5 de janeiro de 2010

Fecho

Seja bem-vindo ao Fecho desta noite, que trás até si uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Como vencer "Ídolos"

A TVI percebeu no primeiro domingo de 2010 duas coisas essenciais no seu combate a Ídolos: primeiro, não é com cinema que lá vai (Call Girl, o ousado filme com Soraia Chaves, só resultou quando o programa concorrente da SIC chegou ao fim); segundo, são as novelas a chave do problema da estação (Ídolos, apesar do sucesso que tem sido ao longo das últimas semanas, só ganhou quando Deixa Que Te Leve chegou ao fim).

Mesmo assim, o programa-sensação da temporada, apresentado pela dupla João Manzarra e Cláudia Vieira, conseguiu 1,2 milhões de espectadores e quase 40% de share médio, embora na hora das decisões (e apesar das polémicas entre o júri e alguns concorrentes...) tenha concentrado na SIC metade do Portugal televisivo.

O que temos então para a semana? Não havendo notícia de qualquer nova aposta da TVI para as noites de domingo, o mais certo é que o director de programas da TVI, Luís Cunha Velho, aposte forte na sua ficção nacional. Já não a medo, até às 23.00, mas em full time, como todos os dias da semana, até à meia-noite e meia. É para já esta a única forma de tapar o inimigo.

É mais do mesmo? É, claro que é! É pouco imaginativo? É, claro que é! Revela dificuldades e uma excessiva dependência? Sim, claro que revela! Mas é eficaz, e sobretudo ninguém pode levar a mal que a TVI o faça, para tentar salvar aquilo que nos últimos domingos tem perdido para a velha rival SIC: o horário nobre.
Cabe ao espectador optar: ou prefere mais um episódio de uma novela que, como qualquer pastilha elástica, tem a elasticidade que tem; ou opta por um espectáculo que já provou ter os ingredientes necessários para prender a audiência ao ecrã.

Curiosidade

"Você na TV" foi o líder das manhãs portuguesas no ano que terminou recentemente. O programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu por 198 vezes a concorrência. Os restantes dias foram ganhos por "Praça da Alegria" e "Fátima". Será que em 2010 a dupla conseguirá manter a vitória?

Fonte: 24 Horas

Audimetria 04/01/10

A primeira segunda-feira do ano foi ganha pela TVI, que fez 28.3% de quota de mercado. A RTP1 esteve muito próxima subindo aos 27.5. A SIC caiu aos 21.7% de share.

O acesso ao prime time foi ganho por "O Preço Certo", que alcançou 12% de rating e 35.6% de share. "Morangos Com Açúcar" esteve perto, com 11.6% de rating e 33.6% de share. "Nós Por Cá" começou o ano com 17.7% de share.

No "campeonato" dos blocos informativos, o "Telejornal" levou a melhor sobre a concorrência, subindo aos 14.7% de rating e 35.5% de share. Segue-se o "Jornal Nacional" que fez 10.9% de rating e 26% de share. Em terceiro ficou o "Jornal da Noite", com 10.1% de rating e 24.4% de share.

Após os blocos noticiosos, as três televisões emitiram formatos de grande reportagem. O vencedor foi "Repórter TVI", que ficou no segundo-lugar do dia, alcançando 14.9% de rating e 34.7% de share. "Galegos de Cá e Lá", transmitido pela RTP, ficou na quinta posição geral, com 12.3% de rating e 28.6% de share. A "Grande Reportagem SIC" quedou-se nos 8.8% de rating e 20.4% de share.

"Meu Amor" voltou a ser o programa mais visto do dia, tendo ficado com 15.8% de rating e muito perto dos 40% de share. "Deixa Que Te Leve" desceu à quarta posição geral, obtendo 14.5% de rating e 44.2% de share. "Perfeito Coração" não esteve muito mal. Ficou-se pelos 9.1% de rating e 23.1% de share. Já o concurso da RTP1, "Jogo Duplo", não chegou aos 20% de share.

"Sentimentos" e "Viver a Vida" voltaram a tar muito próximas, com apenas o.1% de rating a separá-las. Em share a vitória foi da produção da TVI que fez 29.5% contra 26.8% da telenovela brasileira.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 05/01/10

Bom dia! Como habitual está na hora de mais uma Revista de Imprensa

Declarações de Herman José causam polémica
Foi na passada semana que Herman José esteve à conversa com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Mais uma vez as suas declarações causaram polémica. O visado foi, alegadamente, Francisco Pinto Balsemão. "Quero ser um velho com rugas, com tudo. Há partes de nós que não dominamos, partes que descaem, os testículos por exemplo... Temos um colega que faz golfe por causa disto... Sabes quem é, já foi teu patrão também.", disse, dirigindo-se ao apresentador de "Portugal no Coração". Segundo fonte do 24 Horas, em Carnaxide estes comentários não caíram bem. Confrontado com esta noticia, o humorista afirmou: "Quando for para falar de alguém chamo pelo nome. Na "Gala de Natal" da TVI fiz isso."

Banda de Filipe Pinto separou-se

Filipe Pinto é um dos grandes candidatos à vitória de "Ídolos". A sua entrada no mundo da música já se deu há algum tempo. O concorrente de Matosinhos era o vocalista dos "Dawn to Dusk", banda originária da mesma cidade. A banda chegou a actuar no Hard Rock Café, em Lisboa, integrada num concurso promovido pela 7UP. Apesar de tudo, os "Dawn to Dusk" já não estão juntos, possivelmente devido ao facto de Filipe Pinto estar a estudar em Vila Real e a maioria dos concertos serem na sua cidade natal.

SP Televisão prepara novas séries
Depois de lhe termos dado a conhecer as duas séries que a SP Televisão está a produzir para o canal de Carnaxide, dizemos-lhe agora que esta produtora se prepara para pôr em marcha mais duas séries, desta vez para a RTP. A primeira é um policial que durará 3 episódios. Já a segunda deverá possuir 13 episódios e retratará o mundo dos hospedeiros de bordo e da aviação comercial. Ambas são originais e escritas por guionistas da produtora. Uma das actrizes escaladas para um destes projectos é Oceana Basílio.


CITAÇÃO DO DIA

"O Salvador é de chorar a rir"

A citação de hoje pertence a Pedro Granger.






Fala-se de:
Ana Rita Clara

A apresentadora de "Querido, Mudei o Visual" foi aconselhada a fazer Reiki para combater o stress e está bastante satisfeita com esta prática. "O Reiki é óptimo, muito bom mesmo", disse ao 24 Horas.

Fontes: Notícias TV, 24 Horas