21 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Junho



Sexto mês do ano. Início do Verão. Campeonato do mundo com transmissão em sinal aberto pela RTP, SIC e TVI. Beijo gay de Morangos com Açúcar censurado. Mas, sim, houve algo que se destacou mais. Algo que marcou especialmente os finais do mês de Maio e o início de Junho. Sim, Perfeito Coração foi mesmo a nossa escolha para Protagonista do sexto mês de 2010.

Anunciada como grande trunfo da estação de Carnaxide para a rentrée de 2009, a trama da autoria de Pedro Lopes estreou apenas em Novembro e, algo inédito nos ecrãs da SIC, foi transmitida, inicialmente, apenas aos fins-de-semana. Com o aumento da curiosidade do público, Nuno Santos e companhia acabaram por, a pouco e pouco fazerem Perfeito Coração render durante a semana. Embora tenha levado a melhor sobre as tramas da TVI por muito poucas vezes, esta história teve o mérito de fazer as audiências da SIC subirem em horário nobre e, mais importante do que isso, provou que não só a estação de Queluz de Baixo é capaz de fazer boas telenovelas.

É precisamente por isso que Perfeito Coração nunca será esquecida pelos responsáveis da televisão de Francisco Pinto Balsemão. Afinal de contas, o percurso que havia iniciado com Podia Acabar o Mundo (leia-se inicio da parceria com a SP Televisão) conheceu o sucesso com a história de Leonor e Pedro.


Embora não tivesse uma história totalmente inovadora, ou com temas demasiado polémicos, esta era uma trama muito bem entrelaçada, com aspectos que a faziam chegar ainda mais ao público. Mais do que isso, a telenovela de Pedro Lopes conquistou vários públicos que há muito estavam afastados da SIC. E porquê? Porque, não caindo no erro de muitas produções da TVI, não se deixando levar pelo facto de não possuir grandes estrelas no seu elenco, conseguiu dar a volta por cima e fazer das suas fraquezas excelentes oportunidades para tocar nos corações de cada um de nós.


Paralelamente a tudo isto, Perfeito Coração abriu as portas a que a SIC continuasse a apostar na ficção portuguesa e ajudou a “confirmar” o talento de variadíssimos actores portugueses, casos de Ana Nave, Sofia Sá da Bandeira, Luciana Abreu ou Miguel Costa.


Por ter tido esta missão, por ter ajudado Carnaxide a conseguir um bom início de Junho, retirando público à concorrente directa TVI, a maravilhosa e apaixonante história de Pedro Lopes, protagonizada por Sandra Barata Belo e Ricardo Pereira foi a escolhida para Protagonista do mês de Junho. Afinal de contas, o que mais haveria de ser?

Nenhum comentário: