5 de novembro de 2009

Fecho

Boa Noite! São 20 Horas e está na hora do Fecho desta quinta-feira. Como habitual é dia de A Melhor Dupla. A de hoje é uma bem conhecida dos portugueses. Esteja atento.

Como diz a sabedoria popular, "Não há uma sem duas, nem duas sem três". Esta é uma máxima que se pode aplicar a Joana Solnado e Diogo Amaral. São eles a Melhor Dupla desta semana.
Depois de alcançarem visibilidade na primeira série de "Morangos com Açúcar", onde faziam o par romântico Catarina e Ricardo, o amor que as personagens sentiam no ecrã passou para a vida real. Foi uma surpresa para o público e ambos namoraram durante algum tempo. Contudo, algum tempo depois foi-se o amor, mas ficou a amizade. E assim, sempre que alguém fala em Joana Solnado, o seu nome é quase de imediato associado ao de Diogo Amaral, e vice-versa. Com o passar do tempo, a carreira de ambos não mais coincidiu até à "chamada" para "Equador". Novamente faziam par romântico, desta vez como Eduarda e Zé Maria. A série terminou, e uma nova telenovela estava prestes a chegar ao canal de Queluz de Baixo. Quem melhor para viver as personagens principais? Claro está, Joana Solnado e Diogo Amaral, desta vez como Leonor e Diogo.Aqui está uma dupla de muito sucesso, ou não o tivessem feito durante tantas vezes. E o que tem esta dupla de bom? Tem tudo o que se poderia esperar. Muita química acima de tudo. Entendem-se muito bem, são amigos na vida real, e conseguem passar para o público aquilo que o autor de qualquer um destes produtos de ficção pretendia, afinal são dois grandes actores. Sim porque para mim já deixaram de ser promessas. Afinal entre estas duas personagens, entre estes dois actores existem "Sentimentos"...

Crónica da TV - Nuno Azinheira


Desformatar os formatos

Ainda há formatos interessantes para inventar em televisão? Por estes dias, é esta a questão que se coloca. A resposta é uma: há. Mas para inventar, para criar, para pensar mais à frente, para executar o que se pensa ser correcto, é preciso dinheiro. E é isso que falta: o mercado vive ainda dias de estrangulamento financeiro, os sinais de retoma económica que alegram os políticos ainda não chegaram ao investimento publicitário. Os tempos são mais de redimensionar, de encolher, do que apostar e arriscar. E por isso, os programadores ou preferem produzir em casa (baixam os custos de produção e controlam melhor o produto) ou fecham a torneira orçamental aos produtores externos, contribuindo aliás para a perigosa asfixia na produção audiovisual independente que vivemos actualmente.

O resultado está à vista e não podia ser outro: M/F, Dança no Gelo, O Último Passageiro e, provavelmente, o Família/Família, que se estreia amanhã na RTP, têm embrulhos diferentes e, aparentemente, atractivos, mas bem espremidos são mais do mesmo: formatos desgastados, preguiçosos e incompetentes.

Quem os produz já deu mostras de saber fazer melhor. Quem os encomenda já provou que sabe pensar mais do que aquilo. O dilema é, portanto, pertinente: o que pesa mais: a falência da bolsa ou a falência de ideias? A primeira pode ter efeitos mais imediatos. Mas os resultados da segunda, quase sempre, são fatais.

Audimetria - 04/11/2009

Ontem (quarta feira), a TVI liderou o dia com uma média de 29.5% de share. A RTP1 sem futebol ficou-se pelos 26.2% de share. Já a SIC em terceiro longe da concorrência com 20.1% de share.
Meu Amor liderou o dia e conseguiu o melhor resultado desde que estreou, ontem alcançou 16.8% de rating e 43.6% de share. Deixa Que Te Leve foi o segundo programa mais visto. Telejornal a ser a informação mais vista seguido pelo Jornal Nacional. A fechar o TOP5 a reportagem da RTP1 inserida no programa Linha da Frente.
O programa mais visto da SIC, foi o Jornal da Noite, ocupou o 7º lugar com 10.5% de rating e 25.5% de share.
No final de tarde a RTP1 é rainha com Portugal em Directo (8.3% de rating e 33.5% de share) e Preço Certo (11.4% de rating e 33.5% de share). A TVI no segundo posto neste horário com a repetição de Morangos com Açúcar (5.1% de rating e 21.3% de share) e o episódio inédito (10.4% de rating e 30.7% de share). A SIC esteve abaixo dos 20% de share com Paraíso (4.5% de rating e 19.7% de share) e Nós Por Cá (6.3% de rating e 18.4% de share).
Na RTP1, depois das 21h, Contra Informação alcançou 8.1% de rating e 20.1% de share e Jogo Duplo fez 7.4% de rating e 20.2% de share.
Na SIC, Cenas do Casamento perto de valores de M/F: Sarilhos em Casa a fazer 5.7% de rating e 15.7% de share. Viver a Vida nos 5.4% de rating e 23.3% de share.
Na TVI, Sentimentos com 9.8% de rating e 38.8% de share e Flor do Mar 7.9% de rating e 40.2% de share

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 05/11/09

Bom Dia! Está em linha mais uma edição da Revista de Imprensa. Fique a par das novidades dos três canais mais vistos da televisão portuguesa.

Informação SIC sofre alterações

É já a partir de dia 16 de Novembro que a grelha da televisão de Carnaxide vai sofrer alterações. A partir dessa segunda-feira, passará a ser exibida semanalmente a "Grande Reportagem SIC". À Terça é dia de "Perdidos e Achados". No dia seguinte, Augusto Madureira conduz "Histórias do Mundo", que traz as melhores reportagens de Internacional, contando com trabalhos da SIC. Às quintas-feiras é dia de "Especial Informação", e à sexta-feira é transmitido "Viver o Cancro". De referir ainda que no próximo ano, a informação de Carnaxide sofrerá alterações a nível gráfico e a SIC Notícias também mudará.

RTP1 leva avanço

Com os seus concorrentes directos prestes a iniciarem gravações de séries sobre vampiros, a RTP1 decidiu partir para a "guerra". Como tal, optou por oferecer aos telespectadores a série norte-americana "The Vampire Diaries" ("Diário dos Vampiros", em Portugal) já a partir do próximo sábado às 15:30h. Será esta uma boa aposta?

E os padrinhos que se seguem são...

É já neste domingo que chega um novo grupo de 12 jovens talentos a "Uma Canção para ti". A apadrinhar as novas crianças estarão André Sardet, Paulo Vintém, Hélder Moutinho e Romana. Para ver domingo na TVI.

"Família, Família" está "a postos"

Prestes a iniciar-se no horário nobre da RTP1, o programa apresentado por Sónia Araújo está a postos para a estreia. Depois de aqui lhe ter revelado o nome de dois dos quatro jurados, trago-lhe agora o nome dos outros dois. Maria João Abreu e Manuel Serrão juntam-se a Pacman e a Manuel Costa Reis e prometem comentar a prestação dos concorrentes. A não perder esta sexta-feira na RTP1.

Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias