2 de agosto de 2010

Frente a Frente

Muito boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre dois jornalistas da RTP1. José Alberto Carvalho e José Rodrigues dos Santos estão em duelo nesta segunda-feira.




Desde sempre que me lembro de acompanhar o trabalho de José Alberto Carvalho. Ainda nos meus tempos de criança já dizia aos meus pais: “um dia gostava de ser como aquele ali da televisão”. Eram os primeiros anos de uma televisão privada em Portugal e este era o principal pivô da estação, logo via-o com muita frequência.


Todavia, os tempos foram mudando e, hoje, José Alberto Carvalho é uma das caras mais fortes da informação RTP, onde assume ainda responsabilidades na direcção. Sempre fui fã do seu estilo e é suspeito estar a falar sobre ele.

Para mim este jornalista é, efectivamente, uma referência. Tem uma voz inconfundível, a melhor da sua geração, arriscaria a dizer, uma imagem forte e é sinal de êxito. Basta ter em mente que, na actualidade, ele é um dos principais rostos do Telejornal e, quase sempre que o conduz, vence a concorrência.


Felizmente, já tive a oportunidade de me cruzar com este profissional. Estudo na escola onde lecciona e, embora nunca tenha tido uma aula com ele, já trocámos algumas impressões, ainda que muito poucas. Como pessoa, pareceu-me extremamente simpático e muito disponível.


Um dado curioso é o facto de ser baixo, algo que, no ecrã não transparece, até porque está normalmente sentado. Mas é claro que tudo isto é acessório, basta pensar que ele é um exemplo da velha máxima: “Os homens não se medem aos palmos”.

Para além de muito apreciar o trabalho que faz no principal bloco noticioso da RTP, considero igualmente fantástico a ideia que está por detrás de 30 Minutos, espaço que conduz por diversas vezes. Este é apenas um dos exemplos de entre tantos outros que poderia aqui exemplificar. Acredito que, muitos deles tenham surgido a partir da cabeça de José Alberto Carvalho, ou não fosse ele o director de informação da estação pública.


No meu entender, o cargo é mais do que merecido e, por tudo aquilo que o jornalista faz, desde a apresentação do Telejornal, à profissão de docente do ensino superior, passando pelo lado mais pessoal, sem sombra de dúvidas de que é “um grande homem”. Não é qualquer um que o consegue fazer com tanta mestria e regularidade.


É único em televisão e, evidentemente, que muitos jovens jornalistas ou futuros profissionais ambicionam, um dia, conseguir um pouco do êxito que José Alberto Carvalho tem e sempre terá. Mas, como ele, não há ninguém!






Assumo aqui que a minha estação preferida para me informar é a SIC.
E esta minha escolha não surgiu pelo entretenimento ou por algum favoritismo ao canal. Prefiro os noticiários da estação de Carnaxide pelos jornalistas, pelas boas rubricas que são elaboradas, pelo cenário, pela estrutura da condução do Primeiro Jornal e Jornal da Noite.
No entanto, e apesar disto, sei reconhecer totalmente que há caras, ou melhor, jornalistas, que têm realizado um trabalho exemplar ao longo dos anos.
José Rodrigues dos Santos é um exemplo desses profissionais. Ninguém fica indiferente ao seu piscar de olho no final do Telejornal, que tem como objectivo criar uma certa afinidade com os telespectadores, ou a sua seriedade própria de pivô de um noticiário. Única e excepcional, é assim que a defino.

Ocupando um lugar importante na informação da RTP1, José Rodrigues dos Santos já não precisa de dar provas a ninguém. Apesar de, em grandes entrevistas, nem sempre ser ele o escolhido para as conduzir, tal facto não o descredibiliza. Pelo menos, e ao contrário de José Alberto Carvalho, não fez má figura aquando da entrevista a José Sócrates, no momento em que o primeiro-ministro definiu o Jornal Nacional de 6ª Feira como um "telejornal travestido".
Não condeno José Alberto Carvalho, pois não é este o meu objectivo no Frente a Frente, mas tenho noção que o facto de não ter interrompido o líder socialista neste ataque ao noticiário da TVI não foi uma boa decisão. Daí considerar que, nessa entrevista, talvez José Rodrigues dos Santos tivesse feito uma melhor figura.


Com um papel também importante na escrita, o jornalista da RTP1 tem construído um autêntico portefólio de livros. Destaque principal para Fúria Divina, O Sétimo Selo e a Vida Num Sopro que venderam milhares e milhares de exemplares. A sua ligação com o mundo literário, acabou por oferecer-lhe um programa com ele relacionado: Conversas de Escritores.
Inteligente, culto e sempre em busca do conhecimento, José Rodrigues dos Santos é uma autêntico camaleão. Este jornalista sabe incorporar diferentes posturas: metódico, bem-disposto e com sentido de humor. E são estas três características que muitos telespectadores da estação pública têm em conta quando preferem o Telejornal para se informar a partir das 20:00.



De destacar ainda a sua participação em 30 Minutos, que muito me desperta a atenção. Apesar de nem sempre conseguir acompanhar este programa que, por se encontrar de férias, não tem sido emitido, aprecio bastante a condução do mesmo por José Rodrigues dos Santos. Não que José Alberto Carvalho não faça um excelente trabalho, mas é diferente. E é precisamente essa diferença que me faz querer que este jornalista é, não só, um dos melhores da estação pública, um dos melhores do país, como, quiçá, um dos melhores do mundo.

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Lurdes Baeta e Susana Bento Ramos:

Lurdes Baeta, por Tiago Henriques - 54%
Susana Bento Ramos, por Diogo Santos - 46%



Exclusivo Televisão-Opinião/TV Universo: ''Doctor White'' em breve na TVI


A TVI vai voltar a apostar em mais uma edição portuguesa do Extreme Makover. É já em Agosto que vão começar a decorrer os castings para o novo programa, Doctor White. Este programa vai ser assim uma sequela do antigo Doutor Preciso de Ajuda mas, desta vez, mais centrado na modificação dentária, contando com uma parceria com a clínica do dentista Miguel Stanley.

Resta saber se a apresentação irá continuar nas mãos de Raquel Matos Cruz ou se será mesmo este o palco da estreia de Fátima Lopes na estação de Queluz. Perguntas que só terão resposta lá para Setembro...

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha o Frente a Frente da semana.


E uma pausa, não?

João Manzarra está há um ano ininterruptamente no ar. Sem pausas, sem descanso, em projectos de grande visibilidade mediática, que lhe conferem uma permanente exposição na antena, mas também na imprensa especializada em assuntos televisivos e de coração.

Há um ano, Manzarra apresentava o TGV com Carolina Patrocínio. Em Setembro, iniciou a bem-sucedida aventura do Ídolos com Cláudia Vieira. Mal o programa terminou, arrancou a solo com o Achas Que Sabes Dançar. O concurso acabou há uma semana e ele já anda, de novo com Cláudia Vieira, a percorrer o País em audições para mais uma temporada do Ídolos, que chega à SIC em Setembro. Ou seja, Manzarra, que já aqui considerei ser a maior revelação dos últimos anos, estará no ar pelo menos até aos primeiros meses do próximo ano.


Ora, isto é um erro. E, além disso, é péssimo para a estação, que parece não ter mais ninguém disponível (e não tem mesmo!) para um target jovem e urbano, e para o próprio apresentador, que tenderá, naturalmente, a repetir expressões, caretas, muletas, piadas e a cair numa monotonia que lhe cansará a imagem aos olhos dos espectadores.


Entendo que, face ao sucesso de Ídolos, a SIC queira ter tentado colar o Achas Que Sabes Dançar, aproveitando a embalagem do apresentador e a similitude de formatos. Entendo que, face ao sucesso de Ídolos, a SIC e a Fremantle queiram repetir a dose agora na rentrée.


As comparações serão inevitáveis: o efeito novidade perdeu-se e, dificilmente, o impacto desta versão, ainda que grande, será o mesmo do que a de há um ano. A ver vamos!

RTP2 comemora 75 anos de rádio

O segundo canal vai iniciar esta segunda-feira, uma pequena maratona televisiva dedicada à rádio. Até ao dia 6 de Agosto, os telespectadores poderão acompanhar às 00:30, cinco filmes que não só contarão a história deste meio de comunicação, como do cinema. Neste sentido, esta noite, a RTP2 exibirá Os Dias da Rádio. Terça-feira é a vez de o filme A Menina da Rádio, realizado por Artur Duarte, ir para o ar. Dia 4, será transmitido Os Bastidores da Rádio. Volume Máximo é o filme que será exibido na quinta-feira. Por fim, e no último dia da semana, a RTP2 irá apostar em Bom Dia Vietname, filme protagonizado por Robin Williams.

Esta noite..


..não perca mais um Frente a Frente. O duelo da semana, aqui, no Televisão-Opinião!

"5 Para a Meia Noite" às 23h30!


