29 de abril de 2011

Like & Dislike



 Noite de sexta-feira, noite de Like & Dislike. A edição desta semana!


LIKE
"Nós informamos, você decide"


A partir da próxima segunda-feira a informação da TVI apresenta-se de cara lavada. Mas mais do que uma simples mudança gráfica e cénica estas mudanças na informação da TVI marcam de forma indelével o início oficial da era José Alberto Carvalho à frente dos comandos da direcção de informação desta estação.

Mudar o nome do Jornal Nacional para Jornal das 8 é um dos vários exemplos da vontade que José Alberto e Judite mostram ao querer recomeçar do zero a informação de Queluz de Baixo e fazer esquecer por completo os tempos sensacionalistas de Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz.

Um passo a frente que, apesar de previsível, não deixa de ser uma boa noticia e não deixa também de causar alguma expectativa para a próxima segunda-feira. Cá aguardamos…




DISLIKE
Portugal ficou saturado


Foi uma aposta acertada da SIC para este primeiro trimestre do ano. Portugal Tem Talento foi mais uma excelente adaptação internacional da Freemantle, relançou Bárbara Guimarães como importante trunfo da SIC e foi minimamente competente no que toca às audiências. Mas a última gala deixou bastante a desejar já que foi uma autêntica chatice!

As quatro horas da gala, que começou pouco depois das 22h00 e se prolongou até bem perto das 2h horas da madrugada, tornaram-na em algo demasiado maçudo e cansativo, ainda para mais quando conduzido por uma Bárbara demasiado Bárbara, com uma enorme sede de protagonismo e que na consagração do vencedor, por exemplo, se preocupou mais em fazer a sua despedida em frente às câmaras do que dar espaço para a festa do vencedor, renegando assim para segundo plano Filipe Santos. Não gostei!


Falar Televisão

O Dom da Instabilidade


Apresentada à imprensa a 7 de Abril como uma das grandes apostas de Queluz de Baixo, pode dizer-se que esta série provou a instabilidade e alguma incoerência que se vive por aqueles lados. Desengane-se quem pensa que foi a imprensa que muito especulou com a data de estreia.

Na realidade, a TVI, nas grelhas que fornece às diferentes revistas anunciava O Dom para 17 de Abril, sendo que depois voltou a trás e mudou para 24 do mesmo mês. A notícia chegou a correr pela Internet e todas as pessoas aguardavam que os responsáveis de Queluz de Baixo a confirmasse. Mas tal acabou por não acontecer.


Posteriormente, no programa Perfil da semana passada disse-se que a minissérie chegaria no primeiro dia de Maio. Até aqui tudo bem. Muita gente terá pensado “à Terceira é de Vez”. Mas não foi. E agora, nas grelhas disponíveis, O Dom estreará já amanhã, sábado, pelas 23h15. Parece que, afinal só à quarta é que “foi de vez”.

Agora pergunto eu, aquelas pessoas que não têm muito acesso à Internet, o grande público-alvo da TVI, sabem que a história protagonizada por Pedro Lima começa amanhã? Grande pergunta e a resposta quase que se adivinha. É que, ao contrário do que aconteceu com as minisséries que o canal emitiu no ano passado, desta vez nem houve dinheiro/tempo/vontade/disponibilidade para uns cartazes um pouco pelas ruas do país, anúncios de imprensa, anúncios na televisão.

O que se passa, responsáveis da TVI? Já adivinham que O Dom não será um sucesso? Não acreditam no produto? Ou querem “provar” que as minisséries não conseguem vencer na estação de Queluz de Baixo? Perguntas cujas respostas são como toda esta situação: instáveis, incoerentes, incertas.

O primeiro passo está dado: O Dom terá que ter mesmo O Dom para sobreviver a todas estas advertências. E há mais uma conclusão a tirar daqui: falta uma estratégia concisa aos responsáveis da TVI. Caso contrário continuarão a ter O Dom da Instabilidade!

Nova Informação TVI chega na próxima Segunda-Feira


Estão desfeitos os segredos e as intrigas em torno da informação TVI!

É em comunicado à imprensa que a estação de Queluz de Baixo informa todos os telespectadores de que vai estrear “na próxima semana uma nova imagem da informação da estação líder em Portugal”.

