21 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Junho



Sexto mês do ano. Início do Verão. Campeonato do mundo com transmissão em sinal aberto pela RTP, SIC e TVI. Beijo gay de Morangos com Açúcar censurado. Mas, sim, houve algo que se destacou mais. Algo que marcou especialmente os finais do mês de Maio e o início de Junho. Sim, Perfeito Coração foi mesmo a nossa escolha para Protagonista do sexto mês de 2010.

Anunciada como grande trunfo da estação de Carnaxide para a rentrée de 2009, a trama da autoria de Pedro Lopes estreou apenas em Novembro e, algo inédito nos ecrãs da SIC, foi transmitida, inicialmente, apenas aos fins-de-semana. Com o aumento da curiosidade do público, Nuno Santos e companhia acabaram por, a pouco e pouco fazerem Perfeito Coração render durante a semana. Embora tenha levado a melhor sobre as tramas da TVI por muito poucas vezes, esta história teve o mérito de fazer as audiências da SIC subirem em horário nobre e, mais importante do que isso, provou que não só a estação de Queluz de Baixo é capaz de fazer boas telenovelas.

É precisamente por isso que Perfeito Coração nunca será esquecida pelos responsáveis da televisão de Francisco Pinto Balsemão. Afinal de contas, o percurso que havia iniciado com Podia Acabar o Mundo (leia-se inicio da parceria com a SP Televisão) conheceu o sucesso com a história de Leonor e Pedro.


Embora não tivesse uma história totalmente inovadora, ou com temas demasiado polémicos, esta era uma trama muito bem entrelaçada, com aspectos que a faziam chegar ainda mais ao público. Mais do que isso, a telenovela de Pedro Lopes conquistou vários públicos que há muito estavam afastados da SIC. E porquê? Porque, não caindo no erro de muitas produções da TVI, não se deixando levar pelo facto de não possuir grandes estrelas no seu elenco, conseguiu dar a volta por cima e fazer das suas fraquezas excelentes oportunidades para tocar nos corações de cada um de nós.


Paralelamente a tudo isto, Perfeito Coração abriu as portas a que a SIC continuasse a apostar na ficção portuguesa e ajudou a “confirmar” o talento de variadíssimos actores portugueses, casos de Ana Nave, Sofia Sá da Bandeira, Luciana Abreu ou Miguel Costa.


Por ter tido esta missão, por ter ajudado Carnaxide a conseguir um bom início de Junho, retirando público à concorrente directa TVI, a maravilhosa e apaixonante história de Pedro Lopes, protagonizada por Sandra Barata Belo e Ricardo Pereira foi a escolhida para Protagonista do mês de Junho. Afinal de contas, o que mais haveria de ser?

Falar Televisão


Mais Conceição

Esta semana tive a oportunidade de voltar a seguir Conceição Lino, na integra, à frente do Boa Tarde da SIC. E, ao contrário do que já aqui tinha escrito aquando da estreia da cara da SIC neste novo talk-show, agora fiquei muito mais agradado com a performance da ex-apresentadora do programa de informação Nós Por Cá. Acima de tudo, é de notar uma considerável e agradável evolução por parte de Conceição na maneira como conduz cada emissão das tardes da SIC.

Três meses depois da estreia num formato de entretenimento, Conceição Lino flui o seu discurso de uma forma muito mais eficaz e (talvez o mais importante) consegue fazer sobressair o seu arrojado e refinado sentido de humor, tão aclamado por todos os amigos e colegas que convivem ou trabalham de perto da apresentadora. Com um à-vontade e descontracção semelhantes a uma Leonor Poeiras, ou até, a uma Júlia Pinheiro, Conceição Lino está a seguir um caminho alternativo e eficaz na condução do seu novo programa.


E com este amadurecimento evidente, resta tornar também perspicaz o conteúdo e o intuito do próprio Boa Tarde. Algo que ainda parece estar um tanto ou quanto à deriva. E é aqui que, caso se venha a confirmar, Júlia Pinheiro deve intervir da melhor forma já a partir do próximo ano, para tornar as tardes da SIC um pouco mais atractivas e, aí sim, alternativas!

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 21/12/2010



Boa Tarde! É tempo de mais um Fala-se!





Nuno Janeiro e Merche Romero


Depois da surpreendente notícia de que Iva Domingues e Ângelo Rodrigues estão juntos, eis que a Nova Gente adianta que há um novo casalinho na televisão portuguesa. E novamente entre um actor e uma apresentadora de canais concorrentes, mas desta vez ele é da TVI e ela trabalha para a SIC.


Pois é, segundo a edição on-line da referida revista, Merche Romero e Nuno Janeiro estão juntos e felizes. Ao que parece, a relação é recente e terá começado durante a festa de aniversário da Glam, que representa o mais recente casalinho.


Recorde-se que a espanhola terminou recentemente um relacionamento de três anos com o DJ Vibe.





Diogo Amaral e Vera Kolozig


Os dois protagonistas de Espírito Indomável já não conseguem esconder o amor que os une. Embora continuem a desmentir a relação que mantém desde o Verão, Vera Kolodzig e Diogo Amaral não se cansaram de trocar carinhos na gala de Natal da estação de Queluz de Baixo.


E, como não podia deixar de ser, a objectiva da Nova Gente conseguiu capturar um momento ainda mais comprometedor: um beijo entre os dois actores. Há romance nos bastidores da telenovela líder da TVI e os seus protagonistas já não o escondem…


Quiosque: Nova Gente

“Alma Gémea” volta à SIC em Janeiro

alma-gemea


Transmitida entre Julho de 2005 e Abril de 2006, a trama que tinha como protagonistas Priscila Fantim, Eduardo Moscovis e Flávia Alessandra está de regresso a Carnaxide.


As promos já passam e, a partir de meados de Janeiro, Alma Gémea estará novamente no ar, depois do sucesso alcançado no horário da tarde, que fez ainda com que a trama fosse exibida em horário nobre também. Agora logo após o Primeiro Jornal, a história que apaixonou os portugueses tem como objectivo trazer novamente o sucesso ao horário pós-almoço que a SIC tem visto fugir nos últimos tempos.


Recorde-se que Mulheres Apaixonadas foi a última reposição que a estação de Carnaxide emitiu à hora de almoço.

Joana receia que “Secret Story” a prejudique

joanajaneiro

Deixou a Casa dos Segredos há mais de duas semanas e não tem parado com tantas solicitações para entrevistas. E foi precisamente em conversa com a revista ANA que a alentejana confessou o receio de que a participação lhe feche algumas portas.


“Sim, já aconteceu com muita gente, mas também muitas pessoas conseguiram distanciar-se dessa imagem dos reality-shows. Esse é o meu maior medo, ficar conhecida como a Joana da Casa dos Segredos, mas estou a ter agora a minha oportunidade de aceitar propostas de trabalho. Quero muito trabalhar como actriz”, começa por dizer Joana Janeiro, quando confrontada com a possibilidade de Secret Story lhe fechar algumas portas.


Ainda assim, a rapariga continua a afirmar que é diferente de algumas coisas que fez dentro da Casa: “A minha história de reality-show é um conto de fadas. A Joana cá fora é muito mais real, não tem uma história tão bonita. Sou mais pessimista. Tenho um sonho que nunca foi realizado”, frisou.


A terminar, Joana adiantou que o concretizar do seu grande sonho pode estar para breve: “A primeira proposta que tive veio da Plural. Vou fazer um casting ainda esta semana (semana passada)”.


Quiosque: ANA

Revista de Imprensa 21/12/2010


Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Rogério Samora já assinou com a SIC

rogeriosamorasic

Foi na tarde de ontem que o actor foi oficialmente apresentado como reforço do canal de Carnaxide. E, como seria de esperar, falou sobre este novo desafio da sua carreira.


