28 de julho de 2010

Cine-Opinião


Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Vão-me buscar Alecrim


Lenny, trinta e poucos anos, cabelo a ficar já grisalho, divorciado, vive sozinho em Nova Iorque e durante duas semanas tem a custódia dos filhos, Sage com nove anos, e Frey com sete. Lenny hesita entre ser pai e ser amigo dos seus filhos, gostaria que as duas semanas durassem seis meses, mas não consegue lidar com a responsabilidade de ter miúdos pequenos e acaba por negligenciá-los. Durante quinze dias, uma viagem ao campo, amigos de visita, uma namorada, cobertores “mágicos”, momentos de alegria e a anarquia total apoderam-se da vida dos três, num navegar entre a infância e a idade adulta.
Vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa, como Herói Independente no Indie Lisboa 2010, contou ainda com a presença no Festival de Cannes e no Festival de Sundance. Tudo boas razões para dar uma espreitadela.


Scorsese quer Pacino e De Niro como Sinatra e Dean Martin.
Al Pacino e Robert De Niro seriam as escolhas ideais de Martin Scorsese para interpretar Frank Sinatra e Dean Martin na sua fase envelhecida, no «biopic» sobre a vida do cantor de «My Way» que o realizador de «Taxi Driver» está a preparar.

Até para a semana!

Fecho

Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, o Cine-Opinião entra em linha.

Daniela, a estrela

Há uma coisa ainda mais provinciana do que seguir com excessivo deleite e comovido orgulho pátrio a carreira de Daniela Ruah nos Estados Unidos: é a obsessão de evitar o excessivo deleite e o comovido orgulho pátrio e, portanto, segui-la com amargo ressentimento. Não vale a pena mistificar: Daniela é uma mulher linda, com várias das condições habitualmente exigidas às jovens candidatas a divas - e, se ainda não demonstrou ser uma "actriz", pelo menos no sentido clássico da palavra, foi porque toda a vida tem andado, para mal dos seus pecados, em projectos artisticamente paupérrimos. Vale a pena acompanhá--la e, de alguma forma, viver com ela a euforia de cada uma das etapas queimadas na sua escalada em direcção ao estrelato, incluindo esta recente passagem pelo marginal-mas-não-tanto Late Late Show (CBS), apresentado por Craig Fergu-son. Por outro lado, é a própria Daniela Ruah quem sublinha que é "filha" de pais portugueses e "cresceu" em Portugal, transformando aquilo que agora tão obsidiantemente nos enche de orgulho numa referência sobretudo exótica da sua biografia, a que de resto pode recorrer sempre que (e apenas quando) lhe der jeito. E só há uma coisa mais provinciana ainda do que seguir com comovido orgulho pátrio ou amargo ressentimento o seu percurso. É querer à força que ela seja uma coisa que não quer ser: uma portuguesa de Portu gal, ainda que circunstancialmente nascida no Massachusetts.


Não é só em França que existe o "estigma da porteira": também nos Estados Unidos, terra de oportunidades, somos vistos como um povo trabalhador, mas tonto. É isso que nos reduz ao exotismo. E o mais provável é que, de facto, esse exotismo não seja lisonjeiro.

Esta noite..

..a Vanessa Dias destaca mais uma grande produção cinematográfica! Não pode perder, às 21:00!

Momentos

Acontecer um imprevisto num talk-show em directo tem piada. No entanto, quando ele se passa num noticiário, as gargalhadas são ainda maiores. Se, por um lado é necessário manter a postura, por outro a vontade de rir impede-nos de adoptar essa atitude. Fiquemos então com um Momento bastante engraçado, que teve como pano de fundo o Jornal da Noite, em 2009.


Pedro Miguel Ramos concentrado na SIC


É já um dado adquirido de que em Setembro, haverá um novo reality-show na estação de Queluz de Baixo. E, nos últimos tempos voltou a ganhar forma a hipótese de ser Teresa Guilherme a grande afitriã.

Embora não seja o formato clássico de Big Brother, chegou a dizer-se que André Cerqueira deseja reunir em Secret Story a dupla de sucesso de há alguns anos. Ora, para que tal aconteça, a estação teria que “resgatar” Pedro Miguel Ramos, que se encontra, actualmente, mais ligado à SIC.


Numa tentativa de obter alguma novidade, a revista TV Mais chegou à fala com o apresentador, que garantiu: “Não tive qualquer contacto nesse sentido (de se mudar para a TVI). Não está nada em cima da mesa”. Pedro Miguel Ramos foi mais longe e garantiu que tem sido bem tratado pela estação de Carnaxide: “Tenho muito respeito pela SIC e pelo director de programas. Caso me convidem, esse terá de ser um assunto ponderado”.


A par de tudo isto, fala-se de que o marido de Fernanda Serrano poderá ser uma das apostas de Nuno Santos para um formato na rentrée.


Quiosque: TV Mais

Teresa Guilherme conduz emissão comemorativa dos 10 anos de “Big Brother”


É a edição desta semana da revista TV Mais quem garante que a apresentadora está mesmo de regresso à TVI.

E, no primeiro projecto a eterna “senhora televisão” regressará ao passado. É que a estação de Queluz de Baixo vai mesmo fazer uma emissão especial para comemorar o décimo aniversário sobre a estreia do reality-show que agitou o país e, ao que tudo indica, será Teresa Guilherme a apresentadora.

Segundo a referida publicação, trata-se de um programa único em que será feita uma retrospectiva dos momentos mais importantes de cada uma das temporadas.


Como tal, a TVI já começou a sondar antigos concorrentes para prestarem o seu testemunho. Para já, Marta Cardoso e Marco Borges são os únicos que garantem a sua presença. “Fui eu quem teve a ideia de fazer este especial. O BB foi um programa que, além de marcar a vida dos concorrentes, representou uma grande viragem na televisão, por isso, acho que faz todo o sentido termos este reencontro. Desde Fevereiro que penso em assinalar o aniversário do programa”, disse a jornalista. Já Marco “joga à defesa”: “Ainda é prematuro dar muitos pormenores sobre como vai ser o programa, pois ainda estamos a estudar as coisas. Posso dizer que vai estrear no princípio de Setembro e, à partida, será uma só emissão. Quanto ao cachê que os participantes vão receber, nada está decidido”.


Parecem ser precisamente os valores pagos um dos motivos pelos quais vários ex-concorrentes ainda não disseram “sim”. Telmo é um deles: “Só entro no programa se houver um bom cachê, porque, para mim, palhaços é só no circo e não vou para a televisão pôr-me a falar a troco de nada. Tudo depende de valores e dos moldes em que o programa for feito. Se for em directo, tudo bem, caso contrário, não contém comigo porque não quero que mudem as minhas palavras”, referiu o participante da primeira edição do programa. Já o antigo participante da segunda temporada Bruno confessou: “Entraram em contacto comigo há algum tempo no sentido de fazer parte desse projecto e fiquei bastante entusiasmado. Mesmo que não me paguem nada tenho gosto em participar e estou à espera que haja desenvolvimentos e que me dêem notícias”. Também Tozé, da terceira série, está aberto à participação: “Fui contactado pela Marta no sentido de nos reunirmos. Acho que será uma festa muito bonita. Não renego as minhas origens, por isso fico muito satisfeito em participar”, revelou. Por outro lado, a segunda classificada do Big Brother 1, Susana, afirmou que ainda não confirmou a sua presença: “Já recebi mensagens e telefonemas com a proposta de integrar o desafio, mas ainda não decidi se vou aceitar ou não. Está tudo em aberto”.

De fora ficam, para já, Célia (da primeira temporada), Lara (da quarta) e Pedro (da terceira), que rejeitaram o convite.


Alheio a tudo isto, André Cerqueira garante: “Há coisas pensadas para a Teresa, mas não têm nada que ver com o Big Brother. A participação dela não será pontual”. O que quererá dizer, à partida, que Teresa Guilherme vai mesmo assinar contrato com a estação e que será uma das novas estrelas.

Quanto a mais projectos, fala-se de que será mesmo ela a apresentadora de Secret Story, todavia, o director de programas só falará, oficialmente, sobre tudo isto, em finais de Agosto.


Quiosque: TV Mais

Fala-se 28/07/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! Desta quarta-feira!




João Manzarra


O talentoso apresentador é a capa da revista TV 7 Dias, que revela, em exclusivo a sua verdadeira namorada.

“A Jéssica Athayde não é, nem nunca foi, namorada do Manzarra. O verdadeiro amor dele chama-se Catarina Mira”, confirmou uma fonte próxima do jovem à referida publicação.

Ao que parece o “casalinho” é bastante íntimo desde que se conheceram nos bastidores de Curto-Circuito. E há quem diga mesmo que a apresentadora do Disney Kids é frequentadora habitual da casa do rapaz.


Confrontada pela revista, Catarina disse: “Gosto muito do Manzarra! Saio muitas vezes com ele, incluindo idas à praia”, desmentindo o relacionamento: “Somos amigos, mais nada!”, referiu. Quanto a João Manzarra, não quis prestar quaisquer tipo de esclarecimentos sobre “mais uma alegada namorada”.



António Feio


Já passou mais de um ano desde que o actor iniciou a dura batalha contra um cancro no pâncreas. Desde o primeiro momento que António Feio mostrou a sua vontade de vencer e crença em dar a volta por cima.


Regularmente, o conceituado actor partilha novidades sobre a sua saúde, os tratamentos, os projectos através da sua página no Facebook, onde recebe também manifestações de solidariedade e carinho por parte dos fãs. Todavia, recentemente, António Feio pediu algum sossego e que esquecessem a sua doença. Segundo apurou a revista TV 7 Dias, esta mudança de atitude é o reflexo de uma fase difícil em que a doença, a par dos tratamentos de quimioterapia, o deixam de rastos.

Foi o seu irmão, em declarações à mesma publicação que explicou aquilo que António sente: “Penso que precisa de tréguas da Imprensa e dos fãs mais ‘melgas’ para retemperar”, explicou.


Quiosque: TV 7 Dias

Sara Butler hermafrodita em “Malmequer”


A nova trama de Rui Vilhena promete surpreender. Para além de retratar o sempre misterioso mundo da televisão, haverá várias personagens “marcantes”, tal como o argumentista tem feito em todas as suas telenovelas.


Uma dessas personagens é hermafrodita. Devido ao grande desafio que é, foram várias as actrizes que mostraram interesse em interpretá-la. Chegou a falar-se de que este seria o papel de Sofia Ribeiro, todavia, Rui Vilhena decidiu desafiar uma jovem actriz.


Segundo a revista TV Guia desta semana, a feliz contemplada é Sara Butler. Embora ainda só tenha 19 anos, esta jovem já participou em vários projectos televisivos, como Dias Felizes, Casos da Vida ou Inspector Max. Chega agora a grande oportunidade de Sara provar todo o talento que tem vindo a mostrar em todos os seus projectos.

Para ver, brevemente na TVI.



Quiosque: TV Guia

Sofia Ribeiro recusou SIC


A estratégia estava montada. Depois da recusa de Cláudia Vieira em dar vida à grande vilã de Laços de Sangue, Nuno Santos encontrara a substituta perfeita: Sofia Ribeiro, tal como avança a edição desta semana da revista TV Guia.


O convite não tardou em ser feito. Ainda a actriz gravava Meu Amor e já a direcção de programas a havia contactado. Todavia, Sofia acabou por recusar a oferta. E foi “blindada” com um contrato de exclusividade com a TVI. Como “prémio extra” foi-lhe dado um papel de destaque em Malmequer.


Entretanto, acabou por ser Joana Santos a escolhida para dar vida à grande vilã de Laços de Sangue, Diana.


Quiosque: TV Guia

Fátima Lopes vai ter programa diário


Embora André Cerqueira garanta que novidades “só no final de Agosto”, o director de programas da TVI acabou por levantar a “ponta do véu” no que ao novo formato de Fátima Lopes diz respeito.


O responsável deu a entender que será um programa diário, uma vez que, na entrevista que concede à TV Guia desta semana, quando lhe disseram que “podia ter ido buscar Catarina Furtado”, em vez da cara de Vida Nova, respondeu: “Não para um programa diário”.

Quanto ao horário, permanece a dúvida, mas ganha cada vez mais forma a hipótese de ser para o final de tarde, ou, em horário nobre: “Você vai perceber que temos um objectivo muito claro com o programa da Fátima”, revelou.


Quererá tudo isto dizer que, afinal Fátima Lopes não vai mesmo dar a cara pelo reality-show que a estação prepara para a rentrée? Há sempre a possibilidade de ser ela a escolhida para conduzir os diários da versão portuguesa de Secret Story!


Quiosque: TV Guia

"Na TVI. não trabalhamos pela metade", diz André Cerqueira


Três meses depois de ter assumido a direcção de programas da TVI, o brasileiro concedeu a sua primeira entrevista à revista TV Guia desta semana.

Foram vários os temas de uma conversa marcada pela inteligência, humildade, coragem e ambição do seu protagonista. Desde o novo rumo que quer dar ao canal que dirige às mudanças no mercado televisivo, nada escapou.


A entrevista começa com uma justificação para o grande investimento que a estação tem feito. “Para se poder angariar publicidade, é importante haver investimento. É importante mostrar novas caras, ter futebol, novos produtos.”, começa por dizer, para depois explicar o seu método de trabalho: “Há dois tipos de canal de televisão: aquele que tem um baixo custo de grelha e um baixo investimento de publicidade e aí o lucro é razoável; e um outro, como a TVI, que tem um custo alto e que dá aberturas para que invistam aqui. Temos tido uma adesão alta, apesar da crise, porque temos apresentado coisas novas. É isso que pretendemos. (…) A TVI é uma televisão forte, que quer investir e quer ter o mercado publicitário. Não trabalhamos pela metade.”


E qual é, afinal, a estratégia de André Cerqueira? “Vamos falar disso no final de Agosto, quando apresentarmos a nova grelha”, começa por dizer o responsável, acrescentando: “O que posso adiantar é que não andamos a brincar. Temos ideias concretas em relação ao futuro. Trabalhamos com objectivos claros e não paramos por nada. Não há dispersões. Prometi que ia empurrar as coisas para a frente, para que elas aconteçam, e podem acreditar nisso. As pessoas falam de uma guerra entre a TVI e a SIC, não há guerra nenhuma. Há um posicionamento forte de uma estação que sabe o que quer. Não fizemos convites a ninguém sem ser à Fátima Lopes. Convidámo-la e trouxemo-la. Apenas isso. Fomos objectivos. Agora, todos sabem que já fizeram 10 ou 12 convites a profissionais da TVI”.


Na referida conversa, o director de programas fez ainda questão de elogiar Júlia Pinheiro: “Não há, hoje, um conteúdo e um formato que não passe pela Júlia, nem sequer as novelas. Não as começo a discutir sem que ela as leia. Há um respeito enorme pelo trabalho da Júlia. Ela é a cara da estação. A Júlia gosta de conteúdos, de criar… mas eu entendo que ela não queira largar o seu programa das tardes, que adora. Se não apresentasse, seria uma incrível directora de programas”, explicou.

E o que sentiu André Cerqueira com a mudança de Gabriela Sobral? “Fiquei triste, mas era uma proposta financeiramente maravilhosa, que não se encaixa no mercado português, e não havia nada a fazer. Não tínhamos intimidade e as pessoas diziam que poderíamos ter problemas, mas não foi isso que aconteceu”, até porque, segundo o brasileiro, “Trabalhámos lindamente”.


Para terminar, como não poderia deixar de ser, falou-se de ficção. E, o director de programas aproveitou para “avisar” a concorrência: “Eu, como director de Programas da TVI, garanto uma coisa: se eles voltarem a dizer que a TVI será líder por pouco tempo e tentarem descredibilizar a nossa estação, respondo-lhes”. E vai então o canal de Queluz de Baixo continuar a apostar na ficção portuguesa? “Sim. Continuaremos à procura de novas histórias, de novas tecnologias… A TVI tem 60 actores exclusivos, os melhores autores, cerca de 25… Não podemos esquecer que damos emprego a milhares de pessoas. Isso também é um posicionamento do canal”, refere André Cerqueira, não confirmando se a estação continuará a emitir três telenovelas diariamente.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 28/07/2010


Bom dia! São 10 horas e é tempo de mais uma Revista de Imprensa!


José Eduardo Moniz critica afastamento de Manuela Moura Guedes



Já lá vai quase um ano desde que a estação de Queluz de Baixo decidiu terminar com Jornal Nacional – 6ª Feira. Foi também com o final deste bloco informativo que se deu o afastamento da polémica jornalista da redação da TVI.

Embora ainda seja uma funcionária do canal, Manuela Moura Guedes está de baixa desde que o noticiário pelo qual dava a cara foi suspenso devido a uma depressão. Todavia, a pivô regressa em Setembro ao trabalho, tal como a própria revelou à edição desta semana da revista TV 7 Dias.


Na mesma revista, o seu marido, fez questão de dar o seu parecer sobre tudo aquilo que a companheira passou: “Para a Manuela, tem sido muito duro, pela sensação de injustiça que acompanha o afastamento, mas a vida é feita destas coisas – de momentos bons e maus – só que o valor das pessoas acaba por ser reconhecido, mais tarde ou mais cedo”, confessou.


