5 de setembro de 2010

O Protagonista

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista.
Se na semana passada Manuela Moura Guedes ocupava a cadeira de destaque desta rubrica, neste domingo é Carlos Cruz que lá está sentado.


Com o processo Casa Pia, o ex-apresentador de televisão foi falado, comentado, debatido e julgado. É impossível não considerarmos ter sido a pessoa que mais protagonismo deteve esta semana. Independentemente dos motivos que o levaram a ser noticiado, a verdade é que esteve envolvido num dos casos mas morosos da justiça portuguesa.
Não vou falar nesta rubrica de quem é culpado do quê, ou de quem fez o quê. Vou apenas relatar factos, dos quais tenho a certeza serem reais. Actualmente, são as cunhas e os amigos dos amigos que fazem a justiça do nosso país. São estes que ultrapassam a força das leis, e corrompem a nossa pátria. Basta estar dentro de um processo que envolva advogados e tribunais, para chegar a esta conclusão. Afirmo-o por experiência própria.
Logo, quando alguém defende que é possível que um indivíduo pague a uma criança para ela prejudicar um arguido, eu só tenho que acreditar. Já sei como funciona o sistema. E isso pode ser provado pelo vídeo que Carlos Cruz divulgou para demonstrar a sua inocência. Nele, encontramos várias incongruências que apenas vêem demonstrar que algo não bate certo. Alterações numa casa que não foi modificada. Afirmações de jovens bastante duvidosas.
No mínimo, estranho.



Não quero com isto defender a inocência ou culpa de Carlos Cruz, mas sim demonstrar que com dinheiro e relações de confiança se pode corromper a justiça. Não sei se o apresentador de 1,2,3 violou ou forçou crianças a terem práticas sexuais com ele ou com outros. É impossível ter a certeza disso. Segundo o que sei, e pelo que um dos primeiros advogados deste processo me confessou, existem muitas coisas que ainda não vieram a público. Coisas horríveis. Logo, muito do que foi feito nunca se saberá. Infelizmente.

Depois da decisão final sobre os crimes que cada arguido cometeu, inicia-se a fase dos recursos, significando isto um continuar do processo Casa Pia.
Se para algumas das vítimas, o julgamento de sexta-feira foi uma luz ao fundo do túnel, para outras ela não chegou para acalmar a revolta que as tortura. há anos. É de facto uma situação muito complicada, que um ser humano que nunca tenha sofrido na pele abusos sexuais possa comentar. As palavras não chegam para descrever o sofrimento de menores a serem violados.

De referir por isso um aspecto que devemos aprender com este processo, relacionado com o facto de não podermos ter em conta aquilo que os arguidos já foram, o que fizeram, o que demonstraram ser. Só uma pessoa sem escrúpulos, e com sérios problemas mentais, poderia abusar de crianças.
Refiro isto porque muitas das pessoas são capazes de afirmar que Hugo Marçal e Ferreira Diniz são culpados, mas duvidar da culpa de Carlos Cruz por ter sido um senhor da televisão. Obviamente que cada um pensa o que quer, no entanto já não seria a primeira vez que se encontrava na vida humana um "Aníbal mil caras".

O que desejo a todo este processo vem do fundo do coração. Espero que a verdade venha ao de cima, que os corruptos sejam descobertos, os criminosos condenados e as verdadeiras vítimas ouvidas pela justiça. Já chega de tentarem calar a boca daqueles que realmente sofreram.

Nenhum comentário: