26 de abril de 2009

O Melhor & Pior da semana (Sic)


Esta semana a Sic é o canal analisado. O sinal verde vai para Aqui&Agora que começa a dar frutos. Esta quinta-feira foi o programa mais visto da Sic, ocupando o quinto lugar do top5 dos mais vistos do dia. Obteve 9,2% de ratio e 23,6% de share. De referir que no programa anterior a este tinha conseguido 10,3% de ratio e 24,4% de share.

Quanto a Atreve-te a Cantar, apesar de ter subido desde o último sábado (21,4% de share contra 19,1%), continua longe dos bons resultados anteriormente obtidos.

Notícias

RtpN acusa a Zon de querer destruir o canal

Alteração na frequência e saída do pacote mais barato baixaram audiência

A RTPN considera-se "altamente" prejudicada com as alterações que a Zon TV Cabo introduziu na programação e com a saída do canal do pacote básico da operadora. A Zon afirmou que defendeu o "interesse" dos clientes".

O director de programas da RTPN, José Alberto Lemos, não esconde a sua indignação e afirma tratar-se de uma "situação escandalosa" e que a Zon TV Cabo "está a destruir o canal".

Entre outras alterações, a operadora "retirou a RTPN do pacote "selecção", ou seja, o mais barato". "Não se consegue entender. Saímos nós e entrou a TVI24.

O problema é que nos 23 canais daquele pacote estão dois de testes, um de televendas, um de programação e a RTP Memória e RTP África, que têm shares inferiores ao nosso", destacou José Alberto Lemos.

O responsável da RTPN, que desconhece quantos lares têm o pacote "selecção", mostrou-se convicto de que "a crise económica levará muitos clientes a optar por aquela solução e não poderão ver a RTPN".

A Zon TV Cabo, por outro lado, alterou a frequência da RTPN e trocou a sua posição na grelha de canais. "Alegando razões técnicas, mudaram as frequências da RTPN. Não entendo porquê nós, mas acreditemos que se tratou de uma questão técnica.

Já entendo menos que tenhamos passado do sétimo lugar na grelha da programação para o 36.º , por troca com o TV5 Monde", afirmou, ao JN, José Alberto Lemos.

O director da RTPN reconhece que, para quem tem acesso digital ("power-box"), a alteração não trará grandes problemas. "Mas cerca de metade dos clientes terá de sintonizar manualmente os canais", referiu.

Para provar que a alteração prejudicou a RTPN, José Alberto Lemos apontou o share do canal no Grande Porto no dia em que a mudança de frequência ocorreu nas zonas da Boavista e Lapa (Porto), Gaia e Senhora da Hora (Matosinhos), na passada quarta-feira. "Tivemos o share mais baixo da nossa história, com 0,5%, quando no dia anterior tínhamos tido 4,9%", revelou José Alberto Lemos.

O director de programas da RTPN revelou que este factos "já foram comunicados à Administração da RTP e já foram pedidas explicações à Zon".

Jorge Graça, director de conteúdos da Zon, estranhou as acusações e garantiu que a RTPN "nunca pertenceu ao pacote selecção".

"A escolha dos canais incluídos no pacote selecção é uma decisão exclusivamente nossa e fruto da avaliação dos melhores interesses dos nossos clientes. Todos os canais que nele não estão incluídos podem usar argumentos semelhantes aos da RTPN", acrescentou, em declarações Lusa.

Jorge Graça referiu que o "selecção" precisava de "reforços com conteúdos como os da TVI 24. Não há qualquer segundo sentido na sua inclusão".

O responsável justificou as mudanças de lugar e de frequência devido à necessidade de "arrumar o espectro da grelha. É uma questão meramente técnica que visa apenas melhorar a qualidade do serviço prestado".

Jorge Graça lembrou que a posição da RTPN não mudou na TV Cabo digital, que "corresponde a mais de metade dos clientes da Zon".

Fonte: Jornal de Notícias

Análise das audiências de sexta e sábado

Durante estes dois dias em análise a Tvi voltou a vencer, apesar de no Sábado o dia ter sido mais equilibrado entre os três canais generalistas.

Começando por sexta-feira, que ficou marcada por uma programação diferente na Sic com o dia dos Heróis e com um debate sobre a Europa e por um concerto de baixo de água na Tvi há muito que analisar. Quanto aos dois programas da estação de Carnaxide referidos, ambos fizeram maus resultados. Enquanto o Dia dos Heróis fez 3,1% de ratio e 20,7% de share, o Debate Europa não passou dos 6,5% de ratio e 15,9% de share. Obviamente que tendo em conta estes dois programas o restante dis da Sic foi desastroso.

Quanto à Rtp1, é de salientar o bom resultado de Pai à Força que foi o programa mais visto da estação pública na sexta-feira. Mais de um milhão de pessoa seguiram esta série.

Apesar desta boa audiência, a mesma não se pode dizer do filme as Ilhas Desconhecidas que não passou dos 8% de share.

Na Tvi era certo que o Jornal Nacional de 6ª feira fosse o mais visto. Com a polémica Tvi versus José Socrates, o noticiário conduzido por Manuela Moura Guedes começa a chegar cada vez a mais pessoas. Nesta sexta-feira atingiu os 14,7% de ratio e 40% de share. Obviamente que foi o jornal mais visto.


Quanto ao concerto Espelho de Água (duas músicas!!!) conseguiu 16,9% de ratio e 40,5% de share.

Quanto a Sábado a Tvi voltou a ganhar como já referi. No entanto a distância encurtou-se o que se deve em parte ao mau resultado do filme Escola para Totós que não passou dos 20% de share. À mesma hora a Sic transmitia 007 Casino Royale, tendo assim conseguido a liderança do fim de tarde com uns cofortáveis 30,4% de share. A Rtp1 passava a partir das 19 horas Vila Faia que obteve igualmente um bom resultado 8,5% de ratio e 29,3% de share.


No que toca aos noticiários o Telejornal foi o mais visto (10,5% de ratio e 31,9% de share), seguido o Jornal da Noite (9,4% de ratio e 28,2% de share) e por fim o Jornal Nacional (9,2% de ratio e 27,7% de share).



O programa Tá a Gravar coneguiu 25,7% de share, e a novela Feitiço de Amor - o programa mais visto do dia - chegou aos 16% de ratio e 46,6% de share.


Na Rtp1 o programa Vozes que Abril abriu não passou dos 17,2% de share.