5 de setembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Após a sua estreia no ano passado, e para além dos apresentadores habituais (Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes), já passaram pelo "Companhia das Manhãs", Vanessa Oliveira, Liliana Campos e Nuno Graciano na apresentação. Os resultados foram e continuam a ser bastante prejudiciais para a SIC e sem fazerem frente à concorrência. Desde que se iniciou o verão o programa tem menos quase 1 hora de duração do que "Verão Total" e "Você na TV" o que teoricamente era mais fácil para conquistar melhores resultados. Com a saída de cena de Rita Ferro Rodrigues, a luta fica pior, mas têm um pequeno trunfo chamado Hernâni Carvalho.

Joana Cruz e Diogo Abreu são os vencedores de "À Procura do Sonho - Face Model Of The Year"
















Bastou hora e meia de emissão, para se divulgarem os novos modelos agenciados por Fátima Lopes. Diogo Abreu, de 16 anos, e Joana Cruz, um ano mais nova, foram os felizardos da noite, tendo brilhado e captado mais elogios por parte dos jurados, em comparação com os restantes concorrentes.
De referir igualmente que, no sexo masculino, Miguel Guerreiro e Renato Seabra completaram o top três da final do programa. Em relação ao sexo feminino, Inês Junqueira e Diana Vinha conseguiram chegar ao último desafio de À Procura do Sonho.

É caso para dizer que a ingenuidade dos mais novos, acabou por vencer a experiência dos mais velhos!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
André Cerqueira, enquanto director de programas, decidiu apostar num enlatado na gaveta da TVI e transmiti-lo no período late-night, após a transmissão das novelas. E se começou por ser uma aposta de quinta-feira, esta semana alargou-se a todos os dias e com resultados muito satisfatórios. "O Prédio do Vasco", programa de anedotas de fraca qualidade, conseguiu após as 24h20, share na volta dos 30% e conquistar mais espectadores que por exemplo "Passione" na SIC que começa por volta das 23h40. Se é para continuar a aposta, não sei, mas que resultou lá isso resultou.

André Saraiva diz adeus a "Projecto Moda"

Andr_Saraiva

Terminou à instantes mais um episódio da versão portuguesa de Project Runway. Com um desafio de equipa, as criações dividiram os jurados. Não houve apenas elogios para uma única peça, o que deixa transparecer o cansaço que já está presente em cada um dos concorrentes.

Ainda assim um deles teve que dizer adeus ao sonho de se tornar no melhor desginer. E, tendo em conta também o percurso anterior, André Saraiva acabou por ser o candidato expulso. Pedro Reis voltou a vencer mais um desafio.


Para a semana há mais e serão conhecidos os dois grandes finalistas de Projecto Moda!

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite. Depois de conhecidas as três primeiras escolhas no "Melhor & Pior da Semana" durante a manhã, fique com as últimas escolhas entre as 22h e as 24h.
Pior da Semana RTP1
No âmbito das suas repetições de verão, a RTP1 decidiu voltar a transmitir, em blocos de dois episódios e após as 23h a série de grande qualidade "O Dia do Regicídio". A aposta não poderia ter sido tão desastrosa. A verdade é que a série nem 200 mil espectadores conquistou (à mesma hora até a RTP2 tinha mais audiência). E se falarmos em quota de espectadores, esta ficou bem abaixo dos 10%, enquanto que por exemplo a TVI fazia mais de 40%. Não fosse a série, a RTP1 teria uma semana mais positiva. Esperam-se melhores resultados das 4 mini-séries a estrear para o centenário da República.

O Protagonista

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista.
Se na semana passada Manuela Moura Guedes ocupava a cadeira de destaque desta rubrica, neste domingo é Carlos Cruz que lá está sentado.


Com o processo Casa Pia, o ex-apresentador de televisão foi falado, comentado, debatido e julgado. É impossível não considerarmos ter sido a pessoa que mais protagonismo deteve esta semana. Independentemente dos motivos que o levaram a ser noticiado, a verdade é que esteve envolvido num dos casos mas morosos da justiça portuguesa.
Não vou falar nesta rubrica de quem é culpado do quê, ou de quem fez o quê. Vou apenas relatar factos, dos quais tenho a certeza serem reais. Actualmente, são as cunhas e os amigos dos amigos que fazem a justiça do nosso país. São estes que ultrapassam a força das leis, e corrompem a nossa pátria. Basta estar dentro de um processo que envolva advogados e tribunais, para chegar a esta conclusão. Afirmo-o por experiência própria.
Logo, quando alguém defende que é possível que um indivíduo pague a uma criança para ela prejudicar um arguido, eu só tenho que acreditar. Já sei como funciona o sistema. E isso pode ser provado pelo vídeo que Carlos Cruz divulgou para demonstrar a sua inocência. Nele, encontramos várias incongruências que apenas vêem demonstrar que algo não bate certo. Alterações numa casa que não foi modificada. Afirmações de jovens bastante duvidosas.
No mínimo, estranho.



Não quero com isto defender a inocência ou culpa de Carlos Cruz, mas sim demonstrar que com dinheiro e relações de confiança se pode corromper a justiça. Não sei se o apresentador de 1,2,3 violou ou forçou crianças a terem práticas sexuais com ele ou com outros. É impossível ter a certeza disso. Segundo o que sei, e pelo que um dos primeiros advogados deste processo me confessou, existem muitas coisas que ainda não vieram a público. Coisas horríveis. Logo, muito do que foi feito nunca se saberá. Infelizmente.

Depois da decisão final sobre os crimes que cada arguido cometeu, inicia-se a fase dos recursos, significando isto um continuar do processo Casa Pia.
Se para algumas das vítimas, o julgamento de sexta-feira foi uma luz ao fundo do túnel, para outras ela não chegou para acalmar a revolta que as tortura. há anos. É de facto uma situação muito complicada, que um ser humano que nunca tenha sofrido na pele abusos sexuais possa comentar. As palavras não chegam para descrever o sofrimento de menores a serem violados.

De referir por isso um aspecto que devemos aprender com este processo, relacionado com o facto de não podermos ter em conta aquilo que os arguidos já foram, o que fizeram, o que demonstraram ser. Só uma pessoa sem escrúpulos, e com sérios problemas mentais, poderia abusar de crianças.
Refiro isto porque muitas das pessoas são capazes de afirmar que Hugo Marçal e Ferreira Diniz são culpados, mas duvidar da culpa de Carlos Cruz por ter sido um senhor da televisão. Obviamente que cada um pensa o que quer, no entanto já não seria a primeira vez que se encontrava na vida humana um "Aníbal mil caras".

O que desejo a todo este processo vem do fundo do coração. Espero que a verdade venha ao de cima, que os corruptos sejam descobertos, os criminosos condenados e as verdadeiras vítimas ouvidas pela justiça. Já chega de tentarem calar a boca daqueles que realmente sofreram.

Fecho


Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha O Protagonista da semana. Passado uma hora não perca o reste da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Bons e maus momentos

1. Bons e maus momentos marcaram a cobertura dedicada pelos diferentes canais à leitura da sentença do processo Casa Pia. No fim, as contas que interessam, para a TV como para os jornais ou as rádios, é que a verdadeira rentrée foi vivida ali, a partir do Campus de Justiça. Ao pé disto, nem o centenário da República, nem o campeonato de futebol, nem (muito menos) as eleições para a Presidência terão expressão. Esperemos a continuação da saga.


2. Está confirmado: Sinais de Fogo foi um fracasso. Na forma, no conteúdo, nas audiências e, naturalmente, na longevidade também. Miguel Sousa Tavares volta agora ao comentário, abandonando de novo o jornalismo tradicional. É tudo o que tem a fazer. Há caminhos que não têm regresso.


3. Excelente ideia, a da RTP2: recriar a vida das crianças em 1910, com República das Perguntas. E, no entanto, o problema mantém-se: como será a direcção de actores? Serão capazes, os miúdos recrutados, de transportar-nos para o início do século passado ou, pelo contrário, parecerão apenas mais uma série de cachopos do século XXI a fingir que estão em 1910, num intervalo dos seus jogos de vídeo, dos seus chats de Internet e das suas tardes a ouvir os Gorillaz no iPod?


4. Diz Fernanda Serrano que ser vilã "é muito mais interessante". Repete Sara Barradas que está a adorar fazer de vilã noutra telenovela. Confirma-se: esta gente não tem sequer uma ideia de qual o primeiro desafio da representação: a interpretação de emoções, muito mais do que a construção de um boneco. Estamos nos domínios do teatro de marionetas, não mais - e dizê-lo já é insultar o teatro de marionetas, que não o merece.

Esta noite..


... descubra qual O Protagonista da semana! Às 21:00.

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde e bem-vindo ao Epísodio Seguinte - Morangos com Açúcar desta semana!

Leo magoa-se no pulso

Fábio diz a André que a relação dele com Nuno acabou pois não tem notícias do namorado. André não sabe o que dizer ao amigo.
Fábio liga a Nuno mas este tem o telemóvel desligado. Furioso, atira o telemóvel e acerta no pulso de Leo. Jorge entra em pânico, pois o baterista poderá não conseguir participar no concerto do dia seguinte e, se isso acontecer, vão ter de pagar uma indemnização.

Leo passa a noite em casa de Papoila e Paula cede-lhe a sua cama para que este fique mais confortável, dormindo no sofá. Mariana ajuda Leo a vestir o pijama e este convida-a para dormir com ele na mesma cama. No dia seguinte, Leo acorda e vê que não está melhor do pulso. Jorge avisa-o de que, se ele não puder tocar vai ter de pagar uma indemnização de 2 500€. Triste, decide então que é melhor vender a sua bateria para pagar a dívida.
.
.
Célia parte para os EUA

Célia diz a Linda que no próximo ano não vai estar na escola, pois vai dar aulas para Nova Iorque. Linda fica surpreendida mas deseja felicidades à professora, agradecendo a sua presença na escola.

CURTAS:
- Isabel revela que é Shimie
- Carmo é convidada pelo padeiro para tomar café

.
Quiosque: Mariana

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A série juvenil da SIC esta semana esteve em alta. É certo que não faz frente à novela da TVI, e fica um pouco atrás de "Quem Quer Ser Milionário" na RTP1, mas "Lua Vermelha" conseguiu ao longo da semana alcançar cerca de quase 900 mil espectadores e uma média de share superior ao que a estação conseguia no diário total. Após a rentrée no dia 13 de Setembro, Nuno Santos irá manter "Lua Vermelha" em horário nobre ou vai empurrá-la para mais um "novo" horário, depois de ser o tapa-buraco que "Salve-se Quem Puder" se tornou em horário nobre?

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
É sabido que o "Jornal da Uma" ao fim de semana não faz frente à concorrência, mas recuperava durante a semana e tinha conquistado o segundo lugar neste horário. Mas isso foi antes da época estival. Após o início do verão o noticiário das 13h da TVI perdeu muito terreno para a concorrência. Esta semana isso foi notório. Com uma média de cerca de 500 mil espectadores, a SIC conseguue mais 100 mil e a RTP1 mais 300 mil, o "Jornal da Uma" teve uma média de share na casa dos 21%, estragando em muito a média diária da TVI, que sai prejudicada por este bloco informativo.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Fique connosco entre as 10h e as 12h e conheça as primeiras escolhas.
Melhor da RTP1
"Verão Total" é pelo terceiro ano consecutivo uma aposta da RTP1 para o day time e é sem dúvida uma aposta ganha, depois de no ano passado ter a concorrência de "SIC ao Vivo". Para além das caras habituais dos programas da manhã e da tarde do canal do estado, José Fragoso também decidiu apostar em caras menos conhecidas como Joana Teles e Diamantina. Esta semana no período da manhã, "Verão Total" liderou sobre a concorrência e na passada quinta-feira empurrou "Companhia das Manhãs" e "Você na TV" para valores abaixo dos 20% de share. Depois do fim deste programa a RTP1 já prepara uma "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" renovados.