro.

Quiosque: TV Guia

Lourenço Ortigão desgastado!


Com a intensidade dos ensaios do musical de Morangos com Açúcar, Lourenço Ortigão acabou por não aguentar. De tal modo que o Rui da série da TVI acabou por ficar de repouso durante algum tempo.
"Tenho-me esforçado ao máximo para agradar o público, mas este último concerto custou-me um bocadinho, porque não me estava a senti bem, e não correu bem...". A razão deste estado deveu-se a quebra de tensão que o namorado de Sara Matos sofreu no dia do musical. Apesar deste contratempo, o actor acabou por actuar para uma plateia de três mil pessoas!


Sobre o contrato de exclusividade que o liga à estação de Queluz de Baixo, Lourenço Ortigão afirmou à TV Guia o seguinte: "É um grande privilégio, uma grande honra ficar ligado ao canal durante três anos. Sou realmente dos mais novos, tal como a Sara, é sinal que gostaram de nós. É um reconhecimento.


Sobre os novos projectos, o actor não sabe o que espera. A receber dois mil euros por mês, Lourenço Ortigão sente-se feliz em fazer parte da máquina de ficção da TVI: "Decidi ficar na Plural e estou muito feliz. Foram eles que me iniciaram neste ramo".

Quiosque: TV Guia

Manuel Moura dos Santos conhece uma das finalistas de "Ídolos"

Depois da polémica com a participação de Diana Piedade, sobrinha de Manuel Moura dos Santos, na edição passada do Ídolos, nesta quarta temporada, continuam a existir ligações perigosas entre este elemento do júri e os concorrentes.
Desta vez a visada é Carolina Deslandes, cantora no Hot Club, e amiga e colega do filho de Moura dos Santos. O presidente do júri do Ídolos, desdramatiza a situação, deixando-a a descoberto a tudo e todos. "É a Carolina Deslandres. Ela é amiga do meu filho, andam os dois no mesmo colégio", confirmou à TV Guia desta semana.

Quiosque: TV Guia

Joni Angélico é primo de Angélico Vieira!

Um dos chamados "cromos" do último domingo, é primo de Angélico Vieira.
Joni Angélico confessou à TV Mais desta semana que o seu pai é irmão do pai do membro dos D'ZRT. "O meu primo incentivou-me a ir ao casting", afirmou o concorrente.
O jovem, que é fã de Amy Winehouse, demonstrou-se surpreso no Ídolos quando foi confrontado com a avaliação dos jurados.

Quiosque: TV Mais

Gabriela Sobral: "O André Cerqueira foi uma escolha da administração. Nunca seria minha"


Gabriela Sobral deu, esta semana, algumas entrevistas a publicações dedicadas à televisão. Numa delas, confessou que foi bem recebida na SIC, aquando da sua contratação. "Tive uma recepção calorosa. Os meus ex-concorrentes foram muito queridos. Mas é sempre díficil. Não se conhecem os espaços, as pessoas, anda-se a perguntar tudo. Chegar a um sítio novo, onde não se conhece ninguém é obra!", confessou à TV Mais.

Dentro da direcção de programas da SIC, a ex-cara da estação de Queluz de Baixo falou ainda da parceria na ficção entre o terceiro canal e a Globo. "Vai haver mais ficção. É uma área que queremos fortalecer. Há uma parceria com a Globo e eu vou entrar a mediar esta relação entre a SIC, a SP e a TV Globo. Vou olhar para a ficção de uma forma proativa. A ideia é criar uma linha continuada", explicou à referida revista.


Antes de enunciar André Cerqueira, Gabriela Sobral afirmou que, num futuro próximo, será possível o terceiro canal transmitir duas novelas portuguesas no horário nobre: "É possível ter duas novelas portuguesas à noite. Claro que sim! Mas há muito coisa que vai ter de ser falada com a Globo. A nossa ideia é alterar as coisas. Vamos continuar a ter ficção brasileira, mas aumentar a portuguesa. Nós sabemos que é isso que os portugueses querem".


Para além destas declarações, o director de programas da TVI foi um dos alvos das suas palavras: "Profissionalmente, eu e o André nunca nos demos muito bem. Divergíamos muito nas opiniões. Mas, por acaso, quando ele entrou na TVI, foi muito decente e as coisas até correram bem durante dois meses".
Apesar deste apaziguamento na relação entre ambos, a verdade é que, para Gabriela Sobral, André Cerqueira nunca seria a sua primeira opção para conduzir os conteúdos do canal da Media Capital. "O André Cerqueira foi uma escolha da administração. Nunca seria minha", finalizou.


Quiosque: TV Mais

Esta noite..


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Fala-se 15/09/2010

Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se de hoje!



Cláudio Ramos
O comentador das manhãs da SIC foi a capa da edição de ontem da TV 7 Dias. Em manchete estão vários problemas de saúde que Cláudio tem sofrido ao longo dos últimos meses.
Em Maio, e uma semana depois de ter sofrido de uma paralisia facial, foi diagnosticada a Cláudio uma peritonite que lhe tem dado imensos problemas e uma série de enorme de exames de patologia, neurologia e análises.
Apesar de tudo, Cláudio Ramos aproveitou as férias em Paris e em Barcelona para encontrar algum apoio e força na companhia da sua filha e do seu cúmplice amigo Pedro Crispim.
Catarina Furtado

A apresentadora da RTP continua empenhada numa série de projectos além televisão.
Um deles é a função que desempenha como embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas Para a População. E é nessa posição que Catarina Furtado irá marcar presença na reunião das Nações Unidas que irá decorrer de 20 a 22 de Setembro em Nova Iorque e onde Catarina será a representante portuguesa no meio de figuras públicas de renome internacional, tais como, Ricky Martin (Porto Rico) ou Zinedine Zidane (França).




