10 de dezembro de 2009

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje ínclui uma crónica de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã, analisando a programação do feriado.


Más Escolhas

Quando a SIC e a TVI decidem ir a jogo na luta pelas audiências durante a tarde de um feriado, sabem que estão a definir o resultado do dia.
Tradicionalmente, quem melhor programa a tarde de feriado com filmes é a estação que ganha. Foi o que aconteceu na passada terça-feira, dia 8, com a TVI a vencer a tarde e o geral do dia. Nessa mesma tarde, a RTP escolheu a repetição de dois dos seus piores programas de entretenimento da actualidade: ‘O Último Passageiro’ e ‘Família Família’.A escolha da televisão do Estado foi terrível em termos de resultados: 21% de share. Foi terrível... pode ser terrível muitas vezes, e ninguém faz nada.

20% Foi o resultado do concurso ‘Jogo Duplo’ exibido na RTP 1.

Eis a capa do 24 Horas de hoje..

Audimetria - 09/12/2009

Ontem (quarta feira), a TVI venceu o dia com um share de 31% seguida da RTP1 com 25.1% e da SIC em terceiro com 21%.
Como podemos visualizar na tabela, Meu Amor e Deixa Que Te Leve lideraram o dia, acima dos 40% de share. O Telejornal foi a informação mais vista, seguido pelos noticiários da noite da TVI e SIC.
Você na TV Especial de Natal liderou durante a manhã (2.9% de rating e 31.7% de share) e durante a tarde (4.3% de rating e 29.8% de share), empurrando Vida Nova para valores de 2.3% de rating e 18.7% de share. Portugal em Directo, enquanto foi transmitido, liderou sobre este Especial de Natal com 6.6% de rating e 28.9% de share, tal como Paraíso (5.2% de rating e 22.1% de share).
Morangos com Açúcar (9.9% de rating e 31.7% de share) venceram a Preço Certo (9.6% de rating e 31.7% de share) e a Nós Por Cá (6.6% de rating e 20.9% de share).
Linha da Frente na RTP1 alcançou 9.9% de rating e 24.8% de share. Cenas do Casamento com resultados desastrosos (5.0% de rating e 13.9% de share), perdendo para os programas da RTP1, O Que Se Passou Foi Isto (8.3% de rating e 21.3% de share) e Jogo Duplo (7.9% de rating e 21.4% de share).
Na luta das novelas das 23h, Sentimentos levou a melhor, com 8.4% de rating e 35.2% de share, sobre Viver a Vida quedou-se pelos 6.4% de rating e 26.3% de share.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 10/12/09

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

Familiares de Mariline e Marcio revoltados


Foi na passada segunda-feira que saíram os 5 primeiros finalistas do concurso de talentos da estação de Carnaxide. Como esperado, alguns dos apoiantes não conseguiram esconder a revolta perante a saída dos seus concorrentes favoritos.




Os membros da claque de Mariline Hortigueira foram dos que mais se sentiram injustiçados. Pela voz de Carla Baía, irmã do namorado da concorrente, manifestaram o sentimento de injustiça. Em declarações ao 24 Horas, a empresária afirma "Ninguém esperava a saída dela. Os comentários gerais eram de que a Mariline foi a maior injustiçada da noite".






A família de Márcio Costa também não escondeu a sua revolta. "O júri foi imprudente. A saída do Márcio tira qualquer credibilidade a este concurso", afirmou Célia Silva, tia do concorrente. Para os familiares, "O Ídolo de Portugal ia ser o Márcio, filho de Angola".

Apesar de todas as polémicas, o concurso continua o "seu caminho" e já este domingo chegarão novos temas interpretados pelos 10 "magníficos", sendo que segunda-feira, à nova expulsão.





CITAÇÃO DO DIA

"Estou muito contente por a estação (SIC) continuar a apostar em mim"

Foi o que revelou Merche Romero ao jornal 24 Horas












Fala-se de: Solange F.

A polémica apresentadora apresentou ontem o seu primeiro livro "Livro de Reclamações". A obra inclui crónicas de amor e descontetamento.

Fonte: 24 Horas

Para lá das 24

Boa Noite, seja bem-vindo ao Para lá das 24


Recentemente tive, na faculdade, aulas com jornalistas profissionais. Numa dessas aulas, a jornalista da RTP1 Daniela Santiago explicou-nos o seu trabalho. Entre muitas coisas, disse-nos que um jornalista tem que ser "apaixonado" por aquilo que faz.
Alertou-nos para o facto de passar por muitas contrariedades, muitas vezes ver o seu trabalho menosprezado e ser "mal pago". Por incrível que pareça, um jornalista chega a auferir menos de 1200€ mensais. A par de tudo isto, falou-nos da sua experiência. Relatou-nos como foi estar em pleno Sri Lanka poucas horas depois de ter ocorrido o tsunaimi, em que não ingeria líquidos pois não tinha local onde os "eliminar". Era um ambiente de "caos".

Este foi apenas uma das muitas "vivências" que connosco partilhou, mas serviu para me questionar se eu estaria preparado para passar por situações como estas. A verdade é que tudo isto despertou em mim uma enorme vontade de experimentar, de ser um repórter "a sério". Um jornalista de "Grande Reportagem". É certo que a minha grande paixão continua a ser o entretenimento, mas não descarto esta hipótese.





De certo que muitos de vós nunca imaginaram que isto se desenrolava assim, mas é realmente verdade. É por isso que eu quero ser jornalista, quero tentar fazer algo no sentido de trabalhos como "Infância Traficada", que passou na TVI. É isso que é verdadeiramente o trabalho de um jornalista, onde se aprende, vive e experimenta.