25 de março de 2009

Audimetria - 24/03/2009

Boa tarde. Ontem o dia é marcado pelos seguintes programas: Telejornal - Rtp1, que ganhou ao Jornal Nacional da Tvi com 13% de ratio -, Três Irmãs - Sic, continua entre os 27/28% de share - No lado oposto estão os seguintes programas: Portugal em Directo (21,9% de share), Telerural (grande descida com 21% de share), Tá a Gravar (continua abaixo dos resultados muito bons anteriormente obtidos), Caminho das Índias (19,7% de share) e o jogo de futebol sub-21 na Tvi (23,9% de share).
De referir que na Rtp2, a série Anatomia de Grey não subiu em relação à semana passada. Obteu 2,8% de ratio e 9,3% de share. Apesar disso, foi o programa mais visto da estação.

Quanto ao duelo de audiências no cabo, o destaque vai para a Rtp N que bateu a Tvi 24, chegando quase ao 20,000 espectadores. A Sic Notícias continua em primeiro lugar com 4,2% de share e uma média de 26,200 espectadores.

Você sabia que..

Telerural obteve máximo do ano?
O Telerural de dia 17 de Março, terça-feira, registou a melhor audiência do ano, com 11.2% de audiência média e 26.7% de share de audiência. Desde que é emitido na RTP1, esta marca foi apenas superada por duas vezes: a 8 de Julho de 2008, quando o programa obteve 11.9% de audiência média e 32.3% de share de audiência, e no dia da estreia, a 3 de Junho de 2008, altura em que o programa registou 13.8% de audiência média e 32.5% de share de audiência.

... Anatomia de Grey registou máximo da temporada?
O episódio de dia 17 de Março, terça-feira, da série da RTP2 Anatomia de Grey registou o máximo da temporada com 3.7% de audiência média (353,3 mil espectadores) e 11.9% de share de audiência. Esta marca colocou o programa no topo da tabela dos mais vistos no canal nesse dia. Os 10 episódios transmitidos este ano de Anatomia de Grey registam 2.8% de audiência média e 8.4% de share de audiência.

... Jornal da Noite obteve máximo de audiência?
O Jornal da Noite, que a SIC emitiu no domingo 22 de Março, registou o máximo da temporada, com 13.7% de audiência média e 33.3% de share de audiência. O programa alcançou o primeiro lugar na tabela de audiência desse dia, tendo sido o programa mais visto. As 80 emissões de 2009 do Jornal da Noite registam, até ao momento, 10.8% de audiência e 26.2% de share de audiência.



Notícias - Morangos criticados

Sexo, drogas e marginalidade foram temas abordados na quinta temporada de ‘Morangos com Açúcar’, série exibida pela TVI, e que foram alvo de críticas na conferência ‘A Televisão e as Crianças’, ontem promovida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. O órgão regulador dos media recebeu dez queixas sobre o conteúdo do formato juvenil da TVI.

O psicólogo Eduardo Sá considera que a sexualidade é uma questão de saúde pública e lamenta que as televisões tratem os telespectadores como "atrasados mentais".

"Os adolescentes separam muito bem as questões do sexo. Adorava que vissem a sexualidade como uma relação amorosa. Mas as coisas não se passam a esse nível. Às sextas-feiras e sábados à noite há uma patologia muito atípica de dores de cabeça", salienta o psicólogo.

Paulo Soares, director de conteúdos programáticos da TVI, defendeu a série, que já vai no sexto ano. "Os ‘Morangos’ são o produto mais estudado do ponto de vista qualitativo e fazê-mo-lo três vezes por ano. Temos telespectadores que se queixam por haver uma grande distância entre a realidade e a ficção e contam-nos que nas escolas que frequentam vão mais longe", refere.

Fonte: Correio da Manhã