23 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite, fechamos por hoje com uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

Disparates de Verão

O que são disparates de Verão? Segundo José Sócrates, são coisas com as quais não vale a pena perder tempo. Que nem merecem comentário. Não concordo. Aqui vão dois exemplos que merecem comentários.

1. "Nélson Évora falhou hoje a medalha de ouro nos Mundiais de Berlim." Foi desta forma que a televisão noticiou o feito do atleta do Benfica, vice-campeão do mundo no triplo salto. Um disparate. Falhou? Mas porquê? Estava obrigado a ganhar sempre? Quer dizer, o País é o que é, medíocre na generalidade das suas áreas de actividade, mas obriga um atleta de alta competição a ser o melhor de todos. Nélson Évora já foi campeão olímpico, já foi campeão do mundo, desta vez foi apenas vice-campeão. Não foi vice-campeão da sua rua, nem do seu bairro. Foi do mundo inteiro. Mas mesmo assim, para os portugueses, falhou. Está certo...

2. "Gostava que as pessoas tivessem mais respeito por mim. Já se esqueceram que eu joguei pela selecção no dia a seguir ao meu pai ter falecido." Os disparates tocam a todos. Mesmo aos melhores do mundo. Ronaldo não conseguiu resistir. Infla-mado pelo que ouviu, picado pelo jornalista da SIC, não resistiu. E toca a zurzir em Madaíl e Queiroz. Um disparate. Quer um, quer outro, tinham criticado apenas a forma como o Real Madrid alimentara a especulação em torno da natureza da gripe de Ronaldo. Mas tudo o que cheira a polémica é venerado pelos jornalistas. A televisão investiu no disparate. Melhor, alimentou o disparate. É do Verão, só pode...

Audimetria - 22/08/2009


O dia de ontem foi ganho pela RTP1. O futebol está a render à estação pública, e eu já não tenho dúvidas que é ela que vai conseguir o segundo lugar no mês de Agosto, relegando a SIC novamente para terceiro posto.
O Sporting - Sp Braga conseguiu 13,2% de rat e 41,8% de share. Já o flash interview desceu para 9,6% de rat e 34,2% de share.
O noticiário mais visto foi o da RTP1, Telejornal, tal como podemos ver no quadro.
Flor do Mar e Deixa que te Leve ocupam o quarto e o quinto lugar do top5. Enquanto a primeira obteve 36,1% de share, a segunda ficou-se pelos 27,7%.
Com 7,8% de rat e 24,4% de share, Salve-se quem Puder foi o programa mais visto da SIC.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Canal História e Odisseia revivem o dia que mudou os EUA

Oitavo aniversário recordado com imagens inéditas minuto a minuto sobre os diversos aspectos da tragédia.

Passaram oito anos desde os atentados ao World Trade Centre, a 11 de Setembro. Para recordar este aniversário, o Canal de História e o Odisseia revivem a tragédia minuto a minuto, com uma série de sete documentários exclusivos, que fazem a reconstrução, através de imagens inéditas, dos terríveis ataques que comoveram o mundo. “O Dia que Mudou os EUA” é o especial que o Canal de História transmite de 4 a 25 de Setembro, todas as sextas-feiras, às 15.00. Esta série documental aborda os aspectos relacionados com a tragédia e inclui imagens provenientes de fontes não tradicionais.No Odisseia os heróis e os terroristas são recordados de 11 a 13 de Setembro, sempre às 19.00, com destaque para o programa de abertura”Nova Iorque: 11 de Setembro”, vencedor do prémio Emmy para o Melhor Programa Documental no Festival dos Prémios Emmy 2002 em Los Angeles, EUA.

Fonte: Diário de Notícias

Para lá das 24


O Para lá das 24 de hoje tem como tema o programa "Ídolos". Para mim é sem dúvida uma aposta forte da SIC. E confesso já que vou acompanhar. A prestação de Cláudia Vieira deixa-me curioso, já para não falar do humor de João Manzarra que não dispenso.
Agora que se sabe o júri, muitos são os que o criticam. Sinceramente acho que está bom. Só não conheço o Laurent Filipe, mas não estou contra a escolha. Roberta Medina é para mim uma boa aposta.
Será que o concurso vai ter sucesso? Penso que sim. Por o menos acredito que seja capaz de agarrar um milhão de espectadores ao ecrã. É um formato que o público gosta, e nas outras edições teve sucesso. Agora é preciso não esquecer que a TVI vai lançar uma boa cartada e que mete crianças dos 5 aos 12 anos. Ora isso significa que os telespectadores podem muito bem preferir autênticas crianças a demonstrar os seus dons pessoais.
Agora tudo depende a que dia forem as galas. Uma coisa é certa, concorrência vai existir de certeza. Se me perguntarem o que vou acompanhar, a minha resposta é: "Ídolos".