26 de outubro de 2009

Frente a Frente

Boa Noite! São 21 horas e está em linha o Frente a Frente desta semana. Desta vez o "confronto" retrata as manhãs televisivas, mais pormenorizadamente os programas "Você na TV" e "Praça da Alegria". Leia as diferentes opiniões e vote naquela que lhe pareceu ser mais concisa.


É o líder do horário matinal da televisão portuguesa desde o início deste ano. Já existe há cerca de 4 anos, e com muito trabalho de uma dupla bastante empenhada, o "Você na TV" é hoje um dos mais bem sucedidos programas em televisão.
Quem nunca deu uma olhadela ao programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha? Eles trazem divertimento às manhãs de qualquer telespectador, mas também conseguem dar ênfase a uma história mais dramática. O "Você na TV" é isto mesmo: um formato feito à medida de quem vê televisão a essa hora, e está sempre o mais perto da realidade e do que se passa na actualidade.
A ajudar ao conteúdo muito diversificado, desde a rubrica "Dizem Elas...", à rubrica de Hernâni Carvalho, passando pelo Roda Você, está um fantástico trabalho de realização de uma equipa que se nota estar a trabalhar para um maior sucesso do programa.


A par de tudo isto está ainda a grande popularidade e simpatia que o "Tio Goucha" e a "Saloia da Malveira" têm entre o público. Quem nunca ouviu um comentário entre a avó e a vizinha do lado, ou até mesmo entre a avó e o neto, em que a avó diria qualquer coisa de "como eu vi no programa do Goucha e da Cristina..."

Tornar-me-ia demasiado extenso se retrata-se todas as características deste formato, mas numa palavra apenas eu descreveria este programa assim: União. É de facto algo que é notório no "Você na TV", tal como escrevi anteriormente. Na minha opinião este será um formato que se deverá manter por muitos anos para os lados de Queluz de Baixo, até porque aqui quem está na TV é... é você!



Há já dez anos em exibição, comemorados no Verão, a "Praça da Alegria" tem ganho público e notoriedade. Sim, é verdade que uma grande causa deste facto está relacionada com a queda do programa "Fátima" e a fraca "Companhia das Manhãs", mas também não é mentira que muitos já foram os dias em que o talk-show da RTP1 venceu "Você na TV!". Sónia Araújo e Jorge Gabriel fazem uma dupla fantástica, fruto da relação de amizade que os une e que os torna ainda melhores profissionais. O percurso da "Praça da Alegria" tem vindo a ser construído ao longo da sua década de existência. As reportagens no exterior são uma constante, assim como os mais diversos temas de conversa. Foi integrado uma espécie de "Dança Comigo" no programa, cuja final foi exibida em directo no horário nobre da estação pública. O cenário está renovado, é bonito e alegre. A cor roxa assenta-lhe que nem uma luva! É de referir ainda os dois andares de que é composto, que lhe dão uma maior amplitude e provocam um maior "conforto" aos espectadores em casa.


Tenho de destacar ainda as participações de Serenella Andrade, que apesar de não ter um programa fixo na RTP1, quando é chamada para apresentar a "Praça da Alegria" fá-lo da melhor forma. Sim, porque o talk-show matinal da estação pública, apesar de ter apresentadores fixos, tem sempre outros para os substituirem quando necessário.
Relembro agora onde é que Tânia Ribas de Oliveira ganhou notoriedade? Na "Praça da Alegria". Onde é que Heldér Reis ganhou destaque? Na "Praça da Alegria". Onde é que existiu um espaço dedicado aos avós? Na "Praça da Alegria". Onde é que Manuel Luís Goucha cresceu? Na "Praça da Alegria". A "Praça Alegria" fez história, faz história e continuará a fazer companhia ao público lá de casa. A RTP1 está de parabéns, assim como toda a equipa que produz o programa!


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Ídolos"/"Uma Canção para Ti":

"Uma Canção para Ti", por Tiago Henriques - 52%
"Ídolos", por Diogo Santos - 48%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite! O Fecho de hoje incluí a data de estreia da série da TVI "Ele é Ela" e ainda uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora não perca a rubrica Frente a Frente.

O que valem as divas?

Catarina Furtado e Bárbara Guimarães continuam hoje, uma década e meia depois do programa que as lançou para a fama (o Chuva de Estrelas), a ser designadas como "as divas da televisão". O termo é um daqueles rótulos facilitadores que gostamos de usar, mas basta uma análise à realidade das suas carreiras, às paixões que despertam e até às suas vidas fora do ecrã, para se perceber que não faz sentido.

Catarina começou há duas semanas uma variação do Dança Comigo, agora no gelo. O programa de estreia, há uma semana, contou com "apenas" 670 mil espectadores e 22,3% de quota de mercado.

Já Bárbara Guimarães, que há muito pedia um programa à direcção da SIC, conduz um concurso diário de horário nobre há uma semana. O resultado é embaraçoso: a média de espectadores não chega aos 700 mil e o share oscila entre os 18 e os 20%.

Ou seja, as "divas", ou porque cansaram a imagem, ou porque apresentam formatos desadequados ou esgotados, já não seduzem espectadores como antigamente. Dir-se-á que na TVI teriam outro brilho. É capaz de ser verdade, mas o que acontece é que o panorama audiovisual português, cada vez mais formatado, já não está para estes endeusamentos.

Ainda assim, Catarina Furtado tem uma vantagem. A vertente de actriz e o lado humanitário como embaixadora da ONU ajudam a mantê-la no palco mediático. Bárbara, infelizmente para ela, não.


A estreia da nova série da TVI "Ele é Ela" irá para o ar este sábado, dia 30 de Outubro. O horário de exibição é ainda desconhecido.

Outras audiências


19:00 - 20:00

Filme Paranóia (SIC) - 9% de rating e 28,4% de share
Filme Porque Sim (TVI) - 5,3% de rating e 16,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 9,7% de rating e 24,7% de share

21:00 - 24:00

Ídolos - 9,1% de rating e 33,2% de share
Flash Interview - 9% de rating e 25,2% de share
Uma Canção para Ti - 8,4% de rating e 34,8% de share
Grande Reportagem SIC - 7,9% de rating e 20,4% de share
Perfeito Coração - 6,7% de rating e 18% de share
O Último Passageiro - 4,4% de rating e 15,8% de share

Audimetria - 25/10/2009

Depois de estarmos um dia sem saber os valores de audiência (devido à mudança de hora), ontem (domingo), os canais estiveram todos próximos. RTP1 liderou o dia com 26.4% de share, seguido pela SIC com 25.7% de share e a TVI mais distante em terceiro lugar com 23.8% de share.
A liderar o TOP5 do dia esteve o Jogo de Futebol para a Liga Sagres. As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa e Deixa Que Te Leve a ocuparem os lugares seguintes com o mesmo rating de 13.3% mas os comentários do Professor Marcelo a ganhar em share. Telejornal foi a informação mais vista do dia, e a fechar o TOP5 o Jornal da Noite da SIC.
Mais logo informações sobre outros programas.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 26/10/09

Bom dia! Bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana. Fique a par das novidades do universo ficcional português, quer para os lados de Queluz de Baixo, quer para os lados de Carnaxide.



Fernanda Serrano de regresso em 2010


Fernanda Serrano está "ansiosa por voltar ao trabalho". Quem é o garante é a sua agente, que não confirma se a actriz vai ou não participar na nova telenovela de Rui Vilhena, isto apesar de o próprio autor já ter admitido que está a escrever uma personagem para a esposa de Pedro Miguel Ramos. Contrariamente ao que tem sido especulado pela imprensa, "Orgulho" só iniciará gravações no próximo ano, mais precisamente daqui a 5/6 meses. Quer isto dizer que se Fernanda Serrano fizer mesmo parte do elenco de "Orgulho", ainda estará mais algum tempo afastada dos ecrãs.


Evelina Pereira também será vampira


Já está confirmado mais um nome do elenco da série sobre vampiros que chegará em breve à TVI. A manequim e actriz que já teve pequenas participações no cinema contracenará com a personagem de Pedro Barroso, não se sabendo ainda a dimensão do papel que coube a Evelina Pereira.

Dimitry Bogomolov é o grande vilão de "Lua Vermelha"

A par da concorrente TVI, a SIC está prestes a fechar o elenco da sua grande aposta "Lua Vermelha". O mais recente elemento é Dimitry Bogomolov que interpretará o mau da fita. As gravações da série arrancam já em Novembro e já só faltam um adulto e um jovem para fechar o elenco, de acordo com Virgílio Castelo.


Fontes:24 Horas, Notícias TV