9 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Estão a chegar às trinta, as edições da rubrica de audiências do TV Universo. Por enquanto, fique com a vigésima oitava edição da Audimetria Semanal!


A estreia de... Secret Story


O novo reality-show da TVI estreou em grande! A Casa dos Segredos contou com os portugueses no domingo passado. 15,1% de rating e 48,5% de share, foi este o resultado do novo sucesso de Queluz de Baixo. A TVI fechou o dia com 29,4% de share, a três pontos de Carnaxide e a cerca de dez da estação pública. O programa especial de Ídolos acabou por não iludir os telespectadores e baixou para 9,7% de audiência média e 27,1% de share, o pior resultado desde a estreia.
Júlia Pinheiro, Pedro Granger, Leonor Poeiras e, mais importante, os concorrentes de Secret Story, não deixaram ninguém indiferente. Os gémeos, o casal de namorados que tinha de se fingir que não se conhecia, o pastor que se assemelha a Zé Maria, chegaram para criar curiosidade em tudo e todos. As critícias ao programa são óbvias e dignas. Porém, a expectativa criada em torno de todos os segredos chegaram para a segunda estação privada em Portugal saborear novamente os tempos áureos de Big Brother.

Salto Alto - Laços de Sangue


A novela da estação de Carnaxide, em exibição há cerca de um mês, atingiu na última segunda-feira, dia 4 de Outubro, o seu melhor resultado. Não obstante o facto de a TVI ter transmitido futebol, o episódio especial de Laços de Sangue alcançou 11% de audiência média e 31,3% de share.
A produção da SIC, em parceria com a TV Globo, tem uma boa história, boas personagens, tal como já referi numa edição da rubrica Falar Televisão. Acompanho-a sempre que posso, e acredito que nos próximos capítulos a novela possa crescer em termos de resultados. Apesar de a audiência de segunda-feira ter sido esporádica, uma vez que devido ao futebol as mulheres que costumam ver a TVI aquela hora se mudaram para Carnaxide, é um bom preságio para o terceiro canal. Penso que Laços de Sangue conseguirá chegar aos valores dos últimos episódios de Perfeito Coração, e aproximar-se das novelas da estação de Queluz de Baixo. Mesmo sabendo que, na área da ficção, a SIC ainda está no início da maratona em comparação com a corrida da TVI, esta novela tem provado que o terceiro canal está a ir no bom caminho.

Os resultados, com o tempo, irão de certeza crescer.


A Mina - Portugal em Directo



É curioso verificar que o programa informativo da RTP1, transmitido das 18:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira, continua com baixos resultados. Desde o início do Verão que Portugal em Directo sofreu um tombo nas audiências e, mesmo em Outubro, a situação não se está a inverter.
Na última quarta-feira, 6 de Outubro, o programa não foi além dos 3,1% de rating e 19,3% de share. Um resultado muito baixo, que pode ser justificado com a nova concorrência de Agora É Que Conta e com a boa perfomance de Caras & Bocas. Apesar de Fátima Lopes agarrar uma boa parte do público que está a ver televisão generalista entre as 17:00 e as 18:30, tal facto não é justificação total para os baixos resultados de Portugal em Directo. Afinal, o concurso da TVI apenas coincide em meia hora com o noticiário da RTP.
Estará o programa de Dina Aguiar a necessitar de uma remodelação? Ou a estação pública preferirá arrastar os directos de Portugal para ver o rumo do noticiário?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



A estreia de Secret Story conseguiu alcançar o Minuto Mais Visto da Semana. O reality-show da TVI alcançou, no dia 3 de Outubro, às 22:52, 21,7% de audiência e 61,7% de share. Em milhões, mais de dois acompanhavam a estação de Queluz de Baixo aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. A partida entre o Sporting de Braga e o S. Donetsky transmitida no dia 28 de Setembro, chegou aos 16,9% de rating.


Porque No Te Callas Luís Marques?



O director-geral da SIC deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia. Para variar, Luís Marques, seguindo o caminho de outros profissionais ligados à televisão, comentou o maior orçamento da estação pública em relação à SIC e TVI.

Questiono por isso Luís Marques, assim como Nuno Santos, ou tantos outros: se consideram que a RTP1 tem a vida mais facilitada que a concorrência, por ser do Estado, então porque não se demonstraram revoltados com esse facto quando faziam parte da equipa da da estação? Obviamente que não fica bem criticar o canal pelo qual damos a cara. Porém, não é muito melhor falar da situação da estação pública quando não só já não se trabalha para ela, como também pelo comentário ser feito como uma resposta à situação financeira da SIC ou TVI.
É preciso ter cuidado.


Uma pergunta a... Sílvia Alberto


Foi esta semana que a apresentadora se pronunciou sobre os dois talent-show que marcaram a sua vida. Quase a estrear a quarta temporada de Operação Triunfo, Sílvia Alberto terá de batalhar contra Ídolos. Apesar de, até ver, os dois concursos serem exibidos em dias diferentes, questiono a cara da RTP1 sobre qual o que escolheria ver se ambos fosssem para o ar ao mesmo tempo. O que será mais forte: o amor a uma estação, ou a experiência de uma vida na concorrência?

Até para a semana!

Esqueceram-se de...São José Lapa!


Boa noite! Este sábado no Esqueceram-se de Mim relembramos a actriz São José Lapa. 
São José Lapa é uma actriz e encenadora bastante carismática, que rapidamente se tornou numa presença regular na televisão. Desde os seus anos de formatura, e já lá vão alguns, que a actriz não tem parado e muitos são os trabalhos onde podemos vê-la como actriz. Quer seja no teatro ou em televisão, frente ou atrás das câmaras, é a produzir que a actriz se sente bem.

Em televisão, que é sem dúvida a montra para o mundo e pela qual me rejo na procura de personalidades desaparecidas, o seu último trabalho foi como jurada do programa da RTP 'Dança Comigo' em 2007. Das novelas e séries onde entrou destaca-se a sua presença em 'Médico de Família', 'Floribella', 'Mistura Fina' ou 'Fúria de Viver'.

A sua ausência na televisão deve-se, penso eu, à falta de papeis arrebatadores que façam com que a actriz volte num grande papel. Outro dos problemas constatados ao longo dos últimos anos é o decrescente protagonismo que pessoas mais velhas têm nas tramas nacionais e por isso levem, talvez, ao seu afastamento. De qualquer das formas, acho que São José Lapa faz falta onde quer que seja, seja em televisão ou no teatro. Gosto de a ver representar e enquanto tal for sendo possível já é muito bom, contudo, há que convir que a falta de convites e personagens para figuras mais velhas do nosso vasto leque de artistas tem muito que se lhe diga e mais uma vez insisto, falta de talento não é!

Esta noite...

... mais uma dose dupla no horário nobre do Televisão-Opinião. Esqueceram-se de Mim e Audimetria Semanal marcam presença no blog a partir das 20:00. Sintonize-se!

Estela Machado abraça novo desafio!


estelamachado


É uma das mais promissoras pivôs da RTP e tem dado cartas na condução de vários noticiários da RTP N, bem como na apresentação do Bom dia Portugal de fim-de-semana.


Já recebeu rasgados elogios da crítica e parece que Estela Machado se prepara para um novo desafio profissional. Embora ainda não tenha sido revelado pela imprensa, na edição de hoje do noticiário matinal, Felisbela Lopes afirmou ter sido uma honra trabalhar com a jornalista e desejou-lhe as maiores felicidades para o seu novo projecto.


Qual será então o novo projecto? A apresentação do Jornal da Tarde, da RTP? Ou irá Estela Machado mudar-se para a concorrência?

Episódio Seguinte


Boa tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Joana e Eduardo mudam-se para a herdade dos Figueira




Depois de se casar com Eduardo, a jovem consegue manter o segredo durante algum tempo. Só que, a certa altura, Ambrósio descobre tudo. O capataz dos Monteiro e Castro segue Eduardo e é então que fica a saber que o médico e Joana estão juntos… e casados.

Sem perder tempo, vai contar tudo ao patrão. A fúria de Rodrigo é imensa e nem Teresa o consegue impedir de se vingar do filho que sempre se manteve do lado razão e nunca pactuou com os esquemas do pai ou do irmão João.


Sem olhar a sentimentos ou ligações de sangue, Rodrigo expulsa o filho e a nora das suas terras, mesmo sabendo que Joana está grávida e o seu primeiro neto vem a caminho. Sem casa e sem saberem o que fazer, os dois apaixonados vêem uma luz ao fundo do túnel: ir pedir auxilio a Joaquim.

Apesar do ódio entre as duas famílias, o patriarca dos Figueira consegue ver o lado mais humano da situação e, sem pensar duas vezes, recebe a filha e o genro. Joana fica feliz com a atitude do pai.


Afonso afasta-se de Isabel



Aproveitando-se da ansiedade da rapariga, Victor inventa que sabe de um vampiro que tem informações sobre Jaguar. O irmão de Afonso diz que vai averiguar se a informação é real, pois sabe que isso é importante para ela. Isabel agradece-lhe.

Por seu lado, Máximo previne o vilão de que está atento aos seus movimentos e deixa bem claro que não gosta das provocações que ele tem dirigido a Afonso, ao aproximar-se da amada do irmão. Esta por sua vez refugia-se na cave do colégio e recomeça a treinar com as armas que o pai lhe deixou.


No dia seguinte, Victor segue o seu plano para afastar o casalinho. Assim, combina um encontro com ela, onde lhe irá revelar as supostas informações sobre Jaguar. Já ao irmão manda uma mensagem, onde escreve que vai encontrar-se com Isabel na serra para a transformar. O vampiro fica fora de si e tenta impedir a amada de se encontrar com o vilão. Irritada, a jovem encosta um punhal de prata junto ao coração de Afonso, gritando que está farta dele. O rapaz fica sentido com o que ouve e jura que nunca mais interferirá na sua vida, uma vez que está farto de ser saco de pancada, sempre que quer protegê-la. Isabel fica surpreendida e vai ao encontro de Victor.


O vampiro usa novamente a mentira e afirma que, segundo as informações que recebeu, o pai da rapariga pode estar vivo. No coração de Isabel reacende-se a esperança. No preciso momento, Victor aproveita para dizer mal de Afonso.

Por seu lado, Henrique tenta sensibilizar Afonso, dizendo que ele está a deixar que o vilão o manipule. O rapaz mostra-se então decidido a esquecer a amada e deixá-la fazer o que quiser. No dia seguinte, Victor provoca o irmão, mas fica surpreendido porque, desta vez, Afonso reage com grande calma e indiferença, frisando que deixou de se preocupar com Isabel.


CURTAS:

Em Mar de Paixão, desequilibrada, Laura corta-se em várias partes do corpo, depois de descobrir que Miguel se encontra às escondidas com Benedita.


Em Morangos com Açúcar, após o final do jantar com a família de Marta, Carneiro Seixas convida a ex-mulher para dormir em casa, mas Joana recusa.


Em Laços de Sangue, Tiago é preso por ter assassinado Alice e, na cadeia, a mando de Ricardo, é violentamente agredido. Ao tomar conhecimento da situação, Inês sente-se culpada por tudo o que está a acontecer.


Em Caras e Bocas, Judith tenta levar o macaco com ela e os seus quadros, mas o animal decide ficar com Denis. A vilã fica furiosa.


Em Passione, Lorena conta ao pai que Stela o tem traído ao longo dos anos. Revoltado e desiludido, o empresário apanha a mulher com Agnello e agride-os. Sem escrúpulos, a vilã ameaça-o com um revólver.


Em Negócio da China, separada de Diogo e decidida a levar a gravidez avante, Antonella decide criar o filho sozinha.


Quiosque: Mariana, Maria, TV Guia, Telenovelas

Catarina é obsessivo-compulsiva?

catarinaSS


É uma das concorrentes mais novas da casa e ainda ninguém sabe qual é o seu segredo. Todavia, parece que a imprensa já o descobriu.


Segundo as revistas Vidas e Nova Gente desta semana, Catarina debate-se há já algum tempo com um problema de saúde que é, ao que tudo indica, um transtorno obsessivo-compulsivo.


Considerado um distúrbio mental, este transtorno impossibilita quem dele padece de fazer uma vida normal, complicando ainda os relacionamentos com outras pessoas. Os sintomas são ansiedade e persistência em realizar repetidamente várias actividades.


Será este o segredo de Catarina?


Quiosque: Vidas, Nova Gente

Os segredos de Andreia Leal

AndreiaSS


É a concorrente mais velha de Secret Story e também uma das mais populares entre as raparigas. Assume-se como a “super tia” e já deu provas de que quer mesmo vencer.

Todavia, é uma mulher com muitos segredos e algumas mentiras também. Quem o garante é a edição desta semana da revista Nova Gente.


Andreia Leal é bastante conhecida na noite do Porto e já tentou, por inúmeras vezes, chegar ao complicado mundo dos famosos. Envolveu-se com um jogador do Boavista e até já afirmou ter mantido uma relação amorosa com um conhecido humorista, afirmando, inclusivamente, que este é pai do seu filho mais novo. “Houve uma altura em que ela escrevia no Facebook que o filho mais novo era dele. E escrevia coisas horríveis, que ele lhe batia, lhe dava tareias de cinto e que a tratava muito mal. Chamava-lhe nomes e dizia que um dia ia revelar tudo. Mas isso era mentira. Ela nem deve conhecer essa pessoa”, começou por dizer um amigo à referida publicação. Esta vontade de subir na vida faz com que frequente por diversas vezes a pastelaria Durvália, onde já contactou com diversos futebolistas.


Todavia, as mentiras de Andreia não se ficam por aqui. Segundo uma amiga ela não é bancária: “Apresenta-se como bancária, mas isso não é verdade. De facto, ela trabalhou num banco, mas já foi há 16 anos, quando estava grávida da primeira filha. Foi despedida”, confessou a referida fonte. Mas não é só! A “tia” já mentiu também na sua idade. É que Andreia concorreu ao título Miss Maxmen 2010, enviando para a revista diversas fotografias bastante ousadas. Na discrição afirmou ter 28 anos, quando, na realidade, diz ter 37… apesar de tudo, acabou por não ficar entre as finalistas.


Com tantas mentiras e segredos, qual será afinal o segredo que Andreia tenta esconder dos seus colegas? Foi acompanhante de luxo? Teve um caso com um jogador da selecção nacional? Posou nua para uma revista? Resta aguardar pelos próximos episódios.


Quiosque: Nova Gente

António teve Casa de Alterne durante mês e meio

AntonioSS


Depois de a edição da Notícias TV ter desmentido a notícia divulgada pela TV Guia, eis que o Correio da Manhã de hoje volta a avançar que o pastor de Baião foi mesmo proprietário de uma Casa de Alterne.


Ao que parece, tudo aconteceu há cerca de três anos, quando António vendeu o talho que geria em Gôve, a terra onde nasceu, e investiu o dinheiro amealhado (cerca de 100 mil euros) num bar de alterne, situado na zona de Bonjardim, na cidade invicta. Todavia, a experiência não correu bem e durou apenas mês e meio.


“Fechou porque não estava a render aquilo que ele queria”, explicou um amigo do concorrente ao referido jornal. Mas esta não foi a única experiência do género para António. É que o jovem trabalhou por diversas vezes num bar de alterne, mas desta vez em Amarante, onde chegou a ser identificado por uma fiscalização da GNR, no ano de 2008.


Apesar de tudo, a família continua a não acreditar que seja este o segredo de António. Contactada pelo CM, Maria da Graça, mãe do concorrente, confessou: “Não acredito que tenha tido um bar de alterne. Quando me disseram até fiquei de boca aberta. Mas se for esse o segredo, ele não pode contar”, frisou.


Quiosque: Correio da Manhã

Namorada de Hugo M trabalha na Endemol


hugoMSS

Entrou na Casa dos Segredos dizendo que era solteiro, no entanto, parece que é mentira. Segundo a edição desta semana da revista Maria, o concorrente de Massamá tem namorada!


Ao que referida publicação apurou, Hugo M tem um relacionamento cá fora com uma rapariga que trabalha na Endemol, produtora do programa. Pelo que fontes ligadas ao concorrente adiantaram, esta está “mesmo mal com esta situação”, até porque “é muito ciumenta, inclusive com as meninas do ginásio (onde trabalha), e não vai gostar nada de vê-lo a fingir namorar com a outra”.


Quererá isto dizer que não haverá qualquer tipo de hipóteses de o namoro forçado com Joana se desenvolver? E o facto de ser companheiro de uma funcionária da Endemol, poderá trazer-lhe transtornos?


Quiosque: Maria

Cláudia Vieira e a recusa de “Laços de Sangue”



Era ela a escolhida para dar vida a Diana na nova trama da estação de Carnaxide. A imprensa chegou a dar a notícia como certa, no entanto, tal acabou por não se confirmar. Mais de três meses volvidos, a actriz falou sobre este tema em entrevista à revista Flash!


“Surgiu o convite para fazer a novela da SIC que agora está no ar, só que achei que não era possível, com a Maria tão pequenina, estar a fazer uma novela, e ainda por cima o papel principal. Estar como protagonista era muito exigente e depois havia também o Ídolos em que estavam a contar comigo. Segundo a direcção da SIC, tinha capacidades para fazer tudo, mas eu achei que era impossível”, começou por dizer Cláudia Vieira.


Confrontada ainda com o sucesso que Joana Santos tem feito no papel que inicialmente lhe estava destinado, a parceira de João Manzarra admitiu: “Embora fosse um desafio interessante, porque é uma personagem muito forte, não me arrependo. Neste momento há prioridades. O meu lado profissional tem uma importância gigante na minha vida e não vou descurá-lo, mas a minha filha tinha dois meses e meio nessa fase – ainda por cima nasceu permatura – ia ser uma loucura. Assim, com o Ídolos ela já tinha três meses e meio, além de que o programa é menos exigente a nível de tempo. Numa novela trabalha-se todos os dias, entre oito e doze horas. O Ídolos não acontece todos os dias”, concluiu a estrela de Carnaxide.


Quiosque: Flash!

Momentos


O Momento desta tarde pertence à TVI e, mais concretamente, a Carlos Ribeiro. Entre 2002 e 2004, o apresentador e animador de rádio deu a cara pelo talk-show das tardes da estação de Queluz de Baixo. Durante mais de dois anos, foram lá debatidos vários temas relacionados com o dia a dia dos telespectadores.
Relembre agora este programa.




Última Hora - Doriana carregou no botão!

dorianaSS

Depois de Hugo F, Ana Isabel e António, foi a vez de a jovem do Porto Santo tentar acertar um dos segredos!


Foi há relativamente pouco tempo e o visado foi novamente o pastor de Baião. Desta vez, Doriana apostou que ele era bruxo. A emissão no TVI Direct voltou a ser cortada e, tal como já acontecera com Hugo F, estava errada. A conta de António volta assim a receber mais uns euros. Resta aguardar que a TVI mostre as imagens!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Um aniversário triste
O programa especial do 18.º aniversário da SIC, que decorreu durante todo o dia de quarta-feira em directo do Teatro Tivoli em Lisboa, foi digno. Mas triste.

A estação fez o seu trabalho: reuniu as suas principais caras num programa especial, que teve dinâmica, momentos divertidos e música popular. Nada de novo, nada de original, é certo, mas correcto. Cláudia Vieira e João Manzarra foram os animadores de serviço: eles são hoje dos poucos apresentadores do canal de Car-naxide capazes de agarrar um público divorciado da televisão generalista e cada vez mais ligado ao cabo e às novas tecnologias, os jovens urbanos e os targets comerciais. Daniel Oliveira cumpriu, também com a qualidade e o profissionalismo que se lhe reconhece, o papel de mestre-de-cerimónias, recebendo convidados e conversando de forma inteligente com eles.

Mas os mais excitantes momentos da longa emissão, que começou às 09.00 e acabou às 19.00 (com uma paragem para a emissão do Primeiro Jornal), foram, por ironia do destino, os mais deprimentes. Os que provocam no espectador uma nostalgia, uma saudade de tempos distantes, que dificilmente não contagiam também os profissionais que passaram por eles.

Estava a ver a emissão e a passar em revista os anos gloriosos que fazem da SIC uma pedrada no charco do audiovisual português. Estava a ver a emissão e a ver Herman, Cata- rina Furtado, Sílvia Alberto, Júlia Pinheiro, José Alberto Carvalho, Alberta Marques Fernandes, João Adelino Faria, Fátima Lopes, Jorge Gabriel, Emídio Rangel. As imagens e os depoimentos de alguns deles constituem a prova de uma televisão que já foi tudo e que hoje se encontra numa encruzilhada, à procura de uma identidade, de uma referência, de um público.