Este momento, diz o comunicado, “simboliza também uma nova aposta da TVI na sua oferta informativa, acompanhada pela entrada em antena de novos rostos, incluindo os jornalistas José Alberto Carvalho e Judite Sousa, na condução do principal noticiário da estação”, que deixará de se denominar Jornal Nacional para passar a chamar-se Jornal das 8.

A TVI promete “renovar a proposta de um jornalismo de proximidade, porque um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas” e reforça o «compromisso de profissionalismo, rigor e determinação assumidos pela direcção de informação», o que se traduz, diz, na frase de assinatura que acompanha esta nova fase da informação da TVI e do TVI24: «Nós informamos, você decide».

Quiosque: tvi24.pt

"Boa Tarde" até às 18:30?


Se, no passado, Conceição Lino terminava o seu "Boa Tarde" às 18h00 em ponto, actualmente não é isso que se tem verificado. Segundo a grelha de programação da SIC, o início de "Ti Ti Ti" está a ser transmitido cada vez mais tarde. Significa isto que o talk-show da estação de Carnaxide, com os últimos resultados, poderá vir a combater o noticiário de Dina Aguiar, "Portugal em Directo", durante a primeira meia-hora do mesmo?
Esta não passa apenas de uma especulação, contudo poderá tornar-se realidade se a direcção de programas da estação de Carnaxide continuar a atrasar a entrega do prémio do "Cartão de Sonho". Nesta sexta-feira, Conceição Lino saiu de antena às 18:10, e na próxima segunda-feira? 
Fica a pergunta no ar.

Problemas na final de "Portugal Tem Talento"


Apesar de Filipe Santos ter surpreendido todos os portugueses com a sua actuação no talent-show da estação de Carnaxide no último domingo, nem todos ficaram satisfeitos com o desenrolar do programa. Segundo várias revistas portuguesas, devido à falta de tempo, algumas actuações de ex-concorrentes ficaram por acontecer. Foi o caso de David, a criança que toca acordeão como um adulto, e Yoan. 
Tendo por base uma fonte do primeiro, não existiu um pedido de desculpas por parte da produção, ou uma tentativa de colocar o jovem em antena: "Faltavam 10 minutos para o fim quando disseram ao David que já não ia actuar. Ele ensaiou na sexta-feira, sábado e domingo, abdicando de estar com a família".

Os portugueses perderam desta forma a oportunidade de ver os dois talentos do concurso da estação de Carnaxide. Para a próxima, fica o aviso de uma melhor gestão do tempo do programa.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...



... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 29/04/2011



Boa tarde. Em linha o Fala-se desta sexta-feira!


Olga Diegues

A ex-apresentadora do Porto Canal está prestes a ser mãe. Depois de uma temporada em Luanda, Olga Diegues está de regresso a Portugal para preparar o nascimento da pequena Maria. Grávida de sete meses, este é o primeiro filho da apresentadora.


Cláudia Borges
Em entrevista à Vidas, a apresentadora do Fama Show garantiu queres ter pelo menos mais um filho. Depois de ter sido mãe há cinco meses, a apresentadora não esconde o desejo de dar um irmão ao pequeno Rodrigo: "Ser filho único é algo que eu sou e detesto, por isso está fora de questão que o Rodrigo seja filho único. Quando ele tiver cinco anos, acho que será uma altura ideal, porque já tem uma certa independência", afirmou.
Quiosque: Mariana, Vidas

Rubrica com polígrafo em "A Tarde é Sua"


É já a partir de hoje que o programa de Fátima Lopes terá uma nova rubrica. À semelhança do que aconteceu em tempos com As Tardes da Júlia, a partir desta sexta-feira e todas as semanas o programa das tardes de Queluz de Baixo contará com o polígrafo de José Fernández de Landa, o famoso poligrafista espanhol.


A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que chegou à fala com Fátima Lopes: "Para os casos mais interessantes, e aqueles em que as próprias pessoas se dispõem a repor a verdade, iremos contar com a ‘máquina da verdade’”, começa por dizer, acrescentando ainda que esta rubrica existirá pelo menos uma vez em cada semana.


A não perder, hoje à tarde, na terceira parte de A Tarde é Sua, na TVI.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 29/04/2011


Sexta-feira, 29 de Abril. A última Revista de Imprensa da semana!


Rui Vilhena: "Sedução é um dos meus melhores trabalhos"


Fica marcada como uma das mais polémicas novelas da história da TVI. O mau desempenho de Sedução, aquando da sua estreia, empurrou a novela para um horário mais tardio nas noites da TVI, provocando assim um turbilhão de afirmações de descontentamento na imprensa por parte dos mais variados responsáveis da trama, inclusive do seu autor, Rui Vilhena.

Agora, e em pleno final de gravações, é o próprio Rui Vilhena que volta a público para encerrar de vez com toda a polémica: “O que eu tinha dito para dizer sobre isso já foi dito. A missa de sétimo dia já foi feita e agora é trabalhar no futuro”, afirma.

Sobre a novela propriamente dita, Vilhena faz um balanço positivo, partindo para isso do princípio de que “um programa resulta se é líder no horário em que é exibido”. O guionista mostra-se feliz com o trabalho desenvolvido, arriscando mesmo a considerar Sedução como uma das melhores novelas da sua carreira: “Estou muito feliz com essa novela, acho que Sedução é um dos meus melhores trabalhos. Acho que tive um elenco fabuloso, estiveram todos fantásticos e tinha uma história que agarrou o público”, afirma.




TVI em emissão especial no próximo Domingo


No próximo domingo de manhã a TVI levará a cabo uma emissão especial de informação. No dia em que o Papa João Paulo II será beatificado na praça de São Pedro, no Vaticano, a televisão de Queluz de Baixo irá fazer um acompanhamento exaustivo deste mesmo acontecimento, contando para isso com as principais caras da informação.

Pedro Pinto irá estar em directo da praça de São Pedro a conduzir a emissão juntamente com o cónego António Rego, emblemática cara da TVI neste tipo de emissão que, mais uma vez, irá ficar encarregue de comentar esta mesma beatificação. Já em Lisboa estará Júlio Magalhães acompanhado de um largo painel de comentadores que recordarão o pontificado deste emblemático Papa agora beatificado.

As reportagens feitas no Vaticano estarão ainda a cargo do jornalista Pedro Moreira.




CITAÇÃO DO DIA
"O que me vale é que durmo nas viagens de carro, senão não me aguentava"
Júlia Pinheiro


NÚMERO DO DIA
26,2
Desde a sua renovação, em Março deste ano, o programa Boa Tarde tem conseguido obter resultados muito mais satisfatórios comparativamente à sua primeira temporada. Na última quarta-feira foi o talk-show da tarde mais visto com uma cota de mercado situada nos 26,2 pontos percentuais.


Quiosque: TV Guia, Mariana

Fecho



Boa noite. Em fecho, mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira e retirada do Diário de Notícias.

Calem o pavão!

Em pouco mais de um mês, José Sócrates deu a sua terceira entrevista à televisão portuguesa. O primeiro-ministro tem-se esforçado por passar a sua mensagem: primeiro que o PEC podia salvar o País, depois que o FMI era evitável, agora que está disponível para um entendimento com a oposição, em nome da tão abençoada unidade nacional. A vox populi diz-nos que já ninguém aguenta Sócrates. As sondagens mais recentes, porém, mostram--nos que a vantagem de Passos Coelho é cada vez menor e que, para surpresa das surpresas, o primeiro--ministro parece capitalizar com a teoria do caos. Não deixa de ser curioso, porém, que, a cada entrevista que dá na televisão, Sócrates vá perdendo espectadores. A 15 de Março, com Ana Lourenço, na SIC, teve 1,3 milhões de portugueses na plateia. A 4 de Abril, entrevistado por Vítor Gonçalves e Sandra Sousa na RTP1, foi visto por 1,150 milhões. Terça-feira, frente a Judite Sousa, o chefe do Executivo demissionário ficou-se pelos 1,135 de ouvintes. Não sabemos se tão atentos como os pavões de S. Bento (não é chalaça, são mesmo os bichanos que se pavoneiam pelos jardins da residência oficial do primeiro-ministro). Ao longo da entrevista de terça-feira, os ditos não se cansaram de reagir à entrevista do dono. Não sabemos se em registo de agrado, se em apenas mais uma manifestação de desagrado com o discurso do engenheiro. Numa época de Liberdade, em que toda a gente tem opinião e faz gala de a emitir, teria ficado mal à TVI fechar a janela que dava para o jardim. Haveria sempre, afinal, quem viesse dizer que era a nova direcção a poupar Sócrates. Assim, os pavões fizeram-se ouvir e não se auto-excluíram da discussão. Só falta reunirem-se com a troika...