10 de outubro de 2009

Fecho

Boa noite, O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:

A introdução do tema dos vampiros em Morangos com Açúcar é uma ideia previsível, mas não deixa de ser uma boa ideia. Preocupada com as audiências, só com as audiências e com nada mais do que as audiências, a TVI percebeu muito bem que se trata do tema do momento. Mesmo em Portugal há, por esta altura, toda uma geração que a si própria se intitula "crepusculiana", em referência à saga Twighlight, de Stephenie Meyer (que, por seu lado, aliás, é tão "vampiriana" como L. J. Smith ou Charlaine Harris, outras best-sellers globais). E, embora Alex, o vampiro dos Morangos, provavelmente não seja mesmo um vampiro, mas apenas um rapaz com um desgosto de amor determinado a gozar com a cara de toda a gente, não duvido de que ajude às audiências da nova temporada.

Mas não nos deixemos enganar: os vampiros são muito mais do que isto. Em Crepúsculo, sim, são isto e pouco mais: uma metáfora para o sexo (com o engenhoso golpe de colocar esse sexo no século XXI e entre adolescentes, cheio de beleza e de vigor, em vez de, à maneira de Bram Stoker, na bafienta Londres do final do século XIX, meio luxo vitoriano e meio "barriga da besta", como lhe chamou Jack London). Na grande literatura vampírica, misturam-se quase todas as dualidades que importam, incluindo aquelas que opõe os homens a Deus, os homens aos animais, o progresso à incivilização, os vivos aos mortos e nós próprios aos outros. Morangos com Açúcar nem sequer faz ideia do que tudo isso é.

"Perfeito Coração" aos fins-de-semana


A nova novela da SIC irá estrear num fim-de-semana e assim se manterá. Por outras palavras "Perfeito Coração" vai, pelo menos por enquanto, ser transmitida apenas ao sábado e ao domingo.

Audimetria - 09/10/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz obteve 29,5% de share, a SIC conseguiu 24,2% e a RTP1 ficou-se pelos 23,5%.
O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve. Com 16% de rating e 41% de share, a novela da TVI fez um excelente resultado. Sentimentos não esteve mal, mas continua com uma audiência média inferior à que à TVI conseguia com anteriores novelas.
Gato Fedorento: Esmíuça os Sufrágios obteve 13% de rating e 33,2% de share. Mais uma vez posiciona-se no segundo lugar do top5.
Na RTP1, o programa mais visto foi o Telejornal, que ficou a apenas uma décima do noticiário da TVI. Quanto ao Jornal da Noite, conseguiu 10,1% de rating e 27,3% de share.

O último episódio de Caminho das Índias foi o sexto programa mais visto do dia, e por um triz não entrou no top5. A novela da Globo obteve 10,4% de audiência média e 38% de share. Venceu por isso a sua principal adversária, Flor do Mar, que se ficou pelos 10,2% de rating e 35,3% de share.
De referir ainda da SIC, o resultado de Viver a Vida - 8,5% de audiência média e 27,3% de share - e de CSI Miami - 37,2% de share.

O horário nobre da RTP1, continua a ser um problema. Ds 21:00 até à 01:00, o share da estação pública esteve entre os 15% e os 20%. Apesar disso O Preço Certo continua a dar cartas. Ontem obteve 8,7% de rating e 32,7% de share, tendo por isso vencido o seu concorrente directo - Morangos com Açúcar (8,1% de rating e 30,6% de share).

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana continua a pertencer à RTP1, e mais uma vez os três principais canais generalistas estão bem posicionados. Se na estação pública o futebol chegou no dia 30 de Setembro, ás 21:24, quase aos dois milhões de espectadores, na TVI e SIC os respectivos programas com maior audiência não estiveram mal.
A novela Deixa que te Leve chegou aos 18,7% de rating, às 22 horas e 2 minutos do dia 28 de Setembro. Na SIC, a informação do Jornal da Noite continua no topo das audiências do canal.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV