4 de novembro de 2009

Última hora


O popular concurso das paredes vai estar de regresso para o ano. Segundo a TV Mais desta semana, Salve-se quem Puder está confirmado como aposta da SIC em meados de 2010: "Já está confirmado, vamos voltar em 2010, em meados do ano", confessou Marco Horácio à referida revista.
Antes disso poderemos acompanhar o trabalho dos dois apresentadores em "Lua Vermelha" (série que Diana Chaves vai participar) e "Caixilhos Laminados" (programa de Marco Horácio e Eduardo Madeira que pode ser uma aposta da SIC brevemente).

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Quando a rádio merece mais

Trinta e sete segundos. É isto que vale para a SIC António Sérgio, um dos monstros sagrados da rádio portuguesa, que foi voz off da estação e que morreu no sábado à noite. A notícia foi conhecida ao fim da manhã de domingo e no principal noticiário, o Jornal da Noite, a SIC não conseguiu melhor do que umas imagens durante 37 segundos. O homem de A Hora do Lobo nem sequer teve direito a uma peça, nem a um directo da Basílica da Estrela onde foi o velório, nem a imagens da cerimónia, nem um depoimentozinho dos amigos. Nada. Trinta e sete segundos com imagens de arquivos e um texto banalíssimo lido por Maria João Ruela, a pivô de serviço. Miserável!

Em rigor, a RTP1, de quem, por ser estação de serviço público, se esperaria mais, não fez muito melhor. O serviço público que Sérgio prestou à divulgação da música portuguesa mereceu um minuto e meio. Peça correcta, com dois depoimentos e imagens dos amigos na Basílica, mas longe da importância que uma carreira de 40 anos na rádio justificava.

Nos principais jornais televisivos (não vi os jornais das 13.00), a TVI foi quem esteve melhor. Peça de três minutos, referências à carreira na rádio e como produtor musical e ao lançamento dos Xutos e Pontapés, depoimentos de homens da rádio, amigos e colegas, imagens do corpo a chegar à Estrela e reportagem no exterior da basílica.

Esta comparação vale, evidentemente, o que vale. Mas é importante para memória futura. Até para que, de uma vez por todas, se deixe de olhar para a informação da TVI com aquele sorriso de troça habitual...

Audimetria - 03/11/2009

Ontem (terça feira) a RTP1 com a ajuda do futebol venceu o dia com uma média de 29.3% de share. Já a TVI desceu para segundo ficando nos 27.5% de share. A SIC esteve afastada da concorrência com 20.7% de share.
O programa mais visto do dia foi a transmissão do Jogo de Futebol para a Liga dos Campeões na RTP1, seguido por duas novelas da TVI, que foram Meu Amor e Deixa Que Te Leve. Sentimentos fechou o TOP5 e o Telejornal foi a informação mais vista como é visível pelo quadro.
O programa mais visto da SIC, ocupou o 6º lugar e foi o Jornal da Noite com 11.0% de rating e 26.3% de share.
Às 18h a RTP1 venceu com Portugal em Directo a fazer 7.6% de rating e 33.1% de share. Paraíso (com melhor resultado desde a estreia) e Morangos Repetição empataram em rating (5%) mas a novela da SIC ganhou em share (23.4% contra 22.2%). Às 19h Morangos com Açúcar sem Preço Certo alcançaram 9.6% de rating e 28.2% de share. Nós Por Cá fez 6.9% de rating e 20.1% de share.
Na RTP1 a segunda edição do Telejornal alcançou 10.9% de rating e 26.2% de share. Jogo Duplo alcançou 8.4% de rating e 22.6% de share.
Na SIC, o horário nobre esteve abaixo dos 20% com Cenas do Casamento (7% de rating e 18.1% de share) e Viver a Vida (4.8% de rating e 19.9% de share).
Já na TVI, Jornal Nacional a informação menos vista com 10.1% de rating e 24.2% de share. Flor do Mar a fazer 8.8% de rating e 45.2% de share.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Momentos




Boa tarde! O Momento desta semana pertence á série da TVI "Marés Vivas". Quem não se lembra desta música? Há coisa que ficam..sem dúvida alguma!

Revista de Imprensa 03/11/09

Bom Dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira. Fique a par das novidades da SIC e do canal estatal.



"Histórias com Gente Dentro" chega dia 9 à SIC

É a mais recente aposta para o horário nobre da SIC. "Histórias com Gente Dentro" estreia já na próxima segunda-feira. Trata-se de um documentário que traça um retrato de Portugal a partir de histórias de pessoas anónimas. O formato estender-se-á por 5 dias.

"Raul Solnado, Uma Vida Feliz" em breve na RTP
Está em final de filmagens o documentário que Patrícia Vasconcelos se encontra a realizar sobre Raul Solnado. "Raul Solnado, Uma Vida Feliz" mostra as zonas de Lisboa a que o actor "ficará para sempre ligado", recorrendo a imagens de arquivo da estação estatal. Ainda sem data de estreia, o documentário passará no canal um da RTP.

E os próximos patinadores são...

Já são conhecidos as próximas quatro celebridades a revelarem os seus dotes na patinagem. Cláudia Semedo, Sara Kostov, Joaquim Monchique e Pedro Guedes prometem muita diversão na pista de gelo do programa apresentado por Catarina Furtado. "Dança Comigo no Gelo" a não perder este sábado na RTP.

Fonte:24 Horas

Para lá das 24


Boa noite! Seja bem vindo ao Para lá das 24 desta noite. Hoje escrevo sobre Iva Domingues.


Sempre a vimos na TVI. Começou ao lado de Carlos Ribeiro em "Coktail Nacional", mais tarde chegou às tardes e aí permaneceu durante vários anos. Também já passou pelas noites de domingo e esteve algum tempo no horário matinal. Ultimamente vimo-la às sextas-feiras à noite e aos sábados à tarde. Quem é ela? Iva Domingues, pois claro. Desde sempre gostei do seu estilo.
Em "Quem Quer Ganha" estava como "peixe na água". Por alguma razão José Eduardo Moniz a pôs no horário nobre, inicialmente em "Novos Aventureiros", que se revelou um insucesso, e mais tarde em "A Bela e o Mestre", onde, a meu ver, estava um pouco apagada. Optou por abandonar o programa que ajudou a nascer e manteve-se afastada do ecrã.


Até que, novamente pelo então director de programas, é colocada ao lado de Manuel Luís Goucha, durante a baixa de maternidade de Cristina Ferreira. Aqui voltou a mostrar todo o seu talento e empenho. Mas Cristina Ferreira regressou ao "Você na TV" e Iva Domingues voltou novamente à prateleira. Nessa altura muitos rumores a ligavam a Carnaxide e a transferência parecia certa. Mas não, surgiu o TVI 24 e a apresentadora "ganha" um programa de sociedade no canal do cabo. Iva Domingues parecia regressar aos velhos tempos e ter um programa regular. Até que Júlio Magalhães assume a direcção de informação e o seu programa é retirado do ar. Consequentemente Iva Domingues é posta na prateleira. É este o percurso da apresentadora. Agora pergunto eu: porque é que está na prateleira? Iva Domingues tem tudo o que uma apresentadora deve ter: é bonita, tem presença, é empenhada, alguma experiência e muita vontade de trabalhar. Estará a apresentadora na estação errada? Ou é mal aproveitada? Na minha opinião Iva Domingues é bastante mal aproveitada na TVI e deveria procurar um novo rumo para a sua carreira.


Gostaria imenso de vê-a ao lado de Nuno Gracinao. Penso que se poderiam entender muito bem e fazer bastante sucesso. Porque não? Já surgiram rumores de que a SIC quer fazer um programa ao género "Big Show SIC". A meu ver, num formato destes a aposta nesta dupla seria um sucesso. Mas não passa de uma aposta minha e talvez nunca se torne real. Apesar de tudo, independentemente no canal em que esteja, espero que lhe seja concedido o programa ao seu estilo, Iva Domingues merece. Estarei cá para aplaudi-la e acompanhar o programa. Força Iva!