29 de maio de 2011

O Protagonista



Muito boa noite. Em mais um domingo, "O Protagonista" não o deixa de fora! Hoje, os "Globos" estão em destaque, com a décima XVI Gala deste certame. Ao fim de dezasseis anos, será que o objectivo central do evento que reconhece o talento nas principais áreas da sociedade registou algumas alterações? Terá ele o objectivo principal da primeira edição? 
Tudo isto, e muito mais, no "Protagonista" desta semana! 



Já passaram dezasseis anos desde que se apostou na primeira Gala dos "Globos de Ouro". Em parceria com a revista Caras e com outras tantas marcas, o tão conhecido evento promovido pela estação de Carnaxide tem ganho um grande destaque ao nível comercial. Por outras palavras, e apesar de se reconhecer o talento nacional, a dedicação de tantos profissionais às várias áreas da sociedade, o interesse em captar audiências, em fazer "vender" as parcerias, acabou, a meu ver, por sobrepor-se aos valores inicialmente estipulados.
Nesse sentido, temos como prova deste facto a constante "Passadeira Vermelha" que antecede a gala propriamente dita. Mais importante do que as homenagens, o trabalho produzido durante um ano inteiro, está o glamour demonstrado pelas jóias, pelos vestidos, pelos sapatos, pelas malas, no fundo, pelo status que cada convidado tem na sociedade. Aposto mesmo que, na maioria dos casos, poucos são os que conhecem os nomeados, a razão pela qual estes podem levar um galardão para casa, e quais os marcos mais importantes duas suas carreiras. Assim, existe de certo uma maior preocupação em construir uma imagem perfeita, do que em pesquisar alguns dos trabalhos das verdadeiras estrelas da noite.




Infelizmente, este é o resultado de uma sociedade demasiada dedicada à imagem, ao físico, ao sentimento de se estar bem perante os outros. O reconhecimento do talento acaba assim por ficar para segundo plano na mente dos convidados, assim como dos próprios apresentadores e profissionais da estação de Carnaxide. Vejamos, por exemplo, o conteúdo da rubrica de Carolina Patrocínio em "Fama Show": qual o vestido a escolher para a noite deste domingo? Objectivo: visitar uma loja de marca, cara por sinal, e dar uma imagem de beleza, de elegância, sensualidade, e mais adjectivos que tenham em conta a exuberância.
Sou da opinião que a imagem é importante, sem dúvida. No entanto, não pode ser colocada no mesmo patamar que o do conhecimento dos feitos dos homenageados da noite. 




O próprio facto de Júlia Pinheiro estar presente nesta gala não merece uma certa atenção? Uma das melhores apresentadoras nacionais, se não a melhor, vai estar sentada na primeira fila e, pelo que sei, poucos falaram dela nos últimos tempos. Com uma família SIC tão grande, o que tenho reparado em relação a esta "XVI Gala dos Globos de Ouro" tem sido, essencialmente, a imagem, a produção para o evento.
Por outro lado, os próprios nomeados para a categoria "Revelação" demonstram alguma falta de coesão. A que propósito Rui Porto Nunes se destacou no último ano? Sim, foi o protagonista de uma série que de horário nobre passou, inesperadamente, para as manhãs de fim-de-semana e, mais tarde, foi aposta da SIC Radical para a apresentação de "Curto-Circuito". Mas, até que ponto é que podemos denominar este percurso como uma "Revelação"? Confesso que concordo com a nomeação de Joana Santos, André Villas Boas e Aurea! Contudo, a aposta no namorado de Vanessa Oliveira nesta categoria apenas me transparece uma tentativa de fazer "vender o peixe de casa", promovendo uma espécie de "talento".




Por fim, não esqueço Bárbara Guimarães. Mais uma vez será a mulher de Manuel Maria Carrilho a anfitriã deste certame e, novamente, os estilista irão adornar o seu corpo com os melhores tecidos de alta costura.
Ao fim e ao cabo, é isto que vende. As pessoas querem ver o que os outros trazem vestido, mesmo sabendo que as roupas serão devolvidas às respectivas marcas quando regressarem a casa. É o poder da imagem, o poder da futilidade. O que pergunto é se esse será o objectivo dos "Globos de Ouro", mesmo sabendo que existe uma associação a uma revista do social. A minha resposta é, obviamente, negativa, e a sua?

12 comentários:

TVI Blog disse...

Isto tudo foi o que eu sempre disse acerta dos Globos de Ouro Diogo, que eram simplesmente uma gala de futilidade, em que se estendia a passadeira vermelha para as estrelas brilharem, e eles se intitularem de 'Gala do Ano', como se fosse.

É por estas, e mais algumas razões que eu não vejo os Globos de Ouro.

Luís Fernandes disse...

Os globos de ouro deixaram de ter brilho quando eliminaram a categoria de televisão.

Eu não concordo de todo, mas o que tenho a certeza é: o que faz aí o Rui? Não fez nada de magnifico a não ser tornar-se um vampiro em uma série e subir um nivel na carreira. Existem outros que merecem muito mais a atenção

Ana Cláudia Oliveira disse...

Eu nem com a Joana Santos concordo, quem me surpreendeu foram os actores: o que faz de César na novela Laços de Sangue(que me surpreendeu na sitcom Aqui Não Há Quem Viva), e aquela rapariga que entrou nos morangos com açúcar e agora está a fazer de vendedora no mercado da ribeira, também na novela Laços de Sangue.
Lá por terem papéis secundários, não quer dizer que não sejam também importantes.

Anônimo disse...

Os Globos de Ouro já não são o que eram, agora não passam de uma PALHAÇADA!

Sara disse...

Também concordo que os globos de ouro se transformaram numa palhaçada começando na passadeira vermelha e acabando em alguns convidados. Costumam ver-se entre os convidados dos globos de ouro pessoas dos meios do desporto, música, cinema, teatro, moda, entre outros, o que até aqui se justifica perfeitamente, uma vez que são pessoas que de uma forma ou de outra contribuem para a sociedade. Mas há outras pessoas cuja presença é uma prova real da palhaçada que os globos de ouro se transformaram. O que fazem Paula Bobone, Lili Caneças e José Castelo Branco entre os convidados? Qual é o contributo que dão para a música desporto teatro, etc? Nunhum. A única coisa que fazem é enfeitar as capas das revistas cor-de-rosa que existem em Portugal.

Sara disse...

Ainda falando nos convidados, Porque não estão presentes bons actores como Virgilio Castelo, Mafalda Luís de Castro, etc? Porque trabalham numa outra estão de televisão? O mesmo se passa com alguns bons apresentadores como Manuel Luis Goucha e os locutores de "5 para a meia noite". enfim, nem vale a pena dizer mais nada porque já se sabe que os globos de ouro já não irão passar de um "show de futilidade".

Maria A. disse...

Que programa fantástico! Adorei Os Globos de Ouro!

Boa actuação dos elementos de «Portugal Tem Talento», que contribuíram para o glamour do programa!
Divertida a actuação dos entertainers da SIC, a imitar os concorrentes de «Peso Pesado», com os treinadores Rui e Sara a puxar por eles!

Boa contribuição para o humor do João Ricardo e da Custódia Gallego!
Cenário fantástico!

Grande glamour também nos modelos de estilistas, que abrilhantaram o programa!
Também não sei se o Rui merecia ser nomeado como «revelação»
Quanto à Joana Santos...nem tenho dúvidas!Belo papel como vilã de «Laços de Sangue»!

Perante um programa assim, que merece bem o título de Gala do Ano, e em que foram distinguidas várias formas de arte, como a moda, o desporto, a música, o cinema, o teatro...acho que «Perdidos», ou melhor, o programa do Castelo Branco, ficou sem qualquer interesse!

Até porque o Castelo Branco também lá estava nos Globos de Ouro! Mas apenas por 2 vezes a objectiva o focou muito rapidamente, sem qualquer destaque por parte da SIC!

Como serão as audiências dos 2 programas?

Apelo para a publicação do post!
Obrigada!

Anônimo disse...

Estes Globos de Ouro estão a Anos Luz do brilho, da importância, da dignidade e do glamour daqueles que fizeram parte dos anos de Ouro da Sic, quando eram apresentados pelo Herman José.
Tudo muito pobre; as grandes estrelas estiveram simplesmente ausentes do evento e se aqueles que trabalham na TVI naturalmente se abstiveram de marcar presença o que dizer da ausência de figuras tão importantes como o próprio Herman, o João Baião, a Tânia Ribas de Oliveira, a Maria Vieira, a Maria Rueff, a Ana Bola, o Joaquim Monchique, o Manuel Marques, a Marina Mota, o Carlos Cunha, o Fernando Mendes, o José Rodrigues dos Santos, o Jorge Gabriel, o Malato, o Bruno Nogueira, o Rui Unas, etc, etc, etc...
E a Júlia Pinheiro, coitada, parecia uma palhaça pobrezinha no meio daquilo tudo, completamente desprezada e ignorada depois dos sucessivos fiascos na sic.
Lia-se na cara dos actores brasileiros que participam em Araguaia, a constatação de que estavam para ali no meio duma coisa amadora e sem classe, muito distante da qualidade e do glamour das festas televisivas da Globo.
E o que dizer da maior estrela internacional da sic e do país - Ricardo Pereira - empurrado para um lugar secundário, apresentando nulidades, ele que devia ser um dos maiores destaques da estação???
E o que dizer da ausência de Maria Vieira, Marina Mota e Paulo Rocha, recentemente contratados pela Globo, a estação que mantém uma importante parceria com a sic???
Enfim, infelizmente, as coisas continuam a não funcionar lá muito bem para os lados de Carnaxide...

Anônimo disse...

é chato os globos de ouro nao darem na tvi xD ... se desse na tvi ja era uma grande gala, a gala do ano mas como e na sic ja nao presta ... a gala e da sic portanto faz dela o que quiser... quem quiser ve a gala quem nao quiser ver muda de canal é facil xD

Anônimo disse...

Digam o que quiserem dos "Globos de Ouro" mas continuam a ser a melhor gala de todas e são sim A GALA DO ANO e ontem lideraram com quase 50% de share.

Anônimo disse...

São 1 palhaçada mas todos os anos são o programa mais visto do dia!

Os Globos de Ouro já são 1 marca portuguesa e eu adoro ver! das galas que se fazem em televisão, é a única que se preza pelo bom gosto e que consigo ver!

Ao menos a SIC dedica-se a passar algo de interessante enquanto que a TVI no mesmo horário me exibia aquele programa horrível das tribos que já mete nojo e não tem interessa a ninguém! aquilo ali é o cocó do cavalo do bandido!!! MEDONHO!!!

Anônimo disse...

Maria não consegue fazer um comentário sem atacar a tvi?

Maria eu próprio que adoro ver perdidos na tribo ontem a noite preferi ver os globos de ouro, porque e um acontecimento importante que vejo todos os anos e perfeitamente normal perdidos na tribo perder!