27 de junho de 2010

O Melhor & Pior da Semana


Pior RTP


Face à concorrência directa do jogo do Mundial 2010 e de Jornal da Noite, o espaço de reportagem da estação pública vacilou. Na emissão desta semana, fez apenas 21.9% de share. Tendo em conta que é um dos programas com maior sucesso da RTP, dentro dos resultados alcançados pelos programas do canal, é o ponto negativo do mesmo na semana que agora termina.

O Melhor & Pior da Semana

Pior SIC


A semana que se passou foi negra para a estação de Carnaxide! Com resultados muito fracos, o horário nobre do canal, que até aqui, vinha a ser sempre segundo, à frente da RTP, chegou a ficar na terceira posição. O certo é que, em grande parte o programa de Marco Horácio e Diana Chaves foi um dos contribuintes.


Em alguns dias da semana em análise, Salve-se quem Puder fez menos de 18% de share. Em horário nobre, são números proibitivos, tendo em conta que se trata de um canal privado. Está mais do que provado que passar paredes já não atraí tanto público, como no ano passado. Qual será então a solução?

O Melhor & Pior da Semana


São 22 horas e está no ar a segunda edição de O Melhor e Pior da Semana!



Pior TVI


Motivado, provavelmente, pelo facto de a SIC apresentar uma grelha mais direccionada para o público infantil, que é uma grande parte daquele que vê televisão neste horário, por esta altura do ano, ou por a RTP ter saído à rua e estar sempre com Portugal como pano de fundo, o talk-show das manhãs da TVI foi-se abaixo. Em alguns dos dias da passada semana, Você na TV fez resultados muito abaixo daquilo que fez em tempo.


Será apenas culpa do Verão? Ou há algo a precisar de mudanças?

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

"Quem será?", pergunta o leitor. Existiam algumas hipóteses em cima da mesa, nomeadamente a prestação de Rita Pereira em Morangomania, ou a escolha de Vanessa Oliveira para apresentar o novo programa de moda da estação de Carnaxide. No entanto, e por diálogo entre a equipa, propôs-se uma alternativa melhor. Uma alternativa no plural. Por outras palavras, o Protagonista desta semana são números. Números que ditam derrotas, números que ditam investimentos, números que correspondem ao share que a SIC obteve nos últimos oito dias.


À excepção de Domingo, cujo share da estação de Carnaxide se situou nos 24,1% de share, durante os dias utéis, os resultados foram incrivelmente baixos. Tudo bem, a RTP1, a principal adversária da SIC, tem transmitido bons jogos do Mundial, mas afinal para que foi o investimento do terceiro canal no campeonato do mundo? Será que a direcção de programas da estação de Carnaxide pensou que com jogos pequenos se iriam alcançar grandes audiências? Pelos vistos enganaram-se. É verdade que foram emitidas partidas que até alcançaram resultados razoáveis, que entraram para o top dos cinco programas mais vistos do dia, mas será que foi o suficiente para se dispensar milhares de euros nos mesmos?
Por outro lado, e em termos de oitavos-de-final, a SIC apenas ficou com a emissão de duas partidas, sendo que estas esgotaram-se já esta tarde. A imagem de que o "O Mundial está na SIC", não se concretizou em termos de resultados.

Ainda em relação aos valores que referi, destaco os 17,9% de share obtidos na quarta-feira, ou os 18,7% de sexta-feira. Numa estação comercial, não deveriam existir armas consolidadas, como verificamos na TVI, para combater tais resultados? Infelizmente, e na SIC, elas não existem.
Revejamos agora uma Audimetria de 22 de Junho de 2009:

"Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estreia da novela Sentimentos conseguiu uma boa audiência - 17% de ratio e 44,7% de share. Apesar disso, confundiu-se por pouco com apenas um bom episódio de uma outra novela.
A surpresa do dia está relacionada com facto de a série de comédia da SIC, Cenas do Casamento, ter entrado no top5, tal como podemos ver no quadro.
Salve-se quem Puder ficou em 3º lugar nos mais vistos do dia, e o Jornal Nacional com a estreia de Morangos com Açúcar antes, foi o noticiário mais visto.

Para concluir, aqui fica uma pergunta: Salve-se quem Puder e Cenas do Casamento asseguram um bom horário nobre à SIC e o 2º lugar da estação mais vista do dia. Será que isto vai continuar para o próximo mês?"


Se há um ano, existia uma luz verde na estação de Carnaxide, actualmente ela ou não existe, ou está muito escura. As manhãs, apesar de começarem a dar luta, continuam em terceiro lugar. Este fraco resultado acaba por passar para o Primeiro Jornal. A Armadilha recupera, mas deixou de ser uma boa alavanca para Vida Nova. Caras & Bocas faz o que pode, mas continua longe da concorrência. O Jornal da Noite consegue redimir-se e oferece à SIC a máxima da sua "marca da informação". Quanto ao regresso de Salve-se Quem Puder, continua aquém das expectativas. Nem mesmo os resultados razoáveis de Aqui Não Há Quem Viva, não são suficientes para aguentar uma estação comercial. Por fim, e no que toca aos valores de Passione, provam apenas que os portugueses não se apaixonaram pela novela da Globo.
É este o percurso diário do terceiro canal, que não se tem conseguido destacar durante os dias úteis. É verdade que o fim-de-semana é importante, mas não chega. E nem mesmo aí a SIC consegue vencer.

Questiono agora qual o futuro da estação de Carnaxide? Voltar a apostar em reposições? Esperar a reentré para investir "à grande e à francesa"? Começar a agir após o término do Mundial? A verdade é que a direcção de programas da estação tem boas ideias no que toca a diversificar a grelha de programas, mas estas nem sempre são bem concretizadas. A consequência desta má gestão são os baixos resultados, nomeadamente os que se verificaram desde a segunda-feira passada!

Passatempo Televisão-Opinião/TV Universo!


Continuamos a promover a terceira temporada de Os Escolhidos. Desta vez, quem está em jogo não são as personalidades que você conhece da televisão, mas sim o seu comentário.
Se ainda não percebeu o objectivo deste concurso, eu passo a explicar, através de um simples exemplo:

Existem 8 concorrentes que se inscreveram nesta terceira temporada de Os Escolhidos. Numa sexta-feira, a equipa do Televisão-Opinião atribuí a cada um deles o tema que devem desenvolver (entre 5 a 15 linhas). Após recebidas e publicadas as oito opiniões, elas iriam a votos durante a semana. Na sexta-feira, os resultados eram divulgados, e o concorrente com a opinião menos votada abandonava o concurso. O mesmo sucedia nas semanas seguintes. Os temas eram atribuídos aos concorrentes após cada expulsão, oferecendo assim uma semana para os desenvolverem. No final, o concorrente que chegasse mais longe, ganharia o seguinte MP3 - MP3 NWZ-W202 2GB SONY.



É fácil não é? Participe!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, O Protagonista da semana entra em linha!

Contas ao Mundial

Estas coisas valem o que valem, mas não deixam de ter graça. Sexta-feira passada, quando o país parou para ver o Portugal-Brasil, houve 300 mil portugueses que, estando à frente da televisão, preferiram não sintonizar a RTP1, que transmitia o jogo. É obra! É evidente que há muita gente que não gosta de futebol, mas nestes momentos de exaltação nacional, quando está em jogo a continuidade da selecção nacional numa grande competição como o Mundial, mesmo aqueles que não respiram futebol, cedem à tentação, juntam-se à roda de amigos e vibram.


Sexta-feira, 80% dos portugueses que viam televisão estavam sintonizados no jogo de Durban (foi aquele o impressionante share do jogo, o mais alto deste Mundial, apesar de o número de espectadores ter sido inferior ao do Portugal--Coreia). Mas, mesmo assim, houve 179 mil alminhas que preferiram o programa de Júlia Pinheiro na TVI e mais 110 mil que escolheram Fátima. Estes resultados são os mais baixos de sempre de As Tardes de Júlia e de Vida Nova.


Com a fase de grupos terminada, a RTP é a vencedora do Mundial, mas não pode cantar grande vitória: fechará o mês com valores entre os 24 e os 25 pontos de share (terça-feira o Portugal-Espanha será muito forte), mas não muito longe do que conseguiu em Janeiro e Fevereiro, e sem beliscar a liderança da TVI, que mesmo sem Mundial se prepara para ultrapassar (ou pelo menos igualar) os resultados de Maio. A SIC é obrigada a fazer contas aos seu investimento no Mundial: será a única estação a descer e terá, apesar dos jogos que transmitiu, o pior mês do ano.

Faleceu o actor e encenador Luís Zagallo


O conceituado actor que participou em projectos como Olhos de Água, Morangos com Açúcar e Floribella, morreu esta manhã na Casa do Artista, em Lisboa.
Luís Zagallo foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral em 2009, tendo ficado internado no Hospital Garcia da Horta, em Almada (ver Fala-se do dia 20 de Abril).


O Televisão-Opinião deixa aqui as condolências a toda a família e admiradores do actor.


Esta noite..


..saiba quem é, às 21:00!

Parabéns, Teresa Guilherme!

Numa altura em que o seu regresso à televisão parece ser cada vez mais uma certeza, certamente que o quinquagésimo quinto aniversário da "senhora televisão" será ainda mais feliz. Pois é, a aniversariante de hoje é Teresa Guilherme!


À grande apresentadora, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades!

Parabéns, Teresa Guilherme!

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana - TVI
Se a RTP saiu vencedora, a estação de Queluz saiu ainda mais vencedora. Nem com o mundial as suas novelas se deixaram bliscar. Lideraram no horário nobre da estação durante todos os dias.
Mar de Paixão conseguiu ser o segundo programa mais visto do dia, mesmo em dia de jogo de Portugal. No fundo, todas as novelas estão de parabéns por manterem os invejáveis resultados sempre bem perto dos 40% de share!

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana - SIC
Com a ascensão da RTP esta semana foi negra para a SIC. A estação de Carnaxide obteve uma média abaixo da linha dos 20% em grande parte dos dias.
De destaque positivo apenas o Jornal da Noite que, em tempos de crise, consegue estabilizar as contas da estação. De realçar que este informativo também beneficiou do horário, pois na maior parte dos dias foi para o ar apenas às 21h20 devido à transmissão de alguns jogos do Mundial.

O Melhor & Pior da Semana

Domingo é dia de O Melhor & Pior da Semana!
Até ao meio-dia fique com o melhor de cada generalista...


Melhor da Semana - RTP1
Esta semana foi definitivamente marcada pelo Campeonato do Mundo de Futebol de África do Sul. Com a transmissão de dois jogos da Selecção Nacional a televisão pública obteve os resultados esperados, ou seja, muito bons!
No fundo, este campeonato foi a bomba de oxigénio da RTP ao garantir-lhe também bons números audiométricos em todos os especiais de informação criados à volta da competição disputada na África do Sul.
E parece que nas próximas semanas vai ser mais do mesmo...!