19 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Janeiro

Boa noite! Está em linha a primeira edição de O Protagonista do Ano. Hoje o destaque vai para o mês de Janeiro. E a escolha da equipa recaiu em:

NICOLAU BREYNER
O Protagonista do primeiro mês do ano poderia ser Conceição Lino, Mário Crespo, José Pedro Vasconcelos, entre muitos outros. Afinal de contas, num mês existem diversas pessoas que se destacam por vários motivos. Todavia a opção da equipa do Blog passou por outro grande nome: Nicolau Breyner.

Foi em Janeiro que o podemos voltar a ver aquilo que ele sabe fazer tão bem:
interpretar um grande papel numa grande série. Se bem se lembram, o actor foi uma das personagens de "Equador".

Este papel foi, a meu ver, o seu primeiro grande personagem numa produção para o canal de Queluz de Baixo. Como "Mário Maltez", Nicolau Breyner mostrou como agarrar um grande papel.

Podemos vê-lo num registo que já fez em outras ocasiões (como o caso de "João Semana", na RTP1), em que demonstrou mais uma vez as suas grandes qualidades enquanto actor.

A meu ver, interpretar uma personagem numa série de época é sempre mais complicado e implica mais "trabalho de pesquisa" do que numa telenovela ou série que retrate a actualidade. Nicolau Breyner sabe fazê-lo como ninguém. Sou seu fã e para mim, este seu trabalho em "Equador" foi uma confirmação da excelente aposta que a TVI fez ao oferecer-lhe um contrato de exclusividade.

Tal como disse Joel Neto numa das suas crónicas: "Onde outros declamam, Nicolau conversa. Onde outros gritam, Nicolau fala baixinho. Onde os outros reeditam os exercícios de dicção da escola de representação, preocupados em fazer chegar escorreitas as palavras aos espectadores, Nicolau concentra-se nas emoções." Nicolau Breyner está de parabéns e, quanto a nós, em Janeiro, "foi rei".
Esta foi a primeira edição da rubrica que o irá acompanhar até ao final deste ano. Na próxima edição, revelamos-lhe o Protagonista do mês de Fevereiro. Fique atento.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21.00, não perca a primeira edição do "Protagonista do Ano". Fatal como o destino

Há coisas que nunca mudam. Não há Natal sem bacalhau, sem presentes e sem Natal dos Hospitais. O programa é igual desde a Idade Média, não tem um toque de originalidade. Ou seja, aquilo que nasceu de uma iniciativa benemérita do Diário de Notícias, como um jornal comprometido com o seu país, transformou-se numa preguiçosa inevitabilidade televisiva. É mais ou menos como o par de peúgas que recebemos todos os anos na noite mágica: é fatal como o destino.

O Natal dos Hospitais é tudo isso. E no entanto é o melhor, é o único, é o original, é a referência das galas de natal. É o "Telejornal" dos programas de entretenimento natalício. E dá audiências em barda.

Quando foi criado, a 23 de Dezembro de 1944 pelo Diário de Notícias, o Natal dos Hospitais era um projecto inovador, que visava dar mais ânimo aos "inválidos" (até a palavra saiu de moda) hospitalizados. Hoje tudo mudou. E apesar do intuito solidário da sua génese, apesar dos LCD que a Philips oferece aos hospitais, o Natal dos Hospitais tornou-se apenas mais uma forma de a RTP encher dez horas de programação em directo, com actuações musicais de artistas que sabem que aquele momento é um palco tão importante (pela nobreza do objecto social) que nem se atrevem a cobrar dinheiro à organização.

Não tenhamos dúvidas: o Natal dos Hospitais continua a cumprir hoje uma missão. Mas não é a mesma de há 60 e tal anos. Um episódio dos Malucos do Riso faria tanto pelos doentes acamados como duas Mónicas Sintras, dois Leandros e três Rebecas. Sem desprimor para nenhum deles, claro...


Daqui a duas horas..


Não perca a estreia de "O Protagonista do Ano"!

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana pertence à TVI. A "Gala de Natal" da estação de Queluz de Baixo, chegou aos 18,8% de rating e 53% de share, no dia 11 de Dezembro, pelas 22 horas e 45 minutos. Em números, mais de um milhão e setecentos mil espectadores estavam sintonizados na TVI.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. O jogo de futebol entre o Atlético de Madrid e o Futebol Clube do Porto, alcançou 18,3% de audiência média, às 20:21, no dia 8 de Dezembro.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Amanhã à noite...

Na gala de amanhã, o concurso de talentos da SIC destacará a época natalícia. Cada concorrente dedicará a sua música a alguém. A abertura de "Ídolos" será com a música "Joy To The Worl", que estará a cargo do coro de gospel "Shout". Os concorrentes juntar-se-ão ao coro e entoarão uma música. Quanto às músicas escolhidas por cada um dos concorrentes, estas serão:

"Paparazzi" de Lady Gaga, por Carlos Costa. A música será dedicada a toda a imprensa, em especial aos paparazzi;

"Psycho Killer" dos Talking Heads, por Carolina Torres. A música será dedicada a todos os políticos que alimentam o "negócio" das guerras;

"Sweet Dreams" de Beyoncé, por Catarina Boto. A dedicatória será a todos os amigos e familiares da concorrente;

"Try a Little Tenderness" de Otis Reading, por Diana Piedade. A música será dedicada a uma associação de crianças deficientes, "Os Vivaços";

"Times Like These", dos Foo Fighters, por Filipe Pinto;

"It´s Oh So Quiet" de Bjork, por Inês Laranjeira. A dedicatória será para a mãe da concorrente;

"How to Say a Life" dos The Fray, por Mariana Tavares. A concorrente dedica a sua música a todas as pessoas que estão doentes;

"I'm Your Man" de Michael Bublé, por Salvador Sobral. A música será dedicada à namorada do concorrente;

"Gaivota" dos Amália Hoje, por Solange Hilário. A concorrente dedica a sua música a todas as pessoas que estão sozinhas.

Fonte: 24 Horas

Audimetria - 18/12/09

O dia de ontem devolveu a liderança à TVI, que subiu aos 29.9% de share. A RTP1 desceu ao segundo lugar, fixando-se nos 26%. Já a SIC continua cada vez mais terceira e ontem ficou-se pelos 20.6%.

Os quatro primeiros postos do top5 são do canal de Queluz de Baixo. Em primeiro lugar está Meu Amor, seguida de Deixa Que Te Leve.
O Jornal Nacional venceu ontem a "batalha" da informação e fez 13% de rating e 33.2% de share. Em segundo lugar ficou o Telejornal que obteve 11.1% de rating e 28.5% de share. Em último lugar ficou o Jornal da Noite que se fixou nos 10.2% de rating e 26% de share.
O quarto lugar da tabela é de Morangos Com Açúcar que subiu aos 11.1% de rating e 32.6% de share, vencendo a Preço Certo (9.4% de rating e 30.1% de share) e Nós Por Cá (7.8% de rating e 22.9% de share).
A RTP1 liderou às 18h com Portugal em Directo (7.3% de rating e 31.7% de share), seguido pela Repetição de Morangos (6.6% de rating e 26.2% de share) e Paraíso em último (5.5% de rating e 21.6% de share).
Pai à Força não esteve nada mal, conseguindo 8.3% de rating e 21.5% de share. A final de Família Família empatou em espectadores (5,6% de rating) com Cenas do Casamento mas ganhou em share (21.1% contra 15.5%).
Sentimentos e Viver a Vida continuam perto mas a novela da TVI lidera (7.2% de rating e 29.3% de share contra 6.5% de rating e 24.5% de share).
A salientar o óptimo resultado de Você na TV com 3.6% de rating e 35.1% de share.
Fonte: Mediamonitor

Ultima Hora - "Família, Família" regressa em 2010

Terminou hoje a primeira temporada de "Família, família". Apesar dos fracos resultados, parece que o programa regressará em 2010. Quem o admitiu foi a própria Sónia Araújo. No programa, a apresentadora apelou aos telespectadores para formarem grupos de 5 pessoas, da mesma família, ou do mesmo grupo de amigos, e se inscreverem na nova série do programa.