30 de abril de 2010

Os Escolhidos

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição dos Escolhidos. Já sabe.. à sexta-feira, pelas 21:00, você não pode faltar à saída da semana!

Na semana passada, Clara de Sousa e Pedro Pinto foram a votos. Passado oito dias, eis os resultados:

Clara de Sousa - 64%
Pedro Pinto - 36%

Depois de sabermos qual o concorrente que abandonou o concurso, apresentamos a tabela que mostra as audiências dos programas das personalidades ainda em jogo.

No campo negativo estão:
Pedro Pinto - Apesar do Jornal Nacional não ter ficado em terceiro lugar no geral esta semana, nos últimos oito dias o noticiário da TVI não venceu nenhuma noite. Tendo como base o resultado dos programas das outras personalidades, Pedro Pinto fica assim na berlinda quando se analisa os rating do seu Jornal.

Ricardo Pereira -
Super Miúdos tem vindo a ameaçar Perfeito Coração. Por exemplo, na terça-feira a novela da SIC foi ultrapassada pelo concurso da RTP1. Por outro lado, ambos os programas têm estado bastante próximos em termos de resultados. Ricardo Pereira tem visto assim que Perfeito Coração não tem ajudado a SIC na média de share diária. O que fazer?


Diamantina - Se na semana passada tinha estado em terreno positivo, nesta sexta-feira o mesmo não acontece. A apresentadora da estação pública viu o seu Portugal sem Fronteiras descer, e ficar à beira do terceiro lugar.


No campo positivo estão:

Judite de Sousa -
A jornalista da RTP1 pôde, esta semana, festejar a primeira do seu programa de reportagens sobre a concorrência. Vidas Contadas não só colocou Miguel Sousa Tavares a um canto, como venceu Repórter TVI. A verdade é que no que se mete, Judite de Sousa tem de vencer. Pode não ser à primeira, ou à segunda, mas uma coisa é certa: ela não se deixa ficar perante nenhum obstáculo.


Daniel Oliveira - Já se sabe que Alta Definição é um dos vencedores habituais de sábado. O que não é tão usual é que o programa de entrevistas de Daniel Oliveira fique perto das fasquia dos 40% de share. Totalmente imbatível, Alta Definição mereceu sem dúvida o troféu TV 7 Dias!

Nicolau Breyner -
O actor de Meu Amor, viu a sua novela ser o programa mais visto do dia, na maior parte da semana. Só por isso, Nicolau Breyner entra no campo positivo desta edição dos Escolhidos. Meu Amor continua a dar frutos à TVI, e dores de cabeça à RTP1 e SIC.


Depois de analisadas as audiências dos programas que estas seis personalidades representam, chegámos às seguintes conclusões:

Daniel Oliveira - Devido à liderança de Alta Definição, não pode ser nomeado para a semana.

Ricardo Pereira e Pedro Pinto - O actor da SIC e o pivô da TVI vão a votos esta semana.


Contamos consigo mais uma vez. Só um vai continuar, e é você que vai decidir! Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba quem sai e quem fica nos Escolhidos.

Serviço público

Calma, leitor. Não desista já de me ler. Não, não vou voltar àquele tema do serviço público de televisão, conceito vago e abrangente que ninguém é capaz de definir, apesar das várias tentativas nas últimas décadas.

O que eu sei é que a RTP, paga pelo dinheiro dos contribuintes, não é uma empresa de contas saudáveis mas, mesmo assim, gasta milhões de euros para concorrer com os canais privados para a aquisição dos jogos da Liga de futebol. A mesma empresa que, depois, já não parece achar interessante a final de uma competição europeia de futsal em que participa uma equipa portuguesa.

O que eu sei é que dez mil pessoas encheram por completo, no domingo, o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, viram o Benfica sagrar--se campeão europeu e o melhor que a generalidade dos portugueses conseguiu ver foi a transmissão do jogo na Eurosport com comentários em inglês feitos por um profissional que conhecia Eusébio mas que, naturalmente, não conhecia Jorge Jesus.

