26 de janeiro de 2011

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião

Em exibição nos cinemas - As Viagens de Gulliver


Esta semana destaco mais uma reinvenção. Desta vez do conto clássico de Jonathan Swift - As Viagens de Gulliver.
Lemuel Gulliver é um escritor com um modesto emprego, que decide impressionar o editor de viagens do jornal onde trabalha. Aventura-se, então, em águas desconhecidas, num barco com destino ao Triângulo da
s Bermudas. Mas a viagem agitada por tempestades leva-o a um tipo muito diferente de ilha, habitada por uma civilização minúscula, conhecida como Liliputianos.
Depois de um começo atribulado, o enorme Gulliver torna-se uma inspiração para os seus novos amigos de 15 cm e assim começam a aprender uns com os outros. Liderando os Liliputianos, leva-os a uma vitória sobre os seus imbatíveis oponentes da ilha vizinha.
Para recordar a história tradicional e ver este remake, ou para passar umas horas de diversão, esta produção vale a pena, sem dúvida! Jack Black surpreende-nos de novo com o seu talento que faz dele um actor completamente camaleónico!





Keanu Reeves confirma «Matrix» 4 e 5
Durante a promoção do seu mais recente filme, «Henry's Crime», Keanu Reeves confirmou que os irmãos Andy e Larry Wachowski estão a trabalhar em mais duas sequelas de «Matrix», a serem rodadas a três dimensões.
Clint Eastwood dirige Beyoncé em nova versão de «A Star is Born»
Clint Eastwood está em negociações para dirigir a cantora Beyoncé Knowles numa nova versão do clássico musical «Assim Nasceu uma Estrela», segundo o The Hollywood Repórter.

Falar Televisão



Maternidade de audiências


É já no próximo domingo que chega à RTP uma das séries pela qual tenho aguardado ao longo de todo este tempo. Não, não sou fã de Anatomia de Grey, nem nada que se pareça. Mas fiquei fascinado ao ver a história de Maternidade.


Com um elenco de luxo, o selo SP Televisão e a garantia de qualidade RTP, esta série tem tudo para ser um êxito. E, pela primeira vez, terá um horário que promete beneficiá-la. Pois é, por incrível que pareça, José Fragoso decidiu apostar em Maternidade para o horário de acesso ao Telejornal e que costuma ser sempre ganho pelo canal, com o Preço Certo, claro está.

Se olharmos bem para as excelentes prestações de outras séries neste horário, acredito que Maternidade vingue. E há ainda que não esquecer que actores como Custódia Gallego, Lúcia Moniz ou José Fidalgo são, de facto, uma grande garantia de boas interpretações. A pergunta que se coloca é mesmo, será que os portugueses estão preparados para ver o dia a dia de uma maternidade? De todas as histórias de corredores? Dos amores e desamores entre médicos e enfermeiros?


Maternidade promete mostrar tudo isso e, embora não seja como Anatomia de Grey, com certeza que fará sucesso entre os portugueses. Eu serei um dos que às 19 horas deste domingo estará colado aos ecrãs da RTP para ver a estreia! E você?


Manuela Moura Guedes em "Alta Definição"


A nova contratação da estação de Carnaxide vai estar em "Alta Definição" no próximo sábado, pelas 14:00. A jornalista vai responder às perguntas de Daniel Oliveira, prometendo verdades e emoções. A não perder, na SIC!

Humberto Barbosa em "Peso Pesado"?


O conhecido nutricionista poderá ser uma das primeiras aquisições para o novo programa da estação de Carnaxide. Segundo as declarações de Humberto Barbosa à TV Guia desta semana, os primeiros contactos já começaram a ser estabelecidos: "As conversações persistem. Estou em conversações... para já, não posso adiantar mais nada".
Crente no sucesso da versão de portuguesa de The Biggest Loser, Humberto Barbosa confessa que existem determinadas arestas do programa a serem melhoradas. "Acho o formato estimulante para as pessoas que querem perder peso, mas, do ponto de vista clínico, poderia ser melhorado", explicou. É por este motivo que Humberto Barbosa gostaria que a estação de Carnaxide tivesse em conta a sua opinião: "No programa, devia haver uma maior intervenção na área da nutrição. Perder peso a qualquer custo, não, mas de uma maneira saudável,. O corpo não pode entrar em desequilíbrio físico e psicoloógico. É preciso um acompanhamento clínico e adequado".

Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Bárbara Guimarães expectante com "Portugal Tem Talento"


Prestes a estrear o novo talent-show da estação de Carnaxide, Bárbara Guimarães demonstrou-se bastante ansiosa e satisfeita com o novo programa da SIC. Portugal Tem Talento promete colar os telespectadores aos ecrãs, criando momentos de verdadeiro entretenimento. Sem grandes expectativas ao nível das audiências, a mulher de Manuel Maria Carrilho afirma que apesar de o programa ter tudo para vencer, são os portugueses que decidem: "Eu gostava que este programa fosse um grande sucesso em Portugal. As audiências são as pessoas e, portanto, quanto mais pessoas estiverem a ver, maior é o sinal de que valeu a pena investir num programa como este, que valeu a pena pôr o país a interrogar-se se tem talento".

Ciente de que tem em mãos um projecto que irá ser uma das grandes estreias do ano, e um dos grandes desafios da sua carreira, a apresentadora reforça que tem sido um prazer continuar a colaborar com o canal de Pinto Balsemão. Afinal, o apoio de Luís Marques para Portugal Tem Talento tem sido fenomenal: "O Luís Marques ficou contente com a minha satisfação e motivação para apresentar este programa. Ele transmitiu-se esse lado de ficar agradado com a minha satisfação... Penso que faltava à SIC arriscar! Correr riscos! E correr riscos é investir, isto é uma grande audácia e é bom estarmos todos no mesmo barco à conquista de telespectadores".


Em relação à chegada de Júlia Pinheiro na SIC, Bárbara Guimarães não tem dúvidas de que essa foi uma das grandes aquisições da estação desde os últimos anos. Não se sentido ameaçada com a sua nova colega, a apresentadora confessa que tem todo o gosto em partilhar o terceiro canal com a mulher de Rui Pego: "É a grande contratação da SIC, claro que sim. Ela é uma estrela! Vi-a sempre assim. Para mim, a Júlia nunca saiu da SIC".

Por fim, e em relação ao seu último programa, Bárbara Guimarães comentou os maus resultados de M/F: Sarilhos em Casa. "Fiz o MF com muita energia e trabalho, tenho a certeza que dei o meu melhor, mas sempre disse, desde o início, que o formato era híbrido. E num formato híbrido há reacções híbridas por parte do público. Nunca se percebeu bem o que aquilo era. O MF não era consistente. Eu e o Eduardo Madeira demos o melhor, apesar de não o compreendermos. Portanto, ainda bem que saiu do ar. Nunca o considerei um bom programa. Portugal Tem Talento é um bálsamo, está bem definido, sabemos bem o que queremos", explicou à TV Guia desta semana.

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 26/01/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



João Manzarra e Jéssica Athayde


Depois de uma alegada traição por parte do apresentador, parece que o casalinho já fez as pases. A notícia é avançada pela edição desta semana da TV 7 Dias que falou com uma amiga da actriz.


“O João ligou-lhe no dia a seguir e contou-lhe o que aconteceu e ela acreditou, o que também não é difícil, porque o passado joga contra a Joana Duarte e ela já fez isto a mais pessoas. Só à Jéssica já é a segunda vez que lhe faz uma coisa destas”, começa por dizer a referida amiga, que acrescentou ainda: “Ele disse-lhe que foi ela que se atirou a ele durante toda a noite e que o tentou abraçar e beijar, mas que ele não deixou”.


Para esquecerem o que se passou e matarem saudades, João e Jéssica estão já de férias na Tailândia, bem longe de toda a confusão.



Bárbara Norton de Matos e Paulo Rocha


Embora continuem a desmentir o romance, os dois actores parecem cada vez mais apaixonados. E as fotografias publicadas pela edição desta semana da TV Guia são ainda mais comprometedoras.


Como pode ser visto, a actriz está a sair da casa do actor e tem passado lá muito tempo. O namoro parece estar, assim, de vento em poupa, no entanto, dentro em breve Paulo Rocha irá para o Brasil, o que poderá comprometer a relação…


Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia

Hugo M acusa Ana Isabel!

hugomarques

Se dentro da Casa dos Segredos sempre mostraram manter uma relação cordial, cá fora os dois jovens parecem não dar tréguas. E, desta vez, é Hugo M quem acusa Ana Isabel de “mentirosa compulsiva”.


É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que a jovem de Guimarães fez algumas revelações sobre situações que se passaram dentro da casa: “O meu beijo ao Hugo F. é mentira. Na verdade, o Hugo M é que por duas vezes tentou beijar-me e chegou a fazê-lo nos cantos da boca”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “E, no inicio do programa, a Joana seduziu o Hugo F, dizendo-lhe que se o tivesse conhecido cá fora, as coisas seriam diferentes. Foi assim que se descobriu que eles eram um casal falso”, frisou.


Confrontado com estas acusações, Hugo Marques telefonou a Ana Isabel, mas, ao que parece, a jovem negou tais declarações. Quem estará certo e quem estará errado não se sabe, o certo mesmo é que mesmo cá fora, estes jovens continuam a dar que falar.


Quiosque: TV 7 Dias

Paula Lobo Antunes e Núria Madruga em minissérie da TVI!

paulaloboantunes2

Depois de André Cerqueira ter confirmado a nova aposta da estação de Queluz de Baixo neste tipo de formatos, começam a surgir as primeiras noticias no que aos elencos diz respeito.

Segundo a edição desta quarta-feira do Correio da Manhã, a primeira minissérie com o selo TVI arrancará gravações já em Fevereiro e terá nos principais papéis Núria Madruga e Paula Lobo Antunes.


Apesar de tudo, ainda não se sabe qual a temática da produção, nem tão pouco mais nomes do seu elenco, mas o certo mesmo é que é um projecto para avançar e que deverá estrear em meados de Abril ou Maio.

Após a participação nesta produção, Núria Madruga e Paula Lobo Antunes deverão avançar para o elenco da próxima telenovela de António Barreira, que substituirá Espírito Indomável.


Quiosque: Correio da Manhã

“Mulheres Ricas” é o próximo reality-show da TVI!

mujeres_ricas

Muito se tem falado numa provável segunda temporada de Secret Story, no entanto, parece que o próximo reality-show de Queluz de Baixo não será a Casa dos Segredos. Segundo a edição desta semana da TV Guia há outros planos.


Ao que parece, os responsáveis da TVI estão em negociações com várias produtoras nacionais para avançar com uma edição portuguesa do programa que tem batido recordes de audiências por terras espanholas. Mujeres Ricas é transmitido aos domingos à noite pelo LaSexta e mostra a vida de mulheres do Jet Set local.


Mas em que consiste este programa? Mulheres Ricas, em português acompanha o dia-a-dia de várias mulheres ricas, mostrando as festas e os sítios exclusivos que elas frequentam. Podem ou não ser já famosas, ou virem a tornar-se com o mediatismo que vão ganhar. O importante é que tenham mesmo muito dinheiro e vidas de luxo para mostrar. Uma ida ao cabeleireiro, um lanche na casa de uma amiga, um passeio de Lamborghini entre muitas outras situações dão mote ao programa.


A pensar no sucesso alcançado em território vizinho, a TVI terá, ao que tudo indica, já adquirido os direitos de transmissão e quer mesmo avançar com o formato para este ano. Ainda assim, o projecto está numa fase embrionária, não se sabendo ainda quais as mulheres que poderão ser estrelas. Mas é certo que Lili Caneças, Cinha Jardim ou Jô Caneças poderão muito bem ser contactadas.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 26/01/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Fátima Lopes recusa comparações com Júlia Pinheiro





Substituiu Júlia Pinheiro em SIC 10 horas ainda nos tempos da SIC e agora na TVI voltou a ocupar o lugar que anteriormente pertencia à mais recente estrela de Carnaxide. Apesar de tudo, a apresentadora recusa qualquer tipo de comparações.


“Não me incomoda que me comparem, mas não é o tipo de coisa com que perca tempo. Somos pessoas muito diferentes! Ela é muito profissional e eu também, temos isso em comum. Eu não faço esse exercício de comparativo… e as pessoas que gostam de mim, os meus amigos, também não me abordam com esse discurso, embora eu esteja sempre receptiva às críticas, desde que sejam construtivas. Essas coisas só servem para fomentar inseguranças. Comecei por substituir a Alexandra Lencastre (em Perdoa-me) e, depois, substitui a Lídia Franco (em All You Nedd is Love)… se me comparassem a elas, tinha ficado logo por ali. Cada pessoa é diferente e pronto. Não sinto, nem nunca senti, necessidade de me medir seja com quem for”, começa por dizer Fátima Lopes à edição desta semana da TV 7 Dias.


Numa conversa intimista e bastante sincera, a cara das tardes da TVI afirmou ainda estar satisfeita com a aceitação do seu novo público e mostrou ainda muita vontade de voltar a trabalhar com Manuel Luís Goucha: “A seu tempo se saberá, mas posso salientar que gostei muito de apresentar a Gala de Natal com o Manuel Luís Goucha. Foi uma dupla que correu bem. Além disso, as mudanças são sempre saudáveis”.

A terminar, um recado aos responsáveis de Queluz de Baixo: “Mudei de opinião sobre os reality-shows. Sempre me desinteressei desses programas, mas cheguei à conclusão que, desde que se tenha classe e profissionalismo, se pode fazer qualquer coisa, mesmo um reality-show.” Será Fátima Lopes a cara da segunda temporada de Secret Story?


Sílvia Alberto volta a apresentar “Festival da Canção”!




Despediu-se da Operação Triunfo no passado sábado, mas já tem o seu regresso aos ecrãs marcado. À semelhança do que aconteceu em outros anos, a apresentadora volta a ser a cara do Festival da Canção.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e dá conta de que Sílvia Alberto voltará a repetir a tarefa que tem executado ao longo dos últimos anos. Assim, dia 5 de Março, a apresentadora dará a conhecer ao público português as 12 canções a concurso e que lutarão para representar Portugal no próximo Festival da Eurovisão.

Posteriormente ao Festival da Canção, e ainda segundo o mesmo jornal, Sílvia Alberto deverá ter um novo programa na RTP, que está ainda no segredo dos deuses.


CITAÇÃO DO DIA:


“Apetece-me muito investir na minha vida”

Dalila Carmo



Curiosidade do dia:


Já foi há algum tempo, mas a verdade é que Vítor Rangel, que participou em Secret Story, manteve um romance passageiro com Merche Romero. Ao que parece, os dois ficaram amigos e o modelo e a ex-namorada, Ana Isabel, chegaram a frequentar a casa da apresentadora e do ex-namorado desta, Tó Pereira.



Quiosque: TV 7 Dias, Diário de Notícias

Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC a 14 de Março!

juliapinheiroSIC_thumb_medium368_245

Ao contrário do inicialmente previsto, a estreia do novo formato da mais recente estrela de Carnaxide será apenas em Março.


A notícia é avançada pela edição desta quarta-feira do Diário de Notícias, que dá conta de que tudo será alterado, apenas Hernâni Carvalho se manterá nas manhãs da SIC. Até a própria produção do programa será diferente, uma vez que, tal como já havia sido anunciado pela imprensa, Júlia Pinheiro exigiu que fosse a Endemol a produzir o seu formato de regresso às manhãs.


Em declarações ao referido jornal, Manolo Bello, actual responsável pelo Companhia das Manhãs garantiu não estar chateado com esta opção da apresentadora, até porque: "A direcção da SIC disse estar interessada em continuar a trabalhar connosco só que no day time dos canais temáticos".


Ainda segundo o espanhol, o final do actual programa apresentado por Vanessa Oliveira e Francisco Menezes será a 11 de Março: "Vamos estar a trabalhar até 11 de Março e depois passa a ser a Endemol".


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


O significado de um gesto

O mau gosto não compensou. O episódio de sexta-feira de Depois da Vi-da, com Carlos Castro (!), transmitido duas semanas depois de o cronista social ter sido morto em Nova Iorque, foi um flop. Sim, um flop. Porque as audiências, apesar de serem em si um valor absoluto, são também valores relativos.
O que leva uma estação privada e comercial a produzir um programa em que os convidados falam com os seus mortos através de uma medium? As audiências. O que leva uma estação privada e comercial a querer exibir um programa destes uma semana depois de o convidado central ter sido assassinado? As audiências. E o que leva, enfim, uma estação privada e comercial a decidir avançar com a sua exibição, uma semana depois das cerimónias fúnebres do assassinado, num acto que dividiu a sociedade portuguesa entre os conceitos maniqueístas do Bem e do Mal? As audiências.


Não sejamos ingénuos. É verdade que o programa em que Carlos Castro (vivo) falava com a mãe (morta) estava gravado há um mês. Mas o bom-senso e o bom gosto mandariam que não fosse exibido. A estação privada perdia dinheiro, sim, mas ganhava respeito. Assim, preferiu aproveitar-se do momento, cavalgar a onda mediática, e pensar na quantidade de portugueses que, espevitados pelo seu atávico voyeurismo, veriam o programa.



Depois da Vida registou 634 mil espectadores. O valor é alto? Em termos absolutos, sim. Em termos relativos, não. Teve menos audiência que o programa da semana anterior com Carlos Lopes. E foi um dos menos vistos, quer em audiência média, quer em quota de mercado, de toda a primeira temporada, transmitida no ano passado.


A TVI diz que o programa não é sensacionalista. O que interessa, porém, não é o conteúdo. É o gesto e o seu significado.