15 de dezembro de 2010

Morreu Carlos Pinto Coelho



Morreu esta noite o conhecido jornalista e também escritor, Carlos Pinto Coelho.

Ao longo da sua carreira, Pinto Coelho cultivou uma estreita relação com a televisão, em especial com a RTP. Foi director de informação da RTP2 em 1977 e alguns anos depois, em 1986, encabeçou a direcção de programas do canal 1.

Carlos Pinto Coelho popularizou-se também à frente do magazine cultural da RTP2, Acontece. Foi a partir de 1994, e ao longo de nove anos, que o jornalista apresentou este mítico espaço de informação cultural no segundo canal público.

Morreu esta quarta-feira, aos 66 anos, vítima de ataque cardíaco.

O Protagonista do Ano - Março



À semelhança do que acontece em todos os anos, o Festival da Canção 2010 voltou a ser muito polémico. As picardias entre os apoiantes de Catarina Pereira e os de Filipa Azevedo deram azo a muito destaque na imprensa. Paralelamente, na TVI, mais uma trama de sucesso chegava ao fim. Deixa Que Te Leve conseguiu uma proeza semelhante à de Feitiço de Amor e chegou a fazer shares superiores a 50%. No entanto, houve algo que se destacou mais ao longo dos trinta e um dias que compõem o mês de Março. Foi ao oitavo dia deste mês que a RTP estreou Vidas Contadas!

O cenário de estreia deste programa era simples: As Notas Soltas de António Vitorino chegaram ao fim em Fevereiro, bem como As Escolhas de Marcelo e a RTP ficava com um espaço livre no horário de segunda-feira. Paralelamente, na concorrência Miguel Sousa Tavares acabara de estrear Sinais de Fogo e a TVI continuava forte com Repórter TVI. Apostando no génio de Judite Sousa, a estação pública arriscou e, sem uma grande promoção ao formato, estreou Vidas Contadas, que chegou a ser publicitado apenas enquanto Vidas.

Um formato aparentemente simples cujo objectivo é contar histórias de vida de comuns mortais, pessoas iguais a qualquer um de nós, mas que por um ou outro motivo especial se tornaram notícia. Até porque, tal como pode ser lido na sinopse do programa na Internet “Hoje em dia, a informação está e deve estar cada vez mais próxima das pessoas. É esse o sentido do programa. Tornar as reportagens próximas das pessoas, do que sentem, do que pensam sobre... a VIDA.”


É disto que os portugueses gostam. Hoje, mais do que nunca, os telespectadores passaram a querer ver retratados na televisão temas com os quais se identifiquem, pessoas comuns, histórias de vida marcantes. E o Vidas Contadas veio colmatar essa falta. E o certo é que o programa foi mesmo um sucesso. Em pouco tempo “matou” Sinais de Fogo e chegou a levar a melhor sobre o formato de reportagem oferecido pela estação de Queluz de Baixo. E durante bastante tempo manteve-se num elevado patamar de audiência, tendo, inclusivamente direito a uma segunda série.

Não esquecendo todo o sucesso que o programa merece, há que tirar o chapéu à grande Judite Sousa. Subdirectora de Informação da RTP, pivô do Telejornal, apresentadora da Grande Entrevista e ainda apresentadora e autora de Vidas Contadas são várias tarefas para uma pessoa só. Mas, mais do que ninguém, ela consegue-o fazer sem se notar! E foi isso mesmo que senti quando li uma entrevista sua onde confessou como fazia para conseguir gerir o seu dia, de modo a que todas as suas tarefas fossem executadas com sucesso.

Hoje mais do que nunca, Judite Sousa é admirada por uma grande parte dos portugueses, elogiada pela crítica e mantém-se igual à Judite de sempre. Isto não é algo que qualquer pessoa possa fazer, mas é por isso mesmo que Judite Sousa só há uma!

Tudo aquilo que aqui poderia escrever seria demasiado pouco para descrever a importante influência que Vidas Contadas teve para a RTP no mês de Março, bem como para a jornalista que o apresentava. No entanto, o reconhecimento está feito e é com grande expectativa que aguardo pelo regresso do programa em 2011. Eu, e muitos portugueses!

Cine-Opinião



Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos de “Jogo Limpo”, um filme em exibição nas salas de cinema que promete emoções fortes!

Valerie Plame (Naomi Watts) é uma agente da CIA do departamento encarregado pela não proliferação de armas, que dirige secretamente um inquérito sobre a existência de possíveis armas de destruição maciça no Iraque. O seu marido, o diplomata Joe Wilson (Sean Penn), recebe a missão de fornecer provas de uma suposta venda de urânio enriquecido proveniente do Níger. Contudo, quando a administração Bush ignora as suas conclusões a fim de justificar a guerra, Joe Wilson reage publicando através de uma entrevista ao New York Times, o que origina uma tenebrosa nuvem de polémica em torno dele mesmo e do governo. Pouco tempo depois, a verdadeira identidade de Valerie Plame é revelada por um famoso jornalista de Washington. Com a sua cobertura reduzida a nada e os seus contactos no estrangeiro em perigo de morte, Valerie assiste à derrubada da sua carreira e da sua vida privada. Após anos de dedicação ao governo americano, ela vai ter que lutar para salvar a sua carreira e a sua família.

Um filme onde se destaca o esplendoroso elenco e equipa de produção, que promete deixar o espectador preso até ao último minuto. Claramente uma aposta de sucesso.

O filme de David Fincher sobre os primeiros passos de Mark Zuckerberg na criação do Facebook voltou a convencer a crítica tendo sido considerado o "melhor filme" de 2010 pela L.A. Film Critics Association.

Sofia Coppola já estreou o seu novo filme em Nova Iorque. "Somewhere" chega com o Leão de Ouro do último Festival de Veneza e, depois de já ter estreado em vários países europeus, começa agora a conquista dos Estados Unidos.


Natalie Portman diz nunca ter estado em tão boa condição física como no seu projecto mais recente, o recém-estreado "Cisne Negro" de Darren Anofosky, na qual interpreta o papel de uma bailarina de uma importante companhia de ballet.

Até para a semana!

Falar Televisão

Arredondarão as audiências?


É já daqui a duas horas que a SIC volta a oferecer na sua grelha de Natal uma gala especial. Algo que não acontecia há já vários anos, mas que vai mesmo para o ar.

Quando soube desta notícia, confesso que fiquei surpreendido, afinal de contas, há muito tempo que não se via um evento destes na estação (esquecendo, claro, a emissão dos Globos de Ouro).


Foi preciso associar-se à Worten para ter novamente esta ideia. Se na TVI e na RTP galas de Natal são mais do que muitas, na SIC apenas me recordo de As Mais Belas Canções de Natal.

Por outro lado, todos nós sabemos do sucesso que este tipo de emissões têm em Queluz de Baixo. Já na estação pública, os resultados nunca são muito famosos. E na SIC, o que acontecerá? Tenho para mim que de sucesso não se tratará. Afinal de contas, uma estação sem muita tradição não conseguirá assim cativar os seus telespectadores.

Ainda assim, é de elogiar esta ideia. Em época natalícia toda a gente se lembra de ajudar (pelo menos uma vez no ano) e o propósito da gala Arredonda é precisamente esse. E, com a associação à cadeia de electrodomésticos com certeza que trará muitas receitas publicitárias.

Mas valerá mesmo a pena ter tirado Laços de Sangue do horário? A ver vamos, amanhã, quando saírem os resultados audiométricos!

Hugo F: "A Ana nunca seria pessoa para mim"


O ex-concorrente do reality-show da TVI falou esta semana com os jornalistas da TV Mais. Confrontado com o possível romance com Ana Isabel, Hugo F. não tem dúvidas do que sente: "Mesmo que ambos fôssemos solteiros, a Ana nunca seria pessoa para mim, não é o meu tipo de mulher e não existe química entre a Ana Isabel e eu". Com uma relação de cinco meses com Cátia Couto, a famosa Xiomora, o jovem de 26 anos afirmou que Vítor Rangel foi um dos amigos que ganhou na casa mais vigiada do país. "Para mim, ele é outro amigo que me adora, e que considera que a minha participação na Casa dos Segredos foi um exemplo para o País".

Sobre o seu futuro, Hugo F. espera que passe por televisão. Sem papas na língua, o jovem do Porto afirmou que tem capacidades para vingar nos ecrãs nacionais: "Acho que tenho um grande potencial para ser uma estrela, já várias pessoas mo disseram e eu sei que tenho um futuro muito feliz à minha espera". Os Morangos com Açúcar são, para ele, uma forte oportunidade para a sua carreira. "Gostava de entrar nos Morangos com Açúcar", referiu.


Por fim, e em relação a Ana Isabel, Hugo F. espera que seja ela a vencedora da versão portuguesa de Secret Story: "Foi a pessoa que teve a melhor prestação, é inteligente e soube jogar. Acredito que é ela que vai vencer e vou ficar feliz quando isso acontecer, porque a Ana merece mesmo ganhar".

Quiosque: TV Mais

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Andreia sem dinheiro!


Apesar de Andreia considerar que não irá aguentar o duelo com Ana Isabel no próximo domingo, a sua mãe, Anabela, tem sérias dúvidas se não será mesmo a sua filha a permanecer na casa mais vigiada do país. Caso contrário, não lhe passaria pela cabeça começar a preparar o Natal junto dos seus netos. A ementa já foi preparada e os presentes comprados. Aliás, estes últimos serão enviados para a Casa dos Segredos se a concorrente do Norte não for expulsa no próximo domingo. "Já lhe comprámos uns presentes e se ela ficar lá queremos enviar-lhos", confessou Anabela Leal.

Em relação ao dinheiro, a mãe de Andreia afirma que seria um bom presente se a filha levasse para casa os cinquenta mil euros: "Ela precisa do dinheiro e todos sabem disso, mas se ela sair não há problema. Ela não morre na praia, porque se saiu lindamente lá dentro. Pelo menos, é isso que as pessoas dizem na rua".

Apes
ar de a ex-acompanhante de luxo ainda não saber se irá ter trabalho quando sair da Casa dos Segredos, Anabela confessa que não tem dúvidas que Andreia tire o melhor "proveito da participação" no reality-show da TVI.

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 15/12/2010





Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta quarta-feira!

Merche Romero


Sem nenhum projecto televisivo em mente, a apresentadora vive nova fase da sua vida pessoal.

É que, segundo a Nova Gente, terminou a relação que mantinha há mais de dois anos com Tó Pereira, mais conhecido como DJ Vibe.


Os motivos para o final do romance não são conhecidos e nenhum dos dois quis prestar declarações. Ainda assim, será que é definitivo?


Mariana Monteiro


Foi no passado sábado que a actriz teve um grande protagonismo em plena loja da Seaside no Centro Comercial DolceVitta Tejo.


É que Mariana Monteiro tem uma linha de botas com o seu próprio nome Mariana Monteiro by Seaside e esteve presente na referida loja para uma sessão de autógrafos a todos os fãs que adquiriram as “suas” botas”. Visivelmente feliz, a actriz não se cansou de felicitar os fãs.


Quiosque: TV 7 Dias, Nova Gente

As três mosqueteiras da TVI!


Tal como previsto, Fátima Lopes, Teresa Guilherme e Cristina Ferreira serão as três mosqueteiras da estação de Queluz de Baixo para o próximo ano. A elas juntar-se-ão Leonor Poeiras e Iva Domingues que, segundo a TV Guia desta semana, poderá ser uma alternativa para a condução de Agora É Que Conta. "Também é uma profissional de corpo inteiro e desejosa de mostrar trabalho", confessou uma fonte à referida publicação.
Sendo já quase certa a aposta de Fátima Lopes para as tardes da estação de Queluz de Baixo, a confirmar-se a saída de Júlia Pinheiro do canal que a projectou nos últimos anos, Cristina Ferreira vê assim adiado o seu desejo em agarrar novos desafios. Tendo em conta que Teresa Guilherme será a escolhida para apresentar a Casa dos Segredos em Fevereiro, a colega de Manuel Luís Goucha terá de esperar mais alguns meses por convites para integrar novos projectos.
"O tempo corre a seu favor e ele sabe que vamos dar-lhe outras oportunidades", afirmou um responsável da TVI.

Ainda sobre Teresa Guilherme de referir que, com a sua possível participação na segunda temporada de Secret Story, Sem Perdão, que estava previsto estrear em Janeiro, será adiado para Setembro de 2011.

Quiosque: TV Guia

Hugo F: "Ela é uma boa pessoa, é espectacular, formidável"


Expulso da Casa dos Segredos no último domingo, Hugo F. já começou a dar as primeiras entrevistas aos jornalistas. Na edição do Jornal de Notícias, o ex-concorrente afirmou que entre ele e Ana Isabel não existe mais do que uma bela amizade. Apesar de a estudante de Direito ter implorado com todas as forças para o delegado de informação médica a ir buscar quando fosse expulsoa Hugo F. desvaloriza o possível romance: "Ela é uma boa pessoa, é espectacular, formidável. Mas é só amizade, obviamente. Da minha parte e da parte dela também".

Sobre o facto de ter revelado o seu segredo a Ana Isabel, o jovem de Ermesinde referiu o seguinte: "Sendo uma das finalistas estou a ajuda-la a perceber que existem pistas dentro da casa que pertencem a mim. Assim mais facilmente poderá descobrir os outros segredos".

Por fim, e em relação ao seu futuro, o que mais aguarda é, sem dúvida, as portas que se poderão abrir com a participação no reality-show da estação de Queluz de Baixo. "Gostava de ser actor ou manequim, trabalhar na área da representação. Penso que tenho qualidades", revelou Hugo F.



Fernanda Serrano recebeu convite da SIC

fernandaserrano2

Brilha actualmente em Sedução e neste regresso ao trabalho tem estado completamente arrasadora, embora haja várias polémicas com o horário da trama. No entanto, nada disto foi impeditivo para que recebesse uma abordagem da concorrência.


E é a própria que o confirma, em entrevista ao Correio da Manhã de hoje: “Acontecem sempre propostas, não é só agora.”, começa por dizer, acrescentando em seguida: "Não é nada que seja novidade. E nada que não seja previsível".

Ainda assim, Fernanda Serrano mantém-se fiel ao canal que lhe deu projecção e vai renovar o contrato, assinando agora com a TVI, depois de ter uma ligação com a Plural Entretainment.


"É bom fazer parte de uma casa tanto tempo. Estas relações revelam credibilidade e confiança de parte a parte. Enquanto as pessoas se sentirem bem, não há razão para mudar", explicou a actriz.

Aquilo que a Júlia de Sedução não esclareceu foi o timming desta abordagem, mas é de esperar que tenha ocorrido há algum tempo, até porque a telenovela em que entra estreou há bem poucos meses.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 15/12/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


João Reis regressa à TVI em Anjo Meu

Afastado da televisão desde que entrou em 37 e das telenovelas desde Podia Acabar o Mundo, o actor tem já regresso ao activo marcado.

É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, João Reis está já escalado para o elenco da nova trama de Maria João Mira, em Queluz de Baixo. Ao que parece, o marido de Catarina Furtado vai dar vida a uma das personagens centrais da história, podendo, inclusivamente, vir a contracenar com Alexandra Lencastre.


João Reis junta-se assim a um elenco que promete ser de luxo e onde estão já nomes sonantes como António Capelo, António Pedro Cerdeira, José Carlos Pereira, Ruy de Carvalho, Sandra Faleiro ou Cristina Homem de Mello, entre muitos outros.

As gravações arrancam em meados de Janeiro e a estreia está prevista para Março, quando Mar de Paixão se despedir dos telespectadores da TVI.


Maria Bradshaw disponível para a apresentação

Foi salva pelo júri na última gala de Ídolos, e continuará, pelo menos, mais uma semana em competição. No entanto, para além da músia, a jovem de Oeiras poderá vir a ter um percurso semelhante ao de Carolina Torres, da edição do ano passado do mesmo talent-show.


Pedro Boucherie Mendes lançou a sugestão há pouco tempo na imprensa e Maria Bradshaw não se fez de rogada. É em entrevista à edição desta semana da TV 7 Dias que a ainda candidata a Ídolo confessa: “Sim, imagino-me, no futuro, se tiver jeito para tal, na apresentação e na representação. Seriam desafios muito interessantes. A minha prioridade é a música, claro; no entanto, se houvesse alguma proposta, pensaria bem. Gosto de novos desafios e, se tiver oportunidade de o fazer, por que não?”, frisou.


Com tudo isto, será que, dentro de pouco tempo veremos Maria Bradshaw na apresentação de um novo programa na SIC Mulher?


CITAÇÃO DO DIA:


“Quando era puto, vivia muito o Herman José, imitava as personagens dele, vivi muito a fase áurea desse artista, mas estava longe de imaginar que, um dia, ia ser actor”


André Nunes

Destaque do dia:


Hoje à noite, pelas 22 horas, não perca a gala Arredonda, que a SIC transmite logo a seguir ao jogo FC Porto – CSKA de Sófia.

Quiosque: TV 7 Dias

Fátima substitui Júlia e Leonor substitui Fátima

juliafatimaandrecerqueira_thumb_other323_181


O impasse que se vive com a saída da ainda directora de Formatação de Conteúdos da TVI está prestes a ser terminado. Segundo a edição do Diário de Notícias de hoje, entre esta e a próxima semana tudo ficará decidido sobre as questões que estão em cima da mesa.


Por aquilo que o referido jornal apurou, será Fátima Lopes a abraçar o programa anteriormente apresentado por Júlia Pinheiro. “Tudo aponta para que seja ela”, garantiu fonte do DN, que adiantou ainda que "A Fátima gostaria de apresentar aquele formato. Afinal, tem mais a ver com ela".


E parece que vai ser feita a vontade à mais recente estrela do universo TVI. No entanto, surgirão algumas mudanças em As Tardes da Júlia, que deixarão de ter este nome, que terão um novo cenário e cujos conteúdos sofrerão algumas alterações. Certo é que o programa não deverá chamar-se As Tardes da Fátima, embora a mesma fonte tenha garantido que “se calhar as pessoas até achavam graça”.


E se Fátima Lopes vai passar para o horário que anteriormente era de Júlia Pinheiro, alguém vai ter que tomar conta do Agora é que Conta. Segundo o referido jornal, é sobre Leonor Poeiras que recairá a escolha da TVI, que regressará assim ao seu horário “habitual”. No entanto, há ainda a hipótese de este formato terminar e dar lugar a um novo concurso, já em Janeiro, ou em meados de Março.


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Repicam os sinos

1 Olha-se para as diferentes grelhas de Natal e, bem vistas as coisas, trata-se em quase todos os casos do mesmo de sempre. Gala das Galas, com a qual a RTP pretende, na noite de Réveillon, satirizar a programação da concorrência poderá, no entanto, ter alguma graça. Num cenário de autêntica guerra fria entre a SIC e a TVI, a estação pública prepara-se para aligeirar um pouco a atmosfera. Esperemos que os textos sejam bons. Os actores (Bruno Nogueira, Herman José, Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique, Eduardo Madeira, Manuel Marques e Maria Vieira) são os ideais.


2 Continua em vigor uma euforia desconcertante em torno de Meu Amor, a telenovela que ganhou o primeiro Emmy International para a TV portuguesa. No outro dia, alguém escreveu mesmo que se tratava da "melhor telenovela do mundo". E, porém, é preciso concordar com António Barreira, o guionista, quando este diz que, num cenário de crise generalizada, "é bom ver a televisão investir na ficção nacional". É, de facto. Até porque a ficção nacional precisa de mais investimento ainda, de forma a que possa continuar a trilhar o seu caminho em direcção a um padrão mínimo de qualidade. Para já, está longe.


3 Interessante, a entrevista dada ontem por Henrique Sá Pessoa ao DN. Diz o próprio, sem uma pergunta que o justifique: "Apesar de não me considerar um grande comunicador..." E logo a seguir: "Se tenho pessoas que assistem ao meu programa, por alguma razão é." Os americanos chamam-lhe to fish for compliments (ou "pescar elogios"). Entretanto, Ingrediente Secreto está novamente no ar (RTP2). É de mim, ou já chega de programas de culinária?