12 de junho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à décima primeira Audimetria Semanal!

Resumo Semanal

A semana foi marcada pela partida da selecção portuguesa para a África do Sul. O Mundial já começou, e a RTP1 está a lucrar com isso. Nesta sexta-feira, o primeiro jogo do campeonato do mundo, exibido às 15:00, chegou aos 48,9% de share. Tais valores fazem-me crer que, mesmo sem os direitos dos jogos da selecção portuguesa, a SIC vai lucrar com os 18 que vai transmitir.
A pergunta "hoje dá algum jogo do Mundial?" tem ganho relevo, traduzindo-se por isso numa vontade de querer ver futebol, bom futebol.
Quem lucra com isso? O primeiro e terceiro canal.


De referir ainda a estreia de Tás Aqui Tás Apanhado. O novo programa de apanhados da estação de Carnaxide estreou bem, e marcou presença no top dos 5 programas mais vistos do dia.



Estrela em Ascenção



Perfeito Coração - A novela da SIC é destacada na edição desta Audimetria Semanal pelos passos que foi dando. Ontem, a estação de Carnaxide transmitiu o último episódio de Perfeito Coração. Resultado? 13,3% de rating e 36,5% de share. É necessário apenas relembrar o início desta novela, que começou por ser exibida aos fins-de-semana. Devido aos seus valores considerados razoáveis, a SIC decidiu apostar nesta produção diariamente. As coisas correram bem e, apesar de Perfeito Coração não ter de certa forma ameaçado a liderança das novelas da TVI, proporcionou ao terceiro canal bons resultados.
Palavras para quê?


O Pior da Semana


E-Especial já aqui foi falado e, graças aos resultados que tem vindo a obter volta a sê-lo. Desde que se efectuaram mudanças no programa, nomeadamente com o cenário, com o próprio nome, e com alguns conteúdos, que o magazine da SIC tem vindo a descer. Sinceramente, duvido que os portugueses tenham notado as diferenças que enunciei, o que me faz concluir que a concorrência está mais forte. Basta olhar para os valores do último sábado. Enquanto E-Especial fez 3,8% de rating e 21,2% de share, Top + trepou aos 6% de audiência média e 30,7% de share. Motivos de preocupação para Daniel Oliveira?



O melhor de cada canal



RTP1 - Já se sabe que aos fins-de-semana, qualquer programa em directo e à tarde costuma alcançar um resultado agradável. Exemplo disso é o
Programa das Festas que, apesar de nem sempre liderar aos sábados, consegue alcançar uma média de 25% de share. Tendo por base este aspecto e considerando que nesse mesmo directo se juntou Tony Carreira, a selecção portuguesa, e milhares e milhares de pessoas no Parque Eduardo VII, percebem-se os resultados alcançados: 6,4% de rating e 35 pontos. Força Selecção deu força à RTP1, que venceu há oito dias atrás com 26,4% de share.

SIC -
Grande Reportagem SIC - O espaço de informação da estação de Carnaxide foi o segundo programa mais visto de domingo, e conseguiu uns merecidos 10,3% de rating e 30,4% de share. De facto, este é o dia da semana que a Grande Reportagem SIC melhor resultado consegue. E penso que este pormenor, acaba por valer ao canal de Balsemão, o mérito e a credibilidade de uma das marcas da casa: a informação.

TVI - A estação de Queluz de Baixo dominou a tarde de terça-feira. O jogo entre a selecção portuguesa e Moçambique parou o país, mesmo sendo considerado um encontro particular. Os 53,5% de share que a partida obteve, comprovam exactamente isso.

Expectativas

Sem Viver a Vida, e com uma Passione fraca, Sentimentos vai melhorar a sua performance. Na sexta-feira passou a barreira dos 36 pontos, por exemplo. Por outro lado, e tal como já referi, os jogos do Mundial vão rebentar com a escala das audiências em Portugal. As partidas com a selecção portuguesa vão proporcionar à RTP1 resultados bastante elevados.
A grande prejudicada será a TVI, e principalmente a SIC, pois mesmo com direitos de alguns jogos, nos dias em que nenhum estiver na sua grelha, as coisas vão ficar "pretas". Junho vai ser o mês do primeiro canal!


Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a Audimetria Semanal!

Legislar muito e mal

Já aqui o deixei claro, mas não me importo de voltar a fazê-lo: sou contra a existência de uma Lei de Televisão que, no que diz respeito aos conteúdos, ultrapasse a simples fiscalização dos limites do pudor. Exceptuando a necessária protecção das crianças dos riscos do sinal aberto, uma estação privada (privada, repito) devia poder gerir a sua antena como muito bem entendesse, inclusive pondo no ar publicidade ao longo de 24 horas consecutivas. O espectador é uma massa informe, mas não tonta - e haveria, mesmo num país liberal (ao contrário deste, que é de matriz socialista e, portanto, funciona à base dos contratos de concessão), de continuar a fazer as suas escolhas.


Todo esse debate se resume à esfera da política, porém. A esfera da qualidade é outra coisa. E, quanto à qualidade, não deixa de ser pena que a nova Lei de Televisão elimine os intervalos mínimos de 20 minutos entre anúncios (embora não no que diz respeito a filmes, noticiários e programas infantis, cujo limite continua nos 30 minutos). Basicamente, e a partir de agora, a SIC e a TVI passam a poder, sem restrições, enfiar um anúncio de um minuto a cada cinco minutos de programação, com o único cuidado de que a inserção publicitária total não ultrapasse os 12 minutos por hora. Ora, como nos mostram estes 18 anos de experiência, tudo o que a SIC e a TVI podem fazer a SIC e a TVI fazem. E, embora não esteja em causa a legitimidade, é mais do que certo que a qualidade vai voltar a descer.


Perguntarão alguns: mas qual é o problema, se a nova faculdade praticamente só se aplicará a telenovelas, talk shows e concursos? Resposta simples: é precisamente aí que a qualidade mais precisava de preservação.

Às 21:00..

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Benedita faz amor com Miguel


Apesar de tentar ser feliz com Eduardo, a pescadora não esquece o dono da KEV. Benedita e Miguel encontram-se para conversar, no entanto, a jovem não aguenta e explode, dizendo-lhe que ele era o amor da sua vida, mas que lhe mentiu. Entretanto, os dois quase se beijam, mas a rapariga afasta-se e Miguel pergunta-lhe se a separação é definitiva e a irmã de Alex responde que sim.

Algum tempo depois, o dono da KEV desaparece. Ao saber da noticia, a pescadora decide ir a Albufeira procurar o amado. Apesar de não o encontrar, este telefona-lhe e diz-lhe que a ama e que não para de pensar nela. Benedita começa a chorar sem conseguir parar. Do outro lado, o pai de Duarte percebe que não há reacção por parte da jovem e desliga o telefone. Para Miguel este é um sinal do fim da relação.

Ainda lavada em lágrimas, Benedita lembra-se de que o amado falava nas ondas do mar e decide procurá-lo na praia. Sentada na areia, a jovem espera que Miguel apareça. De facto, assim acontece. Enervada, a pescadora dá-lhe dois estalos por ele ter desaparecido sem a avisar. De seguida, o empresário beija-a. Já mais calmos, fiam a ver o pôr-do-sol, embrulhados num cobertor e bem juntinhos. Miguel toma então coragem e diz à irmã de Alex que quer fazer amor com ela, ali mesmo, na praia. A pescadora aceita.

Após se envolverem, o dono da KEV adormece. Benedita sussurra-lhe ao ouvido que o ama, mas que é o fim porque não consegue confiar nele e vai se embora. O pai de Duarte finge estar a dormir. Depois, levanta a cabeça para ver a mulher a amada afastar-se. Miguel diz baixinho que também a ama, mas que as coisas não podiam terminar de outra maneira e sorri, mas com o coração despedaçado.

Gerson é pedófilo

O casamento de Diana e Gerson é um acontecimento social, mas a união não durará muito tempo. Já na lua-de-mel a jornalista decepciona-se com o piloto. Ele deixa-a sozinha o dia inteiro para navegar na Internet.

Magoada, Diana reclama e os dois acabam por ir até à praia, onde se envolvem. Até que, de repente, aparece uma rapariga e Gerson fica completamente fascinado pela criança. A jornalista percebe e comenta que ele dará um óptimo pai, o que o deixa irritado com a ideia. O piloto garante, inclusivamente, que jamais terá um filho e pede à esposa para não tocar mais no assunto.

De regresso à mansão, o casal tem a primeira discussão, quando Gerson percebe que Diana alterou a decoração do quarto deles e, pior, colocou o computador no escritório. A briga chama a atenção de toda a família. Preocupado com os gritos do piloto, Mauro tenta interferir e acaba por ser expulso pelo marido. Esperta, Diana começa a desconfiar do pavor do marido, principalmente pelas horas que passa em frente ao computador, e começa a desconfiar de que o marido é pedófilo. A jornalista descobre fotografias de crianças nuas nos arquivos de Gerson.

CURTAS:


Em Espírito Indomável, através de Ambrósio, Rodrigo quase mata Joana, mas salva-a no último momento. As duas jovens ficam amigas.

Em Morangos com Açúcar, assim que lança as notas, Zé Milho sai, feliz e procura Isabel. É que as aulas já terminaram e professor e aluna podem finalmente viver a paixão que os une.

Em Lua Vermelha, Beatriz volta a sentir-se atraída pelo antigo namorado, Vasco, e provoca a ira de Henrique.

Em Caras e Bocas, Jacques insiste para que Dafne e Bianca voltem a morar com ele, mas elas recusam e optam por Gabriel.


Quiosque: TV Guia, TV 7 Dias, 24 Horas

Parabéns a..Rute Miranda!

Nasceu em 1975, e hoje comemora 35 anos. Da sua carreira já fazem parte inúmeros projectos, tais como Chiquititas, Ele é Ela, Deixa que te Leve, Olhos nos Olhos, Baía das Mulheres, Dei-te Quase Tudo, Morangos com Açúcar, e até uma produção da Globo - Como Uma Onda.
Começou a trabalhar aos 17 anos, e actualmente é um actriz bastante promissora! Parabéns Rute!

Vicky Fernandes em “Projecto Moda”


As gravações da aposta da RTP decorrem a todo o vapor, sendo que a segunda emissão do programa já foi filmada na passada quinta-feira, nos estúdios da Freemantle Média.


Segundo aquilo que o jornal 24 Horas apurou, este episódio contou com a presença de uma das mulheres mais elegantes do nosso país. É que, ao longo da última semana os dez concorrentes tiveram como desafio, cada um deles, fazer um modelo que preenchesse os gostos de Vick Fernandes.


Durante a segunda emissão de Projecto Moda, a especialista em consultoria viu os modelos e, após um desfile, integrou o júri, que elegeu a melhor e pior criação, cujo criador acabou por ser eliminado.


Para os próximos dias já foi apresentado um novo desafio aos designers em competição e assim acontecerá todas as semanas.


Tudo isto estará à disposição dos portugueses em meados de Julho, quando o programa estrear na RTP.

Patrícia Müller defende José Carlos Pereira



Depois de a TV 7 Dias desta semana ter avançado com a notícia de que o actor estava em vias de ser despedido de Mar de Paixão, a autora da trama veio a público defender José Carlos Pereira: “É o melhor papel dele. Só tem que o agarrar com unhas e dentes”, começou por dizer à Telenovelas.


Patrícia Müller fez ainda questão de desmentir que o Eduardo da trama desapareça: “Tenho falado com o Zeca e sei que ele está bem. Vai manter-se até ao fim da história”, concluiu.


A referida publicação falou ainda com Brigite Loureiro, assessora de imprensa do canal de Queluz de Baixo que afirmou que “a informação divulgada não corresponde à verdade”, reforçando, assim, o que a guionista disse, que José Carlos Pereira não será despedido.


A Telenovelas tentou ainda chegar à conversa com o actor, mas tal situação não foi possível.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana pertence à estação de Queluz de Baixo. O jogo de futebol entre a selecção nacional e os Camarões, emitido no dia 1 de Junho, obteve, pelas 21 horas e 17 minutos, 21,2% de rating e 60,9% de share. Em números, mais de um dois milhões de espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. O último episódio de O Regresso dos Incríveis com Cristiano Ronaldo, transmitido a 4 de Junho, chegou, às 21:42 aos 12,7% de audiência média e ultrapassou os 37 pontos.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa noite e bem vindo ao Para lá das 24, o último da semana!

Na passada Quinta-Feira, dia de Portugal, José Alberto Carvalho fechou o Telejornal da RTP afirmando que "ser português é uma resposta em construção em cada dia, por cada um de nós" e por isso justificou as imagens que iriam encerrar aquela edição como "imagens que ilustram de forma sentida e profunda parte dessa resposta". E eis senão quando, com a ficha técnica, aparecem no ecrã festejos dos adeptos portugueses na África do Sul, com saltos, gritos e as inenarráveis vuvuzelas à mistura.

Esta 'prova de patriotismo' oferecida pela informação da RTP reflete bastante todo o histerísmo das nossas televisões à volta do campeonato do mundo de Futebol que está agora a começar.

Definitavemente esta é uma histeria em demasia (como todas, afinal) mas, mesmo assim, não é nada de novo nem que nunca tivessemos visto anteriormente.
Desde sempre que a comunicação social gostou de enaltecer este orgulho gratuito, refletido nas quatro linhas do campo de Futebol. E as pessoas respondem em massa a essa noção fácil de orgulho, resposta refletida por exemplo, nos bons resultados audiométricos que programas como os que mostram a intimidade dos craques portugueses (na pele de heróis nacionais) ou os que transmitem piqueniques de apoio à selecção obtêm. No fundo, este é um ciclo vicioso infelizmente inevitável.

O que não foi tão inevitável, mas sim condenável, foi o encerramento do Telejornal no dia de Portugal e de Camões. É completamente descabido falar sobre aquilo que somos através de imagens alusivas à histeria futebolística. Não podemos cair em tremendo facilitismo, que por tão tremendo que é, esquece-se que fomos nação muito antes do futebol ser aquilo que é.

Para respondermos à pergunta "O que é ser português?" não bastam umas imagens de adeptos aos saltos e aos gritos mas sim uma enorme reflexão, muito além do Futebol. Mas para isso o Telejornal teria que esticar a sua duração durante mais algumas horas...

Não quero estar novamente a criticar alinhamentos ou gostos editoriais mas era inevitável falar sobre este precalço da RTP porque afinal, e citando novamente José Alberto Carvalho: "É este o nosso mundo..." com uma leitura sobre ele um tanto deturpada, mas é!