2 de dezembro de 2009

Daqui a uma hora..


Tema central: TVI 24

Os Escolhidos


Boa noite. A disputa foi renhida, mas, mais uma vez, João Baião resistiu. Depois de ir a votos pela terceira vez, o apresentador derrotou Sónia Araújo. Fique agora com os resultados finais:

Sónia Araújo - 52%
João Baião - 48%

Total de votos: 117 - obrigado pela alta participação! Este votos foram contabilizados apenas entre sexta e quarta-feira.

Depois de revelada a personalidade escolhida para abandonar este concurso, analisemos então as possíveis nomeações e salvação da próxima sexta-feira.

Em campo positivo, eis as seguintes personalidades:


Tendo como base dois dias em análise, Fátima Lopes portou-se bem. Tanto na última sexta-feira, como esta segunda, "Vida Nova" venceu não só às "Tardes da Júlia", como a "Portugal no Coração".

Alexandra Lencastre liderou até agora com "Meu Amor". Quanto a João Manzarra, a repetição de "Ídolos" ficou em primeiro no seu horário no sábado. O mesmo aconteceu com o novo episódio no domingo.

Em campo negativo, eis as seguintes personalidades:


Do lado negativo temos três figuras da RTP1. José Carlos Malato perdeu nos dias em análise para a concorrência, tendo o share de "Jogo Duplo" ficado na casa dos 20%. Catarina Furtado, viu o seu "Dança Comigo no Gelo" descer nas audiências, e a perder para a concorrência.
Por fim, e mais uma vez, João Baião não escapa. "Portugal no Coração" e "Último Passageiro" continuam em último, mas os leitores continuam a dar uma oportunidade a esta apresentador. Até quando?

Sexta-feira saiba quem são os "Escolhidos" para ir a votação, e qual a personalidade, que pelos seus bons resultados, será salva. Até lá!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje não incluí um crónica, mas uma novidade. O espaço "Eu Amo Você", do programa "5 Para a Meia-Noite", transformou-se num livro. É verdade, Nilton volta a surpreender, e a presentear os portugueses com mais gargalhadas. Fique então com a capa do livro, e com a sua sinopse.
Às 21:00, saiba qual a personalidade que abandonou os "Escolhidos".


Sinopse:

Este é um livro de humor que disserta sobre todos em geral e os portugueses em particular. Pequenos pensamentos ou grandes ideias sobre o nosso dia-a- -dia. Duzentas páginas de dúvidas de um autor que vive fascinado com a essência do ser português.

As pessoas que se divorciam não deveriam ser obrigadas a devolver os presentes?

Porque é que quando estamos na dúvida se o leite está azedo e pedimos a alguém para provar, essa pessoa prova? Em vez de um acordo ortográfico, entre Portugal e Brasil não será mais urgente fazer um acordo pornográfico?

Um pai que tem gémeos vive descansado. Acontece alguma coisa a um, tem outro. Telefonam da escola a dizer: «O seu filho partiu a cabeça», e o pai pensa: «Não me importa, tenho aqui outro igualzinho, está impecável!» Porque é que as pessoas folheiam os livros novos na livraria?

Estão com a esperança de encontrar lá alguma coisa sobre eles?

Já agora, a crise manda-lhe um abraço e avisa que vai chover para a semana.

Momentos


Boa tarde. O segundo Momento desta semana pertence a uma série que marcou os meus 10/11 anos - "Malhação". Durante as férias de Verão, os 25 minutos que a SIC passava deste produto da Globo, eram, sem dúvida, o momento alto do meu dia.


Só Séries


De facto, muitos são os flops da TV americana: Trauma (NBC), Heroes desde a T3 (NBC), Fear Itself (NBC), Ugly Betty (ABC), Harper's Island (CBS), Without a Trace (CBS), Three Rivers (CBS), Dollhouse (FOX), Terminator: The Sarah Connor Chronicles (FOX), The Beautiful Life (CW), Melrose Place 2009 (CW) e muitos mais.

Muito embora possuam temáticas diferentes entre si, cada série que é transmitida em Horário Nobre arrecada um determinado número de espectadores, no 1º episódio, rebentando, por vezes, a escala como aconteceu com a estreia da T6 de House (FOX) ou a T6 de Grey's Anatomy (ABC). No segundo episódio, desce sempre, ou porque as pessoas não se identificaram nem com a história nem com os protagonistas ou porque, simplesmente, dá outra coisa na TV que gostariam de ver. Estamos, então, a repetir histórias aquando da sua criação? Estamos, então, a torná-las demasiado ficcionadas? Estamos, e então, a diminuir de qualidade ao longo dos anos? Perdeu-se a arte de fazer séries?

Quando se fala de arte, fala-se de algo que é para ser mostrado em público. Público esse que se pode identificar (ou não) com tal obra. Portanto, a arte varia de pessoa para pessoa, segundo esta cadeia de argumentos.

Falando em arte e aplicando-a às séries, aquelas que possuem uma intriga histórica como The Tudors ou uma intriga que envolva algum factor político como Kings,são séries que envolvem imenso capital devido aos cenários, aos efeitos dos episódios e envolve imensa pesquisa histórica. Falando de The Tudors, no passado Verão, tive oportunidade de ler um tweet, o qual afirmava que The Tudors não seguia a história real inglesa e que não era uma boa série por isso mesmo.

A série é uma obra fantástica independentemente de seguir a linha. O fundamental é possuir factos reais que dêem veracidade à história que nela é contada. O criador, Michael Hirst, faz com a shoistória de The Tudors, aquilo que ele quiser, de forma a torná-la numa obra de ficção.

A arte espelha um ponto de vista. Cabe ao artista, seleccionar o essencial, para depois, racionalmente, criar, imaginar, maravilhar.

Audimetria - 01/12/2009


O feriado de ontem foi ganho pela TVI com 27,9% de share. A SIC entrou bem em Dezembro, e ascendeu aos 25%. Já a A RTP1 desceu ao 20,5%.

Começando pelo horário das 19:00, os três canais estiveram equilibrados. A série "Morangos com Açúcar" obteve 9,5% de rating e 25,8% de share, tendo vencido por isso ao "Preço Certo", que chegou aos 9% de audiência e 28,7% de share. O filme da SIC, fez mais que "Nós por Cá", e contribui para a vitória em grande do "Jornal da Noite". "Bem-vindos à Selva" alcançou 8,3% de rating e 24,6% de share.

No que toca aos noticiários, e tal como referi, o "Jornal da Noite" venceu a concorrência com 13,3% de audiência média. Seguiu-se o "Jornal Nacional" e o Telejornal", tal como podemos ver no quadro.

Quanto ao horário nobre, "Meu Amor" ocupou o primeiro lugar dos programas mais vistos, com 15,1% de rating, seguida de "Deixa que te Leve", com 14,5%.
"Perfeito Coração" subiu no share. Obteve 22,4%.
"30 Minutos" desceu. Penso que há muito tempo que não via uma prestação tão baixa deste espaço informativo. Ontem não foi além dos 7,8% de rating e 19,2% de share. "Jogo Duplo" também não escapou, e ficou abaixo dos 20% de share. Pior mesmo esteve "Telerural", com 14,5.
De referir por fim o duelo entre "Viver a Vida" e "Sentimentos". A diferença não foi muita, mas a novela da TVI acabou por vencer. Enquanto "Sentimentos" chegou aos 7,2% de rating e 32,3% de share, "Viver a Vida" obteve 6,4% de audiência média e 26,7% de share.

Revista de Imprensa 02/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa de hoje.

Rita Pereira e Angélico Vieira nem cruzaram o olhar


Já era esperada tal atitude por parte do antigo casal. No passado domingo, Rita Pereira e Angélico Vieira fizeram parte do júri de "Uma Canção Para Ti" e nem o olhar cruzaram. Entre eles esteve sempre Helena Vieira. Antes do início do programa, o interprete de "Bailarina" ainda cantou uma música para o público e teve direito a aplausos por parte de Rita Pereira. Já quando elogiaram o vestido da actriz e todos lhe bateram palmas, Angélico Vieira não se mexeu, não desviou nunca o olhar. No término do programa, quase que tropeçaram um no outro, mas uma pequena distância evitou qualquer contacto. Após as despedidas, ambos saíram por uma porta dos fundos de modo a fugir à imprensa.

Solange Hilário decidida a lutar por uma carreira musical

Quando cantou a música de Alicia Keys "No One" na "fase do piano", muitos ficaram surpreendidos com a voz da concorrente de Matosinhos. Em entrevista à TV 7 Dias, a jovem revelou a sua teimosia e vontade de vingar no mundo da música. Pretende seguir "uma carreira como cantora de R&B, hip-hop ou soul" e a sua paixão pela música começou a partir da dança. Solange conta com o apoio dos pais neste "sonho" e já está a trabalhar no primeiro tema que irá cantar em directo, já este domingo: "I Wanna Dance with Somebody".

Terceira Série de "Os Contemporâneos" chega na primavera

A série de humor da RTP1 está prestes a regressar à antena do canal do estado. A terceira temporada de "Os Contemporâneos" deverá estrear na primavera do próximo ano. Actualmente, os vários actores estão envolvidos noutros projectos.



CITAÇÃO DO DIA

"A carreira de actor é como a agricultura. Depende sempre do tempo que faz"

É esta a citação de hoje, proferida por Joaquim Monchique.












Fala-se de: Cláudia Vieira

Tal como revelou no programa "Alta Definição", Cláudia Vieira está grávida. Segundo revelou ao 24 Horas, aquilo que mais a angustia "é não perceber o choro" do bebé". A actriz ainda não conhece o sexo do bebé e ainda não escolheu o nome.






Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Daqui a uma hora..

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.
Ainda não percebi qual é o talento de Isaac Alfaiate enquanto actor. Vi a quarta temporada de "Morangos com Açúcar", e nunca lhe achei grande piada, apesar de achar o seu trabalho aceitável para a série em causa. Não vi o seu trabalho em "A Outra".
No entanto, a sua prestação em "Deixa que te Leve", é tão pobre, tão "bimba", que me deixa sem palavras. É verdade que a personagem de Manuel assim o exige, é esse o seu objectivo, mas torna-se tão irritante.

A minha mãe é seguidora desta novela, e quando eu às vezes vou à cozinha, e ela está lá a arrumar algo, normalmente tem a televisão sintonizada na TVI. Sinto-me sempre um azarado quando entro na altura em que está no ar uma cena em que Issac Alfaite participa.

É insuportável ver uma prestação tão má.
Isaac Alfaite está em forma, ninguém tem dúvidas disso. Aliás, eu atrevo-me a dizer que, o rapaz está nas novelas pelo seu físico (assim como a maior parte). No entanto isso não significa talento.


Não sou fã dele por natureza. A partir do momento em que uma cara conhecida está na praia, de tanga, a olhar para tudo o quanto é lado, a ver se alguém está a olhar para ele, não merece muita credibilidade. Foi o que eu assisti com uns amigos meus.
Tenho pena que a TVI, a principal impulsionadora da ficção nacional, aposte em indíviduos com tamanha falta de formação, que "não têm ponta por onde se pege" quando representam. Mas infelizmente isto é o "pão nosso" da televisão dos dias de hoje, e contra isso, nada podemos fazer.