19 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Janeiro

Boa noite! Está em linha a primeira edição de O Protagonista do Ano. Hoje o destaque vai para o mês de Janeiro. E a escolha da equipa recaiu em:

NICOLAU BREYNER
O Protagonista do primeiro mês do ano poderia ser Conceição Lino, Mário Crespo, José Pedro Vasconcelos, entre muitos outros. Afinal de contas, num mês existem diversas pessoas que se destacam por vários motivos. Todavia a opção da equipa do Blog passou por outro grande nome: Nicolau Breyner.

Foi em Janeiro que o podemos voltar a ver aquilo que ele sabe fazer tão bem:
interpretar um grande papel numa grande série. Se bem se lembram, o actor foi uma das personagens de "Equador".

Este papel foi, a meu ver, o seu primeiro grande personagem numa produção para o canal de Queluz de Baixo. Como "Mário Maltez", Nicolau Breyner mostrou como agarrar um grande papel.

Podemos vê-lo num registo que já fez em outras ocasiões (como o caso de "João Semana", na RTP1), em que demonstrou mais uma vez as suas grandes qualidades enquanto actor.

A meu ver, interpretar uma personagem numa série de época é sempre mais complicado e implica mais "trabalho de pesquisa" do que numa telenovela ou série que retrate a actualidade. Nicolau Breyner sabe fazê-lo como ninguém. Sou seu fã e para mim, este seu trabalho em "Equador" foi uma confirmação da excelente aposta que a TVI fez ao oferecer-lhe um contrato de exclusividade.

Tal como disse Joel Neto numa das suas crónicas: "Onde outros declamam, Nicolau conversa. Onde outros gritam, Nicolau fala baixinho. Onde os outros reeditam os exercícios de dicção da escola de representação, preocupados em fazer chegar escorreitas as palavras aos espectadores, Nicolau concentra-se nas emoções." Nicolau Breyner está de parabéns e, quanto a nós, em Janeiro, "foi rei".
Esta foi a primeira edição da rubrica que o irá acompanhar até ao final deste ano. Na próxima edição, revelamos-lhe o Protagonista do mês de Fevereiro. Fique atento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela Escolha!
Sem dúvida muito acertada!
Nicolau Breyner é um dos MELHORES actores portugueses e Equador e o seu Coronel Maltez foi uma das personagens que na minha Opinião nunca me irá sair do Imaginário.

Filipe Duarte também era uma boa escolha!

Tiago Henriques disse...

Obrigado anônimo. Filipe Duarte também foi uma das nossas ideias, mas a opção acabou por ser mesmo Nicolau Breyner. Volte sempre ;)
Está quase a chegar o Protagonista do mês de Fevereiro ;)