27 de novembro de 2009

Amanhã às 10 horas

Amanhã há Revista de Imprensa Especial, aqui no Televisão-Opinião a partir das 10 horas. Não perca

Os Escolhidos

Após a votação que colocou frente a frente João Baião e Conceição Lino, a pivot de "Nós Por Cá" saiu d'Os Escolhidos através do seu voto. Hoje é tempo de nomear mais duas personalidades e salvar aquela que teve a melhor semana para não ser nomeada na próxima edição da rubrica. Mariana Monteiro foi a personalidade salva na semana passada não podendo ser nomeada esta semana. De seguida é apresentada a tabela referente às audiências de 20 a 26 de Novembro.

A tabela apresenta-nos os valores de audiência que cada personalidade alcançou durante a semana. De salientar que as cores correspondem aos lugares em cada horário que esse mesmo programa ficou, ou seja, vermelho em terceiro, amarelo em segundo e verde em primeiro.
Os números de Sónia Araújo de sexta-feira e Domingo correspondem a "Família Família" e respectiva repetição. Os valores de sábado de João Baião, Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha e João Manzarra correspondem por esta mesma ordem às repetições de "O Último Passageiro", "Uma Canção Para Ti" e "Ídolos".


No lado positivo d'Os Escolhidos temos:

Lourenço Ortigão - "Morangos com Açúcar" estiveram numa semana positiva, vencendo todos os dias ao seu "grande rival" Preço Certo. Para além disso, a série protagonizada por Lourenço Ortigão teve uma média de rating superior aos 10%.

Manuel Luís Goucha - A liderança de "Você na TV" foi segura, neste período de análise com uma média de share superior a 30% e com a concorrência a alguma distância. De destacar também que "Uma Canção Para Ti" alcançou o melhor resultado desde a estreia desta 3ª temporada tendo, inclusivé, ganho a "Ídolos".

Mariana Monteiro - A protagonista de "Deixa Que Te Leve, é figura sempre presente do lado dos destaques positivos d'Os Escolhidos. E os números mostram que ela merece estar aqui porque é o programa com a melhor média semanal de share que foi superior a 40%.


Os destaques negativos vão para:

João Manzarra - A semana não correu bem para "Ídolos", uma vez que a repetição transmitida no sábado foi o programa menos visto do horário, e com um share que poderá ter prejudicado a média diária da SIC. No domingo "Ídolos" perdeu para "Uma Canção Para Ti".

João Baião - Foi nomeado já duas vezes e manteve-se n'Os Escolhidos, mas continua em terreno negativo. "O Último Passageiro" tem resultados desastrosos ao Domingo, tendo a repetição mais espectadores que o programa inédito. "Portugal no Coração" não dá luta à concorrência, mantendo-se em último lugar.

Sónia Araújo - "Praça da Alegria" tem corrido bem, mas "Família Família" nesta semana no dia da sua exibição, quer sexta-feira quer domingo, ficou em último no horário com uma média de share baixa.

Depois da análise da semana, com as audiências e alterações que aconteceram, a Equipa do Blog decidiu que Manuel Luís Goucha é o escolhido entre os Melhores, não podendo ser nomeado para a próxima semana, sucedendo assim a Mariana Monteiro.
No terreno negativo, a Equipa do Televisão-Opinião decidiu poupar João Manzarra da nomeação. Posto isto, João Baião (pela terceira semana consecutiva) volta a estar nomeado, agora com a sua colega da estação pública Sónia Araújo. Quem decide é você, através do seu voto.
Na próxima quarta feira ficaremos a saber quem sai e quem fica n'Os Escolhidos.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Daqui a uma hora, não perca "Os Escolhidos".
E já agora, dia 1 fique a par das novidades do Televisão-Opinião para o mês de Dezembro.

Os meninos à volta da fogueira

Com a massificação do cabo, os programas de debate político ganharam dimensão. E há-os para todos os gostos. O Expresso da Meia Noite é um clás-sico, embora de interesse muito irregular, já que beneficia sempre dos convidados em estúdio. O seu adversário da RTPN, Hora de Fecho, por ser mais abrangente e transversal, com a presença de directores de jornais ganha, muitas vezes, em interesse, o que não significa em audiências.


A meio da semana, dá um dos meus preferidos, o Directo ao Assunto, na N, que junta à mesma mesa Carlos Abreu Amorim, Emídio Rangel e Joana Amaral Dias, sob olhar atento de João Adelino Faria. Rangel e Joana picam-se muitas vezes, o que torna Abreu Amorim o mais moderado dos residentes - o que não deixa de ser revelador.



Mas é o Eixo do Mal, ao fim-de-semana na SIC Notícias, que tento não perder. Se não estou em casa, gravo. Sob a inteligente batuta de Nuno Artur Silva, os quatro comentadores passam o mundo em revista com o humor que se lhes reconhece. E que mundo já passou por ali: há cinco anos, quando o Eixo começou, Bush era presidente, Santana primeiro-ministro e apenas se suspeitava que Sócrates e Vara fossem amigos. Agora não, agora não se suspeita, sabe-se mesmo: eles são amigos. Mas há uma coisa que nem as escutas conseguem explicar: há cinco anos Clara Ferreira Alves, uma das minhas preferidas, confesso, era muito mais anti-Sócrates. Hoje, adocicou. A moderação fica-lhe bem...