O que eu sei é que a Lei da Televisão definida pelo Estado contempla uma lista de dez eventos desportivos que obrigatoriamente têm de passar em sinal aberto, ou seja, na RTP, na SIC ou na TVI. Entre eles estão jogos da Selecção, final da Taça de Portugal, um jogo da Liga por jornada, um jogo da Liga Europa em que participem equipas portuguesas, a Volta a Portugal, provas de atletismo mundiais com atletas portugueses e competições internacionais com clubes portugueses.

De facto, a final da UEFA Futsal Cup não está na lista. Logo, ninguém pode acusar a RTP de não ter cumprido a Lei da Televisão. Mas podemos questionar a bondade das suas opções...

Joaquim Horta a caminho da SIC?


Depois de surgir a notícia de que estaria em negociações para ser o protagonista de Bem Me Quer Mal Me Quer, na qual faria par romântico com a personagem de Fernanda Serrano, a TV Guia desta semana revela que o actor poderá estar a caminho da SIC.

Joaquim Horta é nome mais desejado para protagonizar a substituta de Perfeito Coração, e Nuno Santos já se encontrou, inclusivamente, com o actor.

Conseguirá o director de programas da estação de Carnaxide convencer Joaquim Horta a mudar-se para a SIC? Ou o facto de voltar a trabalhar novamente com Rui Vilhena falará mais alto? Aguardam-se as próximas novidades.

"Quando o Telefone Toca" chega ao fim

Dois anos e meio depois de ter estreado, o programa das madrugadas da estação de Carnaxide chega hoje ao fim. Para tal, em estúdio estarão as três apresentadoras Patrícia Henrique, Raquel Henriques e Iva Lamarão, numa emissão especial que marcará o fim de um ciclo. Se as duas últimas duas entraram há pouco tempo, Patrícia integra a equipa desde o inicio, da qual faziam ainda parte Vanessa Palma e Quimbé.

Ao que tudo indica, não haverá nenhum substituto de Quando o Telefone Toca, devendo as madrugadas da SIC ficar entregues a uma série ou a filmes.


Quiosque: TV Guia

Esta noite..


Fique a par da personalidade que vai abandonar Os Escolhidos. Às 21:00!

"Mesmo a Tempo" continua em Maio


Apesar de os resultados audiométricos continuarem a ser baixos, o programa das noites de sábado continuará em antena durante o próximo mês. Inicialmente estavam previstas apenas duas a três emissões, mas o 24 Horas garante esta continuidade.

O jornal foi falar com o apresentador de Mesmo a Tempo que, contudo, ainda não confirma esta notícia. “Ficarei contente, porque isso quereria dizer que está a ser bom para a estação e isso é o que é mais importante”, começou por revelar, para depois confessar: “Não tem sido fácil. São muitos minutos seguidos em directo até ao intervalo. São cerca de 80 minutos. Obriga a uma grande concentração e energia”, concluiu Nuno Graciano, que ainda elogiou as suas companheiras, Carla Matadinho e Iva Lamarão.


Quiosque: 24 Horas

Fala-se 30/04/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se deste mês! Hoje as protagonistas são:


Teresa Peres

A talentosa apresentadora de Quem Quer Ganha está novamente grávida. Com três meses de gestação, Teresa Peres tem tido alguns enjoos e “desejos de coisas salgadas”. Ainda sem saber o sexo da criança, o certo é que o bebé trará a alegria à família, uma vez que há muito era desejado. Não só pelos “papás”, como pelo seu outro filho, o pequeno Rodrigo, de três anos. De realçar ainda o facto de a jovem ser casada com o jornalista da SIC Miguel Ribeiro.


Bárbara Guimarães

Grávida de quatro meses, a apresentadora prepara, a todo o gaz, a XV Gala dos Globos de Ouro. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a esposa de Manuel Maria Carrilho usará criações dos quatro estilistas nomeados para o prémio de melhor criador: Ana Salazar, Filipe Faísca, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Batista. Apenas este último nunca a vestiu. Na grande noite, a apresentadora estará muito elegante e com criações ousadas, apesar de nenhum dos quatro ter pensado ainda na indumentária que irá confeccionar.


Quiosque: 24 Horas

Rodrigo Hilbert em "Alta Definição"


Foi durante a passada semana que o actor brasileiro esteve no nosso país em gravações para a telenovela Viver a Vida. Este sábado, é ele o convidado de Daniel Oliveira.

Em Alta Definição, Rodrigo Hilbert vai falar de tudo um pouco, desde a carreira ao seu lado mais pessoal.

A não perder, logo após o Primeiro Jornal, na SIC.

Revista de Imprensa 30/04/2010


Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!

A Guerra de regresso


Depois de ter sido premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, a série de documentários está de volta à antena da RTP. Esta é a terceira e última temporada de A Guerra e será emitida em duas fases. Numa primeira irão para o ar seis episódios e, a partir de Outubro, serão transmitidos os restantes oito, tal como garantiu José Fragoso na apresentação.

Da autoria de Joaquim Furtado, pai da apresentadora Catarina Furtado e autor deste trabalho, A Guerra conta aquilo que se deu durante o período de 1969 a 1973. A estreia é já na próxima quarta-feira, pelas 21 horas, logo após o Telejornal.


Maternidades é a nova série da RTP



O formato série parece ser, efectivamente, a grande aposta da estação pública em termos de ficção. Depois de Cidade Despida, estão prestes a arrancar as gravações de Voo Directo.

Mas, a RTP não fica por aqui. Entre Junho e Julho será rodada uma outra produção, cujo título é Maternidades. A informação sobre esta trama ainda é escaca, mas já são conhecidos dois dos actores do seu elenco: Patrícia Bull e José Fidalgo. À semelhança de todas as outras, também esta será produzida pela SP Televisão.

Este é apenas mais um dos vários projectos que José Fragoso tem em mãos, podendo alguns deles ser vistos em televisão somente no próximo ano, tal como o próprio fez questão de sublinhar em declarações ao 24 Horas.


CITAÇÃO DO DIA:

“Já me apercebi que há pessoas que não vão com a minha cara, mas não penso nisso.”

Sofia Arruda


NÚMERO DO DIA:

30

Foi o total de bailarinos candidatos a Achas Que Sabes Dançar? que se lesionou no primeiro dia de provas da fase final do talent-show da SIC.



Quiosque: 24 Horas, ANA

Para lá das 24


Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24

Praça da Alegria, Companhia das Manhãs, Você na TV, Portugal no Coração, Vida Nova e As Tardes da Júlia. O que têm em comum estes três programas para além de serem os talk-shows do day time dos três principais canais televisivos? Muita coisa, claro está. Poderia falar-lhe dos apresentadores, dos estúdios, dos temas abordados ou de outra coisa, mas não. Vou abordar nesta crónica algo que, quanto a mim, é essencial num formato deste género: o público presente em estúdio.

Aparentemente, existem poucas diferenças. Se a RTP aposta num público “misto”, a TVI só tem senhoras na plateia. Já a estação de Carnaxide está no “meio termo”, uma vez que de manhã só tem elementos do sexo feminino e de tarde há senhoras e senhores. Uma coisa que, a meu ver, também é extremamente importante é a interacção entre os apresentadores e o público. E, neste campeonato, o Você na TV é claramente o líder.

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira sabem, inclusivamente, o nome de algumas das senhoras que os acompanham todos os dias. Vê-se que elas não estão ali a fazer nenhum favor, não estão apenas para ganhar dinheiro, como por vezes parece que é o que acontece em outros programas. Nas manhãs da TVI, chega até a haver iniciativas para o público, como uma que foi levada a cabo recentemente, em que as senhoras foram desafiadas a fazer algo com um novelo de lã oferecido por uma empresa têxtil. Foi uma festa vê-las mostrar as suas “obras”, como o são todas as emissões do programa.

É isto que faz falta a todos os outros talk-shows, se bem que em As Tardes da Júlia há algo semelhante, mas ainda assim, distante do Você na TV. Esta cumplicidade, esta interacção, permitem uma maior proximidade também com o telespectador, que faz com que este se sinta parte integrante da “família”. Até porque o espírito televisivo é esse mesmo. Os “papás” Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha estão de parabéns, porque o fazem melhor que ninguém!