22 de novembro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo dois reality-shows que, há cerca de dez anos, pararam o país. As opiniões de Big Brother e de Masterplan estão esta semana em disputa pelo seu voto.



Início de um novo milénio, início de uma nova era da nossa televisão. Se, até aqui a SIC era líder incontestável do panorama audiométrico português, com a chegada deste polémico concurso tudo se alterou. A TVI conquistou os portugueses e nunca mais perdeu o estatuto de líder. São estas algumas das provas que dão conta da importância que o Big Brother teve no audiovisual português.


Dizem que “não há amor como o primeiro” e é um facto: falar de reality-shows implica, quase que imediatamente uma referência ao primeiro de todos eles. Anunciado como O Grande Irmão, ou a novela da vida real, fez jus a todos os nomes que recebeu e muitos foram os picos de audiência que conquistou.


Hoje, ao olharmos para Secret Story, por exemplo, vemos que aquela não é uma telenovela da Vida Real, que tudo ali parece encenado, que aquelas pessoas não demonstram ser aquilo que são verdadeiramente no seu dia-a-dia. No Big Brother isso não acontecia. Muitos de nós revíamo-nos na pele de muitos dos concorrentes. Compreendíamos as suas emoções, acreditávamos nas suas histórias. Era diferente e ponto final. Foi o primeiro e ainda surgiram mais quatro. É claro que todos diferentes uns dos outros, no entanto, na minha opinião, foram as duas primeiras edições que mais me marcaram. Até porque são de alguns dos concorrentes dessa altura que mais me recordo hoje em dia. Desde o eterno vencedor Zé Maria, à sempre simpática Marta, ou a cabeça amarela Susana, não esquecendo ainda a beijoqueira Elsa e o padre Henriques. Eles marcaram uma época e, muito dificilmente um programa deste género poderá ser tão real como o BB.

Aliado a todos estes factores está, claro está, o facto de ter sido Teresa Guilherme a “comandar as operações”. Polémica, divertida, perspicaz e casamenteira, que alegria era vê-la “em casa” neste show. Bons tempos que, apesar de tudo, jamais serão revividos.

Afinal de contas, o Big Brother será sempre o Big Brother e disso ninguém duvida!



Masterplan foi um reality-show transmitido pela estação de Carnaxide em 2002. Numa altura em que Big Brother fazia furor na TVI, o canal de Pinto Balsemão optou por apostar num programa, no mínimo, irreverente. Semanalmente, dois concorrentes do sexo masculino e outros dois do sexo feminino eram colocados em duelo sendo que, ao fim de oito dias, apenas um homem e uma mulher continuavam em jogo. Posteriormente, eram seleccionados outros tantos adversários, para destronar a liderança dos vencedores das galas. Herman José e Marisa Cruz eram as estrelas da altura, assim como Gisela Serrano. A "mulher-furacão" acabou por ver as portas abrirem-se com a sua participação no programa da SIC. Fez capas de revista, marcou presença durante alguns anos em televisão, andou nas bocas de Portugal.

Masterplan foi, de facto, um programa polémico. Apesar desta minha afirmação ser motivada um pouco pela concorrente que referi, detentora de uma personalidade muito forte, no compute geral o reality-show conseguiu prender a atenção de milhares de portugueses que estavam fixados no Big Brother. Mesmo sabendo que o concurso da TVI foi sempre o preferido dos telespectadores, Masterplan conseguiu que estivessem concentrados em si palavrões, agressões físicas e discussões - o sonho de qualquer programa. Afinal, são estes ingredientes que captam as audiências, certo?

É curioso rever alguns dos vídeos do concurso, nos quais são demonstrados aspectos bastante interessantes do mesmo. Será que Masterplan se adequaria aos tempos de hoje? Talvez. No entanto, o formato teria de ser diferente, assim como as regras. Não consigo prever um grande sucesso de um reality-show que, há oito anos, foi lançado num período no qual a polémica passou a ser um dos fortes condimentos dos programas de televisão.
Por esse motivo, não consigo imaginar uma aposta na SIC neste reality-show, sabendo que a linha do canal se baseia cada vez mais em lançar programas de talento, familiares. Portugal tem Talento, The Biggest Loser, Factor X, são alguns dos exemplos de formatos que nada têm a ver com o conteúdo polémico de Masterplan. Se, de facto, a estação de Carnaxide apostasse no reality-show, então isso seria como que uma decisão oposta à oferta de entretenimento que o canal tem disponibizado.
No entanto, e tendo por base o adágio popular, "nunca digas nunca".



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Pedro Barroso/Sisley Dias:

Pedro Barroso, por Tiago Henriques - 53%
Sisley Dias , por Diogo Santos - 47%

Falar Televisão

Triunfos

O Verão atípico que passa na RTP, deixa marcas em vários programas. Se O Preço Certo vê as suas audiências caírem a pico, Portugal em Directo passa para terceiro nas audiências. A partir de Junho, Fernando Mendes não conseguiu resistir à escola de talentos da estação de Queluz de Baixo e Dina Aguiar acabou por ver as Caras da SIC liderarem.
No entanto, e tal como tudo na vida, o que começa também acaba. Os maus resultados de O Preço Certo e Portugal em Directo fazem parte do passado, já que nos últimos tempos apenas vitórias têm contemplado estes dois programas do canal dirigido por José Fragoso. Curiosamente, nem o sucesso de Secret Story conseguiu ter efeitos nas tardes da RTP. Apesar de Leonor Poeiras apresentar, desde a última semana, um novo bloco sobre o reality-show da TVI, Dina Aguiar e Fernando Mendes saíram ilesos de tal alteração da grelha no canal da Media Capital.


Tal como havia dito na rubrica Like & Deslike, o apresentador do concurso da RTP1 continua a prender a atenção dos portugueses a partir das 19:00. Por outro lado, o noticiário das 18:00 H da estação pública permance no topo das preferências televisivas dos portugueses pelo facto de transmitir informação regional.

Mais uma vez o canal do Estado continua à frente das estações privadas nas horas que antecedem os noticários. Apesar de no Verão, as audiências não serem idênticas às dos dias mais frios, é no Inverno que há mais telespectadores em casa. Logo, mais portugueses a ver televisão nesta época, significa mais dinheiro a entrar em publicidade na estação pública.
É uma relação lógica que apenas vem solidificar os resultados do Telejornal e Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão.

Esta noite..

... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 22/11/2010


Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se da semana!


Alexandra Lencastre

De regresso aos palcos, Alexandra Lencastre também viu regressada a sua excelente forma física. E tudo isto, por causa do trabalho exaustivo que tem desempenhado na peça Um Eléctrico Chamado Desejo, em exibição no Teatro Nacional Dona Maria.

Segundo confidenciou a actriz, são os nervos de cada noite de espectáculo a causa dos seis quilos que já perdeu desde a estreia da peça: “Perdi bastantes calorias no espectáculo devido à intensidade física da peça. Perdia um quilo e meio por noite com o que transpirava”, revelou.



Nuno Santos e Andreia Vale

São dos casais mais carismáticos da SIC. E sendo o pai director de programas da estação, cada passo dado pela família é notícia.

No passado domingo, Nuno Santos, Andreia Vale e o pequeno Pedro aproveitaram a tarde de sol para almoçar num conhecido restaurante de comida Japonesa, na zona do Estoril. E por lá se mantiveram, em família, até bem perto das 16:30…

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 22/11/2010



Segunda-feira, dia 22. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Praça da Alegria comemora 15 anos com gala especial


No ano em que completa 15 anos de existência, a Praça da Alegria disputa, taco a taco, a liderança das manhãs televisivas com a TVI. Razões de sobra para a comemoração destes 15 anos de programa que será feita já no próximo domingo, dia 28, numa gala especial transmitida a partir do Pavilhão Rosa Mota, no Porto.


Anabela Mota Pinheiro e Manuel Luís Goucha, os primeiros apresentadores do formato, foram desde logo convidados para o especial. Mas enquanto a ex-apresentadora pondera aceitar o convite, Manuel Luís Goucha já confirmou que irá apenas gravar um curto testemunho, facto confirmado por Serenella Andrade: “Já sei que serei eu a ir recolhê-lo”, disse a repórter do programa da RTP.

Como partes integrantes destes 15 anos de programa, A Banda da Praça e o padre Borga também foram convidados para a festa. E coube mesmo ao maestro Francisco Tavares fazer os arranjos musicais para a emissão especial do próximo domingo: “Sabemos que vamos fazer os arranjos da música do padre Borga e do Toy”

Mas apesar de tudo, também há ex-colegas de Sónia Araújo e Jorge Gabriel que não irão marcar presença no próximo domingo no pavilhão Rosa Mota. Exemplo disso é a mulher-palhaço Picolé (Ana Paula Mota) ou Castro Ribeiro (ex-produtor) que, segundo fonte próxima do programa, “não devem ir, depois da forma como foram tratados na reestruturação do programa”


Paulo Rocha aceitou convite de Aguinaldo Silva


Finalmente acabou o impasse. Foi na ida ao Rio de Janeiro, na passada semana, que Paulo Rocha aceitou o convite de Aguinaldo Silva para, a partir de Setembro de 2011, vir a integrar a nova trama do autor na TV Globo, intitulada Fina Estampa.



Paulo Rocha e Aguinaldo esclareceram todas as dúvidas acerca deste novo desafio proposto ao actor e foi logo depois do “sim” que Aguinaldo fez questão de mostrar ao actor português os famosos estúdios da Projac e, desta forma, dar-lhe também a conhecer mais sobre a personagem que irá interpretar em Fina Estampa que, de acordo com a TV Guia desta semana, será Guaraci, um jovem galã que vai arrasar os corações de muitas mulheres brasileiras.


Até lá, Paulo Rocha continua a trabalhar por terras lusitanas. Actualmente, podemos vê-lo em Sedução na TVI, onde interpreta um excêntrico cabeleireiro.

 
CITAÇÃO DO DIA
"Usar a farda ajudou a compor a personagem"
Soraia Chaves


DESTAQUE DO DIA

Hoje o dia é especial nos talk-shows das estações privadas. Na SIC há Companhia dos Presentes até bem perto das 19:00, enquanto que, por Queluz de Baixo, Você na TV e As Tardes da Júlia prometem também bastantes novidades e convidados surpresa em emissões também elas especiais.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV, TV Guia

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Júlia Pinheiro e Pedro Granger já deram por terminada mais uma gala de Secret Story, mas nós continuamos De Olho nos Segredos!


Mais uma semana se passou e mais polémicas, tristezas alegrias e momentos de muita diversão marcaram presença na “casa mais secreta do país”. Eleita a semana “do riso”, pela VOZ, pode dizer-se que muitos foram os momentos que contribuíram para levar a sério as ordens decretadas.


Ainda assim, o grande momento da semana foi o da missão “ultra secreta” que foi concedida a Vítor. Fingir que abandonou o programa e deixar a sua amada à beira da loucura foi digno de uma telenovela da TVI! Bonito, mesmo. Mas também os fantásticos momentos de diversão com a nova inclina da Casa, a galinha, em que Andreia, Joana e Catarina surgiram vestidas de ave e ficaram “enjauladas” na gaiola do galinácio, foi de “partir o côco a rir”.


E foi precisamente o grupo de nomeadas que surpreendeu. A nomeação de Andreia e Catarina acabou por não ser uma grande surpresa, embora sempre achasse que Ana Isabel estaria “na corda bamba”. No entanto, e por uma questão de empate, acabou por ser Joana a única repetente. Uma nomeação mais do que justa. Todavia, Catarina acabou por ser a mais votada do público, e a antiga acompanhante de Luxo, bem como a namorada de Hugo M acabaram por permanecer em competição. A mais injusta de todas as expulsões que só vem provar que o público português quer ver guerra dentro da Casa.


Passemos, então, à análise individual:


Catarina, a emotiva


O seu segredo foi revelado por um dos seus “amigos” dentro da Casa e foi-se um pouco abaixo. Continuo a achar que é uma das mais humildes e uma das que merece chegar à final. Ainda assim, graças ao voto de Ivo, acabou nomeada ao lado de Andreia e Joana. Ficou surpreendida, mas aceitou a nomeação. Esta terá sido, provavelmente uma das suas semanas mais difíceis, até porque o seu segredo foi descoberto e muita gente pensou que tudo o que dissera anteriormente era mentira. Foi-se abaixo, mas tudo acabou por ficar resolvido. Por outro lado, quando Vítor “desistiu” também mostrou o seu lado mais emotivo e deu para perceber o quanto gosta do namorado de Ana Isabel. Foi, injustamente, expulsa pelos portugueses.

Joana, a “armada em guerreira”

Domingo, quis chocar e marcar pontos ao declarar guerra aberta a Ana Isabel em pleno confessionário, no entanto, o tiro saiu-lhe pela culatra e foi nomeada. Uma nomeação justíssima e que vem no momento certo. Sem Hugo M não fazia nada de especial na Casa e o seu comportamento quase que passava despercebido, embora andasse sempre a tentar arranjar confusão com a futura advogada. Tem um pouco a mania de que sabe e, embora já aqui lhe tenha elogiado as qualidades para representar, começo a pensar que aquela é mesmo a verdadeira Joana. E ainda sonha ela ser actriz? Depois da projecção a que se submeteu e de todas as polémicas em que esteve envolvida ainda acredita que o público a quer ver numa telenovela? Tenho muitas dúvidas. Foi uma pena ter permanecido na Casa, mas acredito que tenha ficado por os portugueses quererem ver até que ponto a sua guerra irá.


Andreia, a “mamã”

Recebeu quatro nomeações, mas nem por isso ficou chateada. Não baixou os braços e continuou a fazer o seu papel dentro da Casa. Não ficou surpreendida com a nomeação e aceitou-a de bom grado. Desde há uma semana que está mais ligada a Ana Isabel e acredito que isso seja um bom prenúncio para o seu jogo. Já aqui disse muito mal dela, continuo a achá-la um pouco falsa, mas tenho que dar a mão à palmatória e elogiar o seu comportamento quando Vítor “abandonou” a Casa. Foi um ombro amigo para a concorrente de Guimarães e mostrou-se quase que uma “mãezinha”. Esse foi, para mim, o seu ponto alto da semana. Pela polémica que o seu segredo possa vir a causar e por ser uma jogadora forte, acabou por ficar na Casa dos Segredos e acredito que, a partir de agora, vai mostrar uma outra Andreia.



António, o aleijado


Depois de uma semana em que esteve nomeado, teve sete dias mais alegres, embora se tenha lesionado. E, como se isso não bastasse, ainda levou algumas negas de Vera. Entrou em “guerra” com Hugo F, embora tivesse ficado com a ideia de que o fez para dar “show”. Não é burro nenhum, como, aliás, já o escrevi aqui muitas vezes. Ainda assim, tem conseguido manter-se bem próximo de Vera, vá se lá saber porquê. Tenho quase a certeza de que vai chegar à final, embora não gostasse que tal acontecesse. Provou que, apesar de ser pastor e tudo mais, é um menino mimado.


Zé Miguel, o cavalheiro

Provou que é um cavalheiro ao não nomear Ana Isabel. Só por isso, merece todos os aplausos. Não foi pelo caminho de outros concorrentes que por algum motivo já quiseram fazer “vinganças” por uma ou outra situação. Continuou com uma semana discreta, não se envolvendo em qualquer tipo de discussões. Teve a árdua tarefa de mergulhar na piscina e ajudar a arranjar mais tempo para as compras semanais. Deu o seu melhor na visita à dispensa e conseguiu render Hugo M da melhor forma. Pelo comportamento discreto e por ser um senhor, acredito que merece estar na final de Secret Story!


Ana Isabel, a salva

Surpreendentemente e através de Ivo, acabou por não ser nomeada. Ainda assim, não teve uma semana fácil. Joana quer cada vez mais tramá-la, mas Ana Isabel não se vai abaixo. Continua a ser a minha concorrente favorita, embora acredite que haja muita gente que a quer tramar. Teve o grande momento da semana, ao ver o seu namorado receber uma missão ultra secreta. Provou que gosta mesmo de Vítor, se é que ainda existiam muitas dúvidas. Para a semana, espero que consiga mostrar ainda mais a grande mulher que é!


Vítor, o desistente

Viu a sua namorada não ser nomeada e, apesar de continuar a mostrar muitos ciúmes, a missão ultra secreta que recebeu mostrou o quanto gostava da namorada e o quanto esta gosta dele. Continua a manter um excelente comportamento e acho que está também muito próximo de Catarina. Por aquilo que percebo, vê-a como sua filha. Apesar de tudo, é um dos fortes candidatos à nomeação e acredito que fique mesmo nomeado. Só espero é que tenha como adversário Ivo. É esperar para ver.


Ivo, o limpador

Por ser obsessivo-compulsivo com as limpezas, esta semana mostrou-se ainda mais preocupado com a higiene tendo pequenas discussões com outros colegas sobre este tema. Há um clima de tensão entre ele e Andreia que ainda não percebi, mas que gostava de saber. Por outro lado, fiquei super surpreendido por ter salvo Ana, até porque nunca imaginei que o fizesse. É um grande jogador, apesar de começar a dar mostras de que está a ficar farto. Apesar de tudo, fiquei bastante comovido com aquilo que disse sobre o seu pai e pela sua atitude quando recebeu a roupa de Inverno.


Hugo F, o apostador


Depois de muitas tentativas, conseguiu finalmente acertar num segredo. É um dos meus concorrentes favoritos e gabo-lhe o facto de ser dos poucos que aposta bastante nos segredos. Afinal de contas não é esse o objectivo do jogo? Por outro lado, também tem sido o alvo de muitos dos seus colegas, que não se cansam de tentar desvendar o seu segredo. Está em risco para a próxima semana e não me espantaria que fosse nomeado. A discussão que António teve com ele é a prova de que vê nele um adversário em termos de conquista. Está bastante próximo de quase todas as concorrentes femininas.


Vera, a animada


Não recebeu um único voto dos colegas, pelo facto de Hugo F e Vítor quererem salvar Ana Isabel. Continua a manter a animação dentro da casa e, embora às vezes ache que é um exagero, gosto de a ver. Moderou o comportamento com Vítor e Ana Isabel, até porque já está mais próxima da futura advogada. A sua relação com António é cada vez mais próxima, embora já lhe comece a dar um pouco para traz. Temeu muito a saída de Joana, mas a amiga acabou por permanecer na Casa.


Termina assim mais uma análise à semana de Secret Story, após o fim de uma excelente gala, conduzida pela implacável Júlia Pinheiro. Ao contrário da anterior, desta vez não foi tão mazinha com Ana Isabel e mostrou-se mais imparcial.


Terça-feira são os homens quem vai à baila e de entre Hugo F, Vítor e Ivo sairão, quase de certeza, os nomeados. Resta aguardar por mais uma noite de nomeações.


Até lá, tudo permanece em segredo, afinal de contas são eles os protagonistas desta Casa! E é tudo, por agora! Até domingo!

Gonçalo Dias saí do "Ídolos"!

Depois de uma gala dedicada aos ritmos alternativos, Gonçalo Dias acabou por não convencer os telespectadores do Ídolos. Apesar dos jurados do talent-show da SIC ansiarem a expulsão de Neemias Silva, o jovem que participou em Morangos com Açúcar foi o menos votado da noite.
Para a semana Joceline estará à prova, na medida que também ela esteve em dúvida para continuar no concurso da estação de Carnaxide.

Catarina é a expulsa de "Secret Story"

catarinaSS

Depois de uma votação bastante renhida, e contrariando todas as previsões, foi a cumplice da VOZ quem acabou por abandonar a Casa dos Segredos.


Com 37% dos votos, Catarina foi a expulsa pelos portugueses, contra 32% de Joana e 31% de Andreia.

Vera teve mesmo um caso com um jogador de futebol!

VeraSS


O último segredo das meninas que ainda estava por revelar, foi conhecido esta noite!

Não sendo uma surpresa para ninguém, uma vez que a própria já o tinha dito a alguns colegas, Vera revelou a Portugal inteiro que teve um caso com um jogador de futebol, que foi "muito bom para si".


A jovem de Sintra confessou ainda que foi um relacionamento recente, mas recusou revelar de quem se trata, dizendo apenas que joga a médio. Os motivos para não revelar a idenditade do seu ex-namorado são, sobretudo, para o proteger, até porque ainda são muito amigos.

No confessionário, Vera afirmou ainda a Júlia Pinheiro que apenas Hugo M sabia do seu segredo.

Diário de um Ídolo

Boa noite! A quarta gala do Ídolos foi dedicada aos ritmos alternativos. Não perdeu um minuto do programa deste domingo? Então fique com as opiniões individuais a cada um dos concorrentes.

Gonçalo Dias


Num estilo diferente, Gonçalo Dias procurou mostrar uma faceta artística centrada no lado oposto das baladas. Teve atitude, e a presença em palco acabou por se estender ao público presente nos estúdios do Ídolos. Gostei, mas não me surpreendeu. Na opinião do júri, esta foi a melhor prestação do cantor desde que se iniciou no talent-show da SIC.

Joceline


Deu vida a Lua, de Mayra Andrade, e provou que sabe cantar outros temas que não ingleses. Foi notável a identificação de Joceline com o tema da cabo-verdiana. Num ritmo mais quente, a jovem de 19 anos arrancou de Roberta Medina um grande elogio: "que grande furacão". Pedro Boucherie Mendes, apesar do anterior comentário, considerou que Joceline não esteve magnífica.

Maria Bradshaw


Que Hiciste, declarou Maria Bradshaw na sua actuação neste domingo. Numa performance dividida entre a dança e o canto, a concorrente de 20 anos demonstrou versatilidade. Pareceu-me afirmada, tendo dado sentimento ao tema que interpretou. Não concordei com a opinião de Pedro Boucherie Mendes, quando este afirmou que Maria não tinha transmitido "alegria em palco".

Sandra Pereira

Arriscou com o fado de Mariza, dando um toque pessoal a Ó Gente da Minha Terra. Gostei do que vi e ouvi. Escolher uma música tão forte, só poderá vir de uma mente brilhante. "Tu para mim és uma cantora todo o terreno, cantas tudo!", afirmou Manuel Moura dos Santos.

Adriano Diouf

Num estilo R & B, Adriano, tal como Joceline, escapou às críticas por não cantar numa língua que não domina: inglês. Em português, o concorrente Acabou por dar uma nova faceta de si aos telespectadores de Ídolos. No entanto, apesar de ter mudado de ritmo, Adriano não caíu em graça dos quatro jurados do talent-show da SIC. A afinação foi um dos principais aspectos criticados, assim com a falta de "conteúdo" da canção.

Neemias Silva

Longe do estilo pop/rock, o jovem de 16 anos procurou dar cor à sua terra natal. Roberta Medina demonstrou-se encantada com a actuação do concorrente. A meu ver, Neemias esteve um pouco melhor em comparação com as galas passadas. No entanto, e mais uma vez, deu-me ideia de que o jovem apenas "cumpriu".

Carolina Deslandes

Com uma perna às costas, Carolina Deslandes entrou no palco do Ídolos, cantou e arrasou. Beggin não é, de todo, dos meus temas preferidos. No entanto, na sua voz, a canção soou-me bem. Energia e atitude, foram as características que marcaram a performance da concorrente de Lisboa.
O jurí foi unânime em relação à actuação.


Martim Vicente


Pela primeira vez nas galas do Ídolos, Martim Vicente cantou um tema de um dos seus principais ícones da música portuguesa: Sérgio Godinho. Sentida, e com atitude, a sua actuação despoletou grandes aplausos por parte dos seus fãs. "Tu és provavelmente o concorrente do Ídolos que tem um estilo mais único", afirmou Manuel Moura dos Santos.

Os melhores da noite:

Sandra Pereira
Maria Bradshaw
Joceline

Depois de contados os votos dos portugueses, os dois concorrentes menos votados foram: Gonçalo Dias e Joceline. Apesar da proximidade das votações entre ambos, os telespectadores foram soberanos: Gonçalo Dias foi expulso do Ídolos.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluó uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Ídolos há muitos

1. "A televisão tem de ir ao encontro das pessoas." É esta a justificação oficial do director de programas da SIC para a decisão de fazer a final do talent show Ídolos na praia dos Pescadores em Albufeira. Mesmo que a principal ra-zão não seja essa - esta deslocação para o Algarve é, seguramente, um bom negócio para a estação -, é fundamental para a SIC sair de Carnaxide. Em último lugar nas audiências, sem o poder de penetração que tinha noutros tempos, mas com esperança de voltar a tocar o coração dos portugueses, a SIC sabe que tem de se aproximar das pessoas. E nada melhor do que o seu principal activo, capaz de entrar no "eleitorado" jovem e urbano que tanto lhe tem faltado, para o conseguir. A SIC sabe que dificilmente ganhará a noite da passagem de ano. O fim de Casa dos Segredos, na TVI, agendado também para o dia 31 de Dezembro, deverá ser o programa preferido. Portanto, nada melhor do que procurar a ligação afectiva com os portugueses, numa noite em que Albufeira está pejada de jovens de todos os pontos do País. Não há dinheiro que pague essa estratégia...

2. A saída de André Cerqueira da Direcção de Programas da TVI propicia todo o tipo de rumores. E, portanto, por estes dias, a história do jornalismo sobre TV assemelha-se um pouco à loucura jornalística no defeso futebolístico, a propósito das contratações e pseudocontratações do Benfica. Júlia Pinheiro vai para a SIC, Nuno Santos pode ir para a TVI, Teresa Guilherme pode ir para o lugar de Cerqueira, Moniz pode regressar ou ir para a SIC, subindo Luís Marques para a administração. Até Rangel, afastado destas andanças, é um nome falado nos mentideros.