“A proposta da SIC é um desafio porque me vai permitir trabalhar noutras áreas. Gostei da forma séria, honesta e elegante como a estação me abordou e as negociações foram muito rápidas”, começou por dizer Rogério Samora, em declarações ao Correio da Manhã, acrescentando, de seguida: “Fechei um ciclo e vou iniciar outro”.


Apesar de ter contrato com a TVI até Agosto do próximo ano, o actor acabou mesmo por aceitar a abordagem da estação de Carnaxide, mas fez questão de esclarecer que tal não se deveu a números: “O que me aliciou não foi o contrato, foi o desafio”, explicou.


Feliz com mais um reforço “de peso” estava também Luís Marques que disse ao mesmo jornal: “A experiência de Rogério Samora é uma mais valia para a SIC. Vai-nos ser muito útil na representação e noutras áreas componentes da ficção”.


À semelhança do Miguel de Mar de Paixão, também Helena Laureano já foi, oficialmente apresentada como nova estrela SIC. Com estas duas novas contratações, são já 12 os actores exclusivos do canal de Carnaxide.


“Só Visto” tem nova repórter!





Depois das remodelações em termos de conteúdos e cenários, o magazine da RTP tem agora uma nova repórter, que já iniciou funções no passado domingo!


Antiga apresentadora da TV Globo Brasil, TV Record Brasil, Sport TV Brasil e TV Record Portugal, Adriane Garcia é também actriz e manequim da L’Agence. Ainda assim, os seus próximos projectos são mesmo no Só Visto e a repórter vem agora reforçar uma equipa constituída por Marta Leite Castro, Catarina Camacho, Joana Teles e Dália Madruga.


De referir que o magazine da RTP “perdeu” recentemente um dos seus grandes impulsionadores, Sérgio Oliveira, que, alegadamente, por questões relacionadas com a produtora do programa, acabou por demitir-se.


CITAÇÃO DO DIA:


“As pessoas estão a aprender a aceitar que há outra Fátima para lá daquela que conheciam, que, no entanto, cá continua e voltará.”


Fátima Lopes




Número do dia:


13.6


Foi o share alcançado pela filme À Procura de Nemo, que a RTP exibiu no passado domingo, logo após o Telejornal. Um resultado bastante baixo, tendo em conta a aceitação que filmes da Disney costumam ter junto dos mais pequenos.



Quiosque: Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica de autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Oportunidade e oportunismo

1. Nunca fui um grande admirador de Acontece, mas por outro lado admirei sempre menos ainda os seus sucedâneos, tanto o Câmara Clara como aquele que era apresentado por Anabela Mota Ribeiro. No essencial, e quanto à morte de Carlos Pinto Coelho, lamento em primeiro lugar o desaparecimento de um homem, em segundo lugar o desaparecimento de um homem que muitos diziam ser bom e em terceiro lugar o desaparecimento de um jornalista que eu próprio sei ter sido apaixonado como poucos. Quando ao resto, choca-me a demagogia e o oportunismo. Disse Lídia Jorge, por alturas do funeral, que o fim do Acontece significara "a morte" de Pinto Coelho "como jornalista e pessoa da cultura" - e rapidamente vários jornalistas foram perguntar ao ex-ministro da tutela Morais Sarmento se, posto perante uma oportunidade de corrigir a decisão de acabar com o programa, tomada em 2003, a repetiria agora, assim matando novamente um homem com as suas próprias mãos. Tive vergonha.

2. Não sei exactamente o que motivou Heidi Jones, apresentadora da cadeia norte-americana WABC e colaboradora do célebre Good Morning América (ABC News), a inventar uma violação no Central Park. Mas posso especular, porque conheço bem as vantagens que uma onda de solidariedade como aquela que a denúncia espoletou poder trazer a uma carreira na televisão. Facto: a concorrência na TV está cada vez mais agressiva. Facto também: estamos cada vez mais à mercê de golpes de teatro deste género. Heidi não é a primeira personalidade televisiva a reclamar-se vítima de uma agressão sexual que não aconteceu - e isso diz quase tudo.