7 de janeiro de 2011

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Like/Dislike!

LIKE
Leonor Poeiras em Agora É Que Conta


Há muito tempo que Leonor Poeiras deixou de ser uma mera cara laroca da TVI para se tornar, cada vez mais, numa aposta segura da estação de Queluz de Baixo. A apresentadora, que começou como repórter no Diário da Manhã, abraçou na passada semana o Agora É Que Conta, órfão de Fátima Lopes. E o balanço só podia ser bastante positivo. Energética, animada e, acima de tudo, com a sua excelente forma de comunicar, foi assim que Leonor Poeiras regressou ao horário que foi seu durante largos anos, enquanto esteve à frente do extinto Quem Quer Ganha.

Reafirmo todos os elogios que já aqui teci a esta comunicadora que continua a provar estar à altura de qualquer desafio, neste formato que não deixa de ser particularmente difícil de conduzir e apresentar.


DISLIKE
RTP em DIRETO
Sinceramente, não concordo com a implementação do novo acordo ortográfico. Talvez por isso, acho precipitada a medida tomada pela RTP que desde segunda-feira adoptou o novo acordo para a Língua Portuguesa.

A partir de agora, oráculos, títulos, logótipos e todo o tipo de textos informativos estarão regulados segundo esta nova terminologia. Por isso, não é de estranhar vermos a palavra direto no logótipo da RTP, ou o informativo de Dina Aguiar denominar-se ele próprio de Portugal em Direto.

Mudanças a mais, numa língua tão rica como a nossa que se vê assim devastada por um acordo de nuances bastante duvidosas e discutíveis.

Falar Televisão


10 anos

Foi a 8 de Janeiro de 2001, pelas sete da manhã, que Pedro Mourinho entrou em casa dos telespectadores nacionais. Amanhã, 8 de Janeiro de 2011, o canal temático completa dez anos recheados de conquistas, de vitórias. Com excelentes resultados, a SIC Notícias é um caso raro de sucesso no mundo. Em Portugal é líder incontestável de audiências, o que vem contrastar com o universo do cabo de outros países. Com jornalistas caracterizados pelo seu elevado profissionalismo, como Mário Crespo ou Ana Lourenço, e comentadores com um grande destaque no país, a SIC Notícias tem continuado a surpreender os portugueses. A completar estes dez anos, o canal irá estrear um novo estúdio e uma nova perspectiva sobre o mundo.

Com um jornalismo de palavra, e com uma larga equipa de profissionais, a SIC Notícias promete assim continuar a surpreender os telespectadores, tal como o tem feito nos últimos dez anos.
Com a RTPN e a TVI 24 ainda muito distantes em termos de audiências, o canal de notícias da SIC está longe de ter concorrência. Apesar de, por vezes, o AXN, canal Panda, Hollywood ou FOX se aproximarem, não tenho dúvidas de que estes ainda têm de batalhar muito para alcançarem uma liderança tão estável como a de SIC Notícias.

Apesar dos maus resultados do terceiro canal, há algo que ninguém pode contestar: a SIC Notícias continua a ganhar. E contra factos, não há argumentos. Muito podem dizer Júlio Magalhães ou José Alberto Carvalho sobre as audiências dos seus noticiários (superiores aos de Carnaxide). No entanto, a verdade é que ambos os profissionais não conseguem trespassar para o cabo aquilo que transmitem em sinal aberto. Felizmente, para combater essa falha existe a SIC Notícias. Parabéns pelos 10 anos!

Afinal, onde está o dinheiro da SIC?


Muitas são as questões em relação à forma como a SIC tem despendido o dinheiro com as últimas contratações. Se uns não entendem como a estação consegue assinar contratos milionários com actores e apresentadores de televisão depois de ter rescindido com alguns profissionais de forma amigável, outros consideram esse investimento normal. Francisco Penim, ex-director de programa da estação de Carnaxide, não sabe onde existe tanto dinheiro para as últimas contratações. Ciente de que, na altura em que era director de programas do canal, poucas eram as extravagâncias que poderia cometer com o orçamento, o ex-marido de Clara de Sousa afirma o seguinte à Notícias TV: "Não faço ideia onde vão buscar o dinheiro".
Já Eduardo Cintra Torres considera que os últimos contratos foram possibilitados pela redução de custos noutras áreas do canal: "Devem ter feito poupanças em outras áreas, cortado algumas gorduras em despesas".

Perante estes especulações, Nuno Santos anula algumas opiniões, afirmando que a gestão do orçamento é agora efectuada de forma diferente. "Não há mais dinheiro na SIC, há apenas uma gestão diferente. Embora as pessoas pensem isso, nós estamos a trabalhar com um orçamento de grelha igual ao que tínhamos em 2009 e 2010. Nos últimos dois anos, para saldar os nossos compromissos, tivemos um investimento muito baixo em grelha. Por exemplo, gastámos oito milhões de euros em produtos como Chiquititas. Ora com esses constrangimentos atenuados vamos poder utilizar o nossos orçamento de outra forma", revelou o director de programa do terceiro canal.

Luís Marques relembra a concorrência que a SIC está viva e de boa saúde: "Fala-se da estação como se tivesse desaparecido, mas temos resultados positivos em targets comerciais. Estar em primeiro, segundo ou terceiro lugar tem que ser visto com relatividade e a nossa capacidade também está relacionada com o cabo".

Por fim, de salientar que o ano de 2011 não será o último de Nuno Santos à frente da estação de Carnaxide. Quem o afirma é Luís Marques: "Ele é o director de programas e vai manter-se. Temos um universo de canais muito grande e não temos gente a mais, temos trabalhado como uma equipa pequena".

Quiosque: Notícias TV

"Depois da Vida" estreia dia 14 de Janeiro


As promoções da estreia de Depois da Vida já estão a passar. O programa de Iva Domingues irá para o ar no dia 14 de Janeiro, e contará com convidados de luxo. Ágata e Carlos Lopes, serão eles alguns dos famosos que estarão frente a frente a Anne Germain.

Está assim de volta aos ecrãs nacionais a grande questão: "Há vida depois da vida?"

Programa de Moura Guedes só em Março?


Com uma vontade enorme de regressar aos ecrãs, Manuela Moura Guedes está ansiosa para que o seu programa no terceiro canal estreie. No entanto, o atraso que o magazine está a sofrer, parece estar a criar algum mal estar na jornalista. Segundo a Notícias TV desta semana, o novo programa de Carnaxide já não irá para o ar em Fevereiro, tal como previsto inicialmente. "O programa está muito atrasado, o que é péssimo para o feitio dela. A Manuela é muito stressante", revelou uma fonte à publicação do Diário e Jornal de Notícias.
A verdade é que muitas têm sido as reuniões da jornalista com Luís Marques, Nuno Santos, Gabriela Sobral e Alcides Vieira, para acertar os pormenores sobre o magazine. Com as audiências em baixo de forma, parece que Manuela Moura Guedes está desejosa de poder contribuir com o seu trabalho para melhorar os resultados da estação de Carnaxide.

Quiosque: Notícias TV

Manolo Bello pode sair da SIC


O responsável pelo "Companhia das Manhãs" pode estar de partida da SIC. Com a chegada de Júlia Pinheiro ao terceiro canal, e com o término do contrato de Manolo Bello no final de Janeiro, o produtor da MBTV não sabe qual será o seu futuro em Carnaxide: "Quero acreditar que vou continuar. Se não prosseguir, fico triste, mas não zangado. Todos os contratos têm um fim e eu tenho de agradecer os anos de trabalho que me foram proporcionados".

Depois de ter trabalhado com Júlia Pinheiro no "SIC 10 Horas", em 1999, Manolo Bello confessa que gostaria que essa experiência se voltasse a repetir. "Gostava muito de voltar a trabalhar com ela, mas não sei se serei eu", revelou. Consciente das dificuldades que a comunicadora terá para vencer Manuel Luís Goucha, o produtor confia apesar disso no profissionalismo de Júlia Pinheiro.


Manolo Bello enfrenta assim mais uma fase conturbada da sua vida. Depois do fim do programa "Fátima" e "Vida Nova", a Comunicassom acabou por ficar para segunda plano na estação de Carnaxide. Será que desta vez é o responsável pela MBTV a seguir esse caminho?


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 07/01/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta sexta-feira!


Sofia Ribeiro
Depois de assumido a relação com o modelo Rúben Rua, Sofia Ribeiro acabou de anunciar que dentro em breve irá dar um passo em frente na relação que mantém com o manequim. Tudo indica que os dois irão mesmo casar, depois de terem mudado o estado civil de cada um, na página social Facebook, para ‘noivos’. E o casamento poderá mesmo acontecer ainda este ano!
Rui Pêgo

O filho de Júlia Pinheiro, em entrevista à TV Guia desta semana, teceu fortes elogios à sua própria mãe. Ela, que está a um passo de ser apresentada como o novo reforço da estação de Carnaxide, é vista por Rui Pego como uma ‘super-mãe’: “A minha mãe é uma pessoa extraordinária, mas é minha mãe. Para mim, a minha mãe é a minha mãe e não a Júlia Pinheiro. Ela é a melhor mãe que eu posso ter”, afirma.

Quiosque: Vidas, TV Guia

Nuno Graciano junta-se a Vanessa Oliveira


O apresentador do Companhia das Manhãs terá uma merecida semana de férias. Assim, Vanessa Oliveira continuará à frente do talk-show da estação de Carnaxide... com Nuno Graciano! O "tio careca" está de volta à antena da SIC depois da sua participação no Companhia de Ano Novo. A não perder!

Revista de Imprensa 07/01/2011


Sexta-feira, dia 7. Bem vindo à última Revista da semana!

Fá-las Curtas estreia amanhã


Estreia amanhã na RTP2 um arrojado concurso direccionado para jovens talentos na área da realização. Fá-las Curtas pretende assim encontrar promessas na realização através do apuramento de várias curtas-metragens.

De entre os 78 candidatos, apenas 16 conseguirão marcar presença nos ecrãs do canal 2. A partir de amanhã, e durante os próximos 15 sábados, duas curtas irão ser exibidas e logo depois uma delas será a escolhida pelo júri para a fase seguinte. No final, irão estar em jogo 8 curtas-metragens seleccionadas também por eliminatória.

O vencedor irá receber 10 mil euros e a encomenda de uma curta-metragem de dez minutos para a RTP2. A apresentação, essa, ficará a cargo de Filomena Cautela.


Magazines da RTP1 de cara lavada este fim de semana


O novo ano trás modificações aos magazines de fim de semana da RTP1. A partir deste sábado, Só Visto e TOP Mais começam a partilhar o mesmo cenário e estão prometidas modificações no formato e no conteúdo de cada um destes programas.

Mais música portuguesa e actuações ao vivo. Serão estas principais mudanças que o magazine de sábado à tarde da RTP1 irá sofrer a partir de amanhã. O TOP Mais está no ar há mais de 18 anos, e nesta renovação vê a sua própria duração ser estendida para os 90 minutos. Para além disso, está também prometida a estreia de uma nova rubrica, TOP Digital, que fará a contagem semanal do número de downloads legais de músicas feitos em cada semana.

Quanto ao Só Visto!, as alterações têm sido bem perceptíveis nas últimas semanas, tais como, o facto das entrevistas centrais terem saído do estúdio. E com uma também descentralização dos temas sociais dando assim maior foco aos eventos culturais, o programa criado por Daniel Oliveira promete ser uma alternativa à concorrência, leia-se Fama Show: “Daremos atenção permanente ao mundo do espectáculo, quer nos bastidores, quer junto dos protagonistas”, adianta José Fragoso. 

CITAÇÃO DO DIA
"10 anos de SIC Notícias são uma referência que honra o jornalismo em Portugal"
António José Teixeira, director SIC Notícias



DESTAQUE DO DIA
O ano mudou mas o formato mantem-se. Amanhã, Herman José regressa aos serões de sábado da RTP1 e em pleno ano de 2011 o nome do seu próprio late-night viu-se obrigado a mudar de figurino. Herman 2011 estreia amanhã, às 23:30.


Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias, TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do Jornal de Notícias.

Previsões

E pronto! Cá estamos em 2011, o ano de todas as dificuldades. Como será ele na televisão generalista portuguesa?


Previsivelmente, durante os próximos 12 meses, os telejornais (os programas que vão segurando as estações generalistas) continuarão na sua crescente vocação como câmaras de eco das fontes oficiais, incapazes do necessário aprofundamento da informação.


Agitarão contra nós, como fizeram durante todo o ano passado, o espectro dos "mercados", esquecendo-se de mostrar que são eles os produtores e os aproveitadores da crise, com a qual ganham rios de dinheiro e determinam as políticas dos Estados.


Não nos dirão que a Economia é uma ciência esquecida da sua condição social e que perdeu cientificidade. Antes colaborarão na implementação da doxa neoliberal acerca da produtividade, da riqueza e da sua distribuição, com que se quer justificar o empobrecimento da esmagadora maioria, a par do enriquecimento imoral de uns poucos.


Nada de novo. À medida que cresceram em tempo de duração, os jornais televisivos perderam qualidade e capacidade de informar. E cederam a vez à propaganda e ao entretenimento. Não é de certeza por mal, mas o efeito é o mesmo - instalam o medo, em vez de fornecerem a informação verdadeira, necessária à acção da cidadania.


Mais do que previsível, é o regresso de Manuela Moura Guedes, agora na SIC. Diz-se que com um programa semanal, emitido em horário nobre e sobre temas da actualidade.


O que se pode desde já afirmar é que Manuela tem público, e que é mais interessante a sua televisão-espectáculo, do que o entretenimento aborrecedor dos telejornais. Tanto mais que Moura Guedes usa o seu poder mediático para escrutinar o poder político e isso faz-nos falta.


Também na SIC, e de menor gosto, espera-se que avance um "reality show" para gordos, já que a estação de Carnaxide comprou os direitos de "The biggest loser", um programa destinado a pessoas com um redundante excesso de peso, que participam com propósito de emagrecer drasticamente.


Como há gostos para tudo, a SIC Mulher tem exibido a versão original norte-americana do concurso, "O peso certo", com grande sucesso de audiências.


Convém não esquecer que foi em parte graças a outro "reality show", "A Casa dos Segredos", que a TVI fechou o ano à frente das rivais, pela sexta vez consecutiva. Em terceiro lugar, a SIC quer recuperar terreno em 2011. Veremos se nos reserva outras surpresas.


Boa notícia foi a que nos deu David Nevins, presidente do canal "Showtime", ao anunciar a continuação da série "Dexter", cujos episódios da sexta deverão estrear no segundo semestre de 2011. Felizmente que a oferta de televisão de qualidade continua de pé.