11 de janeiro de 2010

Frente a Frente


"Ninguém como Tu" marcou a televisão portuguesa. É um facto e muito pouca gente duvida disso. São igualmente muitas as pessoas que pensam que esta telenovela mostrou a verdadeira Alexandra Lencastre. Eu sou uma delas.

Efectivamente, "Luísa Albuquerque" é a personagem a que mais a associo. Não me esqueço da "Fátima" de "Tempo de Viver", da "Margarida" de "Fascínios" ou da "Maria Augusta" de "Equador". Em todas elas a actriz demonstrou todo o seu talento (mais do que confirmado), o seu estilo, a sua dedicação, o seu toque. É diferente de qualquer uma que esteja no activo. Tem uma enorme capacidade de adaptação a novas personagens. Veja-se, por exemplo, a grande diferença que existe entre a "Fátima" de "Tempo de Viver" e a "Margarida" de "Fascínios".

Para além de tudo isto, esta profissional é extremamente bonita. Uma "Diva", como muitos dizem. Não há dúvidas de que é um ícone tanto para o sexo masculino, como para o feminino. De tudo aquilo que fez, quase nada foi mal feito. Até como apresentadora ou jurada conseguiu "brilhar".

Tudo isto demonstra a sua enorme versatilidade.
Actualmente está em "Meu Amor" e a julgar pelos resultados audiométricos, pode-se concluir que este é mais um sucesso na sua carreira.

Ela é Alexandra Lencastre, "what else?"


Margarida Marinho é para mim uma das melhores actrizes do nosso país.
Para mim, consegue ser superior à excelente Alexandra Lencastre. Acompanhei a sua prestação em "Dei-te quase Tudo". Em "A Outra", lembro-me de ver alguns episódios, mas houve uma fala em especial que me ficou na c
abeça, e acredito que também tenha ficado na da maioria dos portugueses.
"Beatriz não. O meu nome é Teresa. A Beatriz morreu". Este excerto faz parte de uma cena que Margarida Marinho interpretou na novela em causa. Bastante confiante, a actriz mostrou sentimento nas palavras que proferiu. E é a partir daqui que se constrói uma grande carreira.
Versátil, profissional, talentosa e elegante, são estas as suas melhores características. E é por isso que a tornam numa das maiores estrelas da estação de Queluz de Baixo. A título de curiosidade, e se analisarmos os actores que a SIC tem contratado, nota-se que existe um buraco, um vazio. Onde estão profissionais como Margarida Marinho, Manuela Couto, ou mesmo Alexandra Lencaste?
Nas novelas do terceiro canal, salvo alguns casos, nota-se que os actores são mais jovens, em comparação com os da TVI. Ou pelo menos, não atingem o patamar que os "mais velhos" da estação de Queluz de Baixo, atingem.
Margarida Marinho faz bem à TVI, mas faz falta à SIC e à RTP1. Qualquer canal deve querer ter uma actriz tão poderosa como ela.


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões António Barreira/Rui Vilhena:

António Barreira , por Tiago Henriques - 53%
Rui Vilhena, por Diogo Santos - 47%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje contém uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana!
Repetições e audiências

As audiências são, para quem escreve sobre televisão na imprensa portuguesa, uma espécie de orgasmo, um clímax. São um fim e não um meio. São uma guerra, não uma batalha. É uma visão muito redutora, como qualquer leitor ou profissional mais atento facilmente percebe. E é redutora porque, em primeiro lugar, a eficácia de um programa vai muito para além da sua posição no inefável top 10 da Marktest, ferramenta minimalista que a maior parte dos que escrevem sobre televisão na imprensa e na blogosfera utiliza.

Em segundo lugar, porque não há audiência, mas audiências: o tipo de espectadores, o perfil de portugueses que os canais conseguem conquistar, as repetições das emissões, o consumo televisivo na Internet (youTube, sapo vídeos ou nos sites das estações), que ainda não é medido, e esse novo fenómeno que é "gravo agora, vejo depois", através das boxes dos operadores de cabo, que o audímetro não alcança. Vejamos o caso das repetições nos canais generalistas. Ainda no sábado, a SIC repetiu entre as 23.20 e a 01.40 de domingo a gala especial de fim de ano do Ídolos, que tinha perdido para a TVI no dia 31 de Dezembro.

Dez dias depois de 770 mil portugueses terem visto a exibição original, houve quase mais meio milhão que viu desta vez. Não se sabe se foram repetentes, mas o mais é certo é ter sido gente (jovens na sua maioria) que no réveillon não ficaram em casa, e portanto não viram o programa, e que agora, desta vez, entre o quentinho do lar e a gélida temperatura lá fora preferiram a primeira opção.

Outras audiências


Horário das 19:00

O filme transmitido pela SIC, "Em Defesa da Honra", chegou aos 9,6% de rating e 28,3% de share. Seguiu-se a repetição de "Família, Família", que obteve 9,5% de audiência média e 28,9% de share. A TVI ficou em terceiro lugar, com "Eu, Tu e o Emplastro". O filme teve um mau resultado: 7,3% de rating e 21,8% de share.

Horário das 20:00

Depois do "Telejornal", seguiu-se o "Jornal da Noite", com 10,9% de audiência média e 26,8% de share. O "Jornal Nacional", pela baixa herança, acabou por ficar em terceiro lugar. O noticiário da TVI não foi além dos 25 pontos.

Horário das 21:00

"Perfeito Coração" conseguiu 10,9% de audiência média e 26,1% de share. A novela da SIC portou-se bem. "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa", que terminam em Fevereiro, chegaram aos 10,8% de rating e 25,7% de share. De referir ainda a prestação de "Conta-me como Foi". A série da RTP1 não foi além dos 17 pontos.
Por fim, "Sentimentos", devido à concorrência de "Ídolos", ficou-se pelos 5,9% de rating e 21,4% de share.

Audimetria - 11/01/2010


O dia de ontem foi ganho pela SIC. A estação de Carnaxide ultrapassou os 30% de share, e conseguiu assim a sua primeira vitória do ano. A TVI ficou em segundo lugar, com 24,7%, e a RTP1 em terceiro, com 23,2%.

O programa mais visto foi a novela "Deixa que te Leve", com 16,2% de rating e 42,9% de share. Seguiu-se "Meu Amor", tal como podemos ver no quadro dos 5 programas mais vistos do dia.
O noticiário da RTP1, foi o que mais público cativou. O "Telejornal" chegou aos 14,1% de audiência média, e ficou perto dos 35 pontos.
A surpresa do dia foi o resultado da estreia de "Investigação Criminal: Los Angeles". A série onde entra Daniel Ruah, transmitida a partir das 15:13, chegou aos 12% de rating e ultrapassou os 44% de share. Chegou ao quarto lugar dos mais vistos do dia.
"Ídolos", esteve bem, e manteve a mesma audiência que a gala passada.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 11/01/10

Bom dia! São 10 horas e está na hora da primeira Revista de Imprensa desta semana.

Gravações de "Bater do teu Coração" arrancam terça-feira
É já amanhã que se iniciam as gravações de "Bater do teu Coração". Jéssica Athayde é uma das actrizes que farão parte da trama. A actriz regressa aos papeis cómicos, uma vez que a nova personagem é semelhante à "Mimi" de "Morangos com Açúcar". David Gomes e Beatriz Costa, participantes de "Uma Canção Para Ti", também participam nesta telenovela. Enquanto que ele dará vida a um deficiente motor, ela será a sua companheira e em conjunto terão vários números musicais, acabando por se apaixonarem. Jorge Corrula será um dos vilões da trama, um homem sem escrúpulos e bastante perigoso. Do elenco fazem ainda parte Mafalda Pinto, Paula Lobo Antunes, Sara Barradas, Eunice Muñoz, José Carlos Pereira, Almeno Gonçalves, Pedro Teixeira, Pedro Carvalho e Rogério Samora, entre outros.

Vírgilo Castelo prepara novo livro
O consultor para a ficção do canal de Carnaxide lançou à pouco tempo um livro a que chamou "O Último Navegador". Parece que o mundo da escrita lhe agradou e Vírgilio Castelo já está a trabalhar num novo romance. "Este livro resume-se a uma história de amor pura e dura, com tudo o que as histórias de amor têm", revelou à Notícias TV. Ainda sem título definitivo, o novo trabalho deverá ser lançado até ao final deste ano.

CITAÇÃO DO DIA "Tenho muitas saudades de representar"
A afirmação é de Fernanda Serrano.









Fala-se de: Clara de Sousa.
A jornalista da SIC apareceu finalmente num evento social com o seu marido. Foi no aniversário da SIC Notícias que se deu a aparição. A festa ocorreu na discoteca Jezebel, em Cascais.

Fontes: Notícias TV, 24 Horas