5 de outubro de 2009

Frente a Frente


Boa noite. São 21:00 horas e damos início a mais um Frente a Frente. O de hoje é entre os mega sucessos "Morangos com Açúcar" e "Preço Certo". Decida qual das opiniões tem mais força! Vote na enquete em linha.



Há já alguns anos que este concurso se mantém na grelha da RTP1 no acesso ao prime-time. Lembro-me perfeitamente que existiam alturas que "O Preço Certo" era o rei das tardes e dos dias! Fez várias vezes parte do top5 dos programas mais vistos do dia, e por vezes com shares acima dos 40%.
Actualmente a concorrência é mais forte, mas não é por isso que Fernando Mendes deixa de cativar o público. Mesmo que fique em segundo lugar nas tardes, o Telejornal é normalmente o noticiário mais visto (é raro que fique em terceiro).

Muitos acusam "O Preço Certo" de ser sempre a mesma coisa, de não inovar, de ter sempre os mesmos jogos. No entanto, se fizermos uma comparação entre este programa e "Salve-se quem Puder", percebe-se o porquê de o primeiro ainda continuar a ser aposta da RTP1.
O concurso de Fernando Mendes joga mais com a componente de sorte, com o facto de no final o espectador estar desejoso de saber qual o valor da montra final e com os próprios jogos, que apesar de serem sempre os mesmos, vão rodando.
Não sou espectador assíduo deste concurso, mas sempre que o vejo com a minha avó, as partes que mais gosto são as que enunciei.
Por outro lado, se repararmos bem, todos os jogos de estúdio acabam por fazer com que o público participe neles: "Não, o concorrente está errado. Esse produto é mais caro que aquele". Em "Salve-se quem Puder" não pudemos "estimular" o cérebro. Apenas podemos rir e dizer: "Já tá! Vai cair".


"O Preço Certo" é uma aposta ganha da RTP1, e a componente de serviço público demonstra-se através da companhia que faz a milhares de pessoas diariamente. E acreditem que não são só idosos que vêm o concurso. O público de Fernando Mendes vai "dos 8 aos 80".
A RTP está de parabéns, e Fernando Mendes também!




Quem é que nunca viu “Morangos com Açúcar”? Desde 2003 que a série juvenil faz parte da programação da TVI. Apesar das quatro primeiras temporadas serem semelhantes no que toca a temáticas, a série é um sucesso desde os primeiros episódios.

No meu ponto de vista, a melhor temporada foi sem dúvida a terceira, que acompanhei com maior regularidade, mas também estou a gostar bastante desta sétima, que é completamente diferente de todas as outras. Prova da grande escola que é este formato, é o facto de actualmente serem raros os actores ou actrizes que passam por lá e não continuam no mundo da representação.


Aliados a estes “novatos” há sempre um grupo de actores mais conhecido a integrar qualquer uma das temporadas. Penso sinceramente que é esse um dos pontos cruciais do formato: aliar os “conhecimentos” de actores consagrados aos dos “aspirantes”. Para além disso, é uma companhia para o público que se revê em algumas das histórias. Destaco ainda os cenários, muito bem conseguidos, os diálogos, que se adaptam ao público-alvo, e a evolução que a série tem sofrido ao longo do tempo.

E como o público que vê televisão nesse horário são maioritariamente os jovens, a série alcança sempre bons resultados, quer em termos de share, como em rating.

Será que “Morangos com Açúcar” terá ainda muitos anos de vida? Na minha opinião, desde que haja um cuidado redobrado, e a tal evolução de que falei, a série tem todos os ingredientes para durar mais alguns anos. Não podem é torna-la chata e desinteressante, uma vez que os jovens são bastante críticos e têm atenção aos pormenores. Contudo, não são apenas os adolescentes que vêem a série, dado que muitas vezes “arrastam” consigo o resto da família, “roubando” assim público ao concorrente directo “Preço Certo”. No meu caso particular, raramente acompanho, uma vez que a essa hora, nunca estou em casa, mas das vezes que posso, a minha escolha recai claramente em “Morangos com Açúcar”, e a sua?