Quiosque: TV 7 Dias

Vanessa Oliveira é a escolhida para "Companhia das Manhas"!


Tal como era previsto, Vanessa Oliveira será a substituta de Rita Ferro Rodrigues durante a sua licença de parto. A apresentadora de Fama Show, fará assim dupla com Francisco Menezes dentro de dois meses.

No entanto, a aposta em Vanessa Oliveira será
acompanhada por outra novidade!
Uma nova rubrica sobre o social, conduzida por Maya, é apontada como um dos novos conteúdos do talk-show matinal da SIC.

Relembro que Vanessa Oliveira já substituiu Rita Ferro Rodrigues durante as suas férias de Verão.

Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 15/09/2010

Quarta-feira, dia 15. Bem-vindo à Revista de Imprensa!

Gala da Reentré TVI é hoje à noite!

É hoje, a 15 de Setembro, que a TVI leva até aos seus espectadores a gala Somos Portugal que pretende marcar o início da reentré desta estação.

Mais logo, directamente do Coliseu dos Recreios, serão apresentadas as próximas apostas da TVI, tal como garante André Cerqueira: "Será uma gala essencialmente centrada no programa da Fátima Lopes, mas também já está na altura de dizer quem será a apresentadora de A Casa dos Segredos", adianta o director de programas prometendo assim para esta noite a revelação do apresentador de Secret Story que, ao que tudo indica, será Júlia Pinheiro.

Apesar da concorrente SIC já se ter adiantado ao estrear primeiro as novas apostas da temporada, André Cerqueira desdramatiza explicando que a estratégia da TVI é a de estrear cada produto separadamente: “Não o fizemos mais cedo porque não era o timing correcto. A nossa estratégia passa por apresentar cada programa de cada vez. Por isso, depois da promoção ao da Fátima, será a vez de trabalharmos o reality-show”

Somos Portugal, a partir das 22:15, na TVI!


Conceição Lino: "Assumo responsabilidades pelo resultado final"


Estreou na passada segunda-feira o novo programa das tardes da SIC, apresentado por Conceição Lino. Em dia de estreia a até agora jornalista mostrou-se bastante confiante com o novo desafio mostrando bastante garra face à concorrência feroz: “Sinto-me apta para estar aqui e o que quero mesmo é sair do programa sempre bem-disposta. Não temo nem a Júlia Pinheiro, nem a Fátima Lopes, temo-me só a mim própria. Mas tenho noção que um programa que está no ar todos os dias tem de surpreender constantemente”, afirmou.

Conceição Lino revelou que o principal problema na condução do Boa Tarde foi mesmo a gerência do tempo ao longo da emissão: “O que sinto é a pressão do tempo e de haver tanta coisa para ser feita em tão pouco tempo”. Mas apesar das adversidades e percalços, Conceição garante que sendo ela a cara do programa está preparada para “assumir responsabilidades pelo resultado final”

CITAÇÃO DO DIA
"Tenho a minha consciência perfeitamente tranquila de que sempre me portei bem desde o primeiro dia em que entrei... até sair!"
Fátima Lopes (sobre sua saída da SIC)


NÚMERO DO DIA
23,4
Este foi o resultado, em share, do episódio de estreia da novela Laços de Sangue. A estreia da nova trama da SIC vacilou em termos audimétricos, perdendo em larga margem para o episódio especial de Espírito Indomável na TVI.

Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Carlos Cruz na RTP

Parece consensual, por esta altura, a reprovação da enorme exposição oferecida nos últimos dias pela RTP a Carlos Cruz. Diz o Provedor do Especta- dor que a atenção ao processo Casa Pia se justifica, mas que o desequilíbrio entre o tempo de antena concedido ao apresentador e o proporcionado aos restantes condenados não faz sentido. Sugere mesmo a ERC que a aparente falta de "respeito pelas decisões dos tribunais num Estado de direito" coloca em causa os "princípios éticos e deontológicos do jornalismo". Até o Conselho de Administração da empresa, no exercício do seu legítimo direito a uma visão dos acontecimentos, está de acordo: a mediatização de Carlos Cruz foi excessiva. Pois a mim, que vou assistindo com curiosidade a este quase inusitado debate entre as entidades a que cabe monitorizar o funcionamento da RTP nas suas várias vertentes, preocupa- -me sobretudo uma coisa: depois da cobertura da estação, incluindo directos, entrevistas e aparições especiais, eu próprio fiquei inseguro quanto à legitimidade do desfecho do processo Casa Pia. Não o estava antes. E, portanto, não me parece que tenha grande cabimento a defesa da Direcção de Informação de que a atenção dedicada a Carlos Cruz se deveu ao facto de haver entre os espectadores "dúvidas sobre o funcionamento da Justiça em Portugal".


Na verdade, essas dúvidas são uma consequência da cobertura (também) da RTP, muito mais do que uma causa. Para uma estação privada, cujas responsabilidades são diferentes, isso talvez fosse um êxito. No caso de uma estação pública, e tendo em conta a sua natureza, parece--me um fracasso. Mas é uma primeira leitura apenas. Ainda gostava de ver prolongado o debate. Assim como assim, são raros.