Numa altura em que o programa da RTP2 volta a fazer óptimos resultados a nível audiométrico, eis que a direcção de programas decide reconhecer o trabalho de toda a equipa e faz uma mudança: esta semana, o 5 Para a Meia Noite irá para o ar, diariamente, pelas 23h30, tal como é anunciado na página oficial do Facebook do programa.


Embora possa ser apenas um teste, é de esperar que, se os resultados obtidos forem agradáveis, o programa fique, definitivamente neste horário.

Fala-se 02/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!



Rita Pereira


A actriz já não esconde a sua paixão. Embora ainda não a tenha tornado oficial para a imprensa, o certo é que na rua, Rita Pereira já se passeia, de mão dada com Miguel Mouzinho.


Quem o garante é a revista Notícias TV, que, na passada terça-feira apanhou o casal em plena zona do Chiado a ver destinos de férias. Estará a primeira viagem a dois a caminho? Ou Rita Pereira andou apenas a informar-se sobre locais de Nova Iorque?


A referida publicação tentou ainda obter comentários por parte da Mel de Meu Amor, mas esta não quis falar.




Núria Madruga


É já no próximo dia 11 de Setembro que a actriz dará o nó com o companheiro, Vasco Silva. Apesar de só namorarem há cerca de um ano e meio, os dois pombinhos já se conhecem há algum tempo.


Por enquanto, ainda não é conhecido o local onde decorrerá a cerimónia, mas o certo é que será uma festa simples e tradicional. Garantidas estão as presenças de várias caras TVI, amigas intima da Camila de Meu Amor.


Com os preparativos a todo o vapor, Núria Madruga é uma noiva, claramente ansiosa.


Quiosque: Notícias TV, Maria

Teresa Guilherme desmente André Cerqueira


Parece que a “telenovela” que se criou em torno do novo reality-show que a TVI está a preparar para Setembro ainda não tem fim à vista. Depois de a eterna “senhora televisão” ter voltado a estar entre os possíveis candidatos ao lugar de apresentador, eis que a própria dá uma entrevista à revista Nova Gente, em que desmente tudo isso. Quem estará agora a fazer bluff?


O tema vem à baila quando Teresa Guilherme é questionada sobre o seu regresso ao pequeno ecrã: “Não vejo o meu regresso à televisão para breve. No momento em que não sou eu a apresentar o Big Brother está tudo dito”, referiu, negando de seguida ter recebido um convite do director de programas, bem como de qualquer outra estação de televisão.


Ainda assim, a apresentadora foi directa no que a um possível regresso à televisão diz respeito: “Dependia do projecto. Não quero apresentar qualquer coisa. Percebo que a TVI tem a Júlia e agora a Fátima e qualquer uma das duas dá conta do recado. Em relação ao Big Brother era uma questão sentimental… nem é uma coisa muito minha, porque o caminho não se faz para trás… agora estou numa fase em que só faço o que me apetece”. Todavia, a um convite para apresentar a versão portuguesa de Secret Story, Teresa Guilherme “não era capaz de dizer que não”, dado que “diverti-me tanto que tinha que ir ajudar a que funcionasse”, explicou.


TVI à parte, a também produtora falou ainda sobre outros assuntos ligados à televisão. Um desses assuntos foi o alegado arrependimento que revelou em tempos por ter aceite a condução de O Momento da Verdade: “As condições que me deram para apresentar o programa não eram as melhores. A onda do formato não é a minha, ou seja, tinha que fazer de conta que não está a acontecer nada, quando está… e os familiares ali presentes era uma coisa muito pesada. Mas fizeram-se muitas asneiras à volta do programa, não eu. Aquilo tornou-se um pesadelo que consegui resolver”, confidenciou, referindo ainda que o polémico formato “foi um milagre”, dado que fez “13 programas com oito concorrentes quando devia ter tido três por programa”.


Na referida entrevista, Teresa Guilherme falou ainda sobre as criticas que fez a Rita Ferro Rodrigues, nomeadamente a acusação de que a cara SIC deixa Francisco Menezes apresentar Companhia das Manhãs “a custo”: “Ligue o televisor e veja-o agora com a Vanessa. O Francisco até parece outro, mais desanuviado”, começou por dizer, acrescentando: “Acho que é uma característica do tipo de apresentação dela. Não tenho nada contra a Rita. Só acho que ela faz muito mal este programa da manhã. No da tarde ela não estava mal, por que é que a trocaram? Nem todos conseguem fazer vários registos.”, disse.


Para terminar, um recado para Gabriela Sobral, que se mudou recentemente para Carnaxide: “A Gabi vai responder perante o Luís Marques, coitada, porque não quer trabalhar sobre as ordens do Nuno. Vai estar ao mesmo nível dele. Então é uma directora de produção e outro de Programas… Ainda há alguma coisa aqui que vai acontecer”, concluiu.

Quiosque: Nova Gente

Parabéns, Helena Costa!



O seu percurso televisivo ainda é curto, embora tenha participado em várias produções. Todavia, a sua grande marca é e será sempre, pelo menos até conseguir um trabalho que cause tanto impacto junto do público, a Mónica de Morangos com Açúcar – Geração Rebelde.


Actualmente está a gravar uma série para a RTP e o seu regresso a uma telenovela poderá estar para breve.


Enquanto isso não acontece, Helena Costa terá hoje um dia de festa, como comemoração do seu vigésimo oitavo aniversário. À talentosa actriz, toda a equipa Televisão – Opinião deseja as maiores felicidades.





Parabéns, Helena Costa!

Parabéns, Carlos Alberto Moniz!


É uma das referências no panorama musical português. Para além de compositor, ele também canta. Mas não é só por cantar que é reconhecido. Para além de ser pai da talentosa Lúcia Moniz, ele apresenta, na actualidade, ao lado de Diamantina Rodrigues, o Portugal Sem Fronteiras.


E hoje, porque é um dia especial, aqui estamos nós para lhe desejar mais e mais sucesso para o futuro. Porque não é todos os dias que se comemoram 62 anos!



Parabéns, Carlos Alberto Moniz!

Revista de Imprensa - 02/08/2010

Muito bom dia. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira.

Clara de Sousa confessa-se

A jornalista da estação de Carnaxide, que renovou há pouco tempo o contrato que a ligava ao terceiro canal, deu este domingo uma entrevista ao Correio da Manhã. Tendo trabalhado na TVI, RTP1 e posteriormente na SIC, Clara de Sousa foi questionada sobre o seu percurso profissional. A resposta foi clara: "Um percurso normal de evolução profissional. Fui para a TVI no início e depois a RTP. Mas, na verdade, sonhava com a SIC Notícias, era assim tipo CNN, 24 Horas por dia, que alguns diziam que não ia pegar. Já lá vão mais de 10 anos e é caso único em Portugal. Ensinou-me muito".
Sobre pressões, a jornalista foi sincera: "Senti pressão, quando na RT
P um político disse que só lá ia se eu não fizesse determinada pergunta. Fiquei extremamente revoltada, e foi a contragosto que acedi. Estava há pouco tempo na RTP". Veiga Simão, um antigo ministro, foi o político que rejeitou responder a essa questão.

Em relação às melhores pivôs e jornalistas dos ecrãs televisivos portugueses, Clara de Sousa elegeu Judite Sous
a: "Gosto, por exemplo, da Carla Jorge Carvalho e da própria Marta Atalaya. Mas, se tivesse de escolher apenas uma, seria sempre a Judite Sousa".

Por fim, e no toca à imagem que a jornalista da S
IC tinha do Jornal Nacional de 6ª Feira, a pivô do Jornal da Noite foi clara: "Era a cara e o estilo da Manuela (Moura Guedes). Quem gosta gosta. Quem não gosta, não gosta. Eu nunca faria da mesma maneira porque só diferente dela. Mas, apesar de não conhecer todo o processo muito bem, acho que ela deu muito á estação".

Falta pouco para a compra da TVI

Foi a 6 de Abril de 2010 que se iniciaram as negociações com Miguel Pais do Amaral para a aquisição de 30% da Media Capital. Após sucessivos adiamentos, o Correio da Manhã deste domingo informa que a concretização deste negócio poderá estar para breve.
Segundo Pais do Amaral, "não há problema se o negócio for feito em Agosto ou Setembro", uma vez que continua a existir "o interesse das duas partes".
As razões do atraso deste negócio estão relacionadas com um "conjunto de coisas que têm de ser cumpridas, mas que ainda não foi possível fechar", tal como afirmou o empresário ao referido jornal.

A conclusão deste ciclo deverá por isso ocorrer em meados de Setembro.

Citação do dia

As novelas da SIC apelam mais à fantasia.

Aguinaldo Silva
Curiosidade do dia
O convidado desta segunda-feira de 5 Para a Meia Noite, será Miguel Guilherme, o António de Conta-me Como Foi. Filomena Cautela vai assim estar à conversa com um dos actores mais multifacetados dos últimos tempos.

Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã, Notícias TV