Afinal este “é o fruto proibido que você vai querer provar…”


Tendo começado um novo Frente a Frente, isso significa que terminamos mais uma enquete. Neste sentido a opinião que teve mais força no duelo entre telenovelas brasileiras e portuguesas foi:

Telenovelas portuguesas, por Tiago Henriques - 65%
Telenovelas brasileiras, por Diogo Santos - 35%

Damos início a mais uma enquete, agora sobre as opiniões "Preço Certo"/"Morangos com Açúcar". Participe através do seu voto!

Fecho

Boa noite! O Fecho de hoje inclui uma notícia sobre a nova aposta da SIC, "M/F".
Não se esqueça que daqui a uma hora estará em linha a terceira edição da rubrica Frente-a-Frente.




Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira a nova dupla da SIC?



Ao que tudo indica o substituto de "Salve-se Quem Puder", será apresentado pela antiga cara do "Chuva de Estrelas" em conjunto com o humorista de "Contemporâneos". Segundo avança o jornal 24 Horas, o humorista foi abordado por parte da direcção de Carnaxide. Este seria assim um regresso do humorista à SIC, onde já participou em programas como "Levanta-te e Ri".
Contudo esta dupla ainda não foi confirmada por qualquer membro da direcção do canal privado, podendo a o programa ser apresentado por outros profissionais. Na minha opinião, a melhor escolha seria Nuno Graciano e Merche Romero, já se conhecem bastante bem, têm "química", e poderiam dar outra dinâmica ao programa, que nenhum dos prováveis apresentadores oferece. Esta é a minha opinião, e a sua?

Outras audiências


RTP1

As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa - 7,8% de rating e 26,9% de share
Telejornal - 7% de rating e 28,8% de share
Resumo do jogo - 4,9% de rating e 14,1% de share
Filme - Fogo Cerrado - 4,5% de rating e 17,8% de share

SIC

Jornal da Noite - 8,7% de rating e 26,1% de share
Salve-se quem Puder - 7% de rating e 31,5% de share
Filme - Dinheiro Vivo - 5,7% de rating e 23,4% de share

TVI

Jornal Nacional - 8,4% de rating e 25,2% de share
Filme - Aeon Flux - 5,8% de rating e 24,1% de share

Audimetria - 04/10/2009


O dia de ontem foi marcado pela estreia de "Ídolos". A SIC conseguiu que fosse o programa mais visto do dia com 12% de rating e 35,5% de share. Venceu por isso, o seu principal adversário "Uma Canção para Ti", que se ficou pela quarta posição na tabela dos 5 mais vistos do dia.
A novela "Sentimentos" acabou por ter mais audiência que o programa de Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha - 11,6% de rating e 31,7% de share.
O futebol na RTP1 obteve 11,9% de audiência média e 33,6% de share.
Por fim, o top5 é fechado com a Reportagem da SIC sobre a Amália. "Que em Voz se Cumpra" obteve 9% de rating e 24,7% de share.


No total do dia a SIC ficou em primeiro lugar com 26,5% de share, seguida da TVI com menos 2%, e da RTP1 com menos 3,2%.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Uma vez que já se sabe os resultados de "Uma Canção para Ti" e "Ídolos", dou por encerrada a enquete que visava apurar qual desses dois programas obteria mais audiência neste domingo.
Parece que os leitores acertaram em cheio:


Ídolos - 61%
Uma Canção para Ti - 39%

Estreias - "Viver a Vida" e "Amália"

Depois da estreia de "Ídolos" ontem, a SIC oferece-nos hoje "Viver a Vida", uma produção de Manoel Carlos. No Brasil, a novela é um sucesso. Como correrá em Portugal?


É partir das 22:10 que a novela é exibida, altura em que a TVI tem no ar um episódio especial (mais um) de Deixa que te Leve e a RTP1 a estreia das duas primeiras partes do filme "Amália".




Quem levará a melhor?

Uma Canção para Ti - Especial


No final de "Uma Canção para Ti", Júlia Pinheiro alertou o público para não perder a próxima emissão do mesmo. Como já tínhamos adiantado no blog, após cada semifinal, os telespectadores poderão assistir no programa de talentos da TVI, a crianças a demonstrarem outros dotes para além do canto. Ficamos à espera portanto! É já no próximo domingo à tarde.