5 de março de 2010

Salvador Sobral não participa em "Idolomania"


Ao contrário do inicialmente previsto, "Idolomania" não juntará os quinze finalistas do talent-show, uma vez que Salvador Sobral não vai participar "porque não", tal como o próprio revelou ao "24 Horas". A mãe do concorrente afirmou ainda que esta mudança nos planos se deve ao facto de o fillho ter que estudar para exames.

O referido jornal tentou ainda falar com os responsáveis pelo evento, mas nem Frederico Ferreira de Almeida, nem Manuel Moura dos Santos fizeram qualquer tipo de comentários. Esta notícia surge numa altura em que está prestes a arrancar a tão aguardada tournée, já no próximo dia 13, no Campo Pequeno, em Lisboa.

SÓ Séries

O SÓ Séries desta semana é assinado por mim, Diogo Santos. Começo esta rubrica com uma notícia de última hora. A The CW, renovou Smallville, para a décima temporada! A série conseguiu melhorar os resultados que a estação obtinha à sexta-feira, e garantiu assim mais uma season.

Deixando Smallville de lado, falo, esta semana, de Lost, cuja quinta temporada estreia na RTP1, sábado, pelas 15:39.
Comecei a ver esta série, há cerca de um ano. Adquiri a primeira temporada, e gostei. Não adorei, mas colou-me ao ecrã. Posteriormente, comprei a segunda temporada. Essa sim, me fez "viciar" nos Perdidos. Sem dúvida alguma que foi a partir dessa season, que percebi a excelente produção que a ABC tinha nas mãos.
Apesar de Lost ter várias histórias, na minha opinião, a segunda temporada é totalmente perceptível aos espectadores. O mesmo posso dizer da terceira, que mais uma vez me prendeu ao ecrã, vendo eu, vários episódios seguidos.


A partir daí, o meu gosto pela série foi decaindo. Passei a não entender determinadas "coisas", a esquecer determinados pormenores, e a não ter aquele "bichinho" de ver a série. Obviamente que, para quem é fã deste tipo de ficção, não é algo que gostemos de ver acontecer. Mas, por vezes, nada podemos fazer contra isso.

No entanto, mesmo sem o "vício" de ver os Lost, acompanhei a quarta e quinta temporadas. Nesta última, senti-me como que, obrigado a terminá-la, dada a confusão que se estava a desenrolar em toda a história. Apesar de não poder dizer que "não percebi nada", existiam tantos planos secundários, que, na minha pessoa, se tornava impossível perceber o principal.

Comparo, neste sentido, esta série, ao Sobrenatural, que depois das três primeiras temporadas espectaculares, se tornou numa autêntica desordem de histórias, perdendo a partir daí o interesse.

Se há coisa que não gosto de ver acontecer, é ser fã de uma série, que mais tarde deixa de ter interesse, ou que começa a ficar demasiado confusa. Não digo com isto que nunca mais vou ver os Lost ou o Supernatural. Vou ver sim, mas provavelmente a olhar para o relógio, a ver quanto tempo falta para o episódio acabar.

Não perca:

Estreia de Mágias da Gradeza, este sábado, às 20:05 (SET)

2ª temporada de 90210, dia 10 de Março, às 22:15(FOX Life)

Novos episódios de Doctor House, dia 8 de Março, às 21:30 (FOX)
Sextas sob Pressão, dia 31 de Março, às 18:50 (FOX Next)

Fecho

Boa noite. O Fecho desta noite incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o SÓ Séries entra em linha.


A rever: "Os Normais"

Rever Os Normais (TV Globo Portugal, vários horários) é confirmar o que já antes se percebia: que nunca se fez outra coisa assim nos domínios do humor em língua portuguesa - e que jamais a nossa televisão chegou sequer perto daquele resultado. Os dilemas são os de todos os dias, mas os diálogos são fulminantes. E os actores são magníficos, incluindo uma Fernanda Tor-res que transformou um corpo banal num novo paradigma de beleza e um Luiz Fernando Guimarães, que, sendo um notório gay, interpreta de forma exímia a figura do machão tropical, mimado, preguiçoso e resistente ao casamento.

É difícil escrever uma sitcom, como provam os muitos fracassos da TV americana, a maior referência no género. E porém, quando se trata de comparar Os Normais com tudo o que já se fez em Portugal, o que está em causa não é tanto a estrutura da narrativa quanto o tipo de humor. Porque também já produzimos coisas boas, inclusive algumas brilhantes (Her-man José e Gato Fedorento à cabeça). Mas fizemo-lo sempre com recurso ao hu-mor nonsense, nunca ao humor clássico. E este, encaremo-lo, é muito mais difícil de trabalhar. Porque não se trata de pegar no quotidiano e subverter as lógicas, mas de reeditá-las e, apesar disso, desconstruí-las de forma delirante.

Dizia Wittgenstein que o humor não é um estado de espírito, mas uma visão do mundo. A nossa tenta às vezes ser clássica, mas nesses casos revela-se sempre cliché, bidimensional e fundamentalmente ridícula - e só quando desata a partir cadeiras ganha um mínimo de graça. É uma limitação significativa. Quem nos disse que os portugueses eram pessoas com ironia bem nos enganou.

"Conta-me Histórias" na TVI


A estação de Queluz de Baixo vai apostar na sua informação. Depois da saída de Miguel Sousa Tavares do canal, e da possível transferência de Marcelo Rebelo de Sousa da RTP1 para a TVI, Júlio Magalhães vai lançar um novo espaço de reportagem, da autoria de Raquel Matos Cruz, José Gabriel Quaresma, Susana Bento Ramos e Susana Pinto.
Conta-me Histórias terá a duração de 30 minutos, sendo que o seu objectivo será retratar a vida de gente marcante. A sua estreia ainda não está defenida, mas há uma certeza: funcionará como um programa autónomo na grelha da TVI.


Fonte: Diário de Notícias

Hoje, às 21:00

Não perca!

Diana e Carlos em dueto!

É já na próxima segunda-feira que o terceiro e segundo classificados de "Ídolos" farão um dueto, na gala do "Prémio Mulher Activa", transmitido em directo pela SIC Mulher, a partir das 22 horas. Não perca!

Fala-se 05/03/2010

Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de lhe falar pela última vez esta semana. Hoje, as protagonistas são:
Sofia Alves
A actriz falou esta semana à revista CARA sobre a fase feliz que atravessa tanto a nível pessoal como profissional. Na entrevista, Sofia Alvez revelou o desejo de se unir pela igreja a Celso Cleto ainda este ano: "Vamos ver se conseguimos casar-nos até ao final do ano. É uma vontade que nós temos. Queremos fazer uma coisa íntima e, como católica que sou, é importante fazer o casamento pela Igreja. Vou levar um vestido de noiva, só não sei se será um modelo convencional, e vamos ter lua-de-mel. Agora temos de ver como vai ser, porque ainda temos a peça 'Sabina Freire' para estrear", disse.

Maria de Medeiros
De passagem pelo nosso país, a actriz aproveitou para matar saudades do pai, o maestro António Victorino d'Almeida, e da irmã, Inês de Medeiros. Ao 24 Horas, Maria de Medeiros não escondeu o orgulho por ver a irmã na política: "Estou cheia de admiração pela minha irmã, porque é preciso muito valor e muita coragem para se lançar assim na política"

2º aniversário dos magazines da SIC

Fama Show e Episódio Especial comemoram, esta semana, o 2º aniversário. Líderes no horário em que são exibidos (14:00 e 14:30, respectivamente), os magazines têm contríbuido positivamente para os bons resultados da SIC ao fim-de-semana.

Enquanto ao sábado, Sofia Cerveira e Ricardo Pereira (substituto de Miguel Domingues), dão as boas tardes aos portugueses, ao domingo, essa tarefa cabe a Liliana Campos, Vanessa Oliveira, Rita Andrade, Cláudia Borges e Andreia Rodrigues (no lugar de Orsi Feher).

Tanto Episódio Especial, como Fama Show são coordenados por Daniel Oliveira.
Tendo abandonado o Só Visto, da RTP1, o apresentador de Alta Definição passou a integrar a equipa de Carnaxide, a convite de Nuno Santos.

Relativamente ainda ao aniverário dos programas, esperam-se novidades, nomeadamente nos cenários, tal como refere Liliana Campos (Fama Show): "Vêm aí muitas novidades, no programa em si e nos cenários".

Audimetria - 04/03/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo, sem futebol, desceu aos 27,8% de share. Seguiu-se a RTP1, com 25,4%, e a SIC, que mais uma vez se ficou na casa dos 22 pontos.

O programa mais visto de ontem foi a novela Deixa que te Leve. Nesta quinta-feira, chegou aos 14,9% de rating e ultrapassou os 40% de share.
Às 20:00, o Telejornal foi o noticiário com maior audiência média. Ocupou o terceiro lugar no quadro dos programas mais vistos do dia.
De referir ainda a prestação da Grande Entrevista. Tendo à sua frente Mediana Carreira, o programa de Judite de Sousa, chegou aos 11,7% de rating e 28,9% de share. Uma boa recuperação, em comparação com a quinta-feira da semana passada.

Revista de Imprensa 05/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

"Vidas" começa segunda-feira
Tal como o Televisão - Opinião avançara em primeira mão, já está encontrado o substituto de "Notas Soltas de António Vitorino". Da responsabilidade de Judite Sousa, "Vidas" é um formato de reportagens sobre casos de vida, histórias de pessoas que viveram algo de marcante ou que se tornaram notícia por algum motivo especial. A não perder, já na próxima segunda-feira. Por definir encontra-se ainda o programa que substituirá "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa".

E as celebridades que acompanham Bárbara Guimarães são:
Já são conhecidos os participantes da emissão especial que a SIC está a preparar para o próximo domingo. Adelaide de Sousa, Ana Bola, Marta Crawford, Diogo Morgado, Olivier e Tim preparam-se para discutir alguns "mitos urbanos" e tentar concluir a sua veracidade. À frente de "Verdade ou Talvez Não" estará Bárbara Guimarães, acompanhada por António Feio e José Pedro Gomes.

Formato inovador poderá chegar à SIC
Luís Proença, subdirector de programas da SIC, regressou recentemente da Argentina, onde esteve a acompanhar as gravações de "XXS". Durante esse período, o responsável assistiu à construção do cenário de um novo formato: "101 Maneiras de Deixar um Concurso de Televisão". Apesar de não confirmar o interesse da estação de Carnaxide no programa, Luís Proença disse ao "24 Horas": "Fiquei a gostar muito da ideia. É composto por uma torre de 25 metros de altura que tem uma plataforma no topo, e aí está montado o cenário típico de um concurso de cultura geral. Quando os concorrentes falham questões são atirados da torre das mais diversas formas".

CITAÇÃO DO DIA:

"Temos óptimos apresentadores que nem sempre são, simultaneamente, bons comunicadores"
António Sala
Número do dia:
678000
Foi o resultado de "Perfeito Coração" na passada terça-feira, o pior da temporada
Fontes:
. 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite, seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Não sou grande fã da informação da TVI, principalmente depois de todo o alarido à volta da saída de José Eduardo Moniz da estação, do fim do Jornal Nacional de 6ª, da demissão da direcção de informação do canal, e da tentativa de compra pela PT.

No entanto, sei reconhecer que existem trabalhos bem feitos pelos jornalistas, tais como as reportagens. A que foi transmitida na segunda, Livro de Reclamações, foi alertar os portugueses para algo que a maioria não tem conhecimento - os seus direitos enquanto consumidores.
Todos nós já comprámos roupa em saldo, que na realidade já tinha defeito, ou produtos no supermercado em promoção, mas que a sua data de validade já tinha expirado. Quem é que não apanhou um empregado de uma loja mal educado? Bom, isto é o pão nosso de cada dia dos consumidores.
Outro exemplo é comprarmos algo no supermercado, que na realidade tem um preço diferente daquele que estava marcado. Bom, neste caso, e mesmo sendo por cêntimos, temos o dever de ir reclamar, e pedir o dinheiro que nos "tiraram" a mais.

Achei de facto bastante interessante a reportagem da TVI, pois foi investigar casos mais concretos, e ainda mais "estranhos" e graves. Penso que estes trabalhos da estação de Queluz de Baixo só enriquecem a sua informação, e a sua imagem de jornalismo mais "fraco".
Termino este Para lá das 24, com uma congratulação a Alexandra Borges, a autora de Livro de Reclamações.