Audimetria . 26/11/2009

Ontem (quinta feira), a TVI venceu o dia com uma média de 27.9% de share, seguida pela RTP1 que alcançou 24.7% de share. Já em último está a SIC com share de 21.6%.
Meu Amor e Deixa Que Te Leve a liderarem e ocupar os 2 lugares cimeiros do TOP. A SIC intrometeu-se na hegemonia da TVI, com o Jornal da Noite a ser a informação mais vista, seguida pelo Jornal Nacional e pelo Telejornal, todos separados entre si por uma décima de rating.
Portugal em Directo mantem-se líder no horário com 6.8% de rating e 31.4% de share, enquanto no mesmo horário Paraíso (5.4% de rating e 22.3% de share) perdeu para a repetição de Morangos (5.5% de rating e 23.3% de share). O episódio inédito de Morangos com Açúcar venceu à repetição de Preço Certo segundo os dados da Mediamonitor uma vez que alcançaram o mesmo rating de 9.7% e Preço Certo teve mais share que Morangos (32.9% contra 30.9%, respectivamente). Nós Por Cá longe desta luta com 6.9% de rating e 21.9% de share.
Grande Entrevista fez 9.8% de rating e 25.5% de share, enquanto Um Lugar Para Viver alcançou 7.6% de rating e 19.5% de share, vencendo assim a Cenas do Casamento com 5.5% de rating e 15.0% de share.
Jogo Duplo, mais tarde que o habitual alcançou 7.7% de rating e 23.2% de share. Viver a Vida quedou-se nos 6.9% de rating e 26.8% de share contra os 7.8% de rating e 30.8% de share de Sentimentos.

Fonte: Mediamonitor

Aqui estão os 15 finalistas de "Ídolos"


Diana Piedade


Filipe Pinto


Catarina Boto


Mariline Hortigueira


Marta Silva


Mariana Tavares


Carlos Costa


Diogo Alvarenga


André Cruz


Salvador Sobral


Solange Hilário


Inês Laranjeira


Melina Pires


Carolina Torres


Márcio Costa

Revista de Imprensa 27/11/09

Bom Dia! Bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana. Hoje trago-lhe quatro notícias "fresquinhas" que concerteza serão do seu interesse. Recordo-lhe ainda que a partir de 1 de Dezembro esta rubrica sofrerá algumas inovações.

Filipe Pinto envolto em polémica

Há nova polémica relacionada com o programa "Ídolos". O protagonista desta vez é o "indeciso" Filipe Pinto. A postura que tem mantido é agora alvo de alguns fãs do programa. Em alguns blogues várias pessoas o acusam de querer passar a imagem de "coitadinho", e assim conquistar mais votos por parte do público. Segundo os mesmos blogues, Filipe Pinto está a tentar usar a mesma estratégia que no passado foi adoptada por Luciana Abreu. O certo é que o concorrente tem sido alvo de vários elogios por parte do júri.

SIC K inicia-se a 18 de Dezembro
Está prestes a chegar ao universo do cabo mais um canal com a marca SIC. Desta vez trata-se de um canal direccionado para o público infanto-juvenil. O SIC K começa as suas emissões no dia 18 de Dezembro, a partir das 16 horas. Durante os primeiros 6 meses, o canal será exclusivo da plataforma MEO, mas a partir daí poderá ser distribuído por outros operadores. Na programação do canal não estarão presentes apenas desenhos animados. Também haverá espaço para séries dobradas, como por exemplo "Mar Azul", "Merlin" ou "Split" (original israelita sobre vampiros); e magazines, como é o caso de "Factor K", apresentado por Raquel Strada, ou "A Cozinha do Chef André". "Ben 10", "Gormiti", "Mr. Bean" ou "Bleach" serão alguns dos desenhos animados que constarão da programação do SIC K.

"5 Para a Meia-Noite" de volta segunda-feira

Depois de algum tempo de ausência, o programa que animou as noites da RTP2 está de volta. A segunda temporada de "5 Para a Meia-Noite" estreia na próxima segunda-feira e será conduzido por Filomena Cautela. O seu primeiro entrevistado será Rui Reininho, vocalista dos GNR. Para ver dia 30 de Novembro, na RTP2.

"Família Família" com especiais de Natal e Fim de Ano
Já são conhecidos os convidados do especial de fim de ano do programa apresentado por Sónia Araújo. As famílias que darão asas ao seu talento serão: a família Câmara Pereira e a família Pinto Basto. Ainda não é sabido se o programa será previamente gravado, ou em directo, mas o mais provável é que seja em diferido. Recorde-se de que também existirá uma emissão especial de Natal do mesmo programa. Todavia, ainda não são conhecidos os convidados.

Fontes: 24 Horas, ANA