16 de agosto de 2010

Histórias insólitas são mote do novo programa de Fátima Lopes


A pouco mais de um mês da reentré, a TVI lançou hoje um comunicado à imprensa onde adianta alguns pormenores acerca do novo programa de Fátima Lopes e onde também anuncia a abertura oficial dos castings para este espaço.

Neste comunicado, e sobre a temática do novo programa, apenas é dito que esta vai assentar em histórias insólitas relacionadas com contas para pagar: "Procuramos histórias divertidas e invulgares relacionadas com alguma conta: multa com alguma história insólita por trás, a festa de casamento que saiu mais cara do que se esperava, a conta da luz que disparou com as ventoinhas e ar condicionado nestes dias escaldantes". De forma mais resumida, o novo programa de Fátima Lopes é apresentado como: "Detesta pagar as suas contas?"

Começa assim a divulgação de uma das principais estreias da estação de Queluz, apesar de ainda não ter sido tornado público qual o nome, a data de estreia ou o próprio horário do novo talk-show de Fátima, apesar de ser quase certo que este vai ocupar o lugar do concurso Quem Quer Ganha.

Quiosque: Jornal de Notícias

Frente a Frente


Boa noite e bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. Hoje vão estar frente a frente os dois principais espaços informativos das manhãs televisivas: Bom Dia Portugal e Diário da Manhã.


O Bom Dia Portugal é o informativo matinal que há mais tempo perdura no ar de entre as três generalistas. Desde a sua estreia, em 2002 com Alberta Marques Fernandes, até aos dias de hoje as modificações foram inevitáveis, desde a apresentação, ao conteúdo e até mesmo à duração.

Actualmente líder destacado nas audiências, o Bom Dia Portugal distingue-se dos concorrentes Edição da Manhã (SIC) e Diário da Manhã (TVI), acima de tudo, pelo seu singular dinamismo. Quem sintonizar a RTP1 entre aquela hora consegue em 10/15 minutos ficar a par do trânsito, do tempo, das principais notícias, enfim, ficar informado e acordar para o mundo nesse curto espaço de tempo. Ora, isto é fulcral num bloco informativo matinal, já que a grande maioria do público que liga a televisão aquela hora são pessoas que estão prestes a sair de casa para mais um dia de trabalho, na habitual correria matinal que implica pouquíssimo tempo para ver (ou pelo menos ouvir) televisão. E assim, entre umas rápidas dentadas à torrada do pequeno-almoço ou enquanto escolhem qual a melhor camisola para vestir naquele dia, vão ouvindo o essencial da actualidade na voz da Carla Trafaria ou do João Tomé de Carvalho, por muito pouco que seja o tempo em que estejam ligadas ao canal.

Mas há outros factores que justificam a liderança e ‘eficiência’ do Bom Dia Portugal. Um deles é o espaço dedicado à meteorologia, por exemplo. Exceptuando o Portugal em Directo também na RTP1, este jornal é o único que tem meteorologistas em estúdio que explicam detalhadamente aos portugueses como vai estar o tempo no dia que começa. E isso é bastante enriquecedor para o programa e também para quem o vê. Mais didáctico do que ouvir um pivô a apenas expressar oralmente o que está explícito no grafismo do ecrã, do género, “muitas nuvens em Portalegre” quando esta cidade tem uma imagem a indicar isso.

Mas apesar de actualmente o Bom Dia Portugal liderar nas audiências e ser, por todas as razões invocadas anteriormente, o melhor dos três concorrentes, é notória uma espécie de retrocesso no alinhamento e no dinamismo deste bloco informativo.
É de lamentar que 8 anos depois o formato tenha evoluído para um registo demasiadamente discreto em comparação com o da era Alberta Marques Fernandes, onde aí o uso racional da panóplia de meios que a RTP tinha ao seu dispor, aliado a uma criatividade e a um dinamismo soberbo, proporcionavam um despertar inovador e completíssimo ao espectador.

Mas talvez estes sejam sinais dos tempos já que o Bom Dia Portugal actual continua a ser, de longe, o melhor produto dos três canais, simplesmente porque é dos poucos que informa com rigor num menor espaço de tempo: a fórmula de ouro para formatos deste cariz.




Foi com Júlia Pinheiro e Henrique Garcia que a TVI estreou Diário da Manhã. Um formato informativo, mas com uma componente diferente da que a concorrência na altura apresentava, uma vez que rubricas sobre diversas áreas de interesse, como a saúde, também tinham destaque.

Na actualidade, este espaço está diferente, sendo que com algumas mudanças, os temas de outrora continuam lá.


À semelhança de muitos outros portugueses, tenho o hábito de ligar sempre a televisão quando estou em casa. E, logo pela manhã, enquanto me preparo para a escola ou trabalho, não é excepção. A minha companhia matinal é este Diário. Não sei porquê, sempre simpatizei com a estrutura do formato e com o facto de estar sempre em cima do acontecimento, algo que a concorrência também faz, mas não sei porquê, a minha escolha recai sempre na TVI.


Por lá já passaram alguns dos mais conhecidos jornalistas da TVI, na actualidade. Desde a dupla de estreia a Rita Rodrigues, não esquecendo José Carlos Araújo, Leonor Poeiras ou Susana Bento Ramos, todos tiveram sucesso.

Devo confessar que, para mim, e talvez por ser nessa altura que prestava ainda mais atenção, muito apreciava a empatia entre a dupla Rui Pedro Batista e Susana Bento Ramos. No meu entender, são uma das melhores que por lá passou. Apreciava o olhar cúmplice que apresentavam e o facto de, quando um parava de falar, o outro entrar logo no ar. Tenho pena de que tenham deixado de trabalhar juntos, pois eram um excelente exemplo de uma dupla coesa.

Outro momento que muito me reporta a este programa está, evidentemente, relacionado com Rute Cruz. Apresentadora durante muito tempo, ao lado do agora pivô do Diário da Tarde, no TVI 24, esta jovem acabou por deixar, precocemente, o seu lugar no formato. A culpada foi uma doença e muita emoção se notou no dia seguinte à notícia da sua morte, principalmente no rosto do seu colega. A meu ver, foi esse um dos factores preponderantes para que o programa deixasse de ter uma dupla na apresentação.



Apesar de ser a minha escolha para este horário, o Diário da Manhã não é líder. Na concorrência tem o mais do que implantado Bom Dia, Portugal que vence desde o seu inicio. Percebe-se a opção dos portugueses pelo formato da RTP, no entanto, para mim, o da TVI é o mais completo e aquele que tem maior dinâmica. Pelo menos na maioria das vezes, até porque dispõe de algo que a concorrência não tem, nomeadamente o helicóptero comandado por Paulo Ferreira de Melo, que mostra sempre as melhores imagens do trânsito, e não está tão ligado ao formato bloco noticioso tradicional.

Face a estes resultados, é de louvar o facto de a estação de Queluz de Baixo nunca ter acabado com o Diário da Manhã, até porque, o programa já mostrou ser um bom “estágio” para as novas caras da estação, casos de Ana Guedes Rodrigues ou de José Carlos Araújo. Num futuro próximo, gostaria de voltar a ver uma dupla na condução do programa, até porque, penso que cria uma melhor dinâmica e poderá ser por aí que os pontos venham a ser conquistados.



Enquanto isso não acontece, há que seguir o conselho tantas vezes dado pela agora pivô do Jornal da Uma: “sorrir e ter um bom dia”, na companhia do Diário da Manhã, claro!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre José Alberto de Carvalho e José Rodrigues dos Santos:



Vânia Fernandes, por Tiago Henriques - 61%
Ricardo Soler, por Diogo Santos - 39%






Fecho

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Fecho desta segunda-feira. Hoje, ao contrário do que é habitual, não lhe trazemos uma crónica escrita por Nuno Azinheira ou Joel Neto.

O texto desta rubrica é assinado por João Carvalho, o quarto concorrente eliminado de Os Escolhidos!


Durante a época de Verão é habitual o mesmo pivô dar a cara pelos principais blocos noticiosos de qualquer uma das estações televisivas. No passado domingo, por exemplo, Maria João Ruela apresentou o "Primeiro Jornal" e o "Jornal da Noite". Tendo em conta que, na actualidade, qualquer um dos canais tem também um canal de notícias, achas esta política uma política correcta? Porque não se apostam em caras novas?


Durante o Verão, o comum dos trabalhadores gosta de usufruir das suas merecidas férias, a que tem direito. Os pivôs não fogem à regra… Contudo, os estúdios não podem ficar “às moscas”, alguém tem que dar as notícias. Tem de haver uma gestão de recursos humanos que permita que enquanto uns estão de férias, outros ocupem os seus lugares.


No passado Domingo, estrategicamente ou não, Maria João Ruela apresentou os dois espaços informativos do canal de Carnaxide, o que a meu ver é uma política incorrecta por parte da direcção de informação. Assistir à noite, praticamente às mesmas notícias da tarde


apresentadas pela mesma pivô, tornar-se cansativo, acabando por reflectir-se nas audiências (o ‘Jornal da Noite’ acabou por ser o informativo menos visto das três generalistas).


Em alternativa, poderiam ser testadas novas caras na generalista, principalmente tendo a SIC um canal de notícias por cabo com bons resultados e recheado de bons pivôs. Ana Lourenço, Luís Costa Branco, Fernanda de Oliveira Ribeiro, Pedro Mourinho, Marta Atalaya e Teresa Dimas são apenas alguns dos nomes que poderiam saltar da SIC Notícias para a SIC generalista e evitar a repetição do mesmo pivô ao meio-dia e à noite.


João Carvalho

Hoje às 21 horas...



É tempo de mais um Frente a Frente! Não perca!

Fala-se!16/08/2010


Boa tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! Desta semana!



Clara de Sousa


Um ano depois do casamento relâmpago, parece que a jornalista da SIC e o seu companheiro atravessaram uma crise. Segundo a edição desta semana da revista Nova Gente, Clara de Sousa e André Marques estiveram separados há cerca de um mês, devido a “divergências de relacionamento”, revelou uma fonte.


Todavia, por gostar muito da esposa, o editor de imagem da SIC “pediu-lhe para regressar a casa”, segundo a mesma fonte. A harmonia parece ter voltado a estar presente no dia-a-dia deste casal, até porque, ao que apurou a mesma publicação, Clara e André estiveram juntos no Sul de País a descansar.


Contactada pela Nova Gente, a pivô do Jornal da Noite não quis prestar quaisquer tipo de declarações.




Miguel Sousa Tavares


O jornalista da SIC parece ter um novo amor. Quem o garante é a Notícias TV desta semana, que fotografou Miguel Sousa Tavares numa praia do Algarve na companhia da deputada Teresa Caeiro.


Livres e desimpedidos, o jornalista e a política desfrutaram da companhia um do outro, sempre rodeados de familiares. Pelo que a referida publicação apurou, Miguel e Teresa estão mesmo a viver um romance, no entanto, quando contactados, nem um, nem o outro, quiseram prestar qualquer tipo de depoimentos.


Quiosque: Nova Gente, Notícias TV

Júlia Pinheiro regressa hoje!


Depois de três semanas a recarregar baterias, a directora de formatação de conteúdos está de regresso ao ecrã. Com a imprensa a especular uma possível saída para a SIC, Júlia Pinheiro, alheia a tudo isto, volta, assim, ao seu programa de início de tarde na TVI.


Substituída por Cristina Ferreira, que terá agora três semanas de férias, a apresentadora terá a dura tarefa de manter os bons resultados que a substituta alcançou, o que não deverá ser muito difícil, até porque já não existe a concorrência de Há Volta, na RTP.

"Laços de Sangue" já tem página no Facebook!


Depois de começarem a passar as primeiras promos à nova produção, já está disponível a página oficial no Facebook de Laços de Sangue. À semelhança do que tem vindo a acontecer com diversos programas de televisão, a estaçao de Carnaxide volta a apostar forte na promoção aos seus projectos e, assim, conquistar outros públicos.


A página ainda é recente, tendo até ao momento pouco mais de 50 fãs, mas com o decorrer dos próximos dias, novos seguidores surgirão. É lá que também se pode ver o logótipo de Laços de Sangue, cujas cores predominantes são o branco e o vermelho.


Com a estreia agendada para meados de Setembro, a trama assinada por Pedro Lopes promete surpreender os telespectadores!

Para aderir clique aqui: http://www.facebook.com/lacosdesangue

Revista de Imprensa 16/08/2010

Segunda-feira, dia 16. Bem-vindo à primeira Revista desta semana!

Conversa e informação em português na reentré da SIC Mulher
O canal temático da SIC dedicado inteiramente ao público feminino obteve em Julho o melhor resultado de 2010 e um dos melhores desde que está no ar. Para isso contribuíram programas como Dr. Oz, O Peso Certo, Boarding Pass, Stylista, Hotel Babylon ou American Next Top Model. Quem o garante é Sofia Carvalho, directora da SIC Mulher, dando especial destaque ao reality-show americano, Peso Certo: “Neste momento o top é do Peso Certo”
Sofia Carvalho congratula-se com as excelentes audiências alcançadas pela Mulher no mês de Julho e promete várias estreias já a partir de Setembro: “Vamos estrear três novos programas nacionais. Um diário ao final da tarde, que será um espaço de informação e entretenimento, onde vamos abordar várias áreas do interesse do nosso público; um programa semanal de conversa; e um outro semanal em que a temática é o sexo”, adiantou.
São assim estas as novas apostas, inteiramente em português, para o canal temático da SIC que está no ar desde 2003.
.
.
Liliana Santos: "Ser actriz foi um feliz acidente de percurso"

Actualmente a interpretar Tininha na novela da TVI Espírito Indomável, Liliana Santos diz estar a adorar a experiência já que este é um papel em tudo diferente do que a actriz já desempenhou quer na televisão, quer no cinema: “Tive a noção imediata de que esta personagem era completamente diferente de tudo o que já tinha feito quer em cinema quer em televisão. A Tininha é uma rapariga muito desembaraçada, muito divertida, que está de bem com a vida e muito terra a terra. Talvez por isso tenha sido fácil simpatizar com ela logo desde início. Posso dizer que de facto tem sido um enorme prazer estar a representar esta personagem”

Depois de se estrear em televisão como concorrente do programa da SIC Acorrentados, Liliana diz que a sua entrada para a representação foi um “feliz acidente de percurso”, isto porque, “descobri que na verdade é o que realmente gosto de fazer”, afirmou.

Quanto ao futuro, Liliana Santos apenas pretende continuar a evoluir pessoal e profissionalmente em Portugal: “Neste momento ir para fora não está nos meus planos”, rematou.
.
.
CITAÇÃO DO DIA
"Gostava de apresentar o Quem Quer Ser Milionário. É um fetiche..."
Luís Filipe Borges


NÚMERO DO DIA
34,0
Este foi o resultado, em share, do jogo do último sábado entre o Sporting e o Paços de Ferreira e transmitido pela TVI. A veracidade deste e de outros números das audiências de sábado, divulgados como sempre pela Marktest, foi posta em causa pela estação de Queluz num comunicado emitido ontem.
.

Quiosque: Correio TV, Notícias TV, Jornal de Notícias

TVI insurge-se contra medição audimétrica


Depois de divulgados os números das audiências do passado sábado, que mostraram um pesada derrota da TVI perante a concorrência, a administração da estação de Queluz emitiu um comunicado onde exige uma auditoria urgente à actual medição das audiências, pedindo assim a realização de um concurso no sentido de incentivar a criação de um novo sistema de medição audimétrica na televisão nacional.

No comunicado, a administração da TVI refere-se, em especial, aos resultados divulgados neste domingo e referentes ao último sábado que, segundo esse mesmo comunicado, "constituem o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de mediação de audiências", classificando-os de "particularmente inacreditáveis". Em causa está uma alegada falha por parte da Marktest que, segundo a administração da TVI, "nos primeiros dados fornecidos pela Marktest, não surgisse nenhum programa da TVI no TOP15 dos programas mais vistos do dia"

Só depois de uma reclamação efectuada por parte da estação de Queluz é que esses mesmos dados foram rectificados: "Apenas após uma reclamação da TVI é que a Marktest corrigiu o ranking referindo que tinha havido um erro. Erro que a TVI acredita também ter existido nas audiências do total do dia, dado ser difícil de explicar que um erro nos programas não tivesse qualquer repercussão nas audiências do total do dia"

Assim, neste comunicado a administração de Queluz põe em causa a fiabilidade dos dados fornecidos pela Marktest, mesmo depois de rectificado o erro, e considera ainda a qualidade da medição audimétrica "da maior importância, por respeito ao espectador e para assegurar dados fiáveis e precisos para o mercado publicitário e os anunciantes. Este é um problema que afecta todas as estações de televisão em Portugal e a TVI toma esta posição na defesa da verdade dos dados de audiência e do mercado publicitário que a todos os agentes de boa fé deve interessar"

Quiosque: Agência Financeira (IOL)