9 de março de 2011

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Rango


Para quê diluir se te podes distinguir?

É esta a afirmação chave da estreia desta semana, que imediatamente me despoletou uma enorme curiosidade.
A história de Rango, um camaleão de cativeiro que se depara com uma crise existencial resultante da sua vida como animal de estimação.
Pensava ele que devia acomodar-se e simplesmente diluir-se. Mas não! Rango percebe isso assim que se vê desprotegido,personificando por completo a nossa tão famosa expressão: "desenrasque-se"!
Rango está perdido na arenosa Vila Poeira, um lugar habitado pelas criaturas mais mirabolantes do deserto e é neste local que vai realmente compreender a sua identidade única.
Repleta de aventuras, peripécias e divertimento, a escolha desta semana leva miúdos e graúdos ao cinema, para reavivar a tão importante máxima de que cada um, tem dentro de si uma essencia única e especial, que jamais deve ser reprimida ou ignorada! Vá e divirta-se!







Tim Burton e Josh Brolin readaptam «O Corcu
nda de Notre-Dame»
Uma nova versão do célebre romance de Victor Hugo será um dos próximos projectos de Tim Burton, caso o realizador aprove o argumento de Kieran and Michele Mulroney. Josh Brolin será o produtor e encarnará o corcunda Quasimodo.


Diane Lane vai ser Martha Kent em novo «Super-Homem»
Diane Lane conseguiu o papel da mãe “terrestre” do homem de aço no filme dirigido por Zack Snyder. A Warner Bros. confirmou que será ela a desempenhar o papel da «única mãe que o Super-Homem alguma vez conheceu».

Falar Televisão


Copiar é mais fácil.


Foi no dia 25 de Fevereiro que estreou o “novo” talk-show que passa às sextas-feiras à noite na RTP1, chama-se Nico à Noite e tem como apresentador Nicolau Breyner. Um programa de humor que marcou o regresso do actor à estação pública.

O esquema do talk-show é igual a tantos outros que a RTP já exibiu e continua a exibir. Temos os tradicionais momentos de humor, três convidados dos diferentes sectores da sociedade, público e uma pequena banda que anima o inicio do programa. Assim se faz um produto de humor de aproximadamente uma hora.

De certo que estará a pensar algo como: onde é que eu já vi isto?
Digo-lhe também que pode assistir a tudo isto aos sábados à noite, no mesmo horário e na mesma estação de televisão, desta vez falo de Herman 2011, programa de humor apresentado por Herman José, no ar desde 17 de Abril de 2010.

Afinal o que é Nico à Noite?
Uma pergunta simples requer uma resposta também ela simples, Nico à Noite é nada mais nada menos que a cópia do programa de Herman José.

A direcção de programas da RTP já fez saber que este “novo” programa veio “reforçar o entretenimento” da estação. Reforçar com um produto copiado? Se realmente era esse o objectivo da RTP, porque não colocar Herman 2011 duas vezes por semana? Tantas perguntas e tão poucas respostas.

Opções tomadas e desde finais de Fevereiro, todas as sextas-feiras à noite podemos assistir á falta de originalidade da direcção de programas do canal 1.



Nicolau Breyner também tem uma opinião sobre o assunto, o actor parece que não está minimamente interessado em que o seu programa seja rotulado de cópia, pois, o próprio já reconheceu que a única diferença entre os dois programas são mesmo os protagonistas.

Fazendo também eu um pouco de humor, pelo que já assisti do talk-show do Nicolau consegui encontrar mais alguns aspectos que diferenciam Nico à Noite de Herman 2011, um foi o cenário, além da cor, o espaço onde os convidados se acomodam também difere, se o “Nico” dá um sofá o Herman oferece três cadeiras.

Na minha opinião Herman José consegue cativar mais os telespectadores, enquadra-se melhor neste tipo de formatos. Ele faz a festa sozinho, lança os foguetes e ainda apanha as canas. Se calhar digo isto porque estou mais habituado a ver Nicolau enquanto actor de telenovelas do que enquanto humorista, repito, se calhar.

Apesar de todas as críticas que são feitas, Nicolau Breyner diz estar satisfeito com o seu programa. Herman José já avisou que quer “evolução na continuidade … crescer, ganhar dimensão, notoriedade e conquistar públicos” para o Herman 2011.
Estará o comediante mais famoso do país a querer mostrar a velha expressão que diz que o original é sempre melhor que a cópia? A mim parece-me que sim.

E você o que acha da cópia de Herman 2011 chamada Nico à Noite?

Júlia Pinheiro ansiosa pela estreia de "Querida Júlia"


Será já na próxima segunda-feira, dia 14 de Março, que Júlia Pinheiro se estreará nas manhãs do canal de Carnaxide. Ansiosa por regressar aos ecrãs, a apresentadora confessou que a equipa do novo talk-show está fechada: "Em princípio, não irá entrar mais ninguém. A equipa está fechada, com os elementos necessários e que desejava. Estou muito contente com o grupo de profissionais disponível".
Apesar de Manolo Bello já não fazer parte da equipa editorial de "Companhia das Manhãs" e "Boa Tarde", a profissional da SIC explica que continua a contar com os serviços do produtor: "O Manolo fornece os meios técnicos todos para o day time da SIC e também para os canais temáticos da estação. O único serviço que deixou de prestar foram os conteúdos editorias. Ele continua na SIC, como fornecedor, através da sua empresa".

Em relação às últimas declarações de João Cotrim Figueiredo, a mulher de Rui Pego apenas adianta que a sua transferência para a estação de Carnaxide foi bastante debatida com ele. "Eu sei que o João lutou muito para que eu ficasse, que ficou desgostoso, tivemos muitas conversas sobre esse tema, mas houve uma coisa que nem ele nem a TVI inteira me poderia dar: esta vertigem que eu tenho para o impossível. Era muito mais cómodo ficar na estação líder. Vim para a SIC para começar tudo de novo. E aos 50!", confessou à TV Guia.

Por fim, e sobre o canal que deixou há nove anos atrás, Júlia Pinheiro elogia Luís Marques, com quem tem trabalhado nos últimos meses: "É um canal mais preparado em muitos aspectos. Tem uma organização e uma estrutura de chefia diferentes e um director-geral muito presente e assertivo que sabe muito bem para onde quer ir. Ainda bem, porque gosto muito de estar junto de quem sabe para onde vai".

Quiosque: TV Guia

20 mil euros por uma "Mulher Rica"


Segundo a revista VIP desta semana, a TVI está a oferecer vinte mil euros por cada "sim" à participação em "Mulheres Ricas". Ainda sem estreia prevista (já não irá para o ar em Abril), o novo programa promete mostrar o lado bom da vida de algumas socialites portuguesas.
Célia Salvador, mulher do administrador do Santander, João Salvado, já foi contactada pela produtora do programa: "Contactaram-me no final da semana passada, mas eu não pude falar porque estava num restaurante. Não ouvia muito bem o que eles diziam, mas percebi que era da Cuatro Cabezas e que queriam ter uma reunião comigo por causa de um programa".
Apesar de não se sentir confortável em abrir as portas de sua casa, a tão ansiada reunião deverá ocorrer nos próximos dias.

De salientar ainda que Fátima Vilela já deu o sim à estação de Queluz de Baixo. A socialite já gravou um vídeo com a sua apresentação, e espera o sinal verde da Cuatro Cabezas, que só será emitido quando forem escolhidas todas as participantes. Por outras palavras, o contrato oficial só será assinado no momento em que já tiverem sido recebidos todas as respostas positivas.

Por fim, não esquecer que Lili Caneças, a comentadora de "Você na TV!", ainda continua em negociações para participar neste novo formato da TVI.

Quiosque: TV Guia, VIP

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Homens da Luta desvalorizam apupos


No último sábado foram os grandes vencedores do Festival da Canção, porém nem todos ficaram agradados com os representantes de Portugal em Dusseldorf, na Alemanha.
Tal como foi possível verificar durante o directo, os apupos e os assobios aos Homens da Luta foram uma realidade que, apesar de tudo, foi desvalorizada por Jel: "Os apupos não reflectiram o que vivemos nos bastidores, foi uma noite fantástica, cheia de alegria. Assim, desdramatizo essa reacção. Aliás, acho que até houve paixão. As pessoas diziam que parecia os festivais de antigamente. Aconteceu com a Tonicha, o Fernando Tordo. Isso é democracia, ninguém nos agrediu e já foi bom".

O cantor acrescentou ainda o seguinte: "Assumimos ainda que vivemos para a luta, gostamos de protestar e a música é baseada nesta ideia, mas o nosso objectivo é cantar uma luta com alegria".

De referir por fim que os vencedores do Festival reagiram à vitória de uma forma bastante peculiar. "E não é que ganhámos esta merda?", confessaram à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 09/03/2011

Boa Tarde! Está em linha o Fala-se! desta quarta-feira!




António Pedro Cerdeira


Depois de ter assumido o romance com Rita Guerra, o actor vê agora a sua vida ser ensombrada pela história de Sandra Cardinalli, que revelou à revista VIP que manteve um relacionamento com António Pedro Cerdeira e que terminou recentemente.


Confrontado com esta história, que envolve ainda um aborto espontâneo sofrido pela actriz, o actor frisou à Vidas que é uma “grande mentira, que será resolvida em tribunal”.


Alexandra Lencastre


Numa altura em que está prestes a regressar aos ecrãs, a actriz está prestes a dar a cara por uma causa nobre.


Segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, Alexandra Lencastre será, ao lado de Tony Carreira, a grande estrela da edição deste ano do Baile da Rosa, que decorrerá a 9 de Abril na cidade do Porto.


Quiosque: TV 7 Dias, Vidas

Daniel Oliveira na RTP1?


Depois de Nuno Santos ter abandonado a estação de Carnaxide, para ocupar o lugar de director de informação da RTP, parece que as transferências não ficam por aqui. Tal como já havia acontecido no passado, o marido de Andreia Vale tenciona continuar a trabalhar com Daniel Oliveira, o que irá provocar grandes mudanças nos magazines da SIC.
Se, até aqui, Alta Definição e Fama Show eram dois dos programas com maior audiência no terceiro canal, com a saída do seu coordenador nada ficará igual.
Relembro que Daniel Oliveira apresentou Só Visto! na RTP1, para além de ter dado a cara por vários especiais do Há Volta e Operação Triunfo. Em 2008 o apresentador decidiu aceitar o convite de Nuno Santos para trabalhar pela SIC.

Resta-nos agora esperar por mais pormenores sobre mais uma transferência no mercado televisivo!

Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 09/03/2011


Bom dia! Está em linha a Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Fátima Lopes não estava feliz na SIC




Oito meses depois de ter deixado os ecrãs de Carnaxide, a apresentadora ainda continua a falar sobre os motivos que a levaram a tomar tal atitude.

E é em entrevista à Nova Gente desta semana que Fátima Lopes dá novos dados sobre a chegada à TVI. Questionada sobre o porquê de se ter mudado de repente para a concorrência, a comunicadora respondeu: “Porque, quando não estou feliz, tenho de procurar a minha felicidade. Em tudo na vida”, começa por dizer, acrescentando de seguida: “Precisava de sentir que ainda tinha um caminho para fazer e que ainda havia muitos capítulos em aberto. Não sentia isso”, frisou.


No decorrer da conversa com o jornalista da referida publicação, Fátima Lopes confessou ainda que na SIC a tinham como garantida: “Sim, acho que era isso. Sempre tive uma relação óptima com todos os directores que por lá passaram, até hoje. Nunca fui uma pessoa conflituosa nem de levantar problemas, trabalhavam tão bem comigo que nunca se lembravam de mim no dia-a-dia. Não dava problema nenhum. Entrava, fazia o meu trabalho…”.

Segundo a apresentadora, os responsáveis do canal de Carnaxide acabaram por perder a ideia de alimentar a “relação” que existia: “É exactamente isso. Às tantas deixei de sentir que havia um projecto de carreira para mim. Eu era uma peça de mobília daquela casa. Se pensasse no amanhã, não conseguia saber o que era”.


E foi tudo isto que a deixou sem vontade de permanecer na sua casa de sempre: “Foi-me deixando insatisfeita. E quando assim é, se temos uma oportunidade de mudar, devemos fazê-lo. Claro que não foi uma decisão fácil. Afinal foram 16 anos, não foram 16 dias. Mas não devemos ter medo da mudança”.

Prestes a terminar este assunto, Fátima Lopes afirmou ainda que foi dando alertas sobre o que sentia: “Claro que fui alertando. Mas se calhar não teve o efeito que esperava e não sou pessoa para ter reacções fora daquilo que considero normal. Fui falando com as pessoas, fui-lhes dizendo o que sentia. Mas talvez não tenha sido capaz de explicar até que ponto precisava de saber qual era o meu rumo, o que ia acontecer. E às tantas cansei-me. Senti necessidade de respirar outro ar”, concluiu.


Teresa Guilherme com projecto televisivo fora da TVI!




Há muito que se fala no regresso da apresentadora ao pequeno ecrã. Depois de ver a estação de Queluz de Baixo abrandar nos preparativos de Sem Perdão, que chegou a ser falado como um dos reforços da grelha do TVI 24, Teresa Guilherme revela agora que o seu regresso está para breve.


É em entrevista à edição desta semana da revista Maria que a carismática comunicadora confirma que tem projectos em televisão e que estes não passam pela TVI: “Existem algumas coisas no ar, propostas para voltar, mas nada é oficial. O que posso dizer é que é algo engraçado e, a acontecer, será um bom projecto. Outra coisa que posso dizer é que não é para a TVI”, explicou.


Para que canal será então este projecto? A avaliar pela má relação de Teresa Guilherme com Luís Marques, certamente que não será na SIC, restando apenas a RTP ou algum dos canais por cabo.

Resta aguardar por novidades.


CITAÇÃO DO DIA:


“Vou ser uma vilã do pior, mas só faz o que faz com uma razão. Vai ser muito odiada”


Rita Pereira


Curiosidade do dia:


Sabia que brevemente poderá adquirir o livro com as receitas da família Lopes de Conta-me Como Foi? Por apenas €12,90 levará para casa a compilação de algumas das receitas que marcaram os anos 60 e 70. A ideia resultou de uma parceria entre a Impala Editores e a RTP.


Quiosque: TV 7 Dias, Maria, Nova Gente

Fecho


Boa noite. Fechamos esta terça-feira de Carnaval com a habitual crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

Uff, que canseira

E de repente, a dança das cadeiras na televisão portuguesa veio para ficar. Tudo começou há um ano e meio com a saída de Moniz da TVI. Depois disso, André Cerqueira já entrou e saiu da direcção de programas da TVI, a estação líder já roubou a apresentadora-estrela da SIC, Fátima Lopes. Carnaxide ripostou com artilharia pesada: Gabriela Sobral, um punhado de actores para as novelas, Manuela Moura Guedes e, enfim, Júlia Pinheiro. Júlio Magalhães bateu com a porta da Informação da TVI e o novo director-geral viu-se a braços sem director de programas e de informação. O primeiro cargo está sem titular oficial há quatro meses, mas o segundo não demorou uma semana a ser preenchido: José Alberto Carvalho. A teia lançada na RTP apanhou ainda Judite Sousa e Maria José Nunes. Agora, o problema é da televisão pública, que escolheu Nuno Santos para Informação. Santos que, apertado dos lados por Julia e Gabi, e por cima por Luís Marques, manda na direcção de programas da SIC. À hora em que o leitor ler estas linhas, Nuno Santos já terá tomado uma decisão: ou regressa a uma casa onde foi feliz e a um território, a Informação, em que deu cartas mas de onde se afastou oficialmente há quase uma década, ou opta por continuar o desafio a que se propôs em Janeiro de 2008: tornar a SIC de novo líder. Num mercado pequeno como o nosso, asfixiado pela imposição rigorosa de uma crise, financeira e de ideias, que não dá tréguas, estávamos todos a precisar desta animação. Até porque ela é a prova provada de que, apesar de todos os pesares, o mercado está vivo. Sempre com os mesmos protagonistas, é certo, mas ninguém se pode queixar de monotonia. Pelo menos atrás das câmaras, claro...