9 de abril de 2010

Os Escolhidos


Boa noite. Seja bem-vindo às primeiras nomeações da segunda temporada dos Escolhidos.
Pedimos desculpa pelo facto da rubrica ter ido para o ar mais tarde do que o previsto.

Aqui fica a tabela onde os "Escolhidos" estão em análise (de 2 a 8 de Abril)


Antes de distinguir as personalidades que mais se destacaram pela positiva e negativa nesta semana, é necessário explicar que Judite de Sousa não vai ser analisada. Isto porque, na segunda e quinta-feira, nem Vidas Contadas, nem Grande Entrevista, foram para o ar. Por outro lado, existe um erro na tabela. Mar de Paixão ficou em segundo lugar, na sexta-feira, dia 8 de Abril.


No campo positivo:




Nicolau Breyner - Em representação da novela Meu Amor, Nicolau Breyner venceu todos os dias da semana. Mesmo indo para o ar mais tarde, a produção da TVI, conseguiu ser mais vista que Mar de Paixão, em exibição a partir das 21:00.


Paula Lobo Antunes - Líder incontestável no horário em que é exibida, Mar de Paixão é um sucesso para a estação de Queluz de Baixo. Apesar de ficar atrás da sua "irmã", Meu Amor, a novela protagonizada por Paula Lobo Antunes, não deu tréguas à concorrência na semana em análise.

Cristina Ferreira - Perdeu apenas um dia para a "Praça da Alegria", mas num período onde os adolescentes estão de férias, os resultados de Você na TV! foram bastante satisfatórios. Mesmo nunca tendo ultrapassado os 30% de share, o talk-show da TVI obteve resultados bastante satisfatórios.

No campo negativo:


Clara de Sousa - Em representação do Jornal da Noite, a jornalista da SIC, viu o seu noticiário ficar em terceiro lugar durante toda a semana em análise. Apesar de nalguns dias a distância para o concorrente mais próximo não ter sido muito grande, parece que há algo para se resolver em Carnaxide.

Vanessa Oliveira - Apesar dos excelentes resultados que Fama Show já teve, esta semana, o magazine social da SIC desceu ao terceiro lugar. Até Só Visto! ficou à frente. Sem dúvida que, com este resultado, Vanessa Oliveira não merece ser destacada pela positiva.


José Alberto Carvalho - O jornalista da RTP1 ficou à frente da concorrência durante alguns dias da semana em análise. No entanto, nos restantes ficou-se pelo segundo e terceiro lugares. Com um "escolhido", isso não deve acontecer. Daí José Alberto Carvalho estar na "berlinda" esta semana.

Depois de discutidas qual a personalidade que deve ser salva, e quais as duas que devem ser nomeadas, a equipa do Televisão-Opinião chegou às seguintes conclusões:

- Nicolau Breyner, ao ter vencido todos os dias da semana, vai ter imunidade na próxima edição dos Escolhidos.

- Clara de Sousa e José Alberto Carvalho são os nomeados. Decidimos dar uma oportunidade a Vanessa Oliveira, pois os resultados anteriores de Fama Show já fizeram muita história!

Contamos por isso, com o seu voto! Para a próxima sexta-feira saiba quem abandonará os "Escolhidos", e fique a par das novas nomeações! Até lá!

Nicolau Breyner ganha talk-show na TVI


Numa altura de festa, devido ao facto de completar 50 anos de carreira, Nicolau Breyner está a preparar o seu regresso ao entretenimento. "Sim, possivelmente vou repetir essa experiência. Há negociações com a TVI nesse sentido", adiantou. A sua última experiência deste género fora em 2000, na estação pública, com João Nicolau Breyner.

Este regresso é visto com bons olhos pelo actor, até porque gosta de contactar com gente de diversas áreas: "Toda a gente pode ir ao programa! Não vão ser só actores ou políticos, qualquer pessoa que passe na rua tem uma história para contar."

Para o Caetano de Meu Amor este é o timming certo para voltar a conduzir um talk-show: "Não é fácil fazer um talk-show, mas acho que tenho vivência... Acho que é um formato para essoas com mais de 50 anos. E como eu gosto de conversar e julgo que sou um bom conversador, porque não?"

Resta agora saber mais pormenores sobre o programa que o espera. O certo é que deverá estrear ainda este ano, talvez na reentré, em Setembro.

Quiosque: TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje chega um pouco mais tarde e incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Privatizar? Para quê?

Já escreveste sobre a privatização da RTP, agora de novo tão em voga?", perguntou-me um amigo, perante a minha indefinição sobre o tema da crónica de hoje. É que isto de escrever regularmente a propósito de um fenómeno que não muda todos os dias não é fácil. A privatização da RTP? Pois... Quer dizer, já escrevi, ao longo dos tempos, sobre o assunto. Já mudei. E, em abono da verdade, devo confessar que não tenho a temática fechada na minha cabeça.

Percebo os argumentos de quem defende a privatização da estação de serviço público: é que, apesar de alguns programas que encaixam no conceito, o grosso da grelha do primeiro canal não difere muito do que se vê nas privadas. A privatização tinha o mérito de aclarar as contas da empresa e permitir que ela deixasse de pesar no orçamento dos portugueses. Era uma questão de transparência, de concorrência leal: os mercados, de espectadores e de publicidade, tratariam de regular o sector.

Mas é aqui que a questão se coloca: está o mercado português preparado para ter três televisões generalistas a competir pelo mesmo e deprimido bolo publicitário? Ou os que defendem uma RTP apenas financiada pelo Estado, sem publicidade portanto, têm razão?

Ora, o financiamento misto é que não é carne nem peixe. É como a Olívia patroa e a Olívia costureira. Recebe dinheiro dos contribuintes, mas depois concorre nos leilões do futebol. Diz que não luta pelas audiências, mas depois tem novelas e concursos em horas decisivas estrategicamente.

O assunto exige estudo atento e vontade política.


Também Os Escolhidos chegarão um pouco atrasados. Somente às 23 horas estarão em linha.

No entanto, dentro em pouco, por volta das 21:30h fique com uma novidade da nossa televisão!

Desde já o nosso pedido de desculpas.

Gratos pela sua compreensão.

Diana Piedade actua no "Rock in Rio"

Foi Filipe Pinto quem venceu Ídolos, mas nem por isso Diana Piedade ficou a perder. Ao que tudo indica, a sobrinha de Manuel Moura dos Santos vai actuar no Rock in Rio Lisboa. Tudo acontecerá no último dia do espetáculo, a 30 de Maio, no palco Sunset. A jovem estará em palco com os "Ramp & Hail", duas bandas de Havy Metal portuguesas. Este será o concretizar de um sonho para Diana.

Enquanto o dia não chega, a rapariga continua a fazer parte de Idolomania, depois de ter estado ausente por motivos de saúde. Dia 22 de Maio, no cinema São Jorge, é o dia tão esperado por quem a admira, uma vez que é quando Diana dará um concerto para os seus fãs do Facebook.

Quiosque: TV Guia

Hoje há nomeações!


Às 21:00!

Marco Horácio esteve quase fora de "Salve-se Quem Puder"

Depois das recentes polémicas que envolveram o humorista e o jornal 24 Horas, a TV Guia desta semana avança com uma notícia algo inesperada: Marco Horácio esteve um pouco reticente em apresentar a segunda temporada de Salva-se Quem Puder. Em causa estava o facto de a sua imagem poder ficar um pouco desgastada, dado que aparece diariamente no ecrã com Notícias em Segunda Mão.

Apesar de tudo, depois de sucessivas reuniões com responsáveis da SIC, o apresentador acabou por dar o "sim". As gravações do concurso arrancam este mês e quando este estrear, já o magazine que conduz com Eduardo Madeira terá terminado, em meados de Maio. Esta informação é garantida por uma fonte da estação de Carnaxide: "O Marco não vai estar em antena com os dois programas. É nisso que estamos a trabalhar."

Perante toda esta situação, a questão que se coloca é: "E se Marco Horácio deixa-se Diana Chaves sozinha? Quem faria companhia à bonita actriz?"

Fala-se 09/04/2010

Boa Tarde! Já é sexta-feira, mas há ainda tempo para mais um Fala-se!
Hoje falo-lhe de:

Bárbara Guimarães

Apesar de ainda não ter confirmado a notícia, a estrela da SIC está realmente grávida de quase três meses. Depois de vários rumores, que vinham a ser cada vez maiores no últimos tempos, várias publicações dão a notícia como certa.

Segundo a TV Guia, a apresentadora tem sido seguida num dos hospitais da Universidade de Coimbra, uma vez que é lá que trabalham os médicos da sua confiança. Poucos são os pormenores, e segundo a mesma revista, ainda não se sabe o sexo da criança, apesar de Bárbara desejar ter uma menina. O parto deverá ocorrer no princípio de Outubro.

Cristina Areia

Foi na passada segunda-feira que a actriz se cruzou com o seu pai na festa de aniversário de João Malheiro. Apesar de Carlos Areia ter-se feito acompanhar pela sua companheira, Rosa Soares, a filha não dirigiu uma única palavra à madrasta. Em causa está o facto de nunca ter aceite esta relação, não só pela grande diferença de idades, como também por Rosa Soares ter mentido nos primeiros tempos da relação com o seu pai. A actriz não fez comentários sobre o assunto, no entanto, a companheira de Carlos Areia demonstrou que gostava de conviver com a enteada: "Tenho esperança de um dia me dar bem com a Cristina. Como diz o Carlos, esperamos que o tempo resolva este problema.", disse ao 24 Horas.

João Manzarra

Depois do sucesso que tem feito enquanto apresentador, o jovem aceitou um novo desafio: participar num videoclip. O anfitrião de Achas que Sabes Dançar? é, assim, o protagonista do vídeo da música "Fazer o que Não Foi Feito" do novo álbum de Pedro Abrunhosa, "Lounge". A produção do filme ficou a cargo da VZI Filmes. No youtube, o vídeo já teve mais de 50 mil cliques.

Quiosque: 24 Horas, TV Guia

Revista de Imprensa 09/04/2010

Bom Dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

Dias Felizes é apresentada hoje


É hoje apresentada à imprensa a última das três minisséries que a TVI gravou recentemente. Conhecida até agora por Até Amanhã, a TVI decidiu dar-lhe outro nome: Dias Felizes. A trama conta a história de um amor "por acaso" e tem nos principais papéis Dalila Carmo e Marco Delgado. A acompanhá-los estão nomes bem conhecidos do público português, como Helena Isabel e Júlio César, por exemplo.

Gravada na Madeira, a minissérie será precisamente apresentada na Pérola do Atlântico, no Casino Parck Hotel.

República de Abril volta a juntar Sílvia Alberto e Júlio Isidro
À semelhança daquilo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, a RTP volta a organizar um espetáculo destinado a comemorar o dia da Liberdade e o centenário da Implementação da República. República de Abril será uma gala que prestará uma homenagem às mulheres e que contará com a presença de artistas nacionais bem conhecidos, como Simone de Oliveira, Maria de Medeiros, Fernando Tordo, José Mário Branco, Mafalda Veiga, João Pedro Pais, Carlos do Carmo ou Bernardo Sassetti, entre outros. A direcção musical será da responsabilidade de Carlos Alberto Moniz e a condução da gala volta a estar a cargo de Sílvia Alberto e Júlio Isidro.

Ao que tudo indica, República de Abril irá para o ar no próximo dia 15, a partir do Coliseu dos Recreios.

CITAÇÃO DO DIA:

"Sou actriz, porque queria ser e não porque tinha dinheiro para ir estudar no conservatório."
Alda Gomes
Curiosidade do Dia:

Com o aproximar da estreia de Achas que Sabes Dançar?, o 24 Horas tem falado com os membros do júri do programa. Marina Grangióia confidenciou uma das muitas histórias de sucesso que já passou pelo concurso: "Encontramos um miúdo muito giro no casting de Lisboa que foi acompanhar a amiga que, essa sim, estava a concorrer. Mas ele era muito bom tecnicamente nas danças de salão, era loiro e tinha um corpo muito giro que lhe dissemos para tentar. Ele não tinha concorrido porque estava em época de exames e acabou por ir ao casting do Porto e ficou". Esta será apenas uma das muitas histórias que o novo formato de Carnaxide terá.



Quiosque:
Caras, 24 Horas

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Estreia já no próximo domingo uma das grandes apostas da SIC. Depois de Ídolos, Achas que Sabes Dançar? assume-se como a potencial fonte de audiências para a estação de Carnaxide. A pergunta que se coloca é até que ponto o concurso de dança conseguirá captar a atenção do telespectador.

Muitas são as pessoas que dizem que este desporto não tem o mesmo interesse que a música. Estarão elas certas ou erradas? É certo que estes dois mundos estão intimamente ligados. Basta pensar em musicais, por exemplo, a que o público português adere cada vez mais. Por outro lado, o facto de a RTP já ter tido vários programas em que a dança era a personagem principal poderá contribuir para o desinteresse do telespectador. Recorde-se de que apenas as duas primeiras edições de Dança Comigo conseguiram resultados acima do esperado. Mas, e daí? Quantos são os formatos em que a música é rainha?

Sou um grande admirador da arte de dançar e tal como tudo o resto que faz parte da nossa cultura, penso que também a dança merece um melhor tratamento. Poderá Achas que Sabes Dançar? colocar o país a dar um "pezinho de dança"? Será um tanto ao quanto difícil, mas se João Manzarra e companhia o conseguirem fazer, isso será já uma vitória.

Quanto a resultados audiométricos, penso que os números de Ídolos não serão atingidos, mas com certeza que o programa não fará má figura. Por enquanto, algo já consegui fazer: colocou na mente dos portugueses uma dúvida: Achas que Sabes Dançar?