José Eduardo Moniz criticou ainda o afastamento de Manuela Moura Guedes e a informação da estação que dirigiu até há bem pouco tempo: “Acho que é um desperdício uma pessoa com as características dela estar inactiva. Basta olhar para a Informação da TVI para ver o amorfismo, o alinhamento e a falta de capacidade crítica. Tudo isso desapareceu e isso significa que há pessoas que fazem, de facto, falta à TVI”, concluiu.


Sousa Martins e Cláudia Lopes em programa sobre a “Liga Sagres”



















A rentrée televisiva marca o regresso do principal campeonato profissional de futebol à estação de Queluz de Baixo. E, com ela muitas alterações serão feitas.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a RTP decidiu não apostar em nenhum formato dedicado exclusivamente à Liga ZON Sagres, a TVI já decidiu que não vai cair no mesmo erro.


Se, há três anos Bwin Liga era o programa que servia de resumo de uma semana de futebol, este ano o nome será, certamente diferente. Bem como os comentadores e, sobretudo, os apresentadores. Se Joaquim Sousa Martins se mantém na condução, Cláudia Lopes é uma “novata” num programa da TVI generalista. Conhecida pela sua enorme ligação ao desporto, a jornalista vê agora o seu talento reconhecido e será a parceira do editor de desporto da TVI neste novo programa.

A estreia é já em meados de Agosto, quando se iniciar a nova temporada desportiva.



CITAÇÃO DO DIA:


“Todas as vitórias são injustas porque há sempre derrotados”


Marco Ferreira



Curiosidade do dia:


À semelhança do que vem acontecendo desde há dois anos, Sofia Cerveira voltará a ser a anfitriã do Brasil Fest Lisboa, um programa inteiramente dedicado aos assinantes da TV Globo Portugal. Durante os dias 4 a 7 de Agosto, apresentadora mostrará concertos de conhecidos artistas brasileiros, como Daniela Mercury ou Banda Eva.



Quiosque: Correio da Manhã, TV 7 Dias

Para lá das 24

Muito boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje!

Ainda hoje tenho prazer em ouvir os pequenos cantores de Uma Canção Para Ti. No outro dia, estava a lembrar-me dos programas que marcaram 2009, e o concurso apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha foi dos primeiros que me ocorreu.
A terceira temporada de Uma Canção Para Ti foi, para mim, uma má decisão da TVI. Estrear uma nova edição do concurso com um intervalo de tempo tão curto em relação à temporada anterior acabou por não ter sido uma aposta ganha. Sim, o programa venceu na noite de ano novo, mas acabou por ficar várias vezes atrás de Ídolos. Foi pena, pois o talento das crianças era de tal modo grande que deveria ter sido mostrado a todo o Portugal, tal como aconteceu na edição em que Miguel Guerreiro e David Gomes venceram.


Como telespectador das duas primeiras edições de Uma Canção Para Ti, destaco o orgulho e felicidade estampados na cara dos pais em verem os filhos em cima de um palco a cantar para milhares e milhares de pessoas. É, provavelmente, o sonho de qualquer progenitor. E essa foi uma das características que tornou este concurso mágico.
Por outro lado a dupla, não sendo das minhas favoritas, esteve à altura. Semanalmente, Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, deixavam as suas famílias em casa, para darem voz a crianças que tanto brilho trespassaram. Os próprios referiram que apresentar Uma Canção Para Ti não se poderia considerar trabalho, tendo em conta o gosto que ambos tinham na condução do mesmo.

Foi um concurso familiar que deu nas vistas, e que juntou famílias nos serões de domingo. No meu caso, foram várias às vezes que vi Uma Canção Para Ti com a minha, e poucas as que não nos derretemos a ouvir o talento de seres humanos tão jovens.

Se me perguntarem se faria sentido o programa voltar neste momento, a minha resposta seria não. Considero-o demasiado gasto, e "longo" para se estrear uma nova temporada do mesmo. No entanto, isso não significa que não sinta saudades de Uma Canção Para Ti. Muito pelo contrário. Todavia, se se lançar uma quarta temporada do concurso, ela fará todo o sentido daqui a uns anos, com muitas novidades e muito, muito talento para se mostrar.

Relembre agora algumas das actuações dos concorrentes de Uma Canção Para Ti: