2 de abril de 2011

Audimetria Semanal - EDIÇÃO 50!

Boa noite. Seja bem-vindo à quinquagésima edição da "Audimetria Semanal". Foram 50, as vezes que esta rubrica já foi lançada, trabalhada e esmiuçada! Afinal, um dos objectivos é mesmo este: esmiuçar as audiências! Desde o dia 3 de Abril de 2010 que esta rubrica conta consigo e, acredito mesmo, que o leitor conta com ela!
Seja bem-vindo à "Audimetria Semanal" deste sábado!

Resumo semanal

A força de uma telenovela quando esta está bem implantada junto do público português é incrível. Porquê esta afirmação? É simples! Apesar de "Anjo Meu" ser exibida logo após o término de "Jornal Nacional", e de competir com "A Família Mata" e "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", "Espírito Indomável" conseguiu ultrapassa-la nas audiências!
Mas nem só de ficção esta semana foi marcada! O futebol, com a partida entre a selecção nacional e a Finlândia, alcançou 17,3% de audiência média e 40,3% de share. Com as atenções viradas para os relvados, a estação pública acabou por vencer a concorrência, ao subir ao primeiro lugar.
Não esquecer do Lino de Conceição! O nome da apresentadora está ao contrário, assim como a posição nas audiências que sempre caracterizou "Boa Tarde". Os últimos resultados do talk-show da SIC têm sido mais positivos que os de "Querida Júlia".
Passemos então a uma análise mais pormenorizada às audiências!

Manhãs (10:00 - 13:00)



"Você na TV!" continuou na liderança. Apesar disso, não é de desvalorizar os valores de "A Praça da Alegria", talk-show que liderou grande parte da última segunda-feira. Apesar de Cristina Ferreira e de Manuel Luís Goucha continuarem a ser os preferidos dos portugueses, e de Júlia Pinheiro estar a lutar para alcançar a sua confiança, não nos podemos esquecer de Jorge Gabriel e Sónia Araújo. A dupla de apresentadores da RTP1 continua em grande, e nem mesmo com o regresso de Júlia Pinheiro à SIC ficou comprometida.
Com um público bastante fiel, o programa da estação pública tem vindo a surpreender os portugueses a cada dia que passa, tendo esta semana sido um exemplo dessa realidade.

Tardes (14:00 - 20:00)




Com os bons resultados de "Ribeirão do Tempo" e "Alma Gémea", "A Tarde É Sua" tem vindo a registar audiências mais baixas. Apesar de Fátima Lopes estar como "peixe na água", a verdade é que o formato das tardes da estação de Queluz de Baixo ainda tem muito de Júlia Pinheiro. As cores mudaram, mas os temas, o estúdio, a base, estão muito agarrados à apresentadora da SIC. Por outro lado, e apesar de Conceição Lino ter agora uma nova razão para sorrir, com um formato mais alegre para a estação de Carnaxide, não consigo ainda afirmar que esta subida de resultados verificada nos dias que passaram seja permanente.
É um facto: "Boa Tarde" está acima de "Querida Júlia". No entanto, e se tivermos atenção aos últimos meses, depois de "As Tardes da Júlia", as tardes nunca tiveram um líder nato como as manhãs ("Você na TV!"). Apesar de ter existido um programa com maior audiência frente à concorrência no horário das 14:00 às 17:00/18:00, este nem sempre conseguiu permanecer em primeiro lugar. Assim, sabemos que em horário nobre a ficção da TVI impera, que nas manhãs as vitórias pertencem à dupla Cristina Ferreira/Manuel Luís Goucha, porém o início das tardes da televisão portuguesa é ainda indefinido quanto a um líder.


Quanto ao horário das 19:00 às 20:00, esta semana a série juvenil do canal da Media Capital conseguiu surpreender, vencendo a "Preço Certo" em alguns dias da semana. A queda de "Portugal em Directo" foi também um dos factos a assinalar, assim como os "não-valores" de "Portugal no Coração". Aliás, penso que seja a partir do início do talk-show do primeiro canal, que a estação pública comeca os seus problemas. Se, no passado, o noticiário de Dina Aguiar conseguia alcançar índices de audiências que serviam de lead-in para "O Preço Certo", esta semana não foi isso que aconteceu. De tal forma que o concurso de Fernando Mendes chegou a ficar em terceiro lugar. Por exemplo, na quinta-feira, enquanto "Morangos com Açúcar" alcançou 7,8% de audiência média e 29,9% de share e "Escrito nas Estrelas" 6,6% de audiência média e 24,6% de share, "O Preço Certo" não foi além dos 6,4% de audiência média e 24,7% de share.

De referir igualmente que a queda de "Portugal em Directo" e os maus resultados de "Agora É Que Conta" podem estar associados aos bons valores de "Ti Ti Ti". Ainda na quarta-feira, a telenovela da Globo atingiu os 28,3% de share.


Noite (21:00 - 00:00)



O regresso, ainda que não garantido, de "Espírito Indomável" ao primeiro lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia acabou por marcar o horário em questão. "Anjo Meu" continuou a vencer a concorrência, porém a novela protagonizada por Vera Kolodzig captou a atenção de mais telespectadores. Por exemplo, no dia de ontem, "Espírito Indomável" chegou aos 15,8% de rating e 41,4% de share.
Na área da ficção, de destacar ainda "Laços de Sangue". Apesar de não liderar no horário em que é transmitida, a telenovela da SIC conseguiu ascender ao top dos programas mais vistos do dia esta semana. Com um público fiel, esta produção mantém o segundo lugar há alguns meses. Antecedida por "A Família Mata", "Laços de Sangue" ainda não tem um lead-in formado. Porquê? A série da SIC tem resultados inconstantes. Se, na terça-feira, não foi além dos 6,5% de audiência média e 14,7% de share (concorrência de futebol da RTP1), dois dias depois alcançou 9,3% de rating e 23,2% de share.

Ainda sobre séries, não esquecer a estreia de "Estado de Graça". Esta nova produção da RTP1 chegou aos 9,7% de audiência média e 24,2% de share, tendo sido o quarto programa mais visto de ontem. Já "Portugal Tal & Qual" conseguiu manter um resultado satisfatório. Na quinta-feira a série da estação pública chegou aos 9,1% de rating e 22,5% de share.

Quanto aos duelos de domingo à noite, mais uma vez a vitória foi para "Uma Canção Para Ti". Enquanto o talent-show da estação de Queluz de Baixo chegou aos 10,8% de rating e 32,8% de share, o de Carnaxide alcançou 10,6% de audiência média e 29,9% de share. A diferença acabou por ser curta, porém significativa, pois a TVI tem um bom lead-in aos domingos à noite: Marcelo Rebelo de Sousa.

Por fim, e para terminar o espaço nocturno, de salientar os bons resultados de "Sedução". Apesar de ter passado por uma má fase, a novela da autoria de Rui Vilhena está a começar a dar frutos à TVI. Por exemplo, no dia de ontem, "Sedução" alcançou 8,7% de rating e 30,5% de share, deixando "Araguaia" e "Passione" para trás.

Figura da semana



Iva Domingues

Apesar da subida de "Agora É Que Conta" na última quinta-feira, dia em que o concurso das tardes da TVI atingiu os 2,7% de audiência média e 25,3% de share, Iva Domingues não surpreendeu. Não se trata aqui do profissionalismo da apresentadora, ou da sua dedicação ao formato, porém a sua ligação com os portugueses está a ficar "danificada". Se, no passado, a profissional da TVI era uma cara querida da estação, actualmente não é bem isso que acontece. Não considero que Iva Domingues seja um "bombeiro", porém está a ficar longe, muito longe, do público nacional.
Não há audiências que resistam a tal realidade!

Numero do dia


14,6%

... foi a audiência média da edição do "Jornal Nacional" do último domingo. O noticiário da TVI foi o programa mais visto desse dia.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela estação pública. A partida entre a selecção nacional e o Chile atingiu os 20,2% de audiência média e 51,6% de share, pelas 21 horas e 22 minutos do dia 26 de Março. Assim, a essa hora, estavam sintonizados na RTP1 mais de um milhão e novecentos mil telespectadores.
Em segundo lugar neste campeonato ficou o episódio de "Anjo Meu", transmitido no dia 21 de Março. A novela da TVI alcançou 18,2% de rating e 45% de share, pelas 22 horas e 20 minutos desse dia.

Esqueceram-de de... Marta Faial!


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição do Esqueceram-se de Mim! Pronto para recordar?




Ficou conhecida em Morangos com Açúcar, e desde a sua participação na terceira temporada da série de Queluz de Baixo que pouco ou nada se ouviu falar de Marta Faial. Apesar de ter sido convidada para fazer parte do elenco adicional de Rebelde Way, o seu papel acabou por passar despercebido.
Na pele de Jamila, a actriz procurou transmitir aos seguidores da produção da estação de Carnaxide uma cultura diferente. Para além deste projecto, Marta Faial brilhou ainda na pista de Dança Comigo, ao lado de Catarina Furtado. Na RTP, procurou dar o seu melhor numa outra arte que não a representação, ou seja, a dança!
Por outro lado, é importante não esquecer que a actriz participou também numa peça de teatro, a propósito de Morangos com Açúcar. Com ela, Marta Faial procurou demonstrou aos portugueses um pouco mais do seu talento Ao Ritmo da Amizade.


Analisados os projectos nos quais entrou, e depois de quase quatro anos em actividade constante (2005 - 2008), os convites para regressar à televisão começaram a decrescer. Perante tal situação, a ida para Nova Iorque realizou-se e Marta Faial passou a estudar representação em terras do Tio Sam. Com ela, mudaram-se igualmente para os Estados Unidos da América Tiago Felizardo (actor já relembrado no Esqueceram-se de Mim), Raúl Abrantes e Tiago Castro, o inesquecível Crómio de Morangos com Açúcar.


Depois desta experiência, e em Novembro de 2009, Marta Faial surpreendeu tudo e todos ao ser a capa da oitava edição da Palyboy portuguesa. Numa produção ousada, a actriz pretendeu acabar de vez com a imagem de jovialidade que tinha junto dos portugueses. Uma opção que teve como objectivo recolher alguns frutos junto dos produtores de televisão. No entanto, e contabilizadas as vendas da revista, não foi isso que se verificou.


Marta Faial, tal como tantos outros actores "made in MCA" acabou mesmo por ser esquecida, aparecendo esporadicamente em entrevistas em publicações de natureza social com a sua mãe. Um caso de sucesso? Não. Talvez o futuro seja risonho.

Camilo de Oliveira na RTP1 ou TVI?


O conhecida humorista português quer regressar aos ecrãs nacionais. Depois dos maus resultados de "Camilo, o Presidente", Camilo de Oliveira começou a escrever o seu mais recente projecto. O nome do mesmo já foi seleccionado: "Camilo, o Homem dos Sete Ofícios". "Escolhi este nome porque vai retratar um homem que vem da aldeia para a cidade, procurar emprego e, para se desenrascar, vai fazer de tudo um pouco para sobreviver. Mas ainda é cedo para falar nisso", explicou à Notícias TV.

Depois de ter terminado o contrato de exclusividade que o unia à estação de Carnaxide, o actor está ainda a decidir a qual dos canais generalistas apresentar este novo projecto: "Ainda não apresentei a proposta a nenhuma estação, vamos ver. Também ainda não escolhi o elenco, só depois do formato feito".

Sobre o seu último trabalho, Camilo de Oliveira acusa a SIC de algumas falhas: "Era fora do que costumo fazer. A SIC não tinha verbas suficientes e por isso foi tudo muito reduzido. O elenco também não era o melhor".

Por fim, de referir a vontade do actor em lançar um novo sucesso televisivo: "Tenho de ter muito cuidado, porque não quero fazer outro fracasso".

Resta então esperar por mais novidades sobre a nova série de um dos humoristas mais queridos dos portugueses!

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Carlos Queiroz em entrevista esta noite na RTP


É já hoje à noite, num especial de Informação que a televisão pública emite, em directo, uma entrevista ao antigo treinador da selecção nacional de futebol.


Tal como se pode ver nas promos que já passam no canal, Carlos Daniel será o entrevistador escolhido e, a partir das 21 horas, promete questionar Carlos Queiroz sobre todas as recentes polémicas em que o treinador esteve envolvido.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Rafael pede em casamento


Falta pouco para os dois jovens verem, finalmente, o seu amor vingar. Tudo acontece depois de a vaqueira apanhar mais um susto. Beatriz continua a detestar ter a jovem em sua casa e, mais uma vez, entra em conflito com ela.


