27 de agosto de 2010

Os Escolhidos (Parte II)


Seja bem-vindo à segunda parte de "Os Escolhidos". Fique agora com as restantes opiniões dos dois finalistas deste concurso!


Rúben Baía - A polémica com as audiências está lançada. A TVI não aceitou os resultados da estreia do futebol na estação, e protestou. No entanto, no último sábado, e apesar de o jogo entre o Benfica e o Nacional ter liderado o dia, a estação de Queluz de Baixo continuou em terceiro. Afinal de quem é a culpa?


Antes de mais, convém salientar que é do conhecimento geral que os resultados audiométricos não são totalmente fiáveis. Por outro lado, em época de Verão não há muita afluência ao uso da televisão e, embora o desporto rei seja sempre sinónimo de bons valores, nesta época, especificamente, é mais visto em cafés, esplanadas, tascas, etc., o que reduz significativamente o volume de televisões ligadas.


Quanto ao facto de a TVI não ter liderado, parece-me necessário que se tenha em conta que não é um jogo que dá a vitória a um canal de televisão, mas sim o conjunto de todo o dia, que tem muito mais do que apenas 90 minutos. Ora, é mais do que um dado adquirido que, se, durante a semana a TVI tem, quase sempre, um bom resultado em todos os horários, o mesmo não se verifica ao sábado e domingo. Assim, não me parece haver culpa de ninguém neste caso concreto, mas sim do conjunto de factores de que falei anteriormente.


Por último, e para terminar, na minha opinião, não me parece muito correcto o facto de, durante o jogo Nacional – Benfica os comentadores mandarem “bocas” à Marktest. Tudo isto vem demonstrar, ainda mais, o quão o canal está revoltado com a conhecida empresa de medição de audiências.


Inês Moreira Santos - Hernâni Carvalho pertence agora à estação de Carnaxide. O que pensas desta mudança? Irá esta contratação surtir efeito em Carnaxide?


“Bom filho à casa torna”, já diz o ditado. Após passar cerca de três anos na TVI, eis que Hernâni Carvalho regressa à Sic, estação onde trabalhou entre 2004 e 2007, após se ter iniciado como jornalista na RTP (onde se destacou pela excelente cobertura jornalística em Timor e no Afeganistão).


Parece-me que esta é uma mais-valia tanto para a Sic, que já conhece Hernâni, como para o próprio, que terá decerto novos projectos e novos desafios que só irão enriquecer e fazer evoluir a sua carreira. Aliás, não me parece que Hernâni Carvalho mudasse de estação se não tivesse uma muito boa proposta por parte da Sic.


Como o jornalista já referiu a alguns órgãos de comunicação social, para além de se continuar a ocupar das temáticas da criminalidade e justiça, vai também colaborar no que toca à formatação de conteúdos. Na minha opinião, é disso que a grelha da Sic precisa: novas cabeças para a melhorar. E se, como também se fala, estiver para vir um programa semelhante a “Casos de Polícia”, penso que Carnaxide só terá a ganhar.


Pode ser que seja desta que as audiências da Sic voltem ao que já foram em tempos. Sem Fátima Lopes, mas com Hernâni Carvalho, que se junta agora a Gabriela Sobral, tudo aponta para que Carnaxide vá apresentar uma estação totalmente renovada na reentrée.


As votações estão abertas! Do que está à espera? Vote no seu concorrente preferido!

Os Escolhidos


Muito boa noite! Inês Moreira e Rúben Baía foram os dois primeiros finalistas de “Os Escolhidos”. Na semana passada, foram eles que obtiveram as pontuações mais elevadas, que lhes garantiram um lugar na final.

André Costa e João Rodrigo acabaram por ficar na “corda bamba”. Durante oito dias, estes dois concorrentes foram a votos para se decidir qual deles iria integrar a edição final de “Os Escolhidos”. Neste sentido, aqui ficam os resultados das sondagens:

João Rodrigo –59 votos

André Costa – 50 votos

Perante tais votaçoes, o terceiro finalista deste concurso é o João Rodrigo! O André ficou assim a um passo de se habilitar a levar para casa um fantastático mp3.

Antes de partirmos para as opiniões desta semana, passo a explicar como se processará este concurso nos próximos quinze dias. Durante esse período de tempo, estará em linha uma sondagem no Televisão-Opinião e TV Universo para apurar qual deverá ser o vencedor de “Os Escolhidos”. O júri continuará a desempenhar a sua função. Nas duas próximas sextas-feiras o quarteto formado por Pedro Esteves, Pedro Vendeira, Sónia Caeiro e Tiago Henriques dará as pontuações aos três concorrentes em prova. No dia 10 de Setembro, iremos divulgar o vencedor da terceira temporada de “Os Escolhidos”, com base no somatória entre a votação do público com a do júri. Percebido? Então vamos dar início à ronda de opiniões desta semana!

João Rodrigo - "Negócio da China" está a chegar à SIC. Independentemente do horário em que a novela seja transmitida, será que os portugueses vão ficar rendidos à participação dos lusos (Maria Vieira, Joaquim Monchique, Carla Andrino, Ricardo Pereira, entre outros) nesta produção?

Finalmente vai estrear a novela que tem sido adiada por muito tempo, e mesmo desconhecendo o seu horário de exibição no momento em que escrevo, penso que “Negócio da China” vai conseguir conquistar os espectadores portugueses.

Conta com vários actores portugueses no elenco, penso que desperta curiosidade para ver a prestação de Ricardo Pereira na novela, e também dos restantes portugueses que foram convidados para esta história. Carla Andrino já fez várias novelas em Portugal, no entanto é a sua primeira participação na TV Globo, já Maria Vieira faz a sua primeira novela bem como Joaquim Monchique. Na constituição da história da novela, este núcleo português vai ter o seu lado cómico, e vão existir muitas peripécias ao longo da trama.

Apesar de “Negócio da China” não ter sido um sucesso no Brasil, eu acredito que esta novela pode ter sucesso em Portugal, pois isto já aconteceu anteriormente com outras produções nomeadamente com as “As Filhas da Mãe”. Mas isto irá depender do seu horário de exibição, que acredito que seja as 14h, substituindo assim a novela da hora do almoço “A Armadilha” que já se encontra na sua recta final.

Às 22:00, fique com as restantes opiniões!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a edição de hoje de Os Escolhidos.

Notas pretas

1 Não conheço a explicação oficial para o atraso de dois anos na estreia em Portugal de Negócio da China, telenovela brasileira com Joaquim Monchique, Maria Vieira, Ricardo Pereira e Carla Andrino. Não conheço nem preciso de conhecer: seja qual for, será difícil de acreditar nela. Depois de imensos meses a ler na imprensa as aventuras e as desventuras dos quatro actores portugueses no Rio, só podemos esperar uma de duas coisas: que a telenovela seja de facto má de mais (razão, aliás, que terá levado o público brasileiro a virar-lhe as costas); ou que seja demasiado satírica em relação aos portugueses e à "portugalidade", situação que a nossa habitual falta de auto-ironia não conseguirá nunca aguentar. Para já, registo o horário previsto: o início da tarde. Mas porque é que a SIC vai passá-la, afinal?


2 E, pronto, aí está mais uma notícia do género. Em Itália, líderes mafiosos usavam os rodapés dos programas mais populares da televisão para colocarem no ar SMS codificados com os quais mantinham informados e enviavam directrizes aos compinchas presos em cadeias de alta segurança (e, aliás, em alas onde era proibida qualquer comunicação com o exterior). É um esquema de tal maneira profissional e rebuscado que chega a ter graça. Felizmente, não demoramos a lembrar-nos de que aquelas mensagens, que o povo anónimo entendia como comentários avulsos e inofensivos sobre futebol e matérias afins, se destinavam a proteger os negócios do tráfico de droga, da corrupção e até do assassino a soldo. Mas quando é que os media vão aprender, de uma vez por todas, que a participação não editada do público é, em todos os sentidos (ainda que menos no comercial), um rigoroso absurdo?


André Saraiva desiste de “Projecto Moda”?



Depois de ontem aqui lhe termos revelado qual o próximo desafio do programa da RTP, eis que a estação já começa a promover o episódio deste domingo.


Um dos pontos altos da promo é quando André Saraiva, o benjamim do grupo, diz que “Eu tomei a decisão de desistir do concurso”. Será que o jovem do Peso da Régua disse mesmo adeus à competição? E, caso esta situação se tenha confirmado, qual será a atitude da produção? Entrará um novo designer?


Todas as dúvidas serão esclarecidas este domingo, pelas 21 horas, na RTP. As emoções estão ao rubro! A não perder!



Ana Malhoa em "Alta Definição"

Numa altura em que a sua vida será contada num documentário inédito na Internet, a antiga apresentadora e actual cantora estará à conversa com Daniel Oliveira.

Depois de José Figueiras, é a vez de Ana Malhoa estar sem maquilhagem e em Alta Definição. Em cima da mesa estarão temas como a sua estreia em Super Buereré, na SIC, ou a mais recente produção ousada para a revista Playboy.


Tudo isto e muito mais para ver amanhã, pelas 14 horas, após o Primeiro Jornal.

Esta noite..


... saiba qual o concorrente que irá completar o trio dos finalistas de "Os Escolhidos"! Às 21:00.

David Ripado e Filipe Gonçalves vão a banhos!


É já amanhã que a SIC emite mais uma edição especial de Salve-se Quem Puder! Depois de Fernando Fernandes e Vanessa Silva, Marco Horácio e Diana Chaves voltam a receber dois jovens ligados ao mundo da música, que foram concorrentes da primeira edição de Operação Triunfo.


Se Filipe Gonçalves veste de vermelho, David Ripado chefia a equipa azul. Muitas cantorias e diversão, aliadas a muita água estão garantidas.

A não perder, este sábado pelas 23h20, na SIC.

Fala-se! 27/08/2010


Boa tarde! São 15 horas e é tempo do último Fala-se! desta semana!



Isaac Alfaiate



Afastado dos ecrãs desde que brilhou em Deixa que te Leve, o actor tem agora tempo para se dedicar ao mundo da moda e namorar.


Feliz ao lado de Lúcia Garcia, Isaac Alfaiate confessou ao Correio da Manhã que já pensa em casamento. Ainda assim, explicou que a cerimónia ainda não é para já: "Gostava de me casar. Quero uma cerimónia muito tranquila, só com a família, mas não vai ser para já. É apenas um papel que se assina. Já fazemos vida de casal", explicou o jovem.


Já a namorada, Lúcia Garcia, que já é mãe de uma menina admitiu que sonha aumentar a família: "Quando um casal está junto e as famílias se dão bem, há sempre aquele bichinho de se ter um bebé", revelou.


Liliana Campos

Depois de ter estado ao lado de Francisco Menezes em Companhia das Manhãs, a apresentadora goza agora uns merecidos dias de férias. E parece que não tem estado sozinha.

Segundo a edição desta semana da revista Flash, Liliana Campos tem tido como companhia o antigo companheiro, Ernesto Neves.


Estará o casal a tentar uma reconciliação? Em declarações à mesma publicação, a apresentadora desmentiu: “Somos só amigos, temos uma óptima relação e vamos muitas vezes juntos à praia”.


Quiosque: Flash!, Correio da Manhã

“Operação Triunfo 2010” aproxima-se de “Ídolos”



O anúncio do regresso do talent-show à RTP apanhou muita gente de surpresa. Mas preparem-se os fãs. O formato vem com algumas modificações.


Segundo a edição desta semana da revista Notícias TV, a Operação Triunfo Geração 2010 será uma aproximação ao concorrente da SIC, até porque, tal como acontece em território espanhol, desta vez, serão mostrados alguns dos cromos que por lá passaram, que é como quem diz, a fase de castings também será mostrada.


Foi uma fonte próxima do programa que garantiu esta novidade, ao dizer à referida publicação: “Tal como acontece na OT em Espanha, Portugal também vai passar a ter esses episódios no inicio”.


A estreia está agendada para meados de Outubro, e, ao que tudo indica, o horário de exibição será ao sábado à noite, e não ao domingo, deixando assim de fazer concorrência directa a Ídolos, da SIC.

Os castings, esses, começam dentro de duas semanas, tal como revelámos anteriormente.


Quiosque: Notícias TV

Críticas de José Eduardo Moniz caem mal em Queluz de Baixo



Foi no passado dia 17 que o antigo director de programas da TVI voltou a criticar a antiga estação, desta vez, tendo por base o comunicado que a mesma fez sobre a medição de audiências em Portugal.


“Qualquer coisa vai mal para os lados de Queluz. Ficar em terceiro no dia em que transmitiu futebol só pode trazer intranquilidade e ser espelho de alguma coisa”, escreveu Moniz no jornal Diário Económico.


De modo a tentar obter uma reacção vinda de algum dos actuais responsáveis pelo canal, a Notícias TV chegou à fala com André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo. Todavia, nem um nem outro quiseram entrar em polémicas.


Se o antigo responsável máximo pela Plural confessou: “Sofremos muito com o Verão, porque há uma quebra no consumo de televisão, especialmente no horário nobre, mas tem sido uma coisa natural que acontece todos os anos”, o director-geral acabou por dizer: “Esse assunto (criticas de Moniz) nem sequer foi debatido e não perco muito tempo com isso.”


Apesar de tudo, a referida publicação conseguiu ainda obter um comentário “directo”, vindo de uma fonte da TVI, que atacou: “Há muita gente de férias e ninguém comentou. Mas fica muito mal a um ex-responsável dizer mal da casa que ajudou a construir”.


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 27/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


Quem é “Júlia Soares” de “Malmequer”?





Já começaram as gravações da nova trama de Rui Vilhena. Tal como é do conhecimento geral, um dos grandes destaques de Malmequer é, sem sombra de dúvidas, o papel de Fernanda Serrano, que regressa aos ecrãs.

É precisamente um pouco da sua personagem que a revista ANA dá a conhecer aos seus leitores, na sua edição desta semana.


De seu nome Júlia Soares ela é uma mulher perturbada, fria e muito, muito má. Com 39 anos e advogada de profissão, esta senhora esconde muitos segredos. Ainda durante o seu estágio de Direito, caso com Aníbal, mas, pouco tempo depois, ficou viúva e na miséria. Para além disso, Júlia tem um segredo que a atormenta: no inicio do seu casamento com Aníbal perdeu um filho e, com a alegria do marido, decidiu adoptar um jovem.


Após a mudança de estado civil, a advogada tenta esconder de todos a falta de dinheiro, de modo a que a sua posição social seja mantida. Para agravar ainda mais a situação, casa com o cunhado, Belmiro (Nuno Homem de Sá), alegando que, desta forma, não terá que mudar o seu último nome do Bilhete de Identidade. Os seus sobrinhos, e, simultaneamente, enteados, têm como principal ocupação, roubarem-lhe dinheiro.


Mas há mais, Júlia tem ainda outro problema, quando a amiga e antiga esposa de Belmiro, Alice (Maria João Luís), decide regressar, depois de um período em que ninguém sabia se estava viva ou morta.

Estão lançados os ingredientes para mais uma personagem marcante de Rui Vilhena!


Mila Ferreira em Voo Directo




Concentrada na sua carreira musical, a também actriz tem estado afastada dos ecrãs. No entanto, tem já um novo projecto me mãos.


É que Mila Ferreira vai fazer uma curta participação na série da RTP Voo Directo, na pela de uma transexual, tal como a própria revelou à revista TV Guia, confirmando, assim, aquilo que a TV 7 Dias anunciara na sua edição desta semana.


Com as gravações prestes a terminar, esta série que também foi rodada em Angola promete dar uma nova visão daquilo que é o mundo da aviação aos telespectadores da RTP. A estreia está prevista para Outubro.


CITAÇÃO DO DIA:


“Acho que nos sentimos todos um bocado órfãos. O André Cerqueira está a tentar ter esse espaço, mas obviamente que o Moniz já estava lá há muitos anos e é uma personalidade forte”


Isabel Medina



Destaque do dia:


Logo à noite, pelas 00h30, não perca mais uma grande emissão de 5 Para a Meia-noite, cujo convidado central é o antigo director de programas da SIC e RTP, Emídio Rangel.



Quiosque: Ana, TV 7 Dias, TV Guia, Flash!

Para lá das 24

Muito boa noite. São 00:05! Seja por isso bem-vindo a mais um Para lá das 24.

As repetições das repetições de Aqui Não Há Quem Viva já começaram. Não percebeu? Então eu passo a explicar. Desde que a SIC começou a exibir novamente a série da era de Francisco Penim, fê-lo de forma seguida. Por outras palavras, na segunda-feira exibia o episódio número um, na terça-feira o dois, e assim sucessivamente.


Actualmente, e depois de quinze dias quase sem ver televisão, fiquei surpreendido por Aqui Não Há Quem Viva já ter "terminado". Já não existem mais episódios para transmitir da primeira e segunda temporadas. No entanto, não foi por isso que a SIC retirou do ar este formato. Normalmente, quando uma novela acaba, não se exibem as repetições dos seus capítulos imediatamente após o seu "ponto final". O mesmo não se passa com as séries.

Os episódios que poderá assistir de Aqui Não Há Quem Viva na SIC já passaram pelo menos uma vez nos ecrãs do canal desde Junho. É verdade que este produto de ficção tem obtido bons resultados, tornando-se várias vezes no programa mais visto do dia da estação de Carnaxide. No entanto, e tal como comecei este Para lá das 24, estas repetições das repetições não soarão mal aos telespectadores?

Gosto bastante de
Aqui Não Há Quem Viva. Considero espectacular algumas das prestações dos actores da série. Todavia, esta já terminou. É correcto voltar a apostar nela novamente? Para mim não.
Mas na SIC tudo faz sentido. O dinheiro é escasso, os talk-shows não estão nos seus melhores dias, Passione continua a não criar uma ligação com os portuguses, Salve-se Quem Puder não resultou.
Logo, a solução é apostar, reapostar e voltar a apostar em repetições. A táctica é sempre a mesma, e os resultados finais também. Os grandes shares obtidos nos primeiros episódios, acabam por decrescer, e dar voz ao público. Afinal, quando este está saturado, não há milagres que salvem os programas.