12 de março de 2010

Só Séries


Os amigos são um factor essencial na minha vida tal como os seus são essenciais na sua. De facto, a nível de séries, temos gostos diferentes mas iguais e é a partir daqui que eu parto, nesta crónica.

Todos se recordam da série The Twilight Zone. Não acredito que não conheçam porque foi uma série que deixou um legado bastante grande: a primeira geração surgiu na década de 50, a seguinte na década de 80, juntamente com o filme e a terceira e última surgiu, já, no novo milénio, mais propriamente no ano de 2002.

Desde o primeiro ao último minuto de cada episódio, é-nos mostrada uma história. História essa com uma moral e que cada um deve interiorizar. De todas as produzidas até à data, foi a única que olhou, realmente, para a moral do ser humano e a explorou de uma forma exímia.

Bem, numa conversa informal com o meu melhor amigo, foi referida o nome desta série e as saudades voltaram ao de cima. Eu tinha-a visto já há algum tempo, quando a RTP2, naquela altura a 2:, a exibiu. Algumas histórias eram estranhas e lembro-me de uma, que penso que foi já no final, em que, num bairro suburbano, a desconfiança criada pelos vizinhos sobre uma determinada família que vivia numa determinada casa cresceu de tal forma que, chegam a incendiar o lar daquela gente. Eu sou sincero: não apanhei a moral nem o sentido da história. Mas tinha quê...12/13 anos? Era ingénuo? Closed-minded? Um pouco e por isso não entendi.

Vejam lá a marca que deixou que nós os dois estamos a pensar em adquiri-la. Não a de 2002 mas a de 1982 que, salvo erro, foi exibida pela SIC Radical. Por um lado, as do milénio passado têm um toque especial porque tudo aquilo que se passa é real e o suspense é real e tudo aquilo é real (não no sentido literal da palavra). E olhem que não sou fã de filmes/séries à antiga porque custa-me imenso ver o Murder, She Wrote ou Diagnóstico: Crime (em português) ou até o Knight Rider. Faz-me confusão, apenas.

São relíquias. Relíquias que são lembradas por muitos, recordadas por todos e que naquelas altura rendiam tanto economica como culturalmente e que nunca ninguém irá esquecer.

Novidades por cá...
- final de 37, este domingo, na TVI, a partir das 22h45 (sujeito a alteração);
- estreia de O Dez, na RTP1, sábado às 23h45;
- novos episódios da T5 de Ghost Whisperer, segunda, às 22h15.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A avalanche informativa

O mês de Fevereiro, com a discussão do Orçamento, com o caso Mário Crespo e com a tragédia na Madeira, e estes primeiros dias de Março, com a derrocada nos Açores, com as comissões parlamentares e com as notícias sobre o violador de Telheiras, têm sido dias fortes do ponto de vida informativo. E isso reflecte-se nas audiências dos noticiários televisivos e, também, na percepção da importância dos canais informativos.

Basta olhar para os dados para que a conclusão seja óbvia: RTPN e TVI24 voltaram a desperdiçar estas avalanchas informativas para dar um novo ânimo às suas emissões. Pelo contrário, a SIC Notícias soube capitalizar bem este aumento do caudal informativo, não só sendo capaz de atrair à sua antena as personalidades mais mediáticas como reforçando a sua quota de mercado. Em Janeiro era de 1,7%, em Fevereiro saltou para 2,2 e em Março vai nos 2,3.

Ao mesmo tempo, o canal informativo da RTPN mantém-se estagnado nos 0,8%, o que adensa o mistério em redor da N. Como é possível que a empresa que faz melhor e mais diversificado trabalho ao nível da informação - a RTP - não consiga depois armar um canal informativo de qualidade e, por consequência, minimamente competitivo? Quanto à TVI24, continua a ser irrelevante. Os 0,4% de audiência que reúne são, independentemente de o canal estar agora em reconstrução por Júlio Magalhães, o reflexo de uma série de equívocos que advêm da sua génese.

Só para terminar, e para reforçar: qual foi a estação escolhida pelos três candidatos à liderança do PSD para os frente-a-frente, em vésperas do Dia D para o maior partido da oposição? Foi a SIC Notícias. Não é por acaso.

Maria Rueff em "Notícias em Segunda Mão"

Estreou hoje no "Companhia das Manhãs" a nova rubrica de Maria Rueff e Ana Bola, todavia, a namorada de Bruno Nogueira tem mais um projecto em mãos.

Segundo a revista "TV Guia", a interprete de "Maria Delfina" fará companhia a Marco Horácio e Eduardo Madeira em "Notícias em Segunda Mão", uma vez por semana.

Ainda não são conhecidas mais informações sobre aquilo que irá fazer, no entanto estas deverão surgir dentro em breve.

"Idolomania" em directo na SIC

É já amanhã que arranca a digressão do programa que deu a conhecer vários talentos musicais. No entanto, a SIC reservou uma surpresa para os seus telespectadores: "Idolomania" será transmitido em directo pela estação, a partir das 22 horas! A não perder!

Filipe Pinto decidido a lutar por carreira na música

Em Fevereiro, quando foi eleito o novo "Ídolo" de Portugal, Filipe Pinto afirmou que a sua prioridade era "acabar primeiro o curso". Quase um mês volvido, o estudante de engenharia florestal adquiriu uma postura diferente, tal como o próprio disse ao "24 Horas": "Caso não acabe (o curso) não interessa. Vou a Londres na mesma." Dois dos factores que o "ajudaram" a tomar tal atitude, foram os ensaios para a digressão "Idolomania" e a gravação do CD do programa. Assim, o jovem está agora decidido a tentar a sua sorte no mundo da música e um dos primeiros passos é usufruir da melhor forma do prémio que conquistou.

Audimetria 11/03/2010

TVI e SIC dividiram a liderança de ontem, uma vez que ambas conquistaram 28.5% de share. A RTP1 desceu aos 20%.

O vencedor de dia de ontem foi o jogo que opôs o Sport Lisboa e Benfica ao Olympique de Marselha, que conquistou 19.2% de rating e 46.6% de share. Também as telenovelas de Queluz de Baixo, continuaram com bons resultados, com destaque para "Deixa que te Leve", que ultrapassou os 48% de share. Destaque ainda para o "Jornal da Uma" que assumiu a liderança dos noticiários de hora de almoço.

O derrotado de ontem é o "Telejornal" que se ficou pelos 26% de share. Também o "Jornal da Noite", com a concorrencia de "Morangos com Açúcar" e "Preço Certo" não conseguiu ultrapassar os 22% de share. "Jogo Duplo" continua a fazer fracos resultados. Ontem não chegou aos 15% de share

Fonte: Mediamonitor

Fala-se 12/03/2010

Boa tarde! Seja bem vindo à última rubrica desta semana onde os famosos são protagonistas! Hoje é dia de se falar de:

Raquel Matos Cruz
Foi na passada quarta-feira que a conhecida jornalista da TVI foi mãe. Jacinta, o nome da bebé, nasceu eram cerca de 16:30 com 3,500kg distribuídos por 50 cm, na terra natal da mãe, Braga. A menina nasceu de cesariana, feita por alguém muito especial: o pai de Raquel Matos Cruz, obstetra de profissão, José Matos Cruz. Mãe e filha estão bem e o companheiro da repórter, Hugo Capela, está bastante feliz com o nascimento da criança.

Luciana Abreu
A actriz foi notícia no site do um diário desportivo espanhol "AS", que a deu como adepta do Sporting Clube de Portugal, onde joga o seu namorado, Yannick Djaló. Todavia, tal notícia não corresponde à verdade, uma vez que a eterna Floribella é uma ferverosa adepta do Futebol Clube do Porto, como afirmou recentemente a Nilton, no programa "5 Para a Meia Noite": "Sou nortenha, sou tripeira, e sou do Futebol Clube do Porto".

Quiosque:
24 Horas

Exclusivo Televisão - Opinião: Testemunhámos as gravações de "Não Há Crise"


Já decorrem as gravações da nova série de "Não Há Crise". Uma equipa do Televisão-Opinião testemunhou ontem, num conhecido centro comercial da grande Lisboa os trabalhos de uma equipa composta por: Sofia Cerveira e dois profissionais bastidores, entre os quais o namorado de Rita Ferro Rodrigues. As filmagens tinham como protagonista um frade que tentava falar com várias pessoas. Está assim comprovado que as gravações decorrem a todo o gás e o reformulado programa deverá estrear dentre em breve.

Sabia que..


..Mateus Solano é fã dos Gato Fedorento? O actor de Viver a Vida, confessou ao Episódio Especial, que é fã do quarteto humorístico português. Mateus deixou ainda escapar que gostava de participar num sketch dos artistas do MEO.

Revista de Imprensa 12/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

Augusto Madureira reage a críticas
Quase uma semana após a final do "Festival da Canção", o mesmo ainda continua a dar que falar. Circula agora uma petição on-line para que seja Catarina Pereira a representante portuguesa no "Festival da Eurovisão". O autor do tema vencedor, Augusto Madureira, não se deixa abalar e critica quem o ataca: "A indignação é apenas dos apoiantes de uma outra canção, que criaram, por ventura, exageradas expectativas e deram a vitória antecipadamente como certa. Ficaram desiludidos, nada mais". O jornalista da SIC acredita inclusivamente em algum mau perder dos apoiantes da interprete de "Canta Por Mim": "Não tanto pela petição, mas pelos comentários de mau gosto, ofensivos e muito mal educados que têm sido escritos em tudo o que é site na Internet, incluindo nas páginas de fãs de Filipa Azevedo. Tem sido uma espécie de virose", finalizou.

"5 Para a Meia Noite" despede-se
É já no próximo dia 26 deste mês que chega ao fim a segunda série do programa de fim de noite da RTP2. A emissão de despedida ainda está a ser pensada e o coordenador do programa, Carlos Moura, acredita numa terceira temporada: "Creio que a RTP2 mostra interesse. As audiências e o feed back que temos recebido dizem-nos para continuar."

CITAÇÃO DO DIA:
"Portugal é um país que tem curiosidade pelo mundo."
Maria de Medeiros
Número do dia:
7000
foi este o número de telespectadores que separou o "Diário da Manhã" de "Edição da Manhã", com vantagem para a estação de Queluz de Baixo, na passada quarta-feira.
Quiosque:
24 Horas

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem vindo a mais um Para lá das 24

Foi ela a "casamenteira" de Portugal durante um largo período de tempo. Também foi ela quem esteve à frente do programa que revolucionou a televisão portuguesa. Passou pela representação e paralelamente, já fez vários trabalhos "atrás das câmaras". É isso mesmo que está a pensar. Hoje falo-lhe de Teresa Guilherme.

A memória mais remota que tenho desta profissional vem dos tempos de "Não se Esqueça da Escova de Dentes". Era eu ainda uma criança e já os seus vistosos cabelos louros me captavam a atenção. Sempre gostei da sua forma de apresentar. Polémica, directa e perspicaz, a também produtora possuí um vasto número de sucessos.

Durante todos estes anos, houve uma ou duas situações que marcaram negativamente a minha opinião sobre ela, nomeadamente quando a vi em diversos meios de comunicação social a criticar a estação de Carnaxide, de onde havia saído à pouco tempo. O mesmo fizera noutro momento quando integrava os quadros da SIC e lançou farpas à estação de Queluz de Baixo. Sou sincero, e tais afirmações deixaram em mim uma visão desta excelente profissional enquanto pessoa ingrata.

Apesar de tudo, sei que isto não apaga o seu excelente percurso e continuo a ter uma óptima ideia sobre ela. Foi por isso que hoje decidi dedicar-lhe esta crónica.

Recentemente, Teresa Guilherme passou a ocupar a posição de entrevistadora num jornal diário. Delicio-me a ler aquilo que escreve. No meu entender, a apresentadora não faz entrevistas, cria conversas que depois traduz para o papel de uma forma simplesmente fabulosa. Espero sempre ansiosamente pelas terças-feiras de modo a poder ler mais uma.

Finalizando, penso sinceramente que as pessoas ou gostam ou não suportam Teresa Guilherme. Não existe um "meio termo". Em qual dos dois grupos eu me insiro? No dos que gostam, claramente!