Por seu lado, exalta-se, mas, de repente, sente uma dor bastante forte na barriga, agarra-a com força e senta-se no chão cheia de dores. A mãe de Rafael fica apavorada e tenta ajudá-la, mas não consegue.

Entretanto, o rapaz chega com Hermínia. Os dois ficam em pânico ao ver a rapariga naquele estado. Todos temem o pior. Enquanto a mãe chama uma ambulância, Rafael ampara a amada, que confessa ter medo de perder o bebé.


Mais tarde, a vaqueira regressa a casa e recupera do susto deitada na cama. Paralelamente, Beatriz sente-se culpada por aquilo que aconteceu e bebe um copo de licor para afogar as mágoas. O susto, contudo, aproxima ainda mais o casalinho.

Depois de uma noite de amor, o engenheiro ganha coragem e pede a amada em casamento. é apanhada de surpresa e fica meio assustada, respondendo que precisa de tempo para pensar. Rafael beija-a, feliz, e pede-lhe que reflicta com carinho.


Matias e Eva sofrem violento acidente


À medida que o tempo vai passando, Matilde começa a desconfiar que o noivo e a prima têm um romance. Com a ajuda de Zé Maria acaba por conseguir descobrir o local onde eles se vão encontrar na manhã seguinte.

Num clima de grande romantismo, Eva e Matias banham-se nas águas do rio, trocando juras de amor eterno e carícias. O momento é tão intenso que nenhum dos dois percebe que estão a ser observados.


Joana Rita e Geraldo, que foram avisados por uma chamada anónima que os seus filhos mantêm um caso amoroso, surgem no local. Os dois apaixonados viram-se e dão de caras com os pais, ficando em estado de choque.

O irmão de Rogério, com a decepção espelhada no rosto, pede que a filha vá imediatamente com ele. A rapariga, dividida, acaba por fugir para a sua mota e arranca dali, mesmo sem capacete. Eva conduz a alta velocidade, enquanto as lágrimas lhe escorrem pelo rosto. Matias acelera para a apanhar.


Com o nervosismo, a rapariga acaba por não conseguir desviar-se de um carro que lhe aparece à frente e o inevitável acaba por acontecer. Eva despista-se, sofrendo um aparatoso acidente. Matias, que ia “colado” a ela, também não consegue escapar.

Já no hospital, os médicos acabam por dizer que há grandes possibilidades de o ex-militar ficar cego.


CURTAS:


Em Morangos com Açúcar, Andreia não se conforma com o facto de Luís continuar a namorar com Cláudia e obriga-o a acabar tudo.


Em Sedução, Rui confessa a Carmo que quer voltar a ter um filho, depois da morte de Martim. Surpreendida com a proposta do amado, a produtora pede-lhe para ter calma, mas Ester sabe da notícia e não perde tempo a ir falar com o ex-marido, propondo-lhe ser ela a mãe do seu filho.


Em Laços de Sangue, depois de saber, por Isabel, que Sandra contou que a tinha assediado, Luís não consegue controlar a raiva e procura a antiga ama de David. Enfurecido, agride-a e viola-a, ameaçando-a depois, caso esta conte a alguém o que se passou.


Em Araguaia, furioso por Terê Tenório gozar com a sua figura num dos espectáculos, Max manda Marreta incendiar o circo Gran Tenório.


Em Escrito nas Estrelas, quando José transporta uma caixa misteriosa, que encontrara no armário de Francisca, mal sabe Ricardo da revelação que o espera.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia, Maria, ANA

José Carlos Pereira sem cachet em "Perdidos na Tribo"

Ao contrário do que se chegou a especular, o actor é o único dos doze concorrentes que não receberá qualquer compensação por participar no novo reality-show da TVI, adianta a edição desta semana da TV Guia.


Tudo porque José Carlos Pereira já tem contrato de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo, o que faz com que não tenha direito a receber mais dinheiro por esta participação para além dos 13 mil euros mensais.


Ainda assim, de acordo com a mesma publicação o actor não foi obrigado a integrar Perdidos na Tribo: “Ele não era obrigado a fazer este projecto. Foi convidado como os outros”, adiantou fonte do gabinete de Comunicação da TVI.


Quiosque: TV Guia

Fátima Campos Ferreira é a nova entrevistadora da RTP

Tal como se chegou a especular ainda antes da chegada de Nuno Santos à direcção de informação da televisão pública, a apresentadora de Prós e Contras é a “substituta” de Judite Sousa.


Embora ainda não seja certo que regresse com um programa semelhante a Grande Entrevista, é já um dado adquirido que as próximas entrevistas do canal serão conduzidas pela jornalistas, tal como o novo director de Informação da RTP admitiu durante a apresentação da grelha da estação.


A primeira entrevista de Fátima Campos Ferreira será já no dia 11 de Abril e o convidado é Mário Soares, naquela que é a primeira de dez conversas já agendadas. Antes disso, na próxima quarta-feira e ao lado de João Adelino Faria, a jornalista conduzirá um debate em directo do Convento do Beato onde será discutido o actual momento político do país, tal como revela o Correio da Manhã.


Quiosque: Correio da Manhã

Nuno Santos também quer os "Gato Fedorento"


Depois de, na passada quinta-feira, Luís Marques ter aberto a porta da SIC para um regresso do grupo de humoristas à antena do canal, também o novo director de informação da RTP fez o mesmo.


“Eles sabem que a porta da RTP está aberta. São espíritos livres e podem dar-se ao luxo de escolher", disse Nuno Santos ao Correio da Manhã durante a apresentação da nova grelha de informação da estação pública.


Resta saber se SIC ou RTP conseguirão fazer com que os Gato Fedorento aceitem o regresso aos ecrãs para comentar as próximas eleições.


Quiosque: Correio da Manhã

Momentos

Foi um dos últimos projectos de Camacho Costa, que muito animou os serões dos portugueses. A série Não Há Pai contava com um elenco de luxo, e com um humor que dificilmente não colocava os telespectador a rir. Com público em estúdio, a série da SIC foi emitida entre 2002 e 2003. Lembra-se?


Virgílio Castelo ainda não se mudou para a TVI


Como já devia imaginar, a notícia que lhe apresentamos nesta sexta-feira, 1 de Abril, não passou de uma habitual mentira, claro está. O TV Universo e o seu parceiro Televisão – Opinião decidiram entrar nesta “brincadeira” e tentar criar algum suspense desse lado.


Mas não se julgue que esta notícia tem tudo de mentira, porque está enganado. Agora que deixou de ser consultor para a ficção SIC, Virgílio Castelo, que não tem contrato de exclusividade com Carnaxide, poderá muito bem vir a trabalhar para a TVI.


Resta aguardar por novidades!

Fecho




Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A hora é de trabalho

Oficiosamente, eles já lá andam há algumas semanas. Mas, oficialmente, José Alberto Carvalho e Nuno Santos iniciam hoje as suas funções como directores de Informação da TVI e da RTP, respectivamente. Em breve, os novos responsáveis anunciarão as primeiras apostas, sobretudo numa altura informativamente exigente como esta que vivemos, com eleições legislativas antecipadas, com a iminência da entrada em cena do FMI, com a crise financeira e social que grassa por aí.

Independemente das opções editoriais que venham a ser tomadas, dos novos programas que serão lançados, TVI e RTP vão mexer. Vão mexer muito. É essa a vantagem da entrada em funções de um novo timoneiro: novos métodos de trabalho, novas formas de abordagem, uma nova genica e uma vontade férrea de mostrar trabalho.

Antecipando-se a essas mudanças, a SIC chamou ontem os jornalistas para lhes explicar como vai ser a cobertura informativa dos próximos meses no canal de Balsemão. Quem anda nisto sabe que não aconteceu por acaso a convocatória do encontro informal com a imprensa para a véspera da entrada em funções das novas cúpulas da concorrência. A SIC sabe que tem de se mexer. Tem na SIC Notícias uma máquina bem oleada, é certo. Tem uma redacção séria e competente, com alguns dos melhores jornalistas de televisão que trabalham em Portugal, mas tem também os métodos de sempre e as caras de sempre à sua frente. Por muito que se invente e que se reinvente todos os dias, Alcides Vieira manda na informação da SIC desde o arranque da estação, em Outubro de 1992 (então sob a alçada de Emídio Rangel). E é por isso que a SIC sabe que tem de partir à frente. A hora é mais de transpiração do que inspiração. Trabalho, trabalho, trabalho...