4 de outubro de 2009

O Protagonista


Boa noite. Inicio hoje a segunda edição da rubrica "O Protagonista". Neste caso não será um, mas dois. Diana Chaves e Marco Horácio são as duas personalidades em destaque neste espaço de opinião.

Já aqui falámos da dupla em si e também de "Salve-se quem Puder". No entanto não me canso de dizer que o programa vai deixar saudades, assim como os dois apresentadores.
Não fui espectador assíduo de "Salve-se quem Puder". Vi cerca de um terço das emissões. E aqui estou eu, neste domingo, a escrever "O Protagonista" e à espera de ver a última sessão do programa.
Não. Não há nada de novo. Não, não há paredes novas. Mas há uma despedida. E eu não vou perder. Ainda mais de algo que marcou o meu Verão. O trabalho entre Diana Chaves e Marco Horácio foi notório. E quando muitos criticaram a prestação da actriz, não sabiam do seu verdadeiro valor. A mim surpreendeu-me. Sempre com um sorriso nos lábios, Diana Chaves mostrou humildade quando disse que Marco Horácio era o anfitrião do programa.
Gostei de ver e ler isso.


De Marco Horácio não tenho muito a dizer. Não que não aprecie o seu trabalho. Muito pelo contrário! Mas já o elogiei tanto neste blog e em tantos outros, que não tenho mais palavras para dizer o quanto admirei a sua prestação no programa.
"Salve-se quem Puder" acompanhou durante cerca de quatro meses a vida dos portugueses. E com ele, pudemos contar sempre com muita diversão e boa disposição.
A SIC acertou em cheio neste produto televisivo. Só errou numa coisa: gastou-o. Mas não tenho dúvidas que para o ano, muitos telespectadores estarão desejosos que Diana Chaves e Marco Horácio voltem a soltar a parede.
É disto que o povo precisa! Uma boa dupla a pôr de lado o vedetismo que lhe é atribuído e atirar-se à água como se não houvesse amanhã!
Diana Chaves e Marco Horácio estão de parabéns, e é por isso que fazem parte do "Protagonista" desta semana.



Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma noticia retirada do Diário de Notícias. Nela podemos verificar que já na época de Moniz existiam tentativas para a suspensão do Jornal Nacional de 6ª feira.
De referir que às 21:00, estará em linha a segunda edição do "Protagonista". Não perca!




Moniz evitou suspensão do Jornal Nacional de 6ª feira mais cedo

Bernardo Bairrão, administrador da Media Capital, assumiu a responsabilidade da decisão que ditou a suspensão do Jornal Nacional Sexta-Feira apresentado por Manuela Moura Guedes. Em carta enviada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), ontem parcialmente revelada pelo Expresso, Bairrão justifica o timing, na ante-véspera do regresso à antena, "para evitar qualquer acusação de tentativa de condicionamento", avançando ainda que a administração pedira já o fim do noticiário há alguns meses, mas José Eduardo Moniz, então director-geral, opôs-se. O DN apurou que Bernardo Bairrão defende a legitimidade da sua decisão precisamente porque, na altura, a 2 de Setembro, desempenhava as funções de director-geral interino.

O documento foi revelado na semana em que, pela primeira vez, o Conselho Regulador da ERC abordou o processo da suspensão do Jornal Nacional, numa reunião marcada pelo abandono de Luís Gonçalves da Silva, por se sentir insultado pelo presidente Azeredo Lopes, segundo escreveu ontem, num outro artigo, o Expresso.

Ao DN, Azeredo Lopes negou qualquer insulto e criticou este segundo artigo do semanário, "não assinado e que não cumpre os princípios éticos do jornalismo, nomeadamente o contraditório", assegurando não ter sido contactado nem qualquer outro membro do conselho, para confirmação da notícia. "Precisamente num dia em que o director assina um editorial a defender as boas práticas jornalísticas", destaca. Estrela Serrano, conselheira da ERC, confirmou ao DN não ter havido qualquer insulto, explicando que "houve apenas divergência de opinião sobre a abrangência da investigação: se deveria avaliar apenas a legitimidade da ordem de suspensão, ou também investigar a existência de ingerência do poder político e económico na decisão". Ao DN, Gonçalves da Silva confirmou a divergência de opinião, mas escusou-se a fazer mais comentários.


Audimetria - 03/10/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Apesar de ter mantido o primeiro lugar, a estação de Queluz de Baixo baixou para 26,1% de share. A SIC continuou em segundo, mas desceu sete décimas.

O programa mais visto continuou a ser a novela Deixa que te Leve com 13,7% de rating e 41,4% de share.
O noticiário com mais audiência continuou a ser o da SIC. O Jornal da Noite obteve 10,6% de rating e 33,6% de share. Seguiu-se o Telejornal com 9,7% de audiência média e 31,5% de share.
Os outros dois lugares do top5 são ocupados pelas novelas Sentimentos e Flor do Mar. Ambas lideraram no horário em que foram exibidas, sendo que a segunda ultrapassou mesmo os 40% de share.
Na RTP2, o programa mais visto foi o filme de animação - A Lenda do Titanic, com 1,9% de rating e 8,6% de share.


Estreias - "Ídolos 3"


João Manzarra e Cláudia Vieira estreiam hoje a terceira edição de Ídolos. E com eles chegam também mais momentos talentosos, divertidos e deprimentes.
Na TVI temos Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha a apresentar a primeira semifinal de "Uma Canção para Ti".
Por fim na RTP1, podemos assistir ao jogo entre o Olhanense e o Futebol Clube do Porto.
Quem vencerá?
Amanhã não perca a Audimetria com a análise dos resultados do dia de hoje!


Aqui ficam os horários de exibição dos três programas referidos no post:

20:10 - Olhanense vs Futebol Clube do Porto
21:57 - Uma Canção para Ti
22:05